Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais

Acertos Abolicionistas: A vez dos Animais Sônia T. Felipe

Resenhas - Acertos Abolicionistas: A vez dos animais

Dandara.Luigi 25/09/2017

O que todo mundo já sabe, basta abrir os olhos para ver.
Ao longo dessa semana li meu primeiro livro sobre o veganismo (não me pergunte por que só agora, depois de 1 ano e 6 meses como vegana). Então aqui vão algumas reflexões:
"[...] Todos os animais tem a capacidade de percepção dos estímulos dolorosos e prazerosos que afetam seus organismos, todos os animais tem memória emocional. A senciência, portanto, não é privilégio dos humanos. Isso ficou definido na Declaração de Cambridge sobre a Consciência Humana e Animal, em julho de 2012 na Inglaterra, e assinada por renomados cientistas da neurociência, na presença do físico Stephen Hawkins. Então, imaginemos que nascemos com a mente humana em um corpo de animal não humano, portanto não temos a capacidade de nos expressar com a mesma línguagem que os humanos, logo, somos tratados como sendo indignos de valor, respeito ou consideração, somos por isso inferiores: essa é a moral especista." Vamos nos colocar no lugar dos animais!
Imaginemos outra situação: somos vacas, não gostaríamos de ser estrupadas e forçadas a uma gestação só para produzirmos leite pros humanos que não necessitam dele, apenas estão viciados nele, certo?
Outra situação, se formos comparar o tempo de vida de cada animal comido pelos humanos, com bebês humanos, seria mais ou menos assim: um bezerro é assassinado depois de 18 meses de vida, equivalente a uma criança humana de 6 á 7 anos; o porco é assassinado depois de 140 dias, equivalente a uma criança de 3 anos de idade; uma galinha é assasinada depois de um mês de vida, o que equivale a um bebê de cinco meses, e os três poderiam viver até 30, 12 e 20 anos, respectivamente.
"[...] No Brasil, são mortos por ano 5 bilhões de animais, quase 14 milhões por dia. No mundo, passa de 153 milhões de animais mortos por dia. [...] A ONU alertou, em um relatório em março de 2010, que não haverá florestas para serem derrubadas, nem terras para serem cultivadas e, especialmente água para ser dada ao animais, para continuar a alimentar a espécie humana com a atual dieta animalizada. A única dieta que garante o futuro da vida no planeta é a dieta abolicionista vegana. Se o mundo não se tornar vegano, o planeta vai colapsar."
Assim como afirmou Sartre: não importa o que fizeram com a tua consciência enquanto não tinhas condições de perceber o que faziam contigo, o que importa é o que farás de ti a partir desse momento.
Leia.Reis 16/08/2020minha estante
Muito bom o seu texto, é uma pena as pessoas apenas se importarem em viver o presente. :(

Dandara.Luigi 24/08/2020minha estante
Pois é, infelizmente as pessoas não costumam se afetar com coisas que não interferem diretamente na rua realidade, colocam como menos importante. Hoje, com mais de 4 anos sendo vegana, percebo o quanto é um movimento importante e o quanto dialoga com outros de igual importância social, que também buscam por libertação, luto pra que vejam essa relação e dêem mãos!

Leia.Reis 25/08/2020minha estante
Hunrun, independente de qualquer coisa não podemos deixar de dar a nossa contribuição para o mundo.