Enigma

Enigma Rita Pinheiro

Resenhas - Enigma

Naty__ 26/01/2015

Esse mundo criado pela autora precisa existir
Antes de falar sobre a história do livro, quando li a resenha, fiquei surpresa pelo fato de não haver muitas informações a respeito. Na realidade, não tinha informação alguma, porque a sinopse não é exatamente um resumo sobre o enredo, mas apenas um trecho do livro. Não sabia se pulava de felicidade ou se lamentava por não ter conhecimento do que tinha em mãos. O fato é que saber demais acaba prejudicando, então preferi ficar feliz pela autora restringir as informações.

O início da obra já deixa o leitor boquiaberto. Johnny Silva morava em Franca, interior de São Paulo, e foi embora de lá sem se despedir das pessoas que ele tinha contato. Ele é o típico garoto que não se apega a nada e nem a ninguém. É o jovem mais cobiçado da região pelas mulheres, porém, ele não sentia carinho por nenhuma delas. Envolvia-se mais pelo toque e a necessidade de exibição. Johnny jamais poderia perder a fama de mais bonito. Para manter a forma, com frequência, ele se exercitava nos aparelhos da praça. Além de sua preocupação física, o rapaz gostava de frequentar muitas festas e organizava outras tantas em seu apartamento.

Em sua última festa promovida, Johnny estava rodeado com os jovens e iniciaram uma conversa sobre as maiores loucuras realizadas. Um deles comenta que o vizinho ganhou uma passagem para passar uma semana na Flórida, só que os pais dele não o deixaram ir. Até que Johnny indagou para saber os detalhes e descobrir quem era esse vizinho. Ele tinha um plano em mente: já que Geraldo não podia ir até a Flórida, ele iria em seu lugar e faria tudo o que fosse necessário.

“– Querido, nosso mundo é o mesmo, a diferença é que tem uma neblina em volta de Enigma que engana as vistas de quem está do lado de fora. O seu povo tem uma habilidade incrível de destruir a própria Terra. Se descobrirem isso aqui, destruirão tudo em pouco tempo também” (p.48).

Com a passagem em mãos, os documentos falsificados, Johnny embarca para a Flórida. Entretanto, o que o jovem não previa é que uma surpresa mudaria o destino de sua viagem. Ao sobrevoar a Ilha das Bermudas, o avião passa por uma grande turbulência. Esse local é também chamado de Ilha do Diabo, por fazer menção aos desaparecimentos de aviões e navios. Com a trepidação exacerbada, Johnny começa a notar um vento estranho, parecia que o avião estava sendo sugado. Desesperado e com medo de morrer, ele vai até a saída de emergência e decide se jogar.

A história já começa tensa e, no decorrer dela, isso apenas aumenta. Quando Johnny se joga do avião, a obra dá uma reviravolta e passamos a tratar o protagonista como um coitado. Queremos ajudá-lo a voltar para sua casa, mas, ao mesmo tempo, não queremos que ele volte. Afinal, o rapaz é encontrado em um lugar diferente. É chamado de mundo paralelo, onde as pessoas são evoluídas, os equipamentos são de última geração e as roupas são feitas para ajustar a temperatura ambiente com a do corpo. A alimentação é diferenciada e o teletransporte existe. O que eu mais queria era vivenciar essa história para poder viajar em um piscar de olhos.

Ele é encontrado por uma jovem chamada Hera. Johnny perdeu a memória e não lembra seu próprio nome. A moça o leva para casa, passa a cuidar dele e o ensina a viver nesse mundo diferente. Embora seja um lugar que ele não esteja habituado, Johnny gosta da calma e da visão que esse mundo o proporciona. Porém, ele precisa ir embora, precisa voltar para sua casa, para os seus pais, só não sabe como fazer isso.

“– O céu daqui tem mais estrelas e a lua parece maior – refletiu Johnny.
– O fato de se ver menos estrelas em seu mundo é porque existem luzes nas ruas que ofuscam o céu – afirmou Haretom.– E a lua parece menor, porque mesmo que ela caísse na Terra, ninguém a notaria. As pessoas não contemplam o universo – acrescentou Morgana” (p.235).

A obra é recheada de personagens diferentes; é difícil definir exatamente um gênero, pois você pode encontrar muitos dentro dela. Fantasia, romance, suspense, drama. Tudo o que você imaginar nessa obra tem. Bruxas, sereias, anciãos e muito mais.

O que me atraiu, a princípio, foi a capa. Ela é muito bem feita e os detalhes são riquíssimos. O nome é curioso, mas não foi o que me chamou a atenção logo de início. Outro ponto importante é a diagramação, ela é simples, mas é muito bem feita. O espaçamento e a letra proporcionam uma leitura agradável e as páginas amareladas apenas contribuem.

O livro é indicado para todas as idades. Você vai rir, ficar aflito, se descabelar e, o mais importante, vai se encantar com esse mundo criado por Rita Pinheiro. Pudera eu viver nesse lugar pintado por ela. Certamente, você irá se apaixonar pela obra. Embarque nesse novo mundo.

“– Acreditamos que existem seres mais poderosos que nós, como o sol e muitos outros no universo, mas não os culpamos pelos nossos fracassos, nem atribuímos a eles o mérito de nossas conquistas, como faz seu povo” (p.252).

Danielle 08/01/2015

Fantástico
Recebi este livro para leitura da Editora Baraúna e resolvi procurar saber mais sobre esse lançamento pois achei a sinopse muito vaga e achei uma página do livro no facebook do livro e me deparei com a foto da autora no lançamento segurando uma boneca bruxinha e imagens de seres fantásticos e mitológicos e então comecei a me interessar mais pelo livro, entrei em contato com a autora que me disse que teriam todos esses seres na trama.

A trama começa contando um pouco da vida do protagonista Johnny, um jovem de 18 anos muito bonito e com corpo atlético porém muito farrista e mulherengo, quando em uma das festas que organiza ele descobre que um colega ganhou em um concurso uma viagem para Flórida, porém seus pais o proibiram de ir, então Johnny decide persuadi-lo a ir em seu lugar, para isso ele troca sua moto pela viagem e tem que falsificar sua identidade. Até aqui tudo dá certo até que o avião ao sobrevoar a Ilha das Bermudas, conhecida como Ilha do Diabo, (referência aos misteriosos sumiços de aviões e navios nessa região) passa por uma turbulência muito estranha que parece sugar o avião para uma passagem para outra dimensão, Johnny então consegue abrir a saída de emergência do avião e resolve se jogar à desaparecer junto com o avião para o desconhecido.

Depois dessa parte o livro fica maravilhoso pois Johnny acorda sem memória em um mundo paralelo ao que ele vive que os humanos não conseguem enxergar, as pessoas desse mundo são muito mais evoluídas e conseguem viver em harmonia. Quem salva Johnny no mar é a jovem Hera e ela quem vai cuidar dele e ensiná-lo a viver nesse mundo tão diferente do que ele veio. Apesar de Johnny ter perdido a memória ele percebe que o lugar é diferente de tudo que eles está costumado.

“Somo do mesmo planeta, estamos no Oceano Atlântico, o povo do seu mundo chama esse lugar de Triângulo do Diabo e quando sobrevoam aqui, só vêem água, e de vez em quando são teletransportados no meio da neblina.”

Nesse mundo paralelo vivem muitos seres fantásticos e mitolológicos como sereias, bruxas, magos e centauros. Em Enigma tem muita coisa diferente, como por exemplo a roupa deles que protege do frio e do calor, preciso de uma dessas nesses dias de calor do Rio de Janeiro.

“Johnny percebeu que os jovens usavam uma roupa estranha, que os cobria do pescoço aos pés, parecia uma segunda pele de tão grudada ao corpo. Pensou que fosse uma roupa de mergulho.”

As pessoas em Enigma conseguem usar telepatia e se teletransportar, possuem medicina avançada, mas será que Johnny conseguirá ficar para sempre nesse lugar tão diferente de onde ele veio? Será que ele consegue voltar ou vai recuperar a memória?

"O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele."

Minhas impressões

Logo que recebi o livro comecei a ler e de cara adorei a narrativa da autora que é muito fluída, e cada página que ia lendo me encantava mais com a história que era recheada de aventura e fantasia até os nomes dos personagens são todos mitológicos, eu iria adorar morar num mundo desses. Li o livro em três dias e posso dizer que amei. Fiquei meio receosa no início porque não me lembro de ter lido nada dessa editora, e me surpreendeu muito não esperava que fosse me encantar tanto com esse livro.

Recomendo a leitura para todos que gostem de se aventurar em histórias que fantasia.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp