Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

@aprendilendo_ 07/08/2021

Resenha de "As Viagens de Gulliver"
Publicado pela primeira vez em 1726 e escrito por Jonathan Swift, "As Viagens de Gulliver” é considerado um dos grandes romances da história. Nesse contexto, na obra, acompanhamos a narrativa de Lemuel Gulliver acerca de suas inesperadas e extraordinárias viagens durante um período de dezesseis anos, as quais envolvem gigantes, pessoas minúsculas, ilhas voadoras e cavalos falantes.

Em primeiro lugar, sobre história, há a cômica e cativante narrativa do cirurgião aventureiro, Gulliver. Nesse sentido, desde as primeiras páginas, a obra consegue se destacar por meio de sua criatividade única em situações e ambientes, os quais apenas ficam mais extraordinários conforme o tempo. Em adição, o protagonista narrador, com sua personalidade excêntrica, traz todo um aspecto irônico para a história. Como consequência, em face da maravilhosa fantasia e do bom humor em cada palavra, o livro tem uma leitura extremamente agradável e leve, sendo perfeito para qualquer leitor em busca de uma nova aventura.

Em outro aspecto da obra, tem-se uma sátira dos livros de viagem, a qual, nas entrelinhas, crítica veementemente diversas características da política e personalidade humana. Nesse contexto, no decorrer das viagens, a crítica fica cada vez mais evidente, chegando a se tornar explícita e contundente na quarta parte. Dessa forma, apesar da leitura leve e bem-humorada, a trama, em adição, consegue entregar toda uma gama reflexiva acerca de nossas atitudes como sociedade, o que apenas aumenta a profundidade e o impacto da história no leitor.

“As Viagens de Gulliver” é uma leitura leve, divertida e extremamente criativa, sem, contudo, perder o peso de suas críticas na forma como a humanidade lida com a política e a moral.
Nota: 9.4
Instagram: @aprendilendo_
Liny Arguilera 07/08/2021minha estante
Esse livro é excelente.

Bell_016 15/02/2010

Gulliver pra gente grande
O livro de Swift, constantemente adaptado e retalhado, ganhou a fama de livro infantil e poucos conhecem além da primeira e famosa viagem à Liliput. Mas o livro é muito mais que isso e seu objetivo é tudo, menos infantil. O narrador, ao descrever os lugares que visita e os povos que conhece, lança uma crítica ao seu próprio país, Inglaterra, e por fim a toda a espécie humana com a qual ele nem mais consegue conviver ao final de suas viagens devido a tamanha aversão desenvolvida. Após a viagem a Liliput onde o caráter dos habitantes é proporcional ao tamanho, conhecemos terras de gigantes, ilhas voadoras dirigidas por reis que ignoram as necessidades de seu povo no chão e estão tão tomados por suas reflexões que precisam de criados a lhes estimular a visão e a audição todo o tempo para lembrarem-se do mundo externo, cidades onde sábios desperdiçam seu tempo em invenções inúteis enquanto a população passa fome, magos necromantes que revivem os mortos, pessoas "amaldiçoadas" com a vida eterna e uma terra onde os cavalos são a espécie racional dominante enquanto os homens, criaturas desprezíveis em tudo, são escravizados. Além das óbvias comparações com a nossa sociedade, com a miséria humana (Swift adora detalhes escatológicos) o próprio texto é uma sátira dos livros de viagem escritos com linguagem rebuscada e muito comuns na época. Vale a pena dar uma pesquisada na internet ou consultar livros que analisem cada capítulo da obra.
Lucas 17/02/2010minha estante
Fiquei curioso para ler esse livro, realmente achava que era um livro infantil, quando na verdade me parece uma obra de um profundíssimo cunho crítico. "Gulliver pra gente grande", muito bem pensada essa frase! Valeu...Bell Abraçãoo

JCTB 01/12/2015minha estante
Também li uma versão não infanto-juvenil que contém todas as viagens. Um livro com muita filosofia e um humor irônico em sua crítica a sociedade e relações humanas. Cinco estrelas e está marcado em meus favoritos.

Naara.Rosenberg 08/05/2021minha estante
O vontade de usar esse resumo no meu trabalho de literatura...

Michela Wakami 31/03/2023

Decepcionante.
Peguei esse livro, empolgada, acreditando que ia ler uma grande aventura, e na verdade, me deparei com uma aventura que tinha uma única missão, passar críticas políticas e sociais, que acho super válida, mas que nesse caso foi narrado de uma maneira tediosa. Em algumas partes, a história é forçado demais.
Como por exemplo o nosso protagonista, aprende várias línguas, quase que num piscar de olhos.
As suas entradas e saídas dos lugares visitados são muito sem sentido.
Não via a hora de terminá-lo.

Livro maçante.
Fabricio268 31/03/2023minha estante
Você é uma heroína. Meia estrela e conseguiu ir até o fim? Kkkk

Michela Wakami 31/03/2023minha estante
A curiosidade me venceu kkkkkk.

CPF1964 31/03/2023minha estante
O meu está aqui. Edição da Penguin. Leitura Agendada para 2.063....

????vai ler no céu ?

CPF1964 31/03/2023minha estante
Lógico que não ! Fui no médico particular. 500 reais de consulta. Mostrei os meus exames. Ele no profundamente nos meus olhos e disse: Você vai viver 300 anos. Eu preciso de você vivo. Eu acreditei, Michela.....

Ele olhou corrigindo...

Michela Wakami 31/03/2023minha estante
Me passa o endereço dessa clínica, por favor.?????

CPF1964 31/03/2023minha estante
Sim. Ele disse que o meu caso é gravíssimo e que preciso de consultas mensais.... Porém ele garantiu que viverei até os 300 anos. Que médico prestativo...

CPF1964 31/03/2023minha estante
Em breve uma filial no Japão....

Carolina165 31/03/2023minha estante
Michela corre desse médico que é cilada ????

Vanessa.Castilhos 31/03/2023minha estante
??? Boa, Cassius! LC agendada p 2.063, to dentro!

????, Vanessa

Michela Wakami 01/04/2023minha estante
Ainda bem que moro do outro lado do globo, bem distante desse médico, Carol. Obrigada por me avisar.?

Carolina165 01/04/2023minha estante
De nada Michela, tamo junto ?? ??

???

CPF1964 01/04/2023minha estante
Em breve uma filial no Japão....

Medo.????

Tay 19/04/2023minha estante
Ainda bem q vi kkk já vou preparada !

LucAlio.CAmara 05/05/2023

As viagens de Gulliver
No início que Gulliver em suas viagens fica gigante e na outra viagem fica nanico, a narrativa fica bem divertida e engraçada com as situações hilárias que acontecem com ele. Depois o livro fica muito descritivo e com bastante detalhes deixando a leitura super cansativa. Um ponto que gostei das narrativas de Gulliver, na verdade que pude observar, era que o Gulliver demonstrou ser bastante inteligente ao narra suas viagens em todas suas passagem em reinos e impérios.

Paulo 25/07/2023

Muitas aventuras
Gostei do livro e, assim como li em outra resenha aqui, recomendo ele para quem busca uma leitura leve, especialmente depois de uma densa que o leitor porventura acabou de concluir.

Nesta conhecermos o personagem que dá nome ao livro e que embarca em quatro diferentes oportunidades em missões comerciais marítimas britânicas. Nas quatro ele é surpreendido por algum evento que acaba lhe separando da tripulação e termina náufrago em territórios desconhecidos. E em cada território ele encontra civilizações fantásticas com quem ele acaba convivendo por um período, aprendendo seus jeitos e culturas, e tirando disso tudo pensamentos que nada mais são do que a aparente visão do autor do livro sobre a sociedade em que ele viveu, séculos atrás.

Digo em resumo o que extrai dessa obra. Na primeira viagem, uma alusão à pequenez e mesquinharia dos problemas humanos, quando vista por cima, se fôssemos gigantes. A segunda o contrário, a nossa própria pequenez e fragilidade, quando somos comparados à grandeza de outras coisas. Na terceira, a soberba intelectual de certas pessoas, que se julgam acima dos outros. Na quarta, o desprezo pela sociedade humana dita racional, mas que comete com essa razão as piores selvagerias e atos desprezíveis.

lu! 15/01/2023

não gostei do livro, não me prendeu em nenhuma parte, talvez por ser livro de escola? talvez! porém não leria novamente? nem a pau

Francisco240 01/10/2021

Uma critica muito ácida!
A viagem de gulliver para alguns pode parecer um história engraçada e atrativa para os adolescentes, porém o livro tem uma metalinguagem própria, pois a obra se trata de nada menos que uma sátira direta contra a Inglaterra e todos os trejeitos corruptos humanos que foram diretamente relacionados a experiências que o autor teve.
Uma crítica ácida, direta massacradora contra o sistema vigente na época.
O homem lacrou no século XVII.

Diego 06/06/2022

ViageNS de Gulliver
Quando pensava no livro, eu só tinha conhecimento de uma das viagens realizadas pelo personagem principal: a viagem a Liliput.
Esta é apenas a primeira delas.
O livro poderia ser classificado como um misto de fantasia com ficção científica com distopia, toda temperada por profundas ironias à sociedade em que vivia o autor à época da criação da obra.
Vale a pena ler, para mim foi muito surpreendente acompanhar todas as aventuras envolvidas nas viagens das quais, como já disse, só conhecia uma.
Nesta edição, me incomodaram um pouco algumas notas desnecessárias, que esclareciam pontos que não estavam obscuros. Além disso, a preocupação com interpretações sobre passagens do livro que teriam significados ocultos também tornaram a leitura menos fluida sem acrescentar muito?

Matheus 01/12/2021

Tiro meu chapéu para editora
Livro muito bom, a edição é fantástica, letras de um tamanho muito confortável de se ler, páginas amarelas, a história é muito boa para se pensar nas questões políticas e sociais da época de Swift. Leitura recomendada.

Cris.Peixoto 17/06/2020

Viagens de Gulliver
Se você gosta de crítica política vai amar este livro. Incrível como um mesmo livro lido na adolescência e depois na idade adulta nos dá outra visão da obra. Excelente!

Isabela.Lourenco 25/04/2021minha estante
esse livro é espetacular

sarahpalhano 27/04/2021minha estante
Eu também adorei. E no final acha que somos todos Yahoos?

Isabela.Lourenco 28/04/2021minha estante
ah, na verdade acho que isso é relativo. acredito que os yahoos representam a parte ignorante da sociedade, cuja necessita acumular bens que são inúteis (por exemplos aquelas pedras coloridas), além de brigarem entre si e não perceberem que com a união eles poderiam ser melhores que os Houyhnhnms.
seria insensato da minha parte dizer que todos somos yahoos, há pessoas que pensam diferente, que conseguem superar as diferenças em prol do bem comum, porém elas não são as "donas da verdade", porque acredito que para haver harmonia precisamos de yahoos e houyhnhnms.
(faz tempo que li esse livro, mas lembro de concluir mais ou menos dessa forma)

Isabela.Lourenco 28/04/2021minha estante
depois de escrever isso fiquei com vontade de ler de novo, porque agora talvez eu interprete de outra forma... li quando eu tinha 13 anos e agora tenho 15.

Carla.Floores 09/12/2023

O que nos leva a ser o que somos.
Mostrando toda a ganância e podridão humana. A incrível potência de adaptabilidade que temos.
"A COMPARAÇÃO É A ÚNICA FORMA DE SABER O TAMANHO REAL DAS COISAS."
Idiomas, formas de linguagem e comunicação. Me lembrando Tolkien com criação de palavras e animais fantásticos.
Achei interessante a abordagem do assunto "imortalidade".
A aversão pelo diferente e em como a grande força que a influência do meio nos molda.
Adaptáveis, influenciáveis, gananciosos e mal-cheirosos. Assim Gulliver conclui filosoficamente seus 16 anos de viagens.
Não se trata de um livro infantil, talvez infanto-juvenil. Mas isso não importa, como o próprio Gulliver diz no capítulo final, importa é a mensagem!

Antonio 03/04/2022

Crítica social e muito sarcasmo
A primeira informação a se ter em mente ao iniciar a leitura desse livro é o fato de ter sido escrito em 1726: ou seja, já tem quase três séculos! Só por isso, a sua leitura já é mais difícil. Primeiro, porque as críticas sociais que ele faz é daquela sociedade do século XVIII, se bem que muitas parecem tão bem ajustadas à nossa sociedade atual. Os diferentes mundos visitados, apesar de em sua maioria inspirados em obras anteriores, possuem uma marca pessoal de Swift, que as adaptou conforme sua necessidade de criticar e rir da sociedade de sua época. Mas Swift era um europeu, e um europeu conservador, e, como tal, sua obra revela uma boa dose de preconceitos e racismo.

Larissa Pickler 28/09/2011

Se aprofundando na historia.
A fabula que todos conhecem mostra apenas uma das muitas aventuras que Gulliver realizou. Já neste livro, as viagens de Gulliver, Jonathan Swift se aprofunda um pouco mais na historia e vai adiante nas aventuras vividas em diferentes lugares. Onde Gulliver passa por diferentes situações, sendo grande em alguns lugares e pequeno em outros, e no final o autor quis mostrar como seria se o ser humano fosse retratado como um animal irracional.