Crônicas 1

Resenhas - Crônicas 1

1 | 2 | 3 | 4

Morango.Azedo 12/04/2024

Fofoca mineira, uai!
Nunca tinha lido crônicas assim, por livre vontade. E foi uma surpresa perceber que são quase como uma fofoca de fim de tarde. Por esse livro ter sido publicado em 1970, muitas referências daquela época me deixaram confusa e acabei não gostando de algumas crônicas. Mas as últimas foram as melhores! Algumas chegaram a ser engraçadas e eu ia adorar ouvi-las enquanto tomava um café quente e comia um pão de queijo com esses escritores (3 dos 4 são mineiros!). Achei bacaninha, bom para ler em um dia tediante.
???

Luiza3169 20/01/2024

Confesso não ser muito fã de crônicas, mas as deste livro me chamaram bastante a atenção. Todas tem ótimas críticas que te deixa de queixo caído.

Jaguadarte0 10/01/2024

Para Gostar de Ler foi um livro escrito por vários autores que visavam introduzir o mundo das crônicas para as gerações mais jovens através de um projeto, e ele faz isso muito bem. É divertido, engraçado e um ótimo "estudo" do gênero. Então, se por acaso encontrar esse título por aí e nunca tiver tido muito contato com crônicas, diria que é uma boa introdução ao gênero.

Rafaela1002 26/12/2023

Leitura de fim de tarde
Adoro pegar esses livros para ler com calma em um fim de tarde, tomando um belo café. Leitura fluida com obras bem leves e por vezes engraçada.

cecis 26/12/2023

Viagem à infância
Lembro de quando peguei esse livro na escola, sem nenhuma expectativa, eu nem sabia o que era crônica. Daí, me deparei com um universo já conhecido, que é o cotidiano. Cada autor, com sua particularidade, escreve sobre tudo o que faz a vida ser singular e sem sentido. Acho isso maravilhoso.

Foi uma releitura muito interessante, nao me lembrava de todas as histórias. Relembrar dos momentos de início a leitura com um livro tão diferente do que costumava a ler me deixa nostálgica e feliz por existirem livros como esse. Falar do dia a dia nem sempre é chato e ruim, basta apenas calibrar a lente que usamos para enxergar e daí talvez possamos ver o que esses autores viram a vida inteira. Um mundo peculiar e belo.

Eliezer 19/12/2023

"Para Gostar de Ler" é uma celebração da riqueza literária brasileira, apresentando uma coletânea de textos de três dos mais proeminentes escritores do século XX: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos. A obra é uma jornada literária que cativa desde as primeiras páginas, oferecendo uma variedade de estilos, perspectivas e emoções.

Carlos Drummond de Andrade, conhecido por sua maestria poética, contribui com poemas que capturam a essência da vida cotidiana. Sua habilidade em encontrar beleza nas situações mais simples e em explorar as complexidades da condição humana é evidente em cada verso. Os poemas de Drummond são como pequenas pérolas literárias, reflexivas e atemporais.

Fernando Sabino, por sua vez, traz uma dose de humor e perspicácia à coletânea. Seus contos e crônicas são permeados por uma observação aguda da sociedade, apresentando personagens que refletem os aspectos peculiares e muitas vezes cômicos da vida brasileira. Sabino consegue cativar os leitores com sua narrativa leve e sua habilidade de extrair humor das situações mais comuns.

Paulo Mendes Campos, o terceiro elemento desse trio literário, contribui com sua prosa refinada e uma perspectiva contemplativa sobre a existência. Seus ensaios e crônicas oferecem insights profundos sobre a natureza humana, explorando temas como amor, amizade e a passagem do tempo. A escrita de Mendes Campos é um convite à reflexão, proporcionando momentos de introspecção e apreciação.

A força de "Para Gostar de Ler" reside não apenas na individualidade dos estilos dos três autores, mas na maneira como suas vozes se complementam. A coletânea é como um banquete literário, onde cada prato oferece uma experiência única, mas juntos formam uma refeição completa e satisfatória.

A coesão do livro também é notável na escolha cuidadosa dos textos, que abrangem uma ampla gama de temas, estilos e gêneros literários. Essa diversidade enriquece a experiência de leitura, tornando-a acessível a um público variado e demonstrando a versatilidade desses talentosos escritores.

Em resumo, "Para Gostar de Ler" é mais do que uma simples coletânea; é um testemunho da grandeza da literatura brasileira. Drummond, Sabino e Mendes Campos oferecem aos leitores um presente literário, uma obra que encanta, inspira e, acima de tudo, faz com que seja impossível não gostar de ler.

Ceci Moura 06/12/2023

Adoro crônicas e algumas desse livro foram muito divertidas, mas outras não me cativaram.
Misturar a escrita de diferentes autores, apesar de os temas serem parecidos, dinamiza a leitura.

Lulu 18/10/2023

Simplesmente foi essa coleção que me ensinou a ler e gostar da leitura na sua mais simples e venusta forma ?

_camispm 10/01/2023

bonitinho
é um conjunto de crônicas que não podia ser mais gracioso. quase chorei algumas vezes, mas ri bastante também

Flavia409 12/11/2022

Para gostar de ler
Se vc está começando na literatura agora este livro é uma boa opção

Crônicas é um gênero literário onde podem criticar algo, são histórias geralmente curtas, com diálogos e gostosinhas de ler

Gostei de muitas das crônicas e acredito que quem ler tbm gorará

Rafaella 17/10/2022

A seleção de escritores é impecável, as crônicas em si poderiam ser melhores... Se o propósito é fazer gostar de ler, acho que temos material mais rico disponível! Cheguei a rir com algumas, a preferida foi, sem dúvida nenhuma, Rubem Braga e seu Recado ao Sr 903.

RibeiroBea 29/09/2022

Crônicas
Já tinha lido esse livro antes e li agora de novo para escola. É um livro rápido de ler e por não ter tanta coisa pra absorver não tem ressaca literária depois. O livro é realmente muito bom

Evelize Volpi 13/05/2022

Uma delicia de ler.
Crônicas dos Grandes Nomes da Literatura Brasileira nesse gênero.
Vale a Leitura!

webjul1nhaa 03/05/2022

Crônicas 1-Para gostar de ler
Tive que ler para a escola e já sabia que não ia gostar,é um tédio esse livro,não
tem graça,da sono e é horrível!
Não recomendo!!

Ana Luisa Mazeika 27/04/2022

Crônicas 1
Achei que ia ser uma porcaria, mas até que é legal! Tem umas crônicas que eu não entendi nada mas tem outras que eu entendi e gostei (principalmente as dos animais)
Superou minhas expectativas!

1 | 2 | 3 | 4