Enigma

Enigma Rita Pinheiro

Resenhas - Enigma

Naty__ 26/01/2015

Esse mundo criado pela autora precisa existir
Antes de falar sobre a história do livro, quando li a resenha, fiquei surpresa pelo fato de não haver muitas informações a respeito. Na realidade, não tinha informação alguma, porque a sinopse não é exatamente um resumo sobre o enredo, mas apenas um trecho do livro. Não sabia se pulava de felicidade ou se lamentava por não ter conhecimento do que tinha em mãos. O fato é que saber demais acaba prejudicando, então preferi ficar feliz pela autora restringir as informações.

O início da obra já deixa o leitor boquiaberto. Johnny Silva morava em Franca, interior de São Paulo, e foi embora de lá sem se despedir das pessoas que ele tinha contato. Ele é o típico garoto que não se apega a nada e nem a ninguém. É o jovem mais cobiçado da região pelas mulheres, porém, ele não sentia carinho por nenhuma delas. Envolvia-se mais pelo toque e a necessidade de exibição. Johnny jamais poderia perder a fama de mais bonito. Para manter a forma, com frequência, ele se exercitava nos aparelhos da praça. Além de sua preocupação física, o rapaz gostava de frequentar muitas festas e organizava outras tantas em seu apartamento.

Em sua última festa promovida, Johnny estava rodeado com os jovens e iniciaram uma conversa sobre as maiores loucuras realizadas. Um deles comenta que o vizinho ganhou uma passagem para passar uma semana na Flórida, só que os pais dele não o deixaram ir. Até que Johnny indagou para saber os detalhes e descobrir quem era esse vizinho. Ele tinha um plano em mente: já que Geraldo não podia ir até a Flórida, ele iria em seu lugar e faria tudo o que fosse necessário.

“– Querido, nosso mundo é o mesmo, a diferença é que tem uma neblina em volta de Enigma que engana as vistas de quem está do lado de fora. O seu povo tem uma habilidade incrível de destruir a própria Terra. Se descobrirem isso aqui, destruirão tudo em pouco tempo também” (p.48).

Com a passagem em mãos, os documentos falsificados, Johnny embarca para a Flórida. Entretanto, o que o jovem não previa é que uma surpresa mudaria o destino de sua viagem. Ao sobrevoar a Ilha das Bermudas, o avião passa por uma grande turbulência. Esse local é também chamado de Ilha do Diabo, por fazer menção aos desaparecimentos de aviões e navios. Com a trepidação exacerbada, Johnny começa a notar um vento estranho, parecia que o avião estava sendo sugado. Desesperado e com medo de morrer, ele vai até a saída de emergência e decide se jogar.

A história já começa tensa e, no decorrer dela, isso apenas aumenta. Quando Johnny se joga do avião, a obra dá uma reviravolta e passamos a tratar o protagonista como um coitado. Queremos ajudá-lo a voltar para sua casa, mas, ao mesmo tempo, não queremos que ele volte. Afinal, o rapaz é encontrado em um lugar diferente. É chamado de mundo paralelo, onde as pessoas são evoluídas, os equipamentos são de última geração e as roupas são feitas para ajustar a temperatura ambiente com a do corpo. A alimentação é diferenciada e o teletransporte existe. O que eu mais queria era vivenciar essa história para poder viajar em um piscar de olhos.

Ele é encontrado por uma jovem chamada Hera. Johnny perdeu a memória e não lembra seu próprio nome. A moça o leva para casa, passa a cuidar dele e o ensina a viver nesse mundo diferente. Embora seja um lugar que ele não esteja habituado, Johnny gosta da calma e da visão que esse mundo o proporciona. Porém, ele precisa ir embora, precisa voltar para sua casa, para os seus pais, só não sabe como fazer isso.

“– O céu daqui tem mais estrelas e a lua parece maior – refletiu Johnny.
– O fato de se ver menos estrelas em seu mundo é porque existem luzes nas ruas que ofuscam o céu – afirmou Haretom.– E a lua parece menor, porque mesmo que ela caísse na Terra, ninguém a notaria. As pessoas não contemplam o universo – acrescentou Morgana” (p.235).

A obra é recheada de personagens diferentes; é difícil definir exatamente um gênero, pois você pode encontrar muitos dentro dela. Fantasia, romance, suspense, drama. Tudo o que você imaginar nessa obra tem. Bruxas, sereias, anciãos e muito mais.

O que me atraiu, a princípio, foi a capa. Ela é muito bem feita e os detalhes são riquíssimos. O nome é curioso, mas não foi o que me chamou a atenção logo de início. Outro ponto importante é a diagramação, ela é simples, mas é muito bem feita. O espaçamento e a letra proporcionam uma leitura agradável e as páginas amareladas apenas contribuem.

O livro é indicado para todas as idades. Você vai rir, ficar aflito, se descabelar e, o mais importante, vai se encantar com esse mundo criado por Rita Pinheiro. Pudera eu viver nesse lugar pintado por ela. Certamente, você irá se apaixonar pela obra. Embarque nesse novo mundo.

“– Acreditamos que existem seres mais poderosos que nós, como o sol e muitos outros no universo, mas não os culpamos pelos nossos fracassos, nem atribuímos a eles o mérito de nossas conquistas, como faz seu povo” (p.252).

Lua 02/03/2015

O Maravilhoso Mundo da Rita Pinheiro
"Ainda meio tonto, não sabia se preocupava-se com o que acontecera com ele ou se admirava a beleza da garota que tentava ajudá-lo. "

O Johnny era um garoto comum, que morava em Franca, interior do Estado de São Paulo. Sendo o rapaz mais cobiçado da região, possuía a fama de mais bonito das redondezas, com seus cabelos e olhos pretos, com um corpo musculoso, Jhonny não se apegava às pessoas, nem mesmo às garotas que eram apaixonadas por ele, e não eram poucas.Seus pais trabalhavam vendendo calçados e viajavam muito então Jhonny foi morar com sua avó, mas logo após que ela faleceu e ele herdou o apartamento seus pais tinham esperança de que ele tomasse juízo, já que seria independente. Erro total. As coisas pioraram, ele se tornava mais rebelde e dependente, inclusive financeiramente dos pais. Apesar de trabalhar em uma lanchonete, o salário não dava para pagar os seus gastos com roupas e tênis de marcas famosas, nem para sair com seus amigos, amigos dos amigos, muitas garotas e principalmente suas festas que promovia no seu apartamento regadas à bebida e música alta.As únicas preocupações do Jhonny era estar sempre bonito e se divertir.

"– Acreditamos que existem seres mais poderosos que nós, como o sol e muitos outros no universo, mas não os culpamos pelos nossos fracassos, nem atribuímos a eles o mérito de nossas conquistas, como faz seu povo."

Em uma das últimas festas realizada por Jhonny, algo lhe chamou atenção. Diego, seu amigo, contará uma história sobre um colega da turma que ganhara de um curso de televisão uma viagem para passar uma semana na Flórida, só que seus pais não haviam deixado ir. Foi ai que Jhonny viu uma oportunidade de ouro e resolveu tentar consegui a viagem. Após abdicar mão da sua moto, presente de seus pais, ele falsificou uma carteira, porque as passagens eram intransferível e foi embora sem se despedir de qualquer um, afinal ele nunca foi apegado às pessoas. No dia da sua viagem, Jhonny estava muito nervoso porque além de estar indo fazer uma grande viagem, tinha medo de ser pego com a identidade falsificada. Quando finalmente entrou no avião e logo após a decolagem, Jhonny estava feliz por estar indo embora, só não esperava por algo inacreditável. Um acidente de avião inacreditável aconteceu, onde uma neblina parecia sugar o avião que a pouco tempo estava sobrevoando a Ilha das Bermudas, ou também conhecida como Ilha do Diabo. Jhonny pula do avião e acaba parando em ilha, sem saber onde estar recebe ajuda de alguns jovens. Pouco tempo depois ele caem em um sono profundo e acorda após alguns dias percebendo que se encontra em um mundo totalmente desconhecido e o pior, não se lembrava de nada.

"– Meu povo gosta de dinheiro, carros, roupas, sapatos e outras coisas que até agora não vi aqui – retrucou ele com cara de deboche."

O Livro é contado na terceira pessoa e traz um enredo fantástico. A autora brincar de maneira natural com o real e o irreal, tornando tudo uma grande e emociante aventura. Com o Jhonny podemos sentir como é viajar sem avisar aos pais, sai sem se despedir, só que de maneira muito diferente. Com uma leitura super fácil, o livro traz uma lição incrível e uma revira-volta genial no decorrer do livro. Com diversos personagens diferentes e situações inacreditáveis, fantásticas, ficou dificil definir um gênero do livro. Nele você encontra desde romance, passando por drama, fantasia, ficção, até aquele bom e velho suspense.Eu estou namorando a capa desde que vi no site da Saraiva e fiquei bastante curiosa para ler, até confesso que achei que a autora fosse estrangeira. O Livro é recheado de momentos que vai deixar qualquer leitor a beira de um colapso nervoso ou a beira de um ataque de risos. A autora tem uma coisa muito rica, ela consegue brincar com o leitor fazendo que em um momento você tenha pena dele, na outra raiva, na outra compaixão e por ai vai.

"– Querido, nosso mundo é o mesmo, a diferença é que tem uma neblina em volta de Enigma que engana as vistas de quem está do lado de fora. O seu povo tem uma habilidade incrível de destruir a própria Terra. Se descobrirem isso aqui, destruirão tudo em pouco tempo também"

Foi uma das melhores leituras que fiz esse mês, sendo sincera o livro me deixou com uma vontade tremenda para que tenha uma continuação. Quando ele terminou eu fiquei tipo :"O que vai acontecer agora?". Outra coisa legal é que você começa a desejar tanto morar no mundo que a autora criou que acaba criando uma esperança de que ele realmente exista desejando assim saber onde vende a passagem, só de ida para lá. Eu estou apaixonada pela escrita da Rita e louca para ler outros livros da mesma autora, foi uma experiência inacreditável! Agradeço muito a oportunidade que tive por ler esse livro e indico muito a vocês.

site: http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

Andresa 05/10/2015

Quero morar em Enigma!
Antes de mais nada, devo confessar que o livro me ganhou pela capa. Amo azul, amo água, amo histórias que se passam nesse ambiente, amo seres marinhos, então fiquei logo de cara muito curiosa e muito entusiasmada para saber qual era o enredo do livro.
Não costumo ler as sinopses antes de começar a ler algo, mas, para quem gosta, devo avisar que não tem como você saber sobre o que se trata a história ao ler o verso ou as orelhas do livro, pois não há nenhuma pista neles do que você vai encontrar, e sim alguns trechos do próprio livro. Para situá-los, vou contar sobre o que se trata.
Em "Enigma - Mundo Interdito", conhecemos Johnny, um jovem de 18 anos que vive em Franca/SP, em uma vida sem regras e sem grandes perspectivas para o futuro. Ele só quer saber de farrear e curtir o presente. Por ser bonito fisicamente e atraente para as meninas, ele é um verdadeiro mulherengo, saindo com uma a cada dia. Vive em festas, não estuda, mora sozinho e trabalha em uma lanchonete para pagar seus luxos. Como se não fosse o bastante, gasta também o dinheiro dos pais e frequentemente os desrespeita. Os vizinhos também não o suportam por conta das festas barulhentas que ele dá em seu apartamento.
Em uma dessas festas, um dos amigos de Johnny menciona que um conhecido deles ganhou uma viagem para a Flórida, porém estava impedido pelos pais de ir nessa viagem. Como um dos maiores sonhos de Johnny era viajar o mundo, ele vai atrás do garoto e negocia as passagens, partindo no lugar dele rumo à América.
No entanto, o que parecia um sonho ganhou ares de pesadelo quando o avião começa a atravessar a Ilha das Bermudas (também conhecida como Triângulo das Bermudas ou Ilha do Diabo). Algo inexplicável acontece com a aeronave e seus passageiros, deixando Johnny apavorado. Em pânico, ele consegue abrir as portas da saída de emergência e se joga na imensidão azul.
No entanto, o rapaz sobrevive, e é resgatado sem memória por Hera, uma linda moça de cabelos brancos. Ela o leva para casa para cuidar de seus ferimentos e explica a Johnny que ele está em Enigma, um lugar com costumes e seres totalmente diferentes dos nossos, mas que fica localizado no nosso planeta. Apesar de não se lembrar de como foi parar ali, nem de seu próprio nome, Johnny sabe que aquele não é seu lugar, pois tudo ali é muito esquisito para ele. Assim, fica desesperado para voltar para seu país. Mas Enigma tem um propósito maior para ele, e o rapaz deve escolher entre traçar seu caminho de volta para casa ou fazer parte de algo muito maior, cujas consequências podem afetar a vida de cada cidadão da face da Terra.
Iniciei a leitura sem qualquer pretensão, pois queria me surpreender com a história, o que de fato aconteceu. Embora o começo não seja tão estimulante quanto o final do livro, pois Johnny é, à princípio, um personagem nada simpático, a medida que a leitura avança nós não só percebemos a evolução do enredo e do personagem si, mas a evolução da escrita da própria autora.
Na verdade, acredito que o propósito de Johnny ser do jeito que é foi algo intencional, pois assim é possível ver a grande mudança sofrida pelo personagem ao longo de sua aventura em Enigma. E é muito lindo vê-lo crescendo e amadurecendo, aceitando uma nova realidade, mais humana e altruísta, sem mudar seu jeito de ser.
O mundo criado pela autora é extremamente apaixonante, daqueles que você suspira e morre de vontade de ser teletransportado para lá, sabe? Enigma é um mundo perfeito. Na verdade, é o mundo onde todos nós deveríamos viver se deixássemos as mesquinharias e o egoísmo de lado. Lá, os seres são mais evoluídos por conta do amor por si próprio e ao próximo, sentimento esse que permite que todos se desenvolvam intelectualmente e emocionalmente, desde muito jovens.
Assim, as pessoas são capazes de se controlar em qualquer situação e quase nunca perdem a cabeça. Não existe violência, trânsito, caos, desmatamento, poluição (de todos os tipos), preconceito. Animais raros não entraram em extinção. Todos os tipos de relacionamento são aceitos e encarados com naturalidade pela sociedade. Além disso, não existe a descrença nem o medo do desconhecido. Por esse motivo, as criaturas fantásticas não precisam se esconder e a trama é repleta de criaturas como bruxas, magos, sereias, ninfas, centauros...
O controle sobre a mente e o corpo permite que as pessoas sejam capazes de fazer coisas surpreendentes, como conversar por telepatia e se teletransportar. Além disso, a tecnologia do lugar é extremamente avançada, a favor do bem comum. Isso tudo é Enigma! Tem como pedir um cenário melhor?!
Admirei muito a forma como a autora mesclou o real com o imaginário, muitas vezes nos deixando não confusos, mas crentes de que esse lugar realmente existe, escondido por entre a neblina de uma ilha muito distante.
Outro ponto que gostei bastante foi a utilização de teorias extra-terrestres para a habitação do mundo. Já tive meus períodos de viciada em fenômenos sobrenaturais e alienígenas, e vê-los criando o plano de fundo do livro me deixaram de boca aberta. É bem evidente o trabalho de pesquisa por trás do livro e aconselho quem ler, caso não tenha medo e goste do assunto, a pesquisar mais a fundo sobre essas teorias, que são bem interessantes.
Quanto à edição física, gostei bastante do trabalho da Editora, que ainda não conhecia. O material utilizado tanto na capa (que é brilhante) quanto nas páginas internas (amarelada, de textura grossa) é de excelente qualidade. Cada capítulo começa em uma nova página e, apesar da edição ser bem simples, é bem clean e de extremo bom gosto. As letras também são grandes, em fonte legível, o que propicia uma boa leitura sem cansar a vista.
O livro é escrito em 3ª pessoa. Confesso que nunca me importei com isso nos livros mas, pela primeira vez, acho que aqui cairia super bem. Apesar de ter apreciado a leitura, não me conectei com nenhum personagem, e acredito que, se o livro tivesse o ponto de vista de quem está vivendo a aventura, a escrita teria uma carga emocional maior e bem mais cativante.
Outro ponto que acho válido mencionar é o estilo do livro. Embora Johnny e Hera sejam personagens na faixa dos 18 anos, achei a escrita bem mais juvenil e menos adulta. Apesar das lições que o livro passa serem obrigatórias para todos os seres humanos, a forma como são abordadas no livro são bem didáticas. Indico para um público mais novo, que com certeza saberá apreciar bastante a leitura.
Por fim, gostaria de ter visto em alguns personagens que vivem em Enigma nomes diferentes e menos "brasileiros". Como o local tem seu próprio dialeto, que inclusive o próprio Johnny demora um pouco para aprender, seria interessante lidar com nomes próprios únicos e especiais.
"Enigma - Mundo Interdito" é uma mistura de fantasia, romance e ficção científica. Repleto de valores e ensinamentos que todos deveriam seguir, como respeitar uns aos outros, cultivar o amor, cuidar da natureza, dos animais e das plantas, indico para um público de todas as idades, especialmente para crianças e jovens que estão em fase de amadurecimento, para que esses ensinamentos preciosos possam ser internalizados e levados para toda a vida.

site: http://www.umdiamelivro.com.br/2015/10/livro-enigma-mundo-interdito-rita.html

Ana Lícia 15/04/2015

Sociedade Enigma
Enigma – Mundo Interdito, de uma escritora nacional, Rita Pinheiro.
Na trama iremos conhecer Johnny Silva, um rapaz na faixa dos 17/18 anos, e super fútil. Johnny só se interessa por baladas, roupas e tênis de marcas famosas, e em conquistar garotas e descartar. Não está nem aí para mais nada. Não liga para a opinião dos pais, assim, não ouve nenhum de seus conselhos. Muito menos se preocupa com as questões que acontece com seu país.

“Não se apegava às pessoas, nem mesmo às garotas, que eram apaixonadas por ele, e não eram poucas.”

Johnny adora farra, mas não tem dinheiro para cobrir todos os seus luxos, e tinha também muita vontade de viajar pelo mundo. Então, surgiu a oportunidade de ir para Florida. Um amigo de um amigo ganhou uma passagem e não poderia ir. Assim, Johnny negociou e conseguiu a viagem. E viajou sem falar nada para ninguém. A viagem estava tranquila, Johnny já estava bem relaxado no avião, quando o piloto avisou que estavam sobrevoando a Ilha das Bermudas, também conhecida como Ilha do Diabo. Conhecida por vários acidentes misteriosos naquela região.

Com o avião de Johnny não foi diferente, acontece algo surpreendente o levando a viajar por outra dimensão. Mas ele é salvo por Hera, uma linda jovem, habitante daquele lugar. Agora Johnny tem que descobrir uma forma de fugir ou se adaptar a este mundo de Enigma, cheio de coisas que ele não imaginava existir. Mas claro que não é só isso, estar parecendo tudo muito fácil, mas Johnny terá que passar por algumas coisas, para chegar a um objetivo maior.

“Eu posso garantir que você nunca esteve aqui, mas quando você se lembrar do seu mundo, não vai querer voltar para ele.” (pág. 32)

“Só o amor pode fazer o ser humano se desenvolver a tal ponto” (pág. 36)

O mundo que Rita criou é fantástico. Confesso que fui surpreendida, pois não imaginava que havia tanta coisa em Enigma. Aqui teremos fantasia, ciência e vários dados que já ouvimos por aí, e às vezes não damos muita importância. E Rita coloca tudo no seu romance. A ideia de colocar um jovem completamente imaturo e sem preocupações com o próximo ou com o meio que vive, foi ótima, por que assim veremos a evolução do personagem. Vendo os erros dele, podemos ver muitos equívocos cometidos pelo homem em geral.

“- Não gosto da velhice e não quero ficar velho.
-Já pensou que você só tem duas opções? Envelhecer ou morrer ainda jovem? Eu prefiro envelhecer” (pág. 71)

Eu gostei dos personagens, não morri de amores por Johnny de inicio, mas ele vai mudando com o tempo e você começa a criar uma simpatia por ele, A Hera é bem centrada e calma e muito inteligente. Tem outros personagens que eu gostei também, como a sereia e as bruxas. Neste mundo de Enigma, vamos encontrar vários seres, e isso torna a história bem interessante. Além da jornada do jovem em busca de respostas, tem também a parte da conscientização de preservar a natureza, fala do poder do amor, do respeito ao próximo. Na sociedade de Enigma todos se respeitam, não existe preconceito. Uma ótima dica para nossa sociedade.

Enigma tem uma leitura fácil, que flui rapidamente. É narrado em terceira pessoa, onde temos uma visão agradável da história e de alguns personagens. A diagramação do livro está ótima, páginas amarelas, letras no tamanho ideal. Capítulos curtos. E achei a capa maravilhosa, gosto muito desse azul, desse contraste entre o azul do mar e o azul do céu. Que durante a leitura você percebe que tem tudo a ver capa/enredo.

Vale muito a pena conhecer Enigma e aprender um pouco com Hera e seu povo, agora é aguardar os outros livros. Enigma é uma trilogia, o segundo livro é para o final deste ano e chama- se Enigma e o Salvador dos Mundos e o terceiro volume, está previsto para o final do ano de 2016, com o nome Enigma- A Extinção. Confesso que estou preocupada com esses títulos. Haha. Sinal que o negócio vai esquentar nos próximos livros.

“ O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele” (pág. 214)

site: http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

Giane 23/05/2015

Enigma - Mundo Interdito
Tenho que dizer, antes de mais nada, que o mundo que a autora criou é maravilhoso. Cheio de amor e sem essas mesquinharias que encontramos no nosso. Queria poder conhecer algo assim e tenho que agradecer a ela por ter me apresentado esse livro maravilhoso!

"– O céu daqui tem mais estrelas e a lua parece maior – refletiu Johnny.
– E a lua parece menor, porque mesmo que elacaísse na Terra, ninguém a notaria. As pessoas não contemplam o universo – acrescentou Morgana."

Johnny está quase saindo da adolescência, mas continua com todo o temperamento dela. Seu único intento é curtir a vida ao máximo, não se importando a quem tenha que magoar para isso.
Quando surge a oportunidade de viajar ele agarra com todas as forças e se joga. Ao passar pela Ilha das Bermudas o avião em que Johnny está é levado para outra dimensão e é aí que ele conhece Hera, uma das habitantes desse novo lugar.

"- Somos do mesmo planeta, estamos no Oceano Atlântico, o povo do seu mundo chama esse lugar de Triângulo do Diabo e quando sobrevoam aqui, só vêem água, e de vez em quando são teletransportados no meio da neblina."

Após o acidente Johnny fica sem memória e Hera lhe apresentará um mundo onde ele vai enfrentar coisas muito diferentes e terá que lutar para se adaptar ou para descobrir um jeito de voltar para casa. Adorei poder conhecer junto com o personagem um mundo tão evoluído que as pessoas podem usar o teletransporte e a telepatia. Além de que a Rita teve uma grande criatividade ao construir essa dimensão, lá tudo é diferente!

"- Eu posso garantir que você nunca esteve aqui, mas quando você se lembrar do seu mundo, não vai querer voltar para ele."

Vou confessar que o Johnny não me causou nenhuma simpatia logo de cara, mas isso foi uma grande sacada da Rita, pois assim conseguimos ver a evolução que o personagem teve durante a história. E como toda boa história e eu como fã de uma fantasia não poderia deixar de cair de amores quando ela incluiu em sua trama bruxas, sereias e centauros, além de outras criaturas bem legais.

"- Olha, parece zebra na frente e cavalo atrás. Que animais são aqueles?... - São quaggas. Sumiram por volta de 1800, por causa da caça indiscriminada. - Hera respondeu confiante."

Não posso falar da diagramação, pois li no kindle, mas a leitura flui de maneira maravilhosa e quando você menos notar vai ter lido o livro inteirinho!

site: http://umaleitoraaquariana.blogspot.com.br/2015/05/resenha-59-enigma-mundo-interdito.html

Danielle 08/01/2015

Fantástico
Recebi este livro para leitura da Editora Baraúna e resolvi procurar saber mais sobre esse lançamento pois achei a sinopse muito vaga e achei uma página do livro no facebook do livro e me deparei com a foto da autora no lançamento segurando uma boneca bruxinha e imagens de seres fantásticos e mitológicos e então comecei a me interessar mais pelo livro, entrei em contato com a autora que me disse que teriam todos esses seres na trama.

A trama começa contando um pouco da vida do protagonista Johnny, um jovem de 18 anos muito bonito e com corpo atlético porém muito farrista e mulherengo, quando em uma das festas que organiza ele descobre que um colega ganhou em um concurso uma viagem para Flórida, porém seus pais o proibiram de ir, então Johnny decide persuadi-lo a ir em seu lugar, para isso ele troca sua moto pela viagem e tem que falsificar sua identidade. Até aqui tudo dá certo até que o avião ao sobrevoar a Ilha das Bermudas, conhecida como Ilha do Diabo, (referência aos misteriosos sumiços de aviões e navios nessa região) passa por uma turbulência muito estranha que parece sugar o avião para uma passagem para outra dimensão, Johnny então consegue abrir a saída de emergência do avião e resolve se jogar à desaparecer junto com o avião para o desconhecido.

Depois dessa parte o livro fica maravilhoso pois Johnny acorda sem memória em um mundo paralelo ao que ele vive que os humanos não conseguem enxergar, as pessoas desse mundo são muito mais evoluídas e conseguem viver em harmonia. Quem salva Johnny no mar é a jovem Hera e ela quem vai cuidar dele e ensiná-lo a viver nesse mundo tão diferente do que ele veio. Apesar de Johnny ter perdido a memória ele percebe que o lugar é diferente de tudo que eles está costumado.

“Somo do mesmo planeta, estamos no Oceano Atlântico, o povo do seu mundo chama esse lugar de Triângulo do Diabo e quando sobrevoam aqui, só vêem água, e de vez em quando são teletransportados no meio da neblina.”

Nesse mundo paralelo vivem muitos seres fantásticos e mitolológicos como sereias, bruxas, magos e centauros. Em Enigma tem muita coisa diferente, como por exemplo a roupa deles que protege do frio e do calor, preciso de uma dessas nesses dias de calor do Rio de Janeiro.

“Johnny percebeu que os jovens usavam uma roupa estranha, que os cobria do pescoço aos pés, parecia uma segunda pele de tão grudada ao corpo. Pensou que fosse uma roupa de mergulho.”

As pessoas em Enigma conseguem usar telepatia e se teletransportar, possuem medicina avançada, mas será que Johnny conseguirá ficar para sempre nesse lugar tão diferente de onde ele veio? Será que ele consegue voltar ou vai recuperar a memória?

"O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele."

Minhas impressões

Logo que recebi o livro comecei a ler e de cara adorei a narrativa da autora que é muito fluída, e cada página que ia lendo me encantava mais com a história que era recheada de aventura e fantasia até os nomes dos personagens são todos mitológicos, eu iria adorar morar num mundo desses. Li o livro em três dias e posso dizer que amei. Fiquei meio receosa no início porque não me lembro de ter lido nada dessa editora, e me surpreendeu muito não esperava que fosse me encantar tanto com esse livro.

Recomendo a leitura para todos que gostem de se aventurar em histórias que fantasia.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Rusbis 02/06/2015

Confira a vídeo-resenha de "Enigma" no canal Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=u-MRLWxlVEA

phendragon 02/07/2015

QUAL É O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO?
Antes de mais nada, quero deixar claro que tive a ótima oportunidade de conversar com a escritora (Rita Pinheiro) e com isso satisfazer algumas dúvidas. Ela é uma pessoa absolutamente simpática e se mostrou bastante interessada nas minhas opiniões sobre o livro.

Enigma conta a história de Johnny, um jovem como a maioria, festeiro, irresponsável, brincalhão, etc, dono de um carisma incrível e que um dia, resolve que se tornará mais sério. Para isso, resolve fazer uma viagem para fora do Brasil e tentar a sorte em outras Américas, porém o destino se encarregou de mudar sua vida, levando-o a Enigma.

A aventura não para por ai, Johnny conhece várias pessoas, inclusive seu amor, Hera, com quem, ao longo da história, aprenderá muitas lições valiosas de vida que o transformará.

Gostei a escrita da Rita, achei bastante coesa e a história é envolvente e altamente recomendada para o público infanto-juvenil, pois ensina muitas lições como amar ao próximo, a natureza, respeitar as diferenças e o companheirismo. Leitores maduros, provavelmente não gostarão da história, pois ela apresenta uma miscelânea de personagens de universos ficcionais diferentes, o que, ao meu ver, deixa a trama com muito espaço para interpretações equivocadas.

Percebe-se também no livro, que Rita é uma escritora em evolução, e melhora sua aventura a cada novo capítulo. Descobri que a história de Johnny e Hera, continuara em outras edições, o que me deixa curioso para saber o futuro do casal.

Recomendo a leitura!

Para quem quer acompanhar a escritora, segue o face do livro: https://www.facebook.com/pages/Enigma/406228062865358

Participe do sorteio de 1 exemplar do Livro Enigma: Mundo Interdito, válido até: 31/07/2015 basta clicar no link do blog

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/06/enigma-mundo-interdito-rita-pinheiro.html

Arca Literária 10/07/2015

Assim que o livro chegou até a mim fiquei presa a seu título “Enigma - Mundo Interdito”, busquei descobrir o significado da palavra interdito “acesso proibido”, “sem acesso”, dentre outros sinônimos. Fiquei na maior dúvida quanto a isto, então iniciei a leitura e não me arrependi.
É um livro de quase 300 páginas, sua diagramação é simples, a capa mostra dois cenários contidos no livro e me ajudou muito na hora de me situar na leitura, as páginas são em papel amarelado e isso é muito bom já que não reflete a luz e a leitura pôde ser prolongada em alguns momentos.
Leia o restante da resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/enigma-mundo-interdito-rita-pinheiro-2/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/enigma-mundo-interdito-rita-pinheiro-2/

Jordana 22/08/2015

A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-enigma-rita-pinheiro.html

Bruno1041 02/12/2015

[Resenha] Enigma - Mundo Interdito
Em Mundo Interdito somos apresentados ao jovem, e imaturo, Johnny. Ele tem 18 anos e sua vida limita-se a viver na farra. Sim, ele ama uma festa e não pensa no amanhã. Ficando com mulheres como se fossem itens numa lista de supermercado ele é uma pessoa que não me cativou. Não seria uma pessoa que eu desejaria criar amizade duradoura.
Numa das festas feitas em seu apartamento, ele mora só, um amigo seu diz que um conhecido ganhou uma passagem para a Flórida, mas que não pode ir. Isso de imediato despertar a atenção do jovem que faz de tudo para conseguir a passagem, e que consegue!
Durante a viagem um acidente inacreditável acontece quando o avião passa pelo Triângulo das Bermudas. Johnny consegue escapar (SIM, É ALGO BEM ABSURDO DE SE LER! kkk) e acorda numa praia tendo uma guria como sua salvadora, e para completar o quadro estranho ele está sem memorias.
Sua salvadora se chama Hera que lhe informar onde se encontra.
Johnny está na ilha chamada ENIGMA.
Conforme prosseguimos na leitura somos apresentados a um mundo surreal. A tecnologia superior em Enigma causa um grande estranhamento, principalmente a roupa dos habitantes. Eu ficaria com imensa vergonha de usar um de seus macacões. Kkk
Os habitantes chegaram a um ponto de evolução que me assustou e me fez desejar acreditar que a raça humana possa chegar a esse ponto.
Enquanto Johnny tenta recuperar suas memórias, Hera tenta lhe ingressar ao cotidiano da ilha. Devo confessar que isso foi algo que me incomodou bastante na personagem. Pow, o guri está querendo se lembrar de quem é e quando consegue quer voltar para casa. Ele está pouco se lixando para o que acontece na ilha e definitivamente não quer fazer parte dessa sociedade estranha.
Com o passar dos capítulos Johnny amadure. Sei que a autora tentou mostrar essa mudança de forma gradativa, mas eu infelizmente não senti muito. Consegui identificar o ponto em que ele mudou de pensamento de uma hora para a outra e isso me incomodou muito. Nem mudando eu consegui me apegar ao personagem.
A obra é repleta de seres que vemos em contos de fadas e lendas urbanas. Me surpreendi com a presença deles e até gostei de alguns personagens (Leia-se: Atir e Ravena).
Claro que tem um grande mistério por trás de tudo que se sucedeu ao jovem Johnny e isso nos é revelado ainda nesse volume. Perto do final da obra fica evidente que haverá uma continuação por ter um fato que pode desencadear algo bem sangrento no futuro.
Algo que gostei bastante do livro foi o fato do personagem ter nacionalidade brasileira e morar aqui no país. Sim, eu curto quando personagens são nacionais. rs
Os capítulos são relativamente curtos, as folhas são amareladas e a fonte das letras é num tamanho médio agradável que permite uma leitura fluida. Não recordo de ter encontrado erros gramaticais e isso me deixou feliz.
É o primeiro livro que leio publicado pela editora Baraúna e gostei bastante do material.
Recomendo a leitura para aqueles que gostam de se surpreender em lugares fora da realidade. ^^

site: http://www.refugioliterario.com.br/2015/12/resenha-enigma-mundo-interdito.html

Thalia 06/02/2016

Um mundo fantástico
A história tem inicio na cidade de Franca,São Paulo.Nosso personagem principal é Johnny, um garoto de 18 anos,sua vida é resumida em festas e bebidas,ele não se importa com nada a sua volta a não ser a si mesmo.Não tem apego a ninguém,assim não tendo nenhuma namorada,além de ser um cara que não está nem ai para os pais e acaba desrespeitando,trabalha em uma lanchonete para manter seus luxos.Política,meio ambiente,amor é algo que ele não da valor.
Em uma destas festas,ele escuta de um de seus amigos que um conhecido ganhou uma viagem para Florida mas não poderá ir pois os pais não deixam,e claro,ele não ia perde a oportunidade de poder viajar com tudo pago.Então,ele irá fazer de tudo para conseguir essa viagem.Com seu objetivo concluído ele parte para sua aventura.
Porém,a viagem não é o esperado,ao passar pelo Triangulo das Bermudas o avião sofre um acidente e acaba caindo,Johnny pula antes do avião cair.Por incrível que pareça ele sobrevive,e acorda em um mundo diferente,chamado Enigma. Quando ele acorda, não lembra quem é, nem o por que de está ali,sua salvadora é Hera,uma garota muito inteligente que lhe ajudara no seu percurso.Enigma é local totalmente diferente,ele faz parte do nosso mundo mas é como se fosse uma outra dimensão e lá as pessoas são totalmente diferentes,pessoas completamente evoluídas que prensam o amor e o meio ambiente.Eles vivem com uma tecnologia totalmente avançada,que da vontade poder morar lá.Imaginem em mundo que não a brigas,guerras,ódio?Esse é o mundo de Enigma.Nesse mundo tudo é movido pela força do amor,o que eu gostei muito de como a escritora tratou o amor ao próximo e a si mesmo.

"Nosso bem mais precioso é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazias e sem sentido. O amor é a única coisa que não pode faltar aqui, é o nosso alimento diário, o ar que respiramos, é a base de tudo"

Johnny terá que aprender a viver e conviver em Enigma.Mas,logo que recupera a memória ele quer voltar para seu mundo,quando chega lá,percebe que não se encaixa mais no que já chamou de lar.Quando volta,tenta mudar.O que eu percebi foi uma mudança muito rápida e drástica em um curto período de tempo,com os acontecimentos rápidos e mudança muito acelerada do personagem.
O livro por ser trata de amor,também tem seu casal,logo nas primeira páginas percebemos que haverá alguma coisa entre Johnny e Hera.(Vamos shippar ❤)
Hera,é uma personagem cativante e cheia de ensinamentos ela tentara fazer com que Johnny adapte a o seu mundo,em algumas partes ela acabou sendo um pouco irritante,mas ela nos ensina muitas coisas,como o significado amor,por isso vamos nós amar ❤ ❤ ❤
A uma grande diversidade de personagens e como sou péssima em aprender nomes,acabava trocando uma pessoa com a outra mas nada que atrapalhasse a leitura,além de serem nomes diferentes e poucos encontrados em livros por ai,gostei muito de todos os nomes.
Os personagens são bem construidos mas nenhum consegui me conquista.
A história cativa por fugir da nossa realidade,onde você poderá mergulhar em mundo totalmente diferente e que dará muita vontade de querer morar lá.É um livro que tem a leitura fácil e é bom para ler em uma tarde.
Os capítulos não são longos mas também não são curtos,o material do livro é muito bom,os títulos do capítulos são simples,para quem é meia míope como eu as letras ficaram em um ótimo tamanho.E a capa,achei ela muito bonita compraria só pela capa u.u A capa tem muito haver com o livro,é uma capa com sentido.

site: http://mundosecretodalia.blogspot.com.br/2016/02/resenha-enigma-mundo-interdito-rita.html

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 30/03/2016

Enigma
Neste livro a escritora Rita, nos apresenta um universo bem típico de fantasia, onde o personagem principal, Johnny um rapaz consideravelmente problemático daqueles que dão problemas para os pais e para a sociedade onde assuntos como política e atualidade jamais é abordado em seu mundo. Festas e azaração é o principal conteúdo para ele.

Até que algum dia, conseguiu uma passagem para Flórida, um concurso de televisão, através de um colega. Mas em plena viagem de avião, enquanto passava pela Ilha das Bermudas, conhecida com Ilha do Diabo, uma turbulência apoderou-se da aeronave e algo inusitado aconteceu: o aviou balançou a ponto de deixar todos os passageiros em choque, e uma condição que jamais aconteceu fez-se presente naquele avião... ele parou no ar, mas não caiu; foi sugado para uma espécie de buraco negro, onde tudo ao seu redor foi desfragmentado levando destroços da aeronave e os passageiros, foram sugados. Johnny assustado se jogou do avião despencando e caindo em uma ilha.

Quando acordou viu que estava em uma ilha, mas logo descobriu que não estava em uma ilha perdida no oceano, mas sim em um outro universo, bem distante do seu país, nosso Brasil.

Seres fantásticos como a sereia Maena, além de Hera, uma feiticeira que irá guiar a vida de Johnny enquanto estiver na ilha. Diversos animais exóticos que já estão extintos encontram-se naquela ilha, naquele universo.

Questões como preservação do meio ambiente, preocupação com a biodiversidade, são assuntos abordados com precisão neste livro, um diferencial à parte que enriquece a obra de Rita Pinheiro.

O livro em si é bem escrito e a diagramação é precisa. Como a história foi retratada entre um lugar mágico e o Brasil, os nome dos personagens daquele local excêntrico, ficou meio que comum, pois enquanto aparece nome de deuses e feiticeiros o leitor espera que tenha nomes mais fortes, porém, apenas isso ficou um pouco morno, contudo, o livro em si é bem bacana, será muito bem aceito para adorável para fãs de distopia e fantasia.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2016/02/enigma-mundo-interdito.html

Francine 18/08/2016

...o principal obstáculo para aprender a valorizar a si mesmo, os outros e o planeta é o próprio ser humano.
Tive a oportunidade de ler Enigma – Mundo Interdito através do Book Tour, organizado pela querida Viviana do blog Devore um Livro e/ou Filme. Interessei-me por conhecer a obra pelo gênero fantasia utópica, pois gosto de imaginar que podemos construir uma sociedade justa, organizada, pacífica e capaz de usar os recursos naturais de modo ecologicamente correto.

Johnny é nosso protagonista, um jovem de 18 anos que se preocupa apenas em se divertir com os amigos de modo irresponsável. Suas festas são regadas a álcool e agitação. Nada têm realmente valor para ele. Então, numa dessas festas, Johnny descobre que um conhecido ganhou uma viagem à Flórida, mas seus pais não lhe permitiram ir. Querendo aproveitar essa chance de viajar para o exterior com tudo pago, Johnny se esforça para obter a passagem e fraudar sua identidade a fim de viajar no lugar deste conhecido. É claro que ele consegue e, sob mentiras, embarca para o voo que mudaria sua vida.

Quando passava sobre o Triângulo das Bermudas, um acidente acontece e o avião começa a se "desintegrar". Desesperado, Johnny pula e acaba por cair no mar. Sendo o único sobrevivente, ele vai parar em uma ilha, um novo mundo desconhecido chamado Enigma. Ele é salvo por Hera, uma jovem que logo se preocupa com Johnny ao notar que ele perdeu a memória no acidente.

Sem lembrar seu próprio nome e como foi parar ali, Johnny só quer voltar para sua casa. Mas as coisas não serão tão simples. Enigma não é um lugar comum de onde você pode sair quando quiser. Embora esteja no planeta Terra, Enigma localiza-se em uma ilha exatamente no Triângulo das Bermudas. Ao que parece, este lugar é protegido por uma névoa capaz de torná-lo invisível. É como se estivesse em outra dimensão, totalmente alheia ao restante do planeta.

A tecnologia de Enigma é distinta, muito mais avançada do que vemos na Terra. Isso porque, nesta ilha, as pessoas aprenderam a desenvolver poderes que somente um estilo de vida evoluído permitiria. A autora criou um ambiente mágico, com alguns seres pertencentes ao universo fantástico (como sereias, bruxas, ogros, centauros...), no qual a sociedade aprendeu a amar e respeitar a todos.

Johnny é um personagem imaturo e egoísta. Ele se sente muito frustrado com a filosofia "paz e amor" de Enigma. Gostei de a autora tê-lo feito resistente a esse estilo de vida, pois permitiu ao leitor perceber que o principal obstáculo para aprender a valorizar a si mesmo, os outros e o planeta é o próprio ser humano. Hera, por sua vez, é uma personagem bondosa e interessante, porque não se limita apenas ao que vive em Enigma, mas também procura compreender o estilo de vida de Johnny. Gostei dela.

Apesar dos bons valores que Enigma apresenta, e de cumprir os requisitos do gênero fantasia utópica, não consegui me envolver com o enredo. A narrativa é fluída, leve e rápida. Os capítulos são curtos e admiro a criatividade da autora. No entanto, senti-me doutrinada e pouco vinculada aos personagens.

A principal fragilidade, para mim, foi a presença demasiada de elementos "mágicos" e "ilógicos" (embora para uma fantasia não deva haver limites). Acho que a quantidade de seres fantásticos, misturados em um enredo que também apresenta um pouco de ficção científica, não conseguiu me cativar.

Enigma é o primeiro volume de uma série. A capa representa a ilha com clareza e recomendo a obra para quem aprecia fantasias utópicas. Minha opinião é bastante pessoal e espero que cada um procure viver sua própria experiência com esta leitura.

Resenha postada no blog My Queen Side:

site: http://www.myqueenside.com.br/2016/08/resenha-149-enigma-mundo-interdito.html