A Vida Íntima de Laura

A Vida Íntima de Laura Clarice Lispector

Resenhas - A Vida Íntima de Laura

1 | 2 | 3 | 4

Luciano 04/04/2021

Que lindeza ter contato com essa Clarice que também escrevia para crianças. A história é toda cheia de mensagens bacanas.

Gabriel 04/11/2020

Clarice ?
Sem sombra de dúvidas é um livro muito fofo e lindo! É muito massa poder ver o lado infantil das obras de Clarice. Isso faz a gente perceber que Clarice não era só uma mulher complexa e misteriosa, mas também uma mãe, uma pessoa que gostava de crianças e que, acima de tudo, tinha prazer em observar as coisas do cotidiano.

Nica 11/12/2010

Acabei de ler A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector. Li numa sentada de 15 minutos numa sala de espera, kkkk... Ah, se todos os livros fossem assim! Bem, trata-se de uma Literatura Infantil, mas sabemos que Clarice, mesmo se dirigindo às crianças, deixa tudo no invisível mundo da realidade, telepaticamente. Mas sabe que eu senti que ela já tentava iniciar as crianças nesta linha? Vou explicar a minha observação:
Clarice utiliza uma linguagem bem amigável, quase maternal, deixando a criança confortavelmente preparada para sentir - já que com esta escritora não há o entender, e sim o sentir. Laura é uma galinha feia e burra. Vocês lembram alguém assim? Eu me lembrei na hora de Macabéia: a verdade é que Laura tem o pescoço mais feio que eu já vi no mundo / Laura é bastante burra / ela pensa que pensa / ela come por pura mania, ela come cada porcaria. Vejam só como ela inicia a obra: Vou logo explicando o que quer dizer “vida íntima” vida íntima quer dizer o que a gente não deve contar a todo mundo o que se passa na casa da gente. Daí ela vai invadindo as profundezas da mente, não da galinha, mas do inocente leitor, através da sondagem de seus mecanismos psicológicos ela vai introduzindo seu estilo subjetivo, deixando o enredo em segundo plano. Ao escrever seus sentimentos em relação a galinha ela vai colocando suas impressões e deixando dúvida do ser e do estar íntimos do leitorzinho. O dia-a-dia de Laura é um pretexto para ela abordar assuntos complexos para crianças, como o racismo, a geração e o nascimento, e principalmente a beleza interior ser mais importante do que a exterior. Tudo visto e sentido por Laura, mas narrado pela própria Clarice.
Este conto também me fez lembrar Uma galinha, um conto do livro Laços de Família, o qual a galinha também não era morta por botar muitos ovos.

Torres 07/11/2012minha estante
numa sentada de 15 minutos numa sala de espera ??????????????????????????????

Márlon 19/01/2021

Clarice para crianças é surpreendentemente adulto e complexo. Eu me perdi nas intimidades de Laura e afundei nos seus pensamentos tão paradoxais. Quero ler pra meu sobrinho, quando ele fizer pouco mais de dois anos, pra ver se ele pode me explicar o que a autora quis dizer aqui...

Gustavo 07/04/2021

QUE IMPORTÂNCIA HÁ NA VIDA ÍNTIMA DE UMA GALINHA?
O que encanta nesse texto é o modo materno que Clarice utiliza para contar sobre a vida íntima de Laura. O clima de intimidade perpassa todo o livro, ao falar de Laura (uma galinha), Clarice se aproxima do leitor / ouvinte, construindo um espaço de acolhimento e diálogo. Cheio de pontas soltas, numa história nada convencional, o texto fala da sacralidade da vida íntima, medos, desejos e sabores da vida, e também sobre a morte. Se a vida íntima de uma galinha importa, quiçá a nossa.
O tom e raciocínio infantis são encantadores. As ilustrações em aquarela completam a obra de forma magistral.

anna 31/12/2022

um pouquinho sem sentido. mas fofo e gostoso de ler. amei as ilustrações e estou gostando muito da experiência de ler os livros infantis da clarice. vale conhecer, mesmo que nem todos tenham me agradado :)

Lis 25/06/2022

A genialidade - e essência - de Clarice pode ser notada em um livro curto que, aparentemente, não tem nada para ser tão grande como se é. Para crianças? Não. Todos deveriam ler. Aqui, em uma obra dita infantil, tem-se Laura. Em outros contos e romances, tal figura aparece de outras formas.

Ana Lee 28/09/2020

Mais um livro de galinha kkkk
Muito fofo, rápido de ler e bom pra curar ressaca literária

Léa 26/11/2022

Amor de galinha
Amei demais esse livro fofo! A Clarice demonstra todo o seu carinho e amor pelas galinhas através da Laura! Eu super recomendo a leitura dele!

Clara Vellozo 20/12/2018

Clarice criança deve ter sido maravilhosa, gostaria de ter tido esta amizade na minha infância
O que mais admiro é a sua capacidade de observação e assim descobrir o maravilhoso mundo que nos cerca em seus mínimos detalhes. Talvez essa seja a missão do artista e do escritor: mostrar ao ser humano o que nos passa batido no dia-a-dia.

Neste livro, Clarice confirma sua sensibilidade quando fala também sobre animais, existe muita ternura na sua escrita. Depois de ler fica a dúvida: será que as galinhas são mesmo tão burras e sem sentimentos?

Leitura muito dinâmica permeada de perguntas feitas aos seus leitores, criam vão adorar!

Gabi 23/04/2021

A vida íntima de Laura
Acho que estou apaixonada nos livros infantis da Clarice. Adoro como ela sempre narra os personagens como se fossem crianças dizendo que adultos são complicados. É bom sentir esse gostinho de infância.

Waleska2 21/07/2021

Que gracinha de livro
Primeiro livro que leio da Clarice, que gracinha gente, infantil e cheio de mensagens bacana, uma linguagem gostosa e ilustrações linda também.

1 | 2 | 3 | 4