O Zoológico de Vidro | De Repente no Último Verão | Doce Pássaro da Juventude

O Zoológico de Vidro | De Repente no Último Verão | Doce Pássaro da Juventude Tennessee Williams




Resenhas - O zoológico de vidro / De repente no último verão / Doce pássaro da juventude.


2 encontrados | exibindo 1 a 2


bobbie 16/08/2020

Genial.
O zoológico de vidro - Uma família abandonada pelo pai/marido: mãe, filho e filha. Tom, o filho, vive em função do buraco financeiro deixado pelo pai, sob ameaças veladas, chantagem emocional e muita manipulação por parte da mãe; Laura, mais velha, com 24 anos, reclusa, em decorrência de um defeito - ínfimo - de nascença que a impede de se libertar emocional e socialmente, e que preocupa a mãe por já ter passado da "idade de casar". A década é a de 1930, que sofre os impactos da Grande Depressão, que se reflete dentro e fora das paredes do lar dessa família de classe média baixa. Tom sonha em alçar voos artísticos como escritor (ele é o alterego do próprio Williams), porém se deprime e revolta por estar preso a responsabilidades que não deveriam ser suas. A irmã ocupa o seu tempo cuidando de um zoológico de vidro, animais feitos do referido material, tão frágeis quanto ela. Por insistência de Amanda, a mãe, Tom convida um colega de trabalho para o jantar, com a esperança (da mãe) de que ele se interesse em desposar Laura. Amanda acredita que toda mulher necessita da segurança de um marido. Apesar da timidez e do nervosismo da jovem quase colocarem tudo a perder, Jim, o "pretendente sem saber" se conecta a Laura, embora não da forma que Amada desejaria. No clímax da peça, um momento de esperança provoca a quebra acidental de um dos animais de vidro: seria um mau agouro ou a conscientização de que toda diferença tem sua parcela de igualdade (não me aprofundarei a fim de evitar spoilers), e de que, de fato, não existe igualdade porque todos são, a sua maneira, diferentes?

De repente no último verão - A uma primeira leitura, pode parecer uma peça rasa e sem sentido, um exemplo do teatro do absurdo (por que não?). Então começa-se a enxergar camadas e interpretações. Como a loucura pode afetar o discernimento de um indivíduo? Uma leitura ainda mais atenta levante ainda novas reflexões: o que é a loucura? Como mensurá-la e tratá-la? Como ela pode ser usada com objetivos escusos em mente para conseguir o que (não) se deseja, principalmente se há dinheiro envolvido na situação? Um texto que poderia muito bem ter sido objeto de análise de Michel Foucault, em suas pesquisas sobre a história da loucura.

Doce pássaro da juventude - Minha peça preferida das três. Uma lente de aumento sobre os efeitos do tempo e a perda da juventude, seja em quem de fato já passou pelo período, ou quem já sente os efeitos precocemente. Aqui vemos também uma interpolação de temas extremamente importantes e que, acreditem, ressoam fortemente no Brasil de 2020: a hipocrisia, o ódio, a crença na superioridade de uma classe de ser humano em detrimento de outra, a supremacia branca e seus efeitos maléficos e sórdidos. Por fim, Doce pássaro da juventude também trata do quão baixo o amor é capaz de descer na sua sede de realização, especialmente quando a hipocrisia social estabelece regras rígidas para permitir que ele "aconteça".
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/04/2018

Este volume traz a público algumas das peças mais significativas da obra de Tennessee Williams. A primeira delas - 'O Zoológico de Vidro' - foi produzida pela primeira vez em 1944 e teve grande sucesso de público e crítica, recebendo adaptações para cinema e televisão. A segunda, 'De Repente no Último Verão', estreou em 1958; por fim, 'Doce Pássaro da Juventude' foi montada em 1959, passou pela Broadway e sua adaptação para o cinema também foi indicada ao Oscar em 1962. Além das peças propriamente ditas, há aqui o ensaio 'A Catástrofe do Sucesso', uma tocante reflexão a respeito da condição do artista e das circunstâncias de sua criação.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580331615
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR