Ruína e Ascensão

Ruína e Ascensão Leigh Bardugo

Resenhas - Ruína e Ascensão

Luisa.monti 26/01/2024

Inconformada!!!
LEIGH BARDUGO! Você tá na minha lista de inimigos mortais!!!
Pqp! Por que esse final??? Ah não! Arruinou tudooo! Quero arrancar meus olhos fora.
Ainda recomendo a leitura pelos personagens e o universo. Mas finja que não existiu esse final.
Verô 26/01/2024minha estante
scrrr, tô pra ler esse livro de próximo e agora já tô preocupada zkskzkskzk

Luisa.monti 26/01/2024minha estante
O livro em si é legal! Você vai gostar. Só se prepara kkk

Yves2zzz 25/01/2024

É como uma montanha-russa emocional...
Por incrível que pareça, não julgo essa trilogia por seu começo. Confesso que foi difícil sentir a conexão com ela, mas o problema é que quando ela veio, me devastou completamente.

Sofri bastante com as abordagens desse livro, com a ambientação e o desenrolar da trama, mas também encontrei personagens incríveis e carismáticos, enredo criativo e um universo novo e extraordinário. Eu sofri junto com a Alina, amei junto com o Maly, vivi com o Nikolai, senti com o Darkling e desenvolvi grande afeto pelos demais, tudo isso ciente de que alguns eu ainda poderia ver se quisesse... e mesmo assim me devastou!

Entendo quando digo que não é uma trilogia fácil. O começo é realmente sofrível e sei que nunca lerei esses livros de novo, porém ainda quero consumir as demais histórias desse universo, quero voltar para esses personagens e sentir a conexão com eles de novo. Foi pelos personagens que eu fiquei, de fato.
Sei que não é bom, mas convenhamos que fez seu papel de me entreter. E mais que isso, conseguiu me arrepiar, me fazer rir e principalmente chorar. Eu só precisava do gatilho, na verdade.

Queria mencionar rapidamente que o final é totalmente agridoce, cheio de nuances complicadas de aceitar sem questionamentos quando se é leitor de fantasia. Mas sinceramente? Eu meio que compro. Sem querer entrar em spoiler, sinto que vou sempre lembrar de como termina esse livro. Darkling foi um vilão de respeito, conseguiu me consquistar no fim...

Enfim, não quero me prolongar demais. Eu gostei da experiência, fechou um ciclo com o necessário para gerar grandes emoções. E mais do que nunca eu PRECISO ler os próximos. Fui surpreendida ao dar mais uma chance e não me arrependo de forma alguma!

PS: Nikolai poderia casar comigo, né?
PS²: Por Aleksander, para que ele não fique mais sozinho.

Melissa.Zanetti 24/01/2024

Legalzinho
O começo é muito chato e eles andam demais, eu não aguentava mais eles andando de um lado pro outro sendo que tinha coisas muito mais interessantes pra explorar.

Gostei como conclusão mas achei o final meio clichê demais, mas eu amo esse universo de grishas então pretendo ler six of crows logo.

Letty Hadassa 23/01/2024

Vamos lá, eu pensei que estaria lendo uma versão mais construída da saga e foi exatamente isso que eu li, que babado genteee, a série é uma porcaria comparado ao que foi narrado no livro, chega a ser surreal.
A respeito dos protagonistas eu ameeei o humor do Nicolai sempre insolente e sarcástico me conquistou, mas o desfecho foi merecido. Badurgo me surpreendeu!!!

Nandabeth 22/01/2024

Eu não consigo nem colocar em palavras o quão ruim foi esse final, eu acho incrível o universo e a ambientação dessa saga, mas a trama em si é terrível, no primeiro você deixa passar, no terceiro já não dá maisnpra fazer a mesma coisa pela terceira vez e esperar que o leitor fique feliz, é exaustivo e irritante, tudo ao mesmo tempo, uma pena pq realmente é um universo muito bom pra ser desperdiçado por uma trama sem pé nem cabeça

GabiGwaby 22/01/2024

Esse foi o livro dessa trilogia que eu mais gostei, teve mais ação, acontecimentos e revelações marcantes. Porém o final desse livro é realmente frustante, esperava muito mais, vi a série e o final dela é bem melhor que a do livro.
Não é uma trilogia ruim, eu recomendo, porém o final é decepcionante.

Duda 24/01/2024minha estante
Concordo super, foi decepcionante ela perdendo os poderes, eu achava que ela tinha mais quimica com o Nikolai do que com o Maly
E meio que senti que o livro fez o que o Maly queria, pq ele nunca gostou do poder dela, tanto que até perguntou se ela abandonaria e ela disse que não, além de que desde do começo eu já não fui com a cara dele de nunca demonstrar gostar amorosamente da Alina e depois que acontece as coisas com ela, ele é viram super apaixonado?????

bia.lckmn 18/01/2024

Livro bom, mas final ruim
Definitivamente meu livro favorito da trilogia sombra e ossos, agitado e direto, a história foi desenvolvida de forma dinâmica e me prendeu na leitura até chegar nos últimos dois capítulos, final decepcionante.

Ana Di Angelo 17/01/2024

Estou morta, morrida e falecida??
1. UMA OBRA DE ARTE!

2. NASCE UM CRAQUE, UM ÍDOLO, O NOME DELE É: ALINA, MALYEN (Dmitri?), NIKOLAI, GENYA, DAVID, ZOYA, TOLYA, TAMAR, NADIA, ADRIK, HARSHAW, ALEKSANDER (e mais uma pancada de gente)!!!

3. Escrita incrível, personagens incríveis, história incrível, TUDO NESSA TRIOLOGIA É INCRÍVEL!!!!

4. LEIAAAAAAAMMMMMM!!!!

Ps: E quem sequer >>olhar torto