Memórias de Duas Jovens Esposas

Memórias de Duas Jovens Esposas Honoré de Balzac

Resenhas - Memórias de duas jovens esposas

Alessandro117 12/12/2023

Duas jovens esposas na França
O livro é bem cansativo por ser uma novela epístolar, talvez por isso tenha demorado tanto tempo para ler. Mas como todo livro do Balzac, sempre acabo retirando alguma lição no final das contas. Qual seria o desse? Talvez que o amor pode não parecer o que é no final das contas e o que não é esperado as vezes é o que precisamos ou se torna o adequado.

selvia.ribeiro 08/11/2016

Amor e casamento
Duas jovens se conhecem num convento e por lá criam uma amizade. Quando saem de lá o contato se mantém através de cartas trocadas. E é através de cartas que toda a novela é construída. Fora do convento Luisa decide encontrar o amor e casar, Renata prefere um casamento por conveniência sem amor.

​​

De certa forma ler uma história através de cartas nos dá a sensação de invasão de privacidade, parece muito íntimo. Talvez tenha sido esse o maior objetivo de Balzac ao decidir por essa forma.

Luisa é romântica, quer amor pra sua vida e decide se casar somente por amor, Renata apenas quer conforto é pragmática e esta conformada em apenas receber e dar amor através de filhos que o casamento pode lhe dar.

Em alguns momentos da leitura me irritei bastante com as personagens (Luisa às vezes fútil e romântica demais, Renata com excesso de pragmatismo) gostei bastante dessa novela.

M​​
A leitura também me surpreendeu bastante. Apesar de ficar esperando o tempo todo alguma coisa modificar na história Balzac se mantém na dualidade da visão do cansamento até o fim.

Temos dois casamentos diferentes, será que para um casamento ser bem sucedido não pode haver amor? A felicidade na vida tanto pessoal quanto a conjugal está interligada ao amor? Será que existe felicidade no casamento sendo ele por amor ou conveniência?

​​

Essa é minha terceira novela na missão da Comédia Humana. Ainda estou engatinhando, mas aprendendo a gostar do estilo do autor. A próxima novela será A Bolsa. Em breve estarei aqui para contar sobre minhas impressões.

site: http://selviavanilla.wixsite.com/entregirassois

Aécio de Paula 08/09/2019

Memórias de duas jovens esposas - Honoré de Balzac Vol.1/17
Continuando a minha saga para ler a “comédia humana”, de Balzac. É uma série composta de 86 romances e novelas e que fez muito sucesso no século 19, na França. Este romance foi publicado em 1841. É um romance epistolar, de cartas trocadas por duas jovens. Essas jovens não aguentaram a vida espiritual no convento das Carmelitas e saíram para a vida mundana. (“Minha tia se sacrificou por um irmão adorado; mas quem é que pode sacrificar-se por desconhecidos e ideias?!” KKK) Uma delas, de família rica, foi viver em um palácio, no meio da alta corte e e ficou conhecida no baile dos nobres. A outra foi viver com os pais na província (no interior) e arrumou um casamento arranjado por dinheiro. As duas trocam as experiências, os costumes e os receios da vida por cartas. O romance é muito bom e mostra como Balzac conhece a alma feminina.
Aécio de Paula 08/09/2019minha estante
século 19*