Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar

Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar Gary Taubes...

Resenhas - Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar

Eliza.Bedin 23/04/2024

Top demais
Esse livro me ensinou mais que a faculdade inteira. Nos mostra, com referências, o quão erradas estão as nossa diretrizes. É obvio que diabéticos precisam diminuir o consumo de carboidratos, mas as nossas diretrizes ainda preconizam uma base alimentar com carboidratos. Gente, a base da nossa alimentação é CARNE, OVOS E VEGETAIS.

Mudou completamente meu modo de ver a alimentação e entender por que muitas vezes o processo não estava funcionando.

Joycemille 22/04/2024

Vale a leitura e a releitura
Esse livro é excelente, vale a leitura e releitura.
O único defeito é que algumas vezes ele é um pouco repetitivo, mas ainda assim dá pra extrair muita coisa boa.

Yasmin 16/01/2023

Incrível!!!
Livro excelente, li no kindle mas depois de terminar comprei o físico para consultar sempre.

Baseado em dados científicos, me ensinou muitooo, vou aplicar o que aprendi.

Matt 30/05/2022

Científico e educativo.
Gary Taubes é extremamente científico na obra, fazendo uma recapitulação histórica sobre o engordar, e em seguida, mostrando os motivos de engordar. No final, sem dizer uma dieta específica, mostra um caminho para um emagrecimento saudável.

A questão é básica. Diminuir o carboidrato, sem diminuir o número de refeições ou passar fome. Ingerir proteína e gorduras ?saudáveis?, além de manter um baixo nível de consumo de carboidratos.

É um bom livro para se ler, principalmente se você está em um processo de emagrecimento. Me parece ser também um livro essencial para os profissionais da saúde que atuam em áreas nutricionais.

Lika.Tanaka 01/10/2021

Para dar um basta no engorda-emagrece, o autor vai a fundo no círculo vicioso que nos faz ganhar peso e propõe uma mudança alimentar que tem tudo para se tornar uma nova filosofia de vida.

Cris.Aguiar 11/09/2021

O livro é um pouco maçante para quem não é aficionado pelo assunto ou da área, mas a partir da Parte II a leitura flui bem melhor.

Mas se você gosta do assunto, achará aqui uma abordagem diferente. O jornalista traz à tona trabalhos (até mesmo de antes da Grande Guerra) sobre adiposidade x alimentação x funcionamento do corpo. Ele explica através de estudos, os diversos tipos de "dietas" defendidas ao longo dos anos por vários nichos da medicina, porém se ancora nos endócrinos (principalmente.) e nisso explica também o porque da abstenção do carboidrato funcionar para a grande maioria das dietas de emagrecimento.

O livro, apesar de ser "chato" (pessoal) na escrita, é bem interessante, o que me levou lê-lo até o fim.

Recomendo se for curioso.
Luís Cláudio 20/10/2023minha estante
Concordo plenamente.
A parte histórica é meio massante e cansativa, mas quando ele começa com as funcionalidades dos hormônios e enzimas fica uma leitura mais atraente.

Paulo.Sakumoto 11/08/2021

Bolacha ou Biscoito? Ambos são carbos!
Gary Taubes não inventa a roda nem utiliza-se de achismos, apenas resgata conhecimentos esquecidos ou propositalmente escondidos para apontar os verdadeiros culpados: os carbos refinados, diretamente ligados ao aumento da insulina e desregulação de marcadores e a consequente síndrome metabólica, dentre outros problemas onde a obesidade quase sempre está presente.
Comprei esse livro e li com muita atenção pois irei usá-lo como referência durante minha nova graduação em Nutrição.
Sim, é um livro que acredito estar em sintonia com a boa ciência e joga luz nesse atual cenário de dogmas nutricionais, desinformação que são base para obesidade e comorbidades gerais que nos acometem. MAS é bolacha meu filho!

Leonardo 22/07/2021

Necessário para uma vida melhor!
Verdades que chegam a surpreender acerca de um assunto de suma importância. Um dos melhores livros que li no gênero!

Fenrir 30/06/2021

Um divisor de águas?
Todos esses nutricionistas mais radicais da atualidade beberam da água deste livro ? sempre esteve ali nítido as pesquisas científicas mas a maioria sendo tendenciosa e patrocinada por muitas empresas da indústria alimentícia pregando o carboidrato como essencial e saudável na prevenção das doenças cardiovasculares, balela! Que livro ! Quanto ensinamento aqui ? faculdade de nutrição TODAS defasadas! Por isso estamos cada vez mais obesos e doentes !

Erick Simões 25/02/2021

Um livro que quebra paradigma
Bom, o livro é incrível e demonstra como funciona nosso metabolismo com explicações simples e compreensíveis de assuntos que aposto serem bem mais complexos em qualquer livro didático. Eu comecei a usar os preceitos dele junto a exercícios físicos diários e perdi 9kg em um mês. Por mais que tenha me parecido um pouco sensacionalista em um nível, não sou eu que vou tentar provar errado uma coisa que deu um resultado incrível em mim.

Dalmo 11/02/2021

Como corrigir sua saúde pela alimentação
Apesar da aparente trivialidade da pergunta, ela não tem nada de trivial. Por muito tempo, pelo menos nos últimos 50 anos, acreditou-se que a resposta era muito simples: gastar mais calorias do que consumir. Ledo engano. Gary Taubes, o autor, jornalista americano e colaborador de várias revistas científicas, procurou desmistificar o tema e responder corretamente a essa pergunta. Através de dados extraídos de diversos estudos de especialistas de diversas áreas, da genética a endocrinologia, Gary nos ajuda a compreender que a obesidade é, em definitivo, o resultado de um desequilíbrio hormonal e não calórico - especificamente o estímulo de secreção de insulina causado pela ingestão de alimentos ricos em carboidratos de fácil digestão. Além disso, dado que a obesidade é um problema e um desafio aos programas de saúde pública, ele destaca a importância de superarmos nossas crenças sobre a sua causa para eliminarmos o conflito entre reduzir a subnutrição e prevenir a obesidade nas populações menos favorecidas.
Uma das questões exploradas no livro, além do tema da pergunta título, é como alguns mitos, como a prática de exercícios para promoção da perda de peso, foi defendida por vários pesquisadores mesmo que as evidências mostrassem o contrário. Um método comum era (e ainda é) discutir apenas os resultados que pareciam corroborar a crença de que a atividade física e o gasto de energia podiam determinar o quando pesamos, simplesmente ignorando as evidências que refutavam essa noção, que não eram poucas.
Considerada uma doença até os primeiros anos do século XX, a obesidade era tida como praticamente incurável, portanto qualquer tentativa para combatê-la era considerada válida, mesmo que não fizessem sentido do ponto vista científico. Sendo assim, as autoridades de saúde insistiram por muito tempo no erro de apontar a gordura como grande vilã da obesidade e causadora das doenças cardiovasculares. Gary Taubes, no entanto, nos mostra justamente o contrário: quando comemos dietas com alto teor de gordura e evitamos carboidratos, reduzimos alguns dos fatores que nos levam na direção daquelas doenças.
É importante destacar que esse livro não defende a dieta com restrição de carboidratos como redutor do peso, e sim como fator de correção do peso; assim como não apregoa a sua prática para a melhoria da saúde, e sim para corrigir a falta dela.

site: https://www.redumbrella.me/post/como-corrigir-sua-saúde-pela-alimentação

Emily.Scherer 09/02/2021

O livro "por que engordamos?" desmistifica tudo o que já foi falado sobre o assunto.
É uma leitura um pouco complexa, as vezes. Demanda uma leitura com atenção.
Certamente você termina ele sendo outra pessoa!
Certamente vale o seu tempo e a sua reflexão!
Boa leitura!

Paulo Morais Coach 07/02/2021

Mudança de conceito
Comecei a leitura de forma curiosa. Ficou um pouco cansativa na apresentação da fundamentação científica. Fiquei encantado com o fechamento.

Vale muito a leitura.

Liny Arguilera 28/12/2020

Como engordamos?
O livro é excelente, vi que não está no quanto comemos para engordar, mas no que comemos, como os industrializados, que costumam ser os grandes causadores, e não é simplesmente se exercitar, tem que observar o que ingerimos, podemos comer de tudo, mas controlando.
As vezes envolve questões genéticas também, e não precisamos ter medo de nós alimentar, basta fazer a escolha certa.

Bruno Mancini 18/12/2020

Inicie pelo Capítulo 8
Até está marca, existe uma maçante prova de conceito quebras de paradigmas que podem facilmente ser superados. Para chegar a resposta que aguardamos, que é óbvia, elimine os carboidratos (açúcar) da sua dieta e tudo ficará bem. Ainda recomendo com uma boa leitura.