Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Rique_cwb 27/01/2023

Nostálgico
Li esse livro pela primeira vez na infância. A edição que possuía naquele tempo trazia a linguagem simplificada.

Esta que tenho em mãos hoje é a tradução literal do texto de J. Swift. Relembrar dos nomes esquisitos e das sociedades utópicas aqui apresentadas foram um grande deleite.

De mais a mais, a leitura é densa e exaustiva porque, além de se tratar de um texto antigo, carregado de um vocábulo já em desuso, o autor é minucioso em todas as descrições que se sujeita a dar ao leitor.

Apesar disso, as críticas sociais constantes no volume são, deveras, muito atuais. A leitura vale muito a pena.

Wania Cris 25/01/2023

Magnífico!
Era só pra ser uma estória de aventura, mas, trouxe emoções e ensinamentos muito profundos. Ainda me lembro da sensação ao término da leitura, quando me senti como a personagem, com horror de me relacionar com os humanos depois de ter passado tanto tempo no país dos cavalos.

lu! 15/01/2023

não gostei do livro, não me prendeu em nenhuma parte, talvez por ser livro de escola? talvez! porém não leria novamente? nem a pau

Luan430 09/01/2023

Opinião: Narrado em primeira pessoa Viagens de Gulliver tem um enredo muito bom e o autor nos permite por meio da sua narrativa que é bem detalhada sentir e imaginar as experiências vivenciadas pelos personagens nesses diferentes locais e sociedades que conheceu

Rafabear 06/01/2023

Viagens de Gulliver
Bem legal o livro. Os personagens são bem engraçados e carismáticos. A história é bem divertida. Vale a pena ler

Ana Pereira 19/11/2022

Viagens de Gulliver

Na primeira parte, primeira viagem, quando Gulliver acorda em uma civilização de pessoas minúsculas, nos mostra, a percepção de quanto somos pequenos e insignificantes diante da vida.
Na segunda parte, na segunda viagem, o Gulliver é pequeno e vai parar numa cidade de gigantes. Onde ele consegue enxergar as impurezas das pessoas e ver detalhes da sordidez humana.
Na terceira parte, nesta viagem, ele faz uma crítica à ciência da época.
Na última parte e quarta viagem, fica bastante clara sua crítica à humanidade com a crueldade evidente, em comparação com a nobreza e sensibilidade dos cavalos. Escancara a bestialidade e crueldade do ser humano.

15/11/2022

A história em si é um tour fantasioso entre as várias terras criadas pelo outro, não tem muito aprofundamento no resto. O que achei realmente interessante foi a criatividade e a crítica que os povos desses lugares representam.
Cada um possui um governo e cenário diferente, e o protagonista é levado a refletir sobre como o ser humano não passa de uma criatura contraditória, de sistemas orgulhosos e falhos. Tudo isso durante diálogos com pessoas do tamanho de polegares, gigantes, parecidas com cavalos, etc.
Recomendo para quem gosta da Revolução dos Bichos.

Pechi 15/10/2022

Repetitivo, cansativo e chato...
Na introdução Teotônio Simões diz que essa obra foi editada e alterada diversas vezes e que o ideal seria ler ela no mais próximo ao original. Que qualquer um conseguiria.

Concordo com ele nessa última parte: qualquer um consegue ler. Mas ter paciência e vontade para chegar até o final já é outra coisa.

O livro é super repetitivo! Gulliver viaja, acontece algum problema, ele acaba em um país estranho, no qual aprende sobre tudo arquitetura, língua, política, etc. E quando assim convém conta também sobre a Inglaterra para seus novos amigos. Isso se perte em cada novo país.

Na minha opinião o que o autor queria era, na verdade, fazer suas críticas a Inglaterra e usou esse subterfúgio para o conseguir.

O livro é escrito em um português bem arcaico, chegando a ser desagradável e cansativo ler por muito tempo.

Por fim, para quem quer apenas aproveitar as aventuras, sem muito compromisso com a obra original, sugiro pegar uma adaptação qualquer que omita o falatório cansativo.

Dama 13/10/2022

"Preferi relatar singelamente os fatos, de maneira e com estilo mais fáceis, porque meu intuito principal era informar-te e não te divertir"
Eu amo que o autor termina o livro assim, sendo que os fatos não são nada singelos, e o estilo não é nada fácil kkkkk Mas eu acho divertido o sarcasmo do autor Jonathan Swift, na pele no autor fictício da obra, o Gulliver.
Demorei a ler porque não é uma linguagem fácil e são muitas aventuras, mas entendo que é pertinente ao gênero. Foi uma experiência bem legal, amo adicionar clássicos aos meus lidos!

Rinaldo 09/10/2022

As Viagens de Gulliver
Um clássico universal, com texto na íntegra que surpreendente, pois ela e mais do que Lilipute... O viajante Gulliver em suas viagens memoráveis.