As Mentiras do Zodíaco

As Mentiras do Zodíaco Marcelo Jucá

Resenhas - As Mentiras do Zodíaco

Ilmara Fonseca 14/08/2015

Um mundo de fantasia e aventura!
O livro de hoje chegou até a mim através de uma seleção super especial para participar de um book-tour, organizado pelo próprio autor, Marcelo Jucá. Me inscrevi de imediato, porque adoro literatura infanto juvenil e também porque gostei muito da premissa trazida pelo Marcelo, numa narrativa que prometia trazer fantasia, aventura e falar de uma temática que eu gosto tanto, que são as constelações e signos do Zodíaco. Mas, vamos à história!

Em As mentiras do Zodíaco, conhecemos Gael, um garoto um garoto de 13 anos que ama observar o céu, ver as estrelas e reconhecer as constelações. No entanto, ele está lidando com um acontecimento que o entristece, que é a doença de seu avô. Um dia, de forma inesperada, ele avista no céu uma luz estranha que toma o seu campo campo de visão, o que ele descobre depois ser uma serpente.

O estranho ser se apresenta a Gael como o 13º signo do Zodíaco, excluído do outros signos por não estar alinhada de forma correta com a Terra. Ela busca a ajuda de Gael para retomar seu lugar de direito lança a ele um desafio. Caso consiga cumpri-lo, ela trará a cura para o seu avô enfermo. O desafio consiste em encontrar 12 pessoas, uma de cada signo do zodíaco e fazê-las contar 3 mentiras.

A narrativa é fluida e em pouco tempo damos conta das 130 páginas muito bem trabalhadas desta história. A arte gráfica é muito boa, com várias ilustrações que nos fazem viajar um pouco nesse mundo de fantasia trazido por Jucá. Há também a presença de um humor bem dosado, o que colabora para que essa leitura seja bastante agradável e prazerosa.

A única ressalva que possuo é em relação à revisão, que apresentou algumas falhas e isto pode, de certa forma, comprometer a qualidade e beleza do trabalho como um todo. Fora isso, As Mentiras do Zodíaco é uma excelente leitura e que nos traz encantamento, aventura e fantasia na medida certa. Recomendo!

site: Publicado originalmente em: http://conversadelivro.blogspot.com.br/2015/07/conversa-kids-9-as-mentiras-do-zodiaco.html

Lari 14/08/2015

Um livro divertido e criativo.
Minha sinopse:
Em "As mentiras do zodíaco" iremos conhecer Gael, um garoto que se dá muito bem com seu avô, mas que ultimamente está distante do mesmo, só não pense que é porque os dois brigaram, longe disso, é porque seu avô está muito doente.
Um dia Gael está contemplando o céu quando uma serpente aparece e propõe uma missão para o garoto, se ele conseguir cumprir a serpente irá salvar o seu avô, então Gael logo se anima para a missão.
A serpente é o 13° signo do zodíaco, mas por um motivo ela não é realmente considerada um signo e está fora do zodíaco, por isso ela pede para Gael conseguir três mentiras de cada signo, pois assim ela irá conseguir ocupar seu lugar de direito.
Então o garoto decide que irá conseguir as três mentiras de cada signo, isso não será muito fácil, mas não é uma missão impossível, com isso Gael vê o quanto as pessoas podem ser mentirosas.
Minha Opinião:
Eu não sou fanática por zodíaco, mas eu gosto bastante de ler sobre os signos, por isso fiquei bem animada ao conhecer essa história que vem falar um pouco sobre isso e gostei bastante das definições que o autor dá dos signos, ele até dá dicas de como irritar as pessoas usando como base o signo delas.
O Gael é um garoto muito esperto, vemos isso ao acompanhar ele em sua missão para conseguir as mentiras, o garoto pensa rápido em como fazer as pessoas mentirem, além disso ele também se mostra bem inteligente em outras ocasiões.
É um livro curto, tanto que dá para ler em poucas horas e por isso não há muito o que comentar, mas é um livro muito divertido de ler, as aventuras de Gael são bem bacanas e criativas.
O livro traz algumas mentirinhas pequenas, mas que nos fazem refletir bastante, pois em uma simples conversa Gael consegue obter três mentiras facilmente, então imagina o quanto as pessoas costumam mentir?
E mesmo as mentiras sendo algo negativo, embora muitas não sejam por mal, é muito bacana ver isso no livro, pois dificilmente encontramos livros que abordem assim esse tema e para ficar ainda mais bacana tem toda essa questão do signo da serpente.
No final o autor nos dá uma descrição desse signo e nos explica o real motivo dele não estar no nosso zodíaco, e o legal para mim foi descobrir mais sobre esse signo, signo o qual eu faria parte caso ele fosse incluído no zodíaco.
A construção da história foi bem simples, mas ao mesmo tempo muito interessante, logo de início nos vemos envolvidos com essa história divertida e ficamos curiosos com o final, por isso a leitura flui facilmente.
A capa está muito bacana com todas essas representações dos signos e o azul é um cor bem chamativa e bonita, por dentro o livro também está ótimo, as folhas são amareladas e quando é a definição de algum signo ela é preta, além disso encontramos essas representações dos signos dentro do livro também.
Eu imaginava que iria gostar do livro, mas não tanto quanto gostei, me peguei rindo muitas vezes com Gael e as mentiras que ele conseguia, é um livro muito divertido e leve que vale muito a pena ler, mais ainda se o leitor está em um ressaca literária ou acabou de terminar um livro muito forte.
Enfim, eu terminei o livro com aquele sentimento maravilhoso de ter feito a coisa certa ao aceitar participar do book tour, pois é um livro realmente muito bacana que vai conquistar muitos leitores de diversas idades, por isso eu super recomendo a leitura.

site: http://srtabookaholic.blogspot.com.br/2015/08/resenha-as-mentiras-do-zodiaco.html

Rascunho com Café 07/06/2015

A Influência dos signos na vida das pessoas
Finalmente, depois de muito tempo esperando, eu tive a oportunidade de ler esse livro. Todo mundo sabe o quanto eu gosto de literatura infanto-juvenil, e por esse livro ser justamente do gênero, a expectativa era boa. No fim, ele não me decepcionou.

O livro conta a estória de Gael, um menino que é um grande admirador do céu. Sempre gostou de conhecer constelações, fazer cálculos para marcar as posições delas, essas coisas. Porém, um dia, ele tem que lidar com a ideia de que seu avô, um dos parentes mais próximos dele, está doente.

Quando ele menos espera, uma luz estranha invade o seu campo de visão, o que ele descobre depois ser uma serpente. Ela propõe que ele lhe faça uma tarefa (tarefa essa que a incluirá no Zodíaco, a faixa de divisões dos signos) dando-lhe em troca a cura do seu avô. A partir de então, começa uma aventura que envolve signos e mentiras.

As mentiras do Zodíaco foi o primeiro livro infanto-juvenil que li com a temática voltada para os signos, algo que muitas vezes é difícil de compreender. Porém, a linguagem simples faz toda a diferença para que a leitura da estória se torne algo prazeroso. O livro possui ilustrações e descrições dos signos e, além disso, a narrativa é bem-humorada, o que me lembrou um pouquinho o estilo de narrativa do Douglas Adams (creio que o autor já tenha lido alguma coisa dele) algo que me fez classificar o livro como uma ficção científica infanto-juvenil.

Se você não sabe o que ler naquelas horas em que está com uma xícara de café na mão e pensando em astrologia, As Mentiras do Zodíaco é um prato cheio para mergulhar em uma aventura e saber mais sobre os doze (ou treze) signos do Zodíaco.

site: www.rascunhocomcafe.com

SahRosa 22/02/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Ah! Quanto tempo eu não lia um infanto juvenil tão bom! Sabe aqueles livro que são destinados aos pequenos leitores mas que traduzem bons ensinamentos, são cheios de aventuras, humor e simpatia? Aqueles livros que você lerá com afinco e se divertirá a cada página? Assim é As mentiras do Zodíaco, do autor Marcelo Jucá, que apresenta ao leitor um enredo cativante, com a doçura dos livros infanto juvenis.

Em As mentiras do Zodíaco, Gael recebe um missão, ou melhor, uma aventura que colocará o Serpentário de volta no zodíaco e caso ele cumpra essa tarefa, seu avó será curado. Mas para realizar a missão, Gael precisa coletar três mentiras de cada signo, fazendo com que cada doze pessoas conte três mentiras cada uma. No entanto, o jovem aprenderá que até mesmo as pequenas mentiras tem suas consequências.

As Mentiras do Zodíaco além de ser um livro leve, a escrita de Marcelo envolve com facilidade, tornando nossa jornada ao lado de Gael empolgante. A trama é narrada em terceira pessoa, os capítulo são curtos e contam com características dos signos, além de cias sobre como irritar cada pessoa regida por um terminado signo (eu ri muito com essas informações!).

"Aprenda a irritar um pisciano
Provoque uma conversa interessante e o estimule a falar, falar e falar. Quando for sua vez, não diga nada, seja passivo e não acrescente nada à conversa. A falta de diálogo deixa o clima tenso e ele ficará completamente bodeado. Força-lo a assumir algum tipo de compromisso também pode ser uma alternativa de sucesso."

Para concluir, uma ressalva ao trabalho editorial da Patuá, que está de parabéns pela diagramação e revisão da obra. A mentiras do Zodíaco é uma ótima recomendação aos leitores de qualquer idade, tanto os mais novos, quanto aos adultos, que se divertirão com as aventuras de Gael.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/01/resenha-as-mentiras-do-zodiaco-13-o.html