Pega Ladrão

Pega Ladrão Luiz Galdino

Resenhas - Pega Ladrão

Aline.Rodrigues 14/05/2021

Aventuras no primeiro emprego
Mais um livro clássico da Série Vaga-lume que li há muito tempo atrás na adolescência e que conta a história de um rapaz que começa a trabalhar pela primeira vez.
Muitas coisas acontecem, inclusive roubos e todos os motoboys são suspeitos desse crime,até o nosso protagonista.
Livro simples e envolvente de se ler.

Ana 10/05/2020

Zeca é um garoto humilde, que luta muito para ter dinheiro e ajudar em casa. Consegue um emprego como boy em uma agência de publicidade cheia de gente preconceituosa e de nariz em pé, mas com algumas (bem) poucas pessoas legais. Lá existe a sonsa Glorinha, recepcionista bonita, que todos querem conquistar. Começam a acontecer uns furtos misteriosos na agência, e o protagonista, junto com os outros office boys, é tido como suspeito, mas a perseguição contra ele é maior, pois Zeca é negro. Ao começar a desconfiar da recepcionista, ele não desiste até desmascará-la. Uma história excelente, que infelizmente nos mostra fatos que acontecem todos os dias; mas ao mesmo tempo é um enredo fascinante, digno da consagrada Série Vaga-Lume.

Rosana.Montenegro 09/10/2023

Pega ladrão
É o primeiro emprego de Zeca, em uma agência de publicidade,
mas as coisas não começam nada bem.
Há uma onda de furtos e todos são culpados, principalmente os office boys.
Partindo do pressuposto de que todos são culpados até que se prove a inocência,
a única saída de Zeca é encontrar o verdadeiro ladrão.

Rodrigues 29/09/2020

As dificuldades do primeiro emprego
Durante muito tempo eu sempre achei que as histórias da série Vaga-lume eram puramente entretenimento e para diversão,com o tempo eu percebir que elas iam além disso,elas nos passavam ensinamentos profundos e denuncias.
Nessa história de Luiz Galdino,percebemos que ele nos passa como é difícil o primeiro trabalho na vida de qualquer pessoa pobre.A história vai relatando as dificuldades de se adaptar e de se sentir útil para a sociedade.
Li esse livro muito jovem,no princípio da adolescencia,assim como a maioria dos livros dessas série e me identifiquei com muitas situações passadas pelo personagem principal,Zeca.Otimo livro.

Henri 24/06/2020

O livro é muito bom. Um livro que é para jovens. A história é muito boa. Com o protagonista Zeca que arruma um emprego. O protagonista é um jovem trabalhador honesto que não tem maldade nenhuma. Mas ainda sim desconfiam dele roubar as coisas da agência onde ele trabalha. E ele tem que desmascarar o ladrão da agência. (Não vou falar muito se não vai virar spoiler).

Inlectus 21/02/2010

Boa leitura.
Estória que mostra conflitos e dificuldade de um jovem pobre, que busca seus sonhos e consegue o primeiro emprego. Também mostra que sempre podemos sonhar.

José 29/09/2014

Um mistério envolvente
O livro se passa em uma empresa onde alguns office boys são suspeitos de roubarem os colegas de trabalho. A história é legal. Tem aquelas famosas partes chatinhas onde o protagonista tenta conquistar a menina bonita, mas o final não deixa a desejar.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

O início do meu gosto pela leitura!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

Johnn 10/08/2010minha estante
cometario preciso Márson, igual a vc esta coleção marcou a muitos outros

Alberto M de Oliveira 30/07/2009

Tempo bom, não volta mais...
Li esta obra nos tempos do colégio. Entre a quarta e a sexta série do extinto ginásio. Não me lembro bem, mas no contexto da idade, entre 12 e 14 anos é uma boa pedida.

Johnn 10/08/2010minha estante
sem duvida beto, e são obras desta serie que impulsionam os jovens a praticar e a gostar mais dos livros...

z..... 04/03/2014

Um adolescente em seu primeiro emprego, com suas expectativas, planos e descoberta de afinidades, em trama de suspense, mistério e escândalo na busca de um larápio.
Um pouco óbvio e deveria ter lido uns trinta anos atrás, mas valeu e é mais um Vaga-lume interessante para jovens leitores.

Leilinha 31/05/2014

Este livro conta a história de Zeca no seu primeiro emprego. Porém, começam a acontecer alguns roubos na agência que ele trabalha. Todos, claro, começam a desconfiar dele. A história se desenrola a partir daí.
Só acho que o autor poderia ter ido mais a fundo na resolução que acontece no final do livro, pois gosto de tudo bem explicado. Gosto que conte como acharam a pessoa e como fizeram para que ela pagasse pelo seu erro (tudo bem explicado, assim como nos livros de Marcos Rey). Mas, enfim, é um bom livro. Não digo excelente, mas bom.

Fernando Nery 26/06/2015

Livro "Pega Ladrão" e saudades de um tempo feliz
Recentemente adquiri uma edição usada do livro "Pega Ladrão" escrita pelo autor brasileiro Luiz Galdino e publicado pela Editora Ática. Esse livro faz parte da famosa série Vaga-Lume.
A minha história com esse livro é bem antiga. Atualmente, tenho 40 anos e li essa obra pela primeira vez quando tinha apenas 11 anos de idade. Foi indicação de uma professora da escola e posso dizer que foi uma das melhores coisas que minha amada mestra me proporcionou.
O livro foi tão marcante que depois de 29 anos desejava relê-lo, porém não tinha nenhum exemplar do mesmo. Sai procurando e não encontrava uma edição nova. Até que encontrei uma edição no site Estante Virtual. Pela descrição, me pareceu que realmente o livro estava em bom estado. Realizei a compra e o livro chegou em ótimo estado. Veio até com o suplemento de trabalho. Amei.
A história é narrada em 3ª pessoa. Fala do jovem Zeca e a sua experiência do primeiro emprego como office-boy numa Agência de Publicidade. No primeiro dia de trabalho, Zeca descobre que estava ocupando a vaga de Tonho que foi despedido por ter sido acusado de roubo. Ficou meio chateado ao saber que não houve prova nenhuma contra o rapaz. O verdadeiro motivo foi o fato de Tonho ser "preto".
Depois de um tempo, um novo roubo acontece e na fala de uns dos chefes da agencia, o crime ocorreu porque o Tonho havia feito escola. Isso dá indício que nem pensou na possibilidade de ter cometido uma injustiça contra o rapaz negro.
As suspeitas do crime ficaram em cima dos office-boys, incluíndo o próprio Zeca. A partir daí, o livro começa a ficar bem interessante, pois começa a despertar o interesse do leitor em descobrir o criminoso. O livro está cheio de personagens que fazem coisas que dão a entender que qualquer um deles pode ser o ladrão. A única coisa é que fica clara é que Zeca não é o criminoso. Creio que o autor faz isso para percebemos os sentimentos de Zeca em relação aos preconceitos existentes na sociedade que ocorrem também pelo fato de uma pessoa ser pobre.
Dentre os diversos personagens do livro, duas garotas merecem destaque. Uma é a loira Glorinha que trabalha como recepcionista e a outra é a morena Sarita, secretária da agência. Surgem interesses amorosos em relação às garotas, mas não vou entrar em detalhes sobre isso. Espero que procurem o livro e leiam.
Sobre o desfecho do livro também não irei falar. Não quero dar nenhum spoiler, mas garanto que o livro é bastante interessante.
Agora, eu gostaria de falar de certas coisas que o livro me despertou. Ao ler a obra, vocês irão perceber que não existe nenhuma data. Mas quem conhece e viveu durante os anos 80 vai perceber que todo o cenário do livro pertence a essa década. São mencionados detalhes como máquina de escrever, datilografia e discos de vinil. Eu amei poder recordar essas coisas que fizeram parte de minha infãncia/adolescência.
Realmente, o livro me fez viajar no tempo. Lembrei-me dos sentimentos que tinha aos meus 11 anos de idade. Eu estava fazendo curso de datilografia e cheguei até a sonhar com um emprego numa agência de publicidade.
Recordei de coisas dos anos 80 que não foram relatadas no livro, mas que se fizeram presentes em minha vida. Sempre fui fissurado nas décadas de 50, 60 e 70. Entretanto, o livro me fez ver que a década de 80 foi maravilhosa.
Vivi uma época sem internet, sem celular e outras coisas. Porém, essa década foi mágica para mim. A falta de alguns recursos tecnológicos fizeram desse período algo bem engraçado.
Não tínhamos câmeras digitais e usávamos filmes fotográficos. As fotos demoravam uma semana pelo menos para serem reveladas. Os discos de vinil tinham capas grandes e lindas. Eu amava.
Xuxa começou a fazer sucesso nessa época e mesmo que você não goste da apresentadora, não tem como negar que ela foi um grande sucesso. Lembro-me que chegava nas lojas de brinquedo e quase tudo tinha o rosto dela através de fotos ou desenhos. Aliás, bastava desenhar uma menininha loira com as "xuxinhas" para todos identificarem como produto da Xuxa e vender horrores.
Na escola, tinhas que fazer trabalhos e íamos à biblioteca para fazer pesquisas. Não existia um google que nos dá mastigado. Nenhum aluno usava o recurso automático copie e cole. As pessoas conversavam mais se olhando nos olhos ao invés de usar o celular.
Enfim, recordar dos anos 80 foi algo maravilhoso para mim que vivi nessa época mágica.
Nem sei como realmente concluir esse post. Só sei dizer que o livro é maravilhoso e as recordações por eles despertadas em meu coração foram melhores ainda.
Abraços!!!

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2015/06/livro-pega-ladrao-e-saudades-de-um.html

Marriete 13/01/2020

Pega Ladrão ? Resenha Autor: Luiz Galdino Série Vaga-Lume Editora: Ática ISBN: 8508028490 Pág: 94
Zeca é um adolescente com garra, com muita vontade de trabalhar. Consegue seu primeiro emprego, como office-boy e assim começa sua luta no dia a dia. No início percebe que os outros garotos que trabalham na empresa estão meio estranhos com ele. Isso se deve ao fato de um rapaz ter sido mandado embora recentemente e Zeca ter sido contratado em seguida mesmo sem a vaga ter sido anunciada. Então os meninos estão de birra com ele, até ele explicar que ele foi indicado pra trabalhar lá.

Em pouco tempo ele descobre que a demissão do garoto foi por desconfiança de que ele vinha praticando roubo dentro da empresa. Mas enquanto Gervásio achava que tinha solucionado o problema infelizmente os fatos lhe mostraram o contrário. Todos estão tensos, querendo descobrir quem é o autor dos roubos. Está cada vez mais difícil elucidar esse caso, mas, Zeca e Sarita farão o que tiver ao seu alcance para tudo desvendar.

Pega Ladrão é um livro infanto juvenil que aborda o tema do primeiro emprego, de como é para um jovem trabalhar para ajudar no sustento da casa e estudar. Fala também sobre preconceito, sobre como a cor da pele podia e ainda pode, infelizmente, ser motivo de desconfiança e repúdio. O livro foi escrito há alguns anos atrás mas é incrível como ele continua atual. Nada mudou até hoje, seja entre os jovens ou entre os adultos.

É uma leitura rápida, de enredo fácil e atraente. Recomendo a leitura.

#PegaLadrão#LiizGaldino#Resenha#MarryAquinnah#AutirMacional#LiteraturaNacional#LiteraruraBrasileira#LiteraturaInfantoJuvenil#SérieVagaLume#editoraÁtica#AmoLer#Instabooks

Cristiano123 23/02/2024

Série vaga-lume
Bom livro! Relembrando a adolescência, onde os livros da série faziam parte dos dias de leitura. Vale a pena reler!