Little Women

Little Women Louisa May Alcott

Resenhas - Little Women

Mi 02/04/2011

Riqueza ao alcance de todos!
Uma história simples, sem grandes pretensões, porém cheia de importantes lições! Em uma família bastante humilde, uma mãe assume o difícil encargo de cuidar sozinha de suas quatro filhas. Esta mãe, dotada de infinita sabedoria, nos ensina que o amor que une família e amigos é a maior riqueza que podemos ter, pois há muitas pessoas ricas materialmente, porém paupérrimas em sua existência, assombradas pela solidão, áridas de afeto. Ela nos ensina que a cooperação, o perdão e a caridade são virtudes que podem nos trazer os mais belos e valiosos frutos. Enfim este livro nos mostra que a verdadeira felicidade, aquela que é perene, reside nas coisas simples da vida, pequenas riquezas acessíveis a todos que estejam dispostos a amar, perdoar, doar-se!

Giselle.Marilize 14/01/2024

Interesting book, although simple and romantic, revealing the day to day of a simple family in war times, where the mother assumes the responsibilities while the father is away for the war. There are four sisters with different personalities and their passage through childhood to womanhood, with achievements and losses as they go on.

carol 01/02/2022

Finalmente
Eu me apeguei muito aos personagens, a Jo e o Laurie tem um lugar no meu coração, a história da família é muito bonitinha e cheia de lições de moral. Mas, achei a leitura super cansativa e monótona. Esse livro vale super a pena para quem tem paciência.

Gabriela 17/09/2021

Um clássico facinho e leve de se ler
No geral, é um clássico facinho de se ler e muito bom. A história é um amor e cheia de mensagens. Mas talvez se fosse mais nova teria gostado muito mais do livro.
Chegando na ultimas 150 páginas eu já tava de saco cheio das lições de moral e da narrativa arrastada que o livro traz. Só queria terminar logo o livro e talvez eu já ter assistido os filmes de Little Women tenha contribuído pra esse desanimo no fim.
Acho que as expectativas pro romance no livro também me decepcionaram. Ele na verdade é um livro sobre familia acima de tudo, e ser considerado um livro pra crianças ta mais do que certo.
As vezes as nossas expectativas fazem com que a gente se decepcione muito com algum livro, e foi isso que me aconteceu. Mas independente disso, a história das quatro irmãs (principalmente Jo) me acolheu quando precisava de uma leiturinha leve. ;)

Bia 22/02/2023

Decepcionante
É uma versão americana dos romances de Jane Austen, mas extremamente moralista e cheio de nhenhenhém.

Lu 15/06/2022

O melhor clássico existente. A historia é tão linda e tão bem escrita que te faz querer ser uma March. Não é uma surpresa que as aventuras de Meg, Jo, Beth e Amy tenham sido adaptadas tantas vezes e que o livro seja elogiado e estudado até hoje. Louisa May Alcott era um gênio.

Gi 18/05/2022

Finalizei Little Women com muito carinho ??
Sempre gostei da história, e graças a Deus eu tive a oportunidade de ler esse clássico. Eu amo que esse livro tem tudo o que eu gosto, protagonistas com personalidades fortes, frases e ensinamentos e uma história que traz quentinho no coração. A Jo é uma das minhas personagens favoritas da literatura, e apesar de achar ela incrível, eu sinto que ela é um pouco invasiva com as irmãs. O que eu gosto é que apesar de ter capítulos onde nada acontece, o leitor não consegue parar de ler, e sempre tem um ensinamento. Não tem uma protagonista, há capítulos que ficam na vida de cada uma das personagens, e achei isso incrível, é claro que tem um foco mais na Jo e Amy, mas as outras duas irmãs tem seu protagonismo. Laurie é um ótimo personagem também, assim como a Mrs. March. Little women é sobre essa transição entre infância e vida adulta, se eu fosse resumir o livro em uma frase seria assim que eu descreveria. Espero ler futuramente essa história ??

FabiSaLi 11/08/2020

Quatro irmãs diferentes, com destinos distintos.
Vi o filme logo após lê-lo e me fez apaixonar mais pela história.
São mulheres poderosas em outro tempo da história. Livro incrível.

Pam 24/01/2021

O que poderia dizer
Em aspectos gerais o livro é dividido em duas partes.
A parte um é quando as personagens são mais novas e a parte dois quando todas já estão "mais velhas".

A parte um é muito boa, porém as vezes achei um pouco monótono. Apesar de ter capítulos maravilhosos.
A segunda parte já achei mais emocionante. Os capítulos tem uma ligação maior entre si e a história fica mais emocionante.

Só posso dizer que se prepare para ter seu coração quebrado de maneiras que você não iria achar possível em um livro como esse.

mim.s 29/03/2022

um livro confortável, aquele quentinho no coração numa tardinha de domingo, com muitas (mesmo) liçoes de vida.

Bianca 23/02/2020

A história de crescimento e amadurecimento das meninas March
Little women conta a história da família March, mais precisamente das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy, desde a infância até a vida adulta. Relatando, primeiramente, as dificuldades que a família passou em meio a pobreza, com o chefe da família estando ausente participando da guerra civil americana, enfatizando o amor e gratidão no meio familiar, principalmente entre as irmãs.

A maneira moralista da autora de narrar a história deixou a mesma muito lenta e arrastada, pois em cada capítulo havia uma lição de moral a ser aprendida pelas mulherzinhas, gerando em mim a sensação de estar recebendo uma lição dos meu próprios pais, como se eu fosse uma criança. Receber sermão na vida real já é chato, durante uma leitura que deveria ser um momento de diversão, é pior.
Algo que também contribuiu para que fosse uma leitura massante, foi a forma estrutural que Alcott escolheu para apresentar a história: há um enredo base, que é narrar a história de crescimento e amadurecimento das meninas March, suas alegrias e infortúnios ao decorrer de suas vidas. Porém existe um pequeno enredo para cada capítulo, pois cada um deles conta um acontecimento da vida delas. São 47 capítulos (ou 48, não tenho certeza), mas é como se fosse um livro com 1 enredo maior recheado de mini contos, cada um com seu próprio enredo, início, meio e fim. Essa forma estrutural de "contos moralistas", não cedeu lugar a ansiar pelo próximo capítulo, não havia curiosidade em descobrir o que aconteceria em seguida, porque a história contada dentro de um capítulo era finalizada no mesmo.
Além disso, é uma história sem acontecimentos que instigam nossa curiosidade, pois não há plot twist. É uma narrativa contínua, sem altos e baixos.

A autora fora ousada ao escrever, no século XVIII, uma história com personagem feminina bastante forte e decidida de opinião, que buscava e lutava para ser uma mulher independente. Essa é a Jo, minha personagem favorita, que pensava muito a frente de seu tempo. Não só a Jo, mas todos os personagens foram muito bem desenvolvidos, tendo cada um uma personalidade muito bem articulada e descrita.

Admito que todos esses pontos negativos me decepcionaram, pois conheci e me apaixonei pela história e personagens através do filme da década de 90. Apenas recentemente tive a oportunidade de ler toda a história e foi frustante me deparar com um livro que tive que fazer esforço para terminar cada página lida, - demorei cerca de 1 ano para finalizar todo o livro - pois eu amava a história contada pelo filme e queria muito amar a história contada através do livro, mas isso não foi possível. Acredito que se não existisse o filme, apenas o livro, eu nunca teria tido alguma estima por essa história, não por ser ruim, mas sim por não ter sido bem contada através da escrita de Alcott.

De maneira geral é uma história bonita que mostra, com muita beleza, uma família fortificada no amor, que mesmo em meio a tantas dificuldades e infortúnios escolhem enxergar e exaltar aquilo que possuem de bom na vida. Entretanto o excesso de moralidade e a falta de plot twist, deixou a leitura bastante arrastada e maçante.

Não é um livro que recomendaria, mas acho importante que façam a leitura para construir a própria opinião a respeito do mesmo.

Em compensação, recomendo, MUITÍSSIMO, que assistam aos filmes:
• versão de 1994 (meu favorito) - elenco com Winona Ryder, Kirsten Dunst e Christian Bale
• versão de 2019 - elenco com Emma Watson e Saoirse Ronan