Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dona Flor E Seus Dois Maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Daniel.Oliveira 23/04/2024

Uma história deliciosa só que extensa demais para uma simples crônica
Comecei a ler por causa que eu soube que lá no México, o livro ganhou uma nova adaptação pelo canal de las estrellas, da Televisa em novela. Por aqui, o livro já havia sido adaptado pela tv globo como minissérie. Fiquei interessado no livro, o início do livro é muito gostosinho, somos apresentados aos personagens carismáticos pela típica linguagem do jorge amado, Flor , a protagonista é uma cozinheira nata, e ao contrário das outras protagonistas do autor, como Gabriela, a sertaneja, Tieta, a pastora de cabras, Teresa Batista, a jovem prostituta e Rosa Palmeirão, a mulher valente de Mar Morto e Jubiabá, Flor é uma protagonista carismática,bondosa, gentil, que adora os homens, e é bom com todos. Flor é casada com o mulherengo sedutor Vadinho, que morre no meio do Carnaval, deixando a viúva. Flor , após o velório começa a se apaixonar por um Farmacêutico, e eles logo se casam. Flor ainda nutre desejos de seu sedutor ex marido falecido. Uma noite ela deseja que Vadinho retorne, e a partir desse ponto o livro ganha um tom de realismo fantástico,a alma de Vadinho retorna e começa a seduzi-la, Flor se confronta com ficar com seu marido ou com o fantasma sedutor de Vadinho, mas isso só acontece lá para o fim do livro. Apesar disso, achei a obra muito extensa, têm quase 600 páginas, o começo é legal, mas as coisas demoram muito para acontecer.

Mel 17/04/2024

Que livro MARAVILHOSO!!!

Fiquei encantada com a riqueza de detalhes que Jorge Amado relata ao longo da leitura.
Para quem não conhece Salvador, mas lê seus romances, passa a conhecer.
É lindo ver a paixão que ele tinha por essa cidade, que eu como moradora posso dizer, fantástica!!
Foi uma leitura muito prazerosa e valeu muito a pena!
Pretendo ler muitos outros.
Léo 17/04/2024minha estante
Que legal, Mel! Fiquei interessadíssiimo nessa leitura.

Mel 17/04/2024minha estante
Léo, eu amei demais!! A escrita do Jorge é fascinante. Você vai gostar. ?

Elton.Oliveira 17/04/2024minha estante
Muito bom ! Eu sempre que posso , incluo algum livro de autores brasileiros.... E sempre sou surpreendido positivamente!

Mel 17/04/2024minha estante
É isso mesmo Elton, eu faço o mesmo para prestigiar os nossos! E no caso do Jorge, não há como se decepcionar! Leitura incrível!

Duda.bae 17/04/2024minha estante
Que interessante Mel! Eu conhecia a história por causa da novela ou minissérie que tem da Globo. Ótima resenha! ???

Mel 17/04/2024minha estante
Eu fiquei encantada, Dudinha! Adorei a escrita do Jorge, super fluida. Há quem não goste, por ele descrever detalhadamente os lugares que ele cita no livro. Achei incrível a riqueza de casa detalhe! ???

Regis 17/04/2024minha estante
Acabei de comprar ele, Mel, e é muito bom saber que você gostou. Vou tentar lê-lo ainda esse ano. ???

Mel 17/04/2024minha estante
Você vai amar, Regis! Quando começar a ler, vamos comentar sobre.
Você vai se apaixonar pela riqueza dos detalhes nas descrições de alguns lugares. ???

Jeff Ettore 17/04/2024minha estante
Cinco estrelas??? Top!

Bom demais, Jefinho! ?

Jeff Ettore 18/04/2024minha estante

Isaqsf 11/04/2024

Livro porreta da mulesta, já li todas as obras de Jorge Amado, cada uma com sua importância, crítica social, e ensinamentos..

Porém, nunca havia lido um livro tão leve, tão bom de se ler, onde você sem perceber, acaba gostando tanto do Vadinho... Mesmo o pilantra, não valendo o que o gato enterra kkk.

Me rendeu risadas do início ao fim, e como sempre, ensinamentos variados sobre a Bahia daquele tempo, principalmente sobre a "macumba", cassinos e jogos de azar.

Se tiver em dúvida sobre esse livro, mergulhe fundo sem receio, porque você irá ficar marcado pra sempre com ele!

Juliana2668 28/03/2024

Que leitura mais apetitosa! (vamos usar uma palavra que compõe o vocabulário do livro)
Gostei de "Dona Flor e seus Dois Maridos" muito mais do que podia imaginar! Jorge Amado escreveu uma história muuito brasileira, cheia de sensualidade, ironia e humor, com tipos de personagens já conhecidos, mas desenvolvidos de forma super interessante. Além dos inúmeros coadjuvantes (que podemos reconhecer em nossa própria vida), temos os 3 principais: Vadinho, como o típico malandro brasileiro, Doutor Teodoro, como um homem bastante metódico, e nossa querida Dona Flor, uma mulher que deseja estabilidade ao mesmo tempo que satisfazer os seus desejos. Ressalto aqui que eu amei o grupo de amigas de Dona Flor, me divertia muito sempre que tinha um capítulo com todas juntas e adorava ver o carinho e cumplicidade que existiam entre elas.
Dona Norma e Dona Gisa, umas queridass!
Esse foi meu primeiro livro do Jorge Amado e já to doida pra ler Capitães de Areia, Gabriela e tudo mais o que esse homem escreveu! Que maneira mais linda de se usar o português! Conseguiu fazer eu me apaixonar pelo meu próprio idioma! haha
Hellen Hektor 08/04/2024minha estante
Leia Gabriela, Cravo e Canela, acho que você pode gostar também.

Jose 21/03/2024

Apenas um comentário
Esse livro merecia cinco estrelas mas por alguma circunstância desconhecida ele me irritou demais. Fiquei presa nele muito tempo e quando termino ainda enfrentei um longo posfácio. Quem sabe com o tempo eu faça as pazes com ele.

Isabelalalala 14/03/2024

Quase dois meses depois, termino esse livro tão magnífico e tão...Jorge Amado. Somente ele poderia escrever um livro como esse, com esses detalhes e essa visão única da figura feminina! Escrito por um homem, mas escrito por um homem que eu tenho uma admiração imensa (como diria o Lelê, somente um baiano romântico e sensual??). Queria muito ter o prazer de entrar cinco minutos na cabeça dele enquanto ele teve todo o processo criativo dessa obra...
Viva Jorge Amado e viva a riqueza de nossa literatura!!!

Rasana 08/03/2024

Um livro que fala do cotidiano
No início já ao me deparar com a morte de vasinho eu fiquei me perguntando sobre o que seria o livro, e imaginei que seria sobre o outro casamento de dona flor, mas então não foi o que aconteceu. O livro narra a vida de dona flor suas paixões e sofrimento, fala da complexidade do sentimento humano, fala sobre uma época onde ela tinha amor mas tudo lhe faltava e depois de quando ela tinha tudo mas lhe faltava o fogo da paixão e sobre como nessas duas situações ela se sentia incompleta e ingrata em certa medida. Até que dentro da sua religiosidade flor acha uma forma de se sentir inteira de novo.

Gabriela.Andrade 06/03/2024

?Tudo isso aconteceu, acredite quem quiser. Passou-se na Bahia, onde essas e outras mágicas sucedem sem a ninguém causar espanto.?

O que foi esses últimos capítulos??? Que lindo!!!!

Realmente, só na Bahia. Só Jorge Amado!

Comecei odiando Vadinho e terminei amando -até sofrendo por ele-. Jorge Amado NUNCA decepciona

Bjos

Luiza.Borges 03/03/2024

Li para poder interpretar a dona flor, mas que grata surpresa foi ler pela primeira vez a rica escrita de Jorge amado, que trás com riqueza de detalhes de dinamismo uma história que passeia por diversos temas, nos mostrando a vida e os conflitos de flor,
muito bom!

flapicolo 01/03/2024

Delícia!
Um livro gostoso de se ler, primeiro que leio do Jorge Amado. Traz muitas críticas sociais, a questão da vontade do embranquecimento como forma de valor, da sexualidade e dos tabus que envolvem o casamento e a moral da mulher, muitos dilemas e paradoxos, a dualidade que é parte do ser humano, a liberdade e a censura? muito bom! Adorei
Quero ler outros.
Quais vocês indicam?
Alê | @alexandrejjr 17/03/2024minha estante
"Terras do sem-fim", "Teresa Batista cansada de guerra", "Tieta do Agreste", "Gabriela, cravo e canela" e "Tocaia Grande".

Daiane539 25/02/2024

Bahia de todos os santos e axés
Ler Jorge Amado é viajar para Bahia. É uma imersão na cultura, comida, geografia, linguajar baiano.
Flor começa a narrativa ficando viúva. Esta que experimentou duas fases opostas do matrimônio, a boa e a ruim, teve um marido capaz dos atos mais baixos que um homem pode cometer contra sua esposa, e com este senti que ela tinha uma forte dependência emocional, ela tinha consciência que com ele não era feliz, mas se sentia totalmente presa a ele. Já o segundo marido totalmente oposto, doce, cortez, provedor, educado , um homem que a levou para o "bom convívio social".
Tudo perfeito no seu segundo casamento, mas Flor ainda sente faltar algo. Nos envolvendo nas religião afro-brasileira, tão presente na Bahia, que é o candomblé e a umbanda, Jorge Amado leva nossa mocinha, Flor a dúvida e a escolha, ser esposa fiel ao seu tão bom marido, ou ter Vadinho como amante?
Me envolvi já dúvida e também não sabia o que escolher, tinha raiva do primeiro marido que a fez sofrer, mas o segundo não satisfazia seus desejos carnais, e uma mulher precisa disso pra ser feliz também. Creio que aqui também cabe a famosa pergunta, "Traiu ou não traiu?"
Acho difícil ter spoiler desse clássico da literatura brasileira. Mas leiam e descubram o sofrimento da dúvida de Floripedes. O fim é de não deixar ninguém descontente, literalmente.

Rodrigo 24/02/2024

Ah, Flor, quanto amor. Amor pela vida, por Vadinho, pela culinária.
Jorge Amado nos apresenta a uma das mais famosas de suas mulheres e nós presenteia com uma narrativa completa, com todas as nuances que a bra dele sempre traz: religião, costumes, escolhas e muita baianidade.
Sem falar dos momentos poéticos em que as sensações da musa são apresentadas, sendo um dos seus livros mais eróticos, de entrega entre Flor e seus Maridos.
Realmente, uma das maiores produções amadianas.

Marco459 18/02/2024

Vale a pena como conhecimento de um clássico
Livro escrito em 1966 que coloca em voga o contraste de dois relacionamentos antagônicos e os conflitos internos de Dona Flor que vê-se no meio de um acontecimento não convencional. É um livro de linguagem antiga e com o contexto diferente do atual . Válido por se conhecer a obra de Jorge Amado, mas estarei mentindo se disser que me diverti horrores lendo , apesar de ter seus pontos altos. É apenas o segundo livro seu que eu leio, mas me diverti bem mais lendo ?Capita?s de Areia?