Dora Bruder

Dora Bruder Patrick Modiano

Resenhas - Dora Bruder

Rafael.Rovath 27/11/2023

Dora Bruder
"Dora Bruder" de Patrick Modiano mergulha na investigação meticulosa e sensível em torno da vida de Dora Bruder, uma jovem judia desaparecida durante a ocupação nazista na França.

Modiano habilmente entrelaça a narrativa da busca por Dora com a história sombria desse período, pintando um retrato vívido da Paris ocupada pelos nazistas. Sua abordagem investigativa não apenas revela a complexidade dos acontecimentos históricos, mas também destaca a resiliência humana em meio à adversidade.

A obra oferece uma perspectiva única e comovente sobre a vida durante um dos períodos mais sombrios da história europeia.

turtleGraciosa 29/01/2023

Patrick Modiano realmente existe e é um autor genial.
Estava cheia de expectativas para essa primeira leitura, mas como eu não sou acostumada a esse estilo... investigativo. Fiquei muito entediada rapidamente. Há passagens belíssimas.

Como: ?Mas parece que o que nos impulsiona de uma hora para outra a uma fuga é um dia frio e cinzento, que aumenta nossa solidão, que nos faz sentir com mais força que algo vai explodir.)

E a escrita é totalmente fluida, ao passo que você nem vê o tempo passar, MAS como eu disse, não sou acostumada com esse gênero e dormi umas duas vezes enquanto lia. Também ficava muito "wtf" do porquê o cara depositar tanto tempo e energia da vida dele pra entender quem foi e o que aconteceu com uma guria que morreu (pelo que eu entendi) bem antes de você nascer!!!

Eu demorei pra perceber que eu faço isso também, que eu busco coisas que as vezes não interessam e que querem "esconder". E foi no momento que eu tive esse "estalo" que o livro me conquistou. É uma história muito trágica e tocante. Dá pra entender porque o narrador ficou tão obcecado com esse desaparecimento, afinal "Aos 16 anos, o mundo todo estava contra ela, sem que ela soubesse por quê."

Só não dou 5 estrelas por causa da porcaria das minhas expectativas. Na minha próxima leitura, vou com pés mais no chão para não dormir de novo hehehe

?Tenho a impressão de que estou inteiramente só, ao fazer este paralelo entre a Paris daquele tempo e a de hoje, única pessoa a lembrar-se de todos esses detalhes.?

Daniel Andrade 07/11/2022

Espetacular.
Não sabia nada desse livro, só que foi escrito pelo Patrick Modiano e que estava R$9,90 na amazon. De resto, zero. E que maravilha foi entrar nesse escuro. É um livro muito triste, principalmente considerando que não existe nada de ficção aqui. Vale muito a pena, é uma leitura espetacular.

Cesar Garcia 17/07/2022

Um livro para refletir
O livro não é apenas sobre a investigação do que aconteceu com Dora, mas um retrato da ocupação nazista na França e as suas consequências para o povo judeu.
Para refletir e evitar os erros do passado.

Iago.Messias 08/06/2022

A humanização dos desumanizados
O livro se desenvolve a partir da investigação compulsiva e desesperada do autor para decifrar os últimos momentos de Dora Bruder e seus pais na cidade de Paris. Profundamente sensível a respeito do sofrimento interminável pela impossibilidade de se completar o luto, ao escolher dar nome àqueles a quem se procurou tirar tudo, principalmente a identidade. O passado não termina, à medida em que ele é relembrado e revivido no presente, mesmo em sua ausência, na forma de um trauma

ale 14/03/2017

Ficção?!
Às vezes imaginamos que não se trata de uma ficção... Os sentimentos de solidão, tristeza, angústia do narrador a busca por Dora... O encontro de outros personagens que vivenciaram o contexto da Ocupação alemã na França... O conhecimento do que esperava cada personagem, e ao mesmo tempo o esquecimento ao qual estavam destinados... Tudo isso é compartilhado com o leitor, quase como se fosse uma carta, uma conversa relembrando o passado... Uma narrativa emocionante e envolvente, sem ser dramática consegue expor o absurdo da perseguição aos judeus durante a II guerra

Sebo du Carlitos 30/10/2016

Disponível no Sebo du Carlitos
www.seboducarlitos.46graus.com

Higor 07/07/2016

Suposições
E eis aqui o livro mais famoso de Patrick Modiano, meu primeiro contato com o autor, ainda em 2014, semanas após o anúncio do Nobel. Mas por que este livro se destaca dentre os demais?

Em Dora Bruder, Patrick nos conta que, no final da década de 1980, encontrou um jornal de 1941, onde havia o anúncio de um pai desesperado por informações de sua filha, Dora, com 15 anos na época. Mesmo depois de passado tanto tempo, Modiano decide pesquisar sem maiores pretensões sobre o paradeiro da garota.

Definindo o livro em uma palavra, a que mais se adéqua é: suposições. A pesquisa de Modiano é árdua, quase sem muitas notícias a respeito da garota, e as poucas informações que ele tem deixam o leitor atordoado, fazendo as mesmas perguntas que o autor faz a cada parágrafo, também infeliz com as novas pesquisas e sem saber tudo sobre a garota. Onde Dora estava durante tais dias em que não há nada sobre ela; ou como ela fez para driblar o toque de recolher da Paris nazista; ou outras perguntas muito mais aflitivas. O livro não vai responder quase nada, e cabe ao autor e ao leitor fantasiar, imaginar como, e onde, estava Dora em determinado momento.

O livro é bem difícil no começo, pois a marca do autor está presente: informações sobre a França, principalmente de avenidas, hotéis e afins, como se morássemos lá, então tudo soa um tanto cansativo para quem está encarando este livro como o primeiro, mas o autor logo nos dá as informações adquiridas aos poucos, deixando-nos desconfortáveis, chocados com as coisas que aconteceram.

No fim, a leitura foi super agradável. Assim como foi também desconfortante e reflexiva. Dora Bruder, assim como Anne Frank, é um relato importante – porém doloroso – sobre um momento, talvez o mais horrível da história da humanidade. Mesmo sem ter muitas informações sobre Dora, que, diferente de Anne, não teve sequer um diário, eu me senti bem próximo a ela, e queria ter muito mais informações sobre seu paradeiro, ou tentar compreender, sentir um pouco mais como era a vida de época, de uma judia que andava sozinha, correndo riscos, pelas ruas francesas, sem saber como estavam os pais, se sobreviveria mais um dia.

Não para me considerar um especialista, mas para não me engrandecer, quando pessoas sofreram tanto nessa vida. Realmente o magnum opus do autor.

Este livro faz parte do projeto 'Lendo Nobel'. Mais em:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Maíra Batista 23/02/2016

Quando iniciei a leitura pensei que fosse um livro que contasse a história de Dora Bruder no estilo biografia mas fui surpreendida. Durante a leitura tive vários momentos de amor e ódio com relação ao jeito da escrita mas no fim o amor prevaleceu. O autor tem uma sensibilidade muito grande e em vários momentos me senti transportada para Paris dos ano 40, mas de um jeito diferente. Esse livro me tocou de um jeito que eu não sei descrever. É um livro muito sensível, poético e nostálgico e que vale muito a pena.

Guigomes 17/12/2015

Cansei de descrições ruins de ruas e lugares que não conheço...
Depois de passar com grande dificuldade (me achando um idiota, por não perceber onde o autor queria chegar) por "Uma rua de Roma" cansei de tentar me achar no emaranhado de nomes de ruas e praças e locais e novas ruas e novos lugares.....horroroso...