Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Hadjinha 22/10/2023

A vida de Brás Cubas
O livro é considerado como o primeiro romance realista do Brasil e é narrado pelo recente morto, Brás Cubas.
Sinceramente achei que a leitura seria complicada e chata, já que o escritor faz diversas analogias, mas, felizmente a edição que eu peguei explicava todas essas partes e fez com que a leitura fosse bem mais clara.
Sobre a história, Brás Cubas morreu recentemente e passa a contar sua vida, que por sinal é bem parecida com qualquer outra vida. O romance é sutil e até leve, outra coisa diferente que eu gostei bastante.

lia.6 29/04/2022

no início da leitura eu não tava gostando muito não mas do meio do livro pro final eu fiquei obcecada. o machado de assis escreve muito bem agora entendo pq minha professora gosta tanto dele

Ricardo 04/02/2022

O tempo é cíclico
Interessante notar que compreendesse melhor o início do livro. Após, o término dele. Quando terminei de ler. Voltei para os primeiros capítulos e tudo ficou bem mais claro. Os personagens ganharam um sentido bem mais forte.

Bruna1893 05/05/2021

Bem reflexivo.
Gostei bastante desse livro, tem umas ideias muito boas que fazem você pensar.
É um pouco difícil de ler mas vale a pena.

Clara.Oliveira 19/03/2021

Perfeito
Cada vez que leio fica melhor. Todas as pesquenas coisas que Machado esconde ao longo da leitura são fascinantes.

Edson Camara 29/07/2018

Para os fãs de Machado, e para quem gosta de literatura brasileira de qualidade também.
O livro foi publicado originalmente em formato de folhetim entre março e dezembro de 1880. É explicado aí a quantidade de capítulos curtos que sempre puxam um evento do anterior.

Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia — o Humanitismo, sátira à lei do mais forte. O tema é mais bem desenvolvida posteriormente em Quincas Borba (1891), personagem que aparece neste enredo e tem papel importante no desenrolar da história.

A história se passa no Rio de Janeiro, a corte e capital do império brasileiro regido por Dom Pedro II

O livro influenciou escritores no Brasil e no exterior. É observado como uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira.

A história de Brás Cubas é relatada pelo próprio desde seu nascimento, infância, adolescência, idade adulta e velhice. Machado é cruel com seus personagens, que geralmente tem fim trágico e infeliz, neste livro não é diferente. Cubas filho de família abastada e influente na corte, não consegue acertar o passo em nenhum campo de sua vida.

Há personagens femininos marcantes, característica de Machado, neste circulam vários na vida de Brás, o mais importante é Virgilia causadora de seu amor, pequenos momentos de felicidade e muita infelicidade. Este romance foi publicado 18 anos de Dom Casmurro, mas já ensaiava a mulher de personalidade forte e infeliz em sua obra, já retratada em Helena de 1876.

Para os fãs de Machado, não dá para deixar de ler, para quem gosta de literatura brasileira de qualidade também. E para aqueles que gostam de um bom livro, certamente vão se deliciar aqui, há momentos de tristeza, mas também a sacadas geniais de humor do autor.