Um amor

Um amor Dino Buzzati

Resenhas - Um Amor

jonathanrausch 06/05/2020

De tirar o fôlego
Que livro fantástico. Um livro carregado de sentimentos, irrealidade e no fim a realidade. Acima de tudo o amor? Acima de tudo a razão? Acima de tudo pensamos em nós.

Você sentirá ódio, sentirá raiva, será preconceituoso, sentirá amor, mas no fim de tudo será humano e irá crescer ao enfrentar os teus preconceitos.

Mike Willian 10/07/2023

Bem chatinho.
Foi meu primeiro contato com o autor. Por hora, foi o ultimo também.

O Dino não escreve mal, de forma alguma, estou inclinado a aceitar que eu mesmo é que não tive paciência para apreciar a obra.

A história em si, não prende em nada. Quer dizer, o suspense sim... mas o desenvolvimento é extremamente lento, repetitivo, desinteressante... Tudo gira em torno de Drigo, é narrado em terceira pessoa, mas a imersão na mente do protagonista é angustiante. Drigo já é um homem de meia idade que, por ter bastante dificuldade ao se aproximar das mulheres, opta por satisfazer-se apenas por meios menos ortodoxos e acaba por se apaixonar por uma garota de programa chamada Laide.

Daí em diante meu amigo, é só crise de ciúme, depreciação, divagações, abusos psicológicos e humilhação. Por um lado, acredito que o autor queira que o leitor se compadeça de Drigo, por outro, não faz o menor sentido apiedar-se do pobre protagonista. Não pelo fato do mesmo ter se apaixonado por Laide, mas pela simples questão de que no desenvolvimento da trama, percebermos que tudo gira em torno na realidade é de uma obsessão para com a garota, que por sinal, não tem nada demais. Trata-o como lixo o tempo todo.

O auge da leitura foi um dialogo já pro finzinho, que Drigo tem com uma colega de Laide que se chama Piera, também garota de programa, que pareceu ser a mais sensata de toda a história e ainda assim, como ela mesma diz ao se por a chorar, ser uma desgraçada. rs

Sinto ter absorvido a história, sem ter sido saciado. Nada me foi acrescentado à não ser a sensação de cumprimento com minha programação e meta de leitura. Não é o pior livro do mundo, mas nesse momento julgo ter sido uma leitura extremamente dispensável. Não indicaria.
Mike Willian 11/07/2023minha estante
+ Ontem, discutindo com um amigo a despeito da obra, ele destacou a questão do cenário social da época em que a história foi construída. Achei interessante refletir melhor, porque nunca levo isso em consideração. O livro acabou ganhando alguns pontos pela construção e narrativa. Passei a ver a jornada de Drigo como uma elucidação do sentimento de posse e objetificação da mulher e o percurso trilhado até o discernimento que temos atualmente. Enfim, passei a enxergar a obra com maior "carinho", porém não vou alterar minha avaliação e permaneço sem recomendar. rsrsrs

Grazi 21/11/2020

Apesar do tema central da história e nem os personagens me atrair, fiquei muito impressionada com a escrita do autor.
Muito vivida as cenas de ódio e dúvida do personagem Dorigo, o que particularmente me agradou mais nessa leitura, foi os diálogos internos que o personagem tem ao longo do livro.
Acredito que o deserto dos tártaros irá me agradar muito, tanto pela escrita como pelo tema.

Sara 30/03/2022

Turbilhão de pensamentos
A narrativa do livro é na velocidade dos turbilhões de pensamentos de uma pessoa apaixonada e que vive o conflito da não correspondência . Daí sentimos o ritmo da leitura, por vezes veloz, fácil, instantânea, por vezes lenta, cheia de questionamentos, com decisões, indecisões, com resoluções que vão e voltam atrás. Que segue em frente e depois se desespera, que alivia, que se desgraça, que se contenta, que se acalma... Que reflete... Cabe td na cabeça de quem ama e também na cabeça de quem tem sentimento de obsessão... mas... Ah... Quem nunca sentiu algo assim?? Essa é a narrativa... O leitor desconfia, já sabe... Mas a gente vai seguindo pq queremos saber onde vai dar. Vale muito a pena ler e sentir mergulho!

Jhol.ramos 25/02/2024

O livro me surpreendeu positivamente! Me trouxe bastante insights sobre as várias facetas do amor, da paixão, da sua obscuridade e sobre tudo, o relato quase autobiográfico do autor sobre o seu próprio processo de ter se apaixonado por uma mulher que trabalhava com os prazeres da noite. Vale muito a pena a leitura.

pistouvi 17/06/2020

Um amor?
Se dizem pra não julgar um livro pela capa, sinto muito, foi exatamente o que fiz nesse caso. Eu sempre fiquei na dúvida sobre ler "O deserto dos tártaros", obra mais conhecida do Dino Buzzati, e quando me deparei com esse seu outro livro, com uma capa assim tão chamativa, pensei "é isso, vou começar por esse". Já posso dizer: terminei "Um amor" já certa de querer ler "O deserto (...)".

Temos aqui uma história sobre um homem, que sinceramente não é muito simpático, e sua obsessão por uma prostituta. Do primeiro encontro com Laide ao fim da história, acompanhamos o desenvolvimento dos sentimentos de Antônio: sua solidão, suas angústias, seu ciúme, sua possessividade.
Um livro que ora me fascinava pela construção do psicológico, ora me fazia respirar fundo e revirar os olhos porque o personagem principal é um porre. Mas de fato o que há de incrível aqui é a escrita de Buzzati, a forma como ele cria o ritmo e desenvolve os personagens. Como, sendo Antônio como ele é, Buzzati ainda me faz continuar a leitura e gostar disso. Algumas descrições presentes nesse livro me, deixaram uma impressão bem forte.

Algumas vezes me peguei pensando no título: um amor. O que é amor? O que a gente fala quando se refere a amor? Amores? "Um" amor?

Pra quem gosta de uma leitura existencialista, um mergulho psicológico, eis uma boa opção.

Margo_livros 17/01/2023

Desvendando o amor
A escrita é única, ímpar, simplesmente poesia pura. Sabe aquelas indicações vindas de outros livros?! Esta foi assim.

Do autor li ?O Deserto dos tártaros? que, aliás, adorei ? a mesma forma de nos levar a presenciar os conflitos, questionamentos, medos, e descobertas inquietantes gerando dor na alma e mágoas.

O enredo é sobre um amor não correspondido, mas em especial como o apaixonado é trato pela sua amada.

É tão intenso que, em certas passagens, a vontade era adentrar no mundo fictício e participar efetivamente da trama.

Trata-se de uma relação conturbada com traição, sentimentos acerbados, dúvidas, ciúmes, ilusões, contudo a paz reina por curto tempo quando poeticamente descobre-se que outra sombra paira sobre os amantes, esta sem margens para ludibriar ou esquivar-se.

????????

Nat 16/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Antonio Dorigo, homem já mais velho, conhece a jovem Laide e se apaixona como nunca antes. Passa, então, a viver os mistérios e as mentiras de Laide. Perde a razão, torna-se ciumento, é como uma droga em que ficou viciado. Parece uma história simplória, mas é contada de forma impressionante por Dino Buzzati. Gostei muito.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

ary.s 22/12/2022

O melhor livro que li este ano!
Um Amor trás uma narrativa muito vagarosa e reflexiva, o que quase me fez por algumas vezes desistir da leitura, mas o final surpreendente compensa toda essa vagarosidade no desenrolar da história. Dino Buzzati pontuou questões importantes e inesperadas, trazendo a tona as emoções de se apaixonar, desde o cintilar no olhar até o anseio e a dor que a paixão pode trazer. Este livro, cheio de paixão, promiscuidade, vulnerabilidade e intrigas, me mostrou muito sobre o que é amar e como é amar alguém verdadeiramente.
Minha primeira leitura italiana foi inesquecível!
Um Amor é surpreendente e Dino Buzzati foi pontual e necessário.

Claudio.Berlin 07/07/2022

Uma Grata Surpresa !!
O Amor , de Dino Buzzati,( autor de o deserto dos tártaros foi uma grata surpresa .
Antônio conhece uma prostituta, e inicia uma relação que se transforma em paixão.
Paixão doentia.
O livro se destaca pelo inferno interior de Antônio.
Apaixonado e desconfiado , amor e ódio, sofrimento e prazer .
Um intenso diálogo interior .
Devaneios , mente confusa , um martírio nesse vai e vem do pensamento.
Em determinados trechos ,a situação beira a paranóia .
Antônio é o pior cego
"E de tantas incertezas , surgiam o tormento, a agitação, a agonia "
Nesse amor um comportamento obsessivo.
Para cada lado bom de sentimento de plenitude , há um lado ruim , de sentimento de vazio
Eventualmente longos parágrafos , sem vírgula , ponto ,que representam um pensamento circular e angústia .
Sempre uma expectativa " e se isso , e se aquilo "
Um personagem vivendo um tormento .
Impressionante a facilidade do autor em descrever esse vai e vem de sentimentos, que afinal é a essência do livro .
Um livro muito intenso .
Li em dois dias
Classifiquei com cinco estrelas .
Só não dou mais porque não tem .

Rosy 23/01/2020

Que livro minha gente, que livro!
Uma história simples com uma narrativa tão profunda. Dino sabe bem como usar as palavras e fazer o leitor senti-las intensamente.
Antonio Dorigo é nosso protagonista, um homem maduro, de condição social estável e que nunca se deu muito bem com as damas. Dorigo é assíduo nos bordeis da cidade, e ao contrário das damas, com as "meninas" da noite ele sempre se resolve. Mas como do cupido ninguém escapa, depois de tanto tempo se envolvendo com prostitutas ele se apaixona por uma delas, a jovem e bela Laide. E ele vai nos contar seus sentimentos mais profundos, sua angustia, sua obcessão, sua insegurança, sua felicidade e todo o turbilhão de emoções que se torna a sua vida.
O livro abre varias questões a se pensar sobre o desejo desenfreado, possessividade,traição, preconceito, coragem, honestidade... tem momentos que você vai querer consolar Dorigo e em outros querer mata-lo de tanta raiva! É pura emoção.
Fala-se que a história é auto-biográfica, que Dino também se apaixonou por uma mulher mais jovem e acabou se casando com ela. Fiquei a pensar se ele realmente viveu tudo aquilo descrito no livro... AMEI!