Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar

Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar Gary Taubes...

Resenhas - Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar

Fenrir 30/06/2021

Um divisor de águas?
Todos esses nutricionistas mais radicais da atualidade beberam da água deste livro ? sempre esteve ali nítido as pesquisas científicas mas a maioria sendo tendenciosa e patrocinada por muitas empresas da indústria alimentícia pregando o carboidrato como essencial e saudável na prevenção das doenças cardiovasculares, balela! Que livro ! Quanto ensinamento aqui ? faculdade de nutrição TODAS defasadas! Por isso estamos cada vez mais obesos e doentes !

Rafael Garcia 01/02/2015

Essesncial para saúde!!!
O livro do jornalista científico é Gary Taubes é arrasador em alguns conceitos, sobre dietas; saúde e nutrição. Com um grande levantamento histórico e embasamento científico, acaba com a ideia corrente de que engordamos apenas por que comemos demais, e porque levamos uma vida muito sedentária. Resumindo, o problema é que comemos muito, porque estamos engordando, e o grande vilão em nossa dieta atual são os carboidratos (açucares e amido). Uma dieta com baixo consumo de carboidratos, não proporciona os chamados picos de glicemia em função da liberação da insulina e posteriormente, o acúmulo desta energia no tecido adiposo sob forma de gordura. Não é um livro de receitas ou dietas milagrosas. É um livro sobre ciência! Muito acessível e gostoso de ler. Vale a pena!!!
Laysse.Pessoa 23/09/2020minha estante
Ótima sua resenha.

Vanessa 06/10/2020

Transformador
Por indicação do meu pai, decidi ler esse livro, sem nenhuma expectativa, pensando que seria mais um livro sobre dietas mirabolantes. Resultado: Não poderia estar mais enganada.
O livro apresenta uma visão sobre a nutrição completamente diferente do senso comum. Com muitos argumentos embasados em pesquisas, experiências e fatos históricos, esse livro conseguiu mudar e ampliar minhas perspectivas sobre o assunto.

A leitura foi explicativa, esclarecedora e estimulante. Não poderia dar menos de 5 estrelas para um livro tão revolucionário, indico muito.

Taís 29/08/2015

Esse funciona.
Já emagreci 11 quilos desde Abril deste ano (2015), sem exercícios, sem passar fome, sem remédios, sem médicos ou nutricionistas. Estou muito feliz.
Déia 17/12/2016minha estante
E a saúde, como está? Tem mesmo mais disposição? Dorme bem?
Pergunto porque gostei do livro e comecei a dieta há uma semana. Então ainda estou na fase de adaptação.

Dafne 07/01/2016

Interessante, mas muito repetitivo
O livro traz ideias inovadoras e boas explicações, mas é muito repetitivo. Daria para resumir o livro consideravelmentee deixar a leitura mais fluida.

olramnaeg 11/01/2016

Resenhando Celeremente: Por Que Engordamos - Gary Taubes
O que Taubes quer nos dizer nas 288 páginas de seu livro Por Que Engordamos é, essencialmente, que estamos tratando de modo errado a obesidade e o acumulo de gordura, bem como o que fazer para reduzir o acumulo de gordura. Segundo Taubes a causa da obesidade são os fatores genéticos e uma alimentação rica em carboidratos. Taubes cita diversos estudos observacionais para argumentar seu ponto de vista. Quando desejamos emagrecer e vamos ao nutricionista, na maioria das vezes nos será aconselhado: "coma menos e exercite-se mais; coma menos calorias do que você gasta; aumente seu gasto calórico e diminua a sua ingestão calórica". Taubes nos diz que não é o excesso de comida que nos engorda e sim o tipo de comida, no caso os carboidratos, principalmente alimentos que contém farinha, açúcar, amidos. Alerta ainda que não será o excesso de atividades físicas que nos fará emagrecer e diz que a energia que consumimos e a que gastamos são dependentes uma da outra, e que basta alterar uma que a outra se altera para compensar. Enfim, neste livro Taubes derruba muitos paradigmas acerca da nutrição humana, bem como no que diz respeito a obesidade, emagrecimento e o que é considerado uma alimentação saudável. Também contradiz a piramide alimentar, que é preconizada há décadas, por causa do erro em acreditar que as gorduras são prejudiciais. Se você é obeso a mensagem resumida do livro é que isso se deve não ao fato de ser preguiçoso ou glutão, mas ao fato de estar ingerindo muito carboidrato e inundando constantemente seu corpo com insulina, que faz você sentir cada vez mais fome e impede que seu corpo elimine gordura, acumulando cada vez mais.

Bruno Mancini 18/12/2020

Inicie pelo Capítulo 8
Até está marca, existe uma maçante prova de conceito quebras de paradigmas que podem facilmente ser superados. Para chegar a resposta que aguardamos, que é óbvia, elimine os carboidratos (açúcar) da sua dieta e tudo ficará bem. Ainda recomendo com uma boa leitura.

Liny Arguilera 28/12/2020

Como engordamos?
O livro é excelente, vi que não está no quanto comemos para engordar, mas no que comemos, como os industrializados, que costumam ser os grandes causadores, e não é simplesmente se exercitar, tem que observar o que ingerimos, podemos comer de tudo, mas controlando.
As vezes envolve questões genéticas também, e não precisamos ter medo de nós alimentar, basta fazer a escolha certa.

Tâmara 21/12/2015

Esse não é mais um livro que ensina uma dieta milagrosa.
E sim, um livro que nos ensina o porque as dietas convencionais(comerciais), não funcionam. Trás informações com embasamento em estudos sérios mostrando que a classe medica vem modificando anos após anos o que é ou não saudável, e que nos tornam gordos e diabéticos, de acordo com interesses que nada tem a ver com saúde.
Sobretudo, Gary Taubes explica o porque as dietas com baixo carboidrato, livres de farinha branca e açúcar terem mais sucesso e emagrecido mais pessoas com obesidade crônica em todo o mundo, já há 150 anos, esse estilo alimentar não é novo como teimam em empurrar por nossas gargantas e Gary Taubes prova isso nesse magnifico livro.
Leitura fácil e dinâmica, referencias bibliográficas completas....Vale cada página!

Yasmin 16/01/2023

Incrível!!!
Livro excelente, li no kindle mas depois de terminar comprei o físico para consultar sempre.

Baseado em dados científicos, me ensinou muitooo, vou aplicar o que aprendi.

Rafael Soares 23/07/2015

Quebra de paradigma
É preciso encarar a leitura sem os conceitos que nos foram impostos no decorrer da nossa vida.

O conhecimento da atuação da insulina e falta de evidências concretas da influência negativa da gordura saturada com as doenças cardíacas são os pontos chaves desse belíssimo livro.

Deliciosamente para se ler. Viciante como carboidrato e saciante como um bom ovos com bacon.

Vale a leitura e releitura.

Rica 17/02/2016

Obrigatório
Este livro é obrigatório em qualquer cabeceira de cama. Desde que comecei a seguir os ensinamentos de Taubes e os adeptos da Low Carb tenho tido resultados excelentes tanto na estética quanto na saúde em geral, é maravilhoso. Não há segredos, carboidratos (de alto IG) e açúcar engordam e fazem um mal imenso ao nosso organismo.

Mandy Nerújo 29/08/2016

Esclarecedor!
Desde pequena eu sempre me perguntei o porquê de existirem pessoas que comem de tudo e não engordam e as que engordam só de pensar em comida, e nunca obtive uma resposta que realmente me fizesse entender isso. Esse livro, assim como outros sobre o assunto veio para esclarecer, desmistificar e até nos confortar em relação a emagrecimento. Nunca havia me sentido tão satisfeita com um livro que realmente expõe o que se propõe de maneira tão clara e interessante!
Eu posso dizer com 100% de certeza agora, que eu realmente sei porque engordamos e o que fazer para evitar! Nota 10 para Gary Taubes ;)

site: http://suspeitaparafalar.wordpress.com

Bruno Godoy 27/08/2017

Leitura Obrigatória
Nunca percebi o quão mal o trigo poderia fazer a uma pessoa, muito menos ser o início de várias doenças e condições seríssimas. Ao aplicar o que o livro diz, ou seja, uma dieta glúten-free e bem parecida com a Paleo Lowcarb, posso afirmar que a minha vida mudou completamente;

Além de uma perca considerável de peso (13 kg em 1 mês), o mais surpreendente foi a mudança descomunal nos níveis de disposição e energia. Muito mais disposição para estudar, trabalhar, acordar cedo, se exercitar e etc. Obviamente os organismos são diferentes e nem todos se beneficiam tanto assim com o que o livro propõe, mas confesso que, independente se você é sensível ou não ao glúten, vale muito à pena fazer um teste e começar com 1 semana sem pão, massas e etc. Posso dizer que esse livro, junto com o Dr. Souto, Rodrigo Polesso, Podcast Tribo Forte, Canal Corrida no Ar (Youtube), dentre outros, foram responsáveis por mudar a minha vida por completo.

Boa sorte na jornada de vocês. Li e recomendo muito o livro, assim como o "Barriga de Trigo" do William Davis e o "Dieta da Mente" do David Perlmutter.

Andrea 27/11/2017

Muito bom livro, mas é meio cansativo
Li este livro pq depois de tentar todas as dietas, inclusive com nutróloga, não emagreço e agora decidi tentar a Low Carb. De fato começo a emagrecer, não sinto quase fome, estou levemente mais disposta e não tenho a mínima vontade de comer doces, minha paixão! Então, chego a conclusão de que o que o livro diz é correto. Engordamos por genética e excesso de carboidratos. Mas, achei a leitura cansativa e cheia de repetições. Algumas explicações mais técnicas que não me acrescentaram nada... Mas, no geral, vale a pena ser lido por quem se interessa pelo assunto ou queira saber dos malefícios que o excesso de carboidratos tem trazido para nossa época! Pq eu creio mesmo que estamos ingerindo carbos em excesso! Não gosto do radicalismo que às vezes me parece estar incutido no livro, fazendo do carboidrato o único e grande vilão da alimentação, mas que o excesso está engordando a população e que a retirada ou diminuição faz bem, isso está cada vez mais claro pra mim.