Ruína e Ascensão

Ruína e Ascensão Leigh Bardugo

Resenhas - Ruína e Ascensão

Lara.Bia 02/05/2021

Um dos piores finais de protagonistas que já li
Eu não me conformo com o final da Alina. Espero do fundo do meu coração que a série mude isso. Tudo o que tivemos foi casal fraco, totalmente sem química, e os secundários foram bem mais cativantes- até o maluco com o gato, mds! Nickolai me conquistou desde o início e o Aleksander foi um vilão maravilhoso.
Não sei como a mesma autora que escreveu isso, escreveu Six of Crows, uma trilogia tão ruim para uma duologia tão boa.
panelinharamos 03/05/2021minha estante
menina, a diferença entre SoC e S&B é gritante, né? tb não sei como foi a mesma pessoa que escreveu

Lara.Bia 03/05/2021minha estante
Exato, eu fico chocada. Eu estou com vontade de ler o "King of Scars", só que eu dei uma desanimada pelas resenhas não falarem tão bem

panelinharamos 03/05/2021minha estante
Ainda não li também, mas vou acabar me rendendo pelo amor enorme a alguns personagens

Kikibel 03/05/2021minha estante
com certeza os próximos que lerei serão dessa trilogia dos Crows. a galera exalta muito, meu hype tá super alto :D

Thais.S 28/05/2021minha estante
Realmente, essa série e muito ruim.... tunha tudo para ser uma ótima serie...mas a autora nao soube desenvolver......

panelinharamos 30/05/2021minha estante
six of crowns eu amOOOOO e super indico

Kikibel 30/05/2021minha estante
Eu acabei de ler novamente a resenha e SIM, o maluco com o gato!! Eu adorava as cenas deles dois

Jessie 01/06/2021minha estante
Eu me decepcionei demais com essa trilogia, tanto que parei no início desse último livro, estou com Six of Crows pra ler mas acabei desistindo por causa desses livros, eles são realmente tão melhores assim como o pessoal fala?
Eu preciso ter terminado essa trilogia pra lê-los?

panelinharamos 01/06/2021minha estante
oieee, não precisa ter lido a trilogia. tem alguns detalhezinhos, mas nada que vá fazer você se perder na história. eu AMO SoC e indico demaissssss, é bem melhor que a trilogia, acho a escrita tão diferente que parece ser de outra pessoa.

Thais.S 01/06/2021minha estante
Realmente a escrita parece de outra pessoa!!! Como a Nessa disse nao precisa necessariamente ler a trilogia primeiro mas fica um pouco mais fácil de compreender sobre os grishas pq na duologia a autora nao explica como e explicado na trilogia.... uma amiga minha ficou perdida quando leu a duologia pq nao conseguia entender sovre as ordens dos grishas!!!!!

Jessie 02/06/2021minha estante
Entendi, se é sobre os grishas que eles se relacionam está tudo bem já que li os dois primeiros dessa trilogia, espero gostar de Six of Crows, obg meninas ?

Rayanne 04/08/2021minha estante
Faço das suas palavras as minhas

delmondes 05/08/2021minha estante
eu li depois que assisti a serie, concordo plenamente que o Aleksander foi um ótimo vilão, mas Maly e Alina são perfeitos juntos, até por conta da proximidade deles no início, como eles cuidavam um do outro, mas desde o início da para perceber que eles ficariam juntos, porque também não faz mto sentido ela ficar com o darlinkg depois de tudo oque ele fez.

Tamiris.com.i 25/10/2021minha estante
Eu amei o final. Simples. É o que realmente é a vida. As pessoas se escolhem.

Mirelly52 22/12/2021minha estante
Exatamente! Minha impressão sobre a saga foi exatamente essa. Apesar de ter gostado em um contexto geral, o final poderia ter sido melhor. E sobre os personagens, não tenho outra coisa a dizer.

Mey 18/01/2022minha estante
Incrível como as opiniões são tão diferentes kkkk eu AMEI o final, já dava pra saber que ela ficaria com o Maly e a autora conseguiu me fazer shippar eles no último livro. Achei um fecho dramático e que cumpriu com o papel que Alina estava destinada a cumprir desde o início: destruir a dobra e viver sua vida em liberdade, e ela não conseguiria fazer isso tivesse se tornado rainha, por exemplo, ou aclamada como uma santa.

Thais.S 18/01/2022minha estante
Eu não consegui gostar do Maly Bibia kkkk mds como ele me deixava com raiva !!!! E eu achava super nada a ver ele com a Alina ... eu assisti a serie e confesso q o relacionamento deles é bem diferente, eu sentia q o Maly realmente gostava dela, mas como eu peguei ranço dele nos livros eu n consegui gostar dele na serie tbm kkkkkk

Kikibel 18/01/2022minha estante
s p o i l e r: eu gostei em partes do final. A Alina ter meio que morrido e desaparecido e por isso ter podido viver a vida dela em paz e do jeito que ela queria, junto com o Maly, inclusive, achei bacana, até coerente com os desejos dela durante a série. Só que assim, precisava ter tirado a única coisa que era verdadeira e genuinamente dela desde que nasceu? A menina não tinha nada, vivia num orfanato, o máximo que conseguiu foi o amor do Maly e um tanto de afeto da tutora responsável pelas crianças. A ela, como a muitas outras crianças, não era dada a dádiva de *ter* algo. Ter é um verbo muito escasso entre órfãos, o dom era um presente dela. Achei incrível a ideia de dividir toda a luz depois que ela tava absurdamente poderosa com os amuletos, mas precisava deixar ela sem nada genuinamente dela (de novo)? O Maly não é uma coisa, ele é um ser humano, uma pessoa a parte. A gente precisa da nossa individualidade, e com isso não digo que a Alina não conseguiria construir a sua sem o dom, mas achei cruel ela ter ficado sem nem um pouquinho dele.

Mey 18/01/2022minha estante
[SPOILER] Ela perdeu os poderes porque foi o sacrifício dela ao usar o merzost. Infelizmente, ela não teria paz e liberdade se continuasse sendo uma Grisha, nunca poderia realmente usar o poder dela e nunca seria considerada uma Grisha ?comum? como os do Segundo Exército.

Nelly 10/07/2022minha estante
Achei que só eu tinha achado esse final péssimo. Feliz que não tô sozinha.

Emanuelle 28/08/2022minha estante
Eu amei o final,simples,porém tudo o que alina e Malu queriam,ficar juntos em uma vida simples,sem poderes sem ter que comandar ou ser rainha,em todos os livros ela fala sobre como seria não ter poderes,como seria uma vida simples com o Maly,e no final ela consegue tudo isso. Eu amei

Thalita 29/08/2022minha estante
Desisti! Li o segundo na força do ódio e esse abandonei.. e agora que li o spoiler do final, não achei legal.. Maly não dava bola pra ela, via ela praticamente como uma irmã .. Alina merecia ter ficado com outra pessoa, sem mais !

Mas é a minha opinião ?

Thais.S 29/08/2022minha estante
Exatamente o que eu penso Thalita.... nada a ver o Maly e a Alina... ele era como irmãos e depois que descobre o poder dela resolve do nada sentir algo por ela.... algumas atitudes dele com ela tbm n me convenceu em nada esse romance nada a ver kkkkkk..... Na série é diferente... parece q ele realmente gosta dela... mas o meu ranço por ele n me deixa aceitar da mesma forma kkkk

Manuela.Dellon 21/10/2022minha estante
concordo plenamente fiquei decepcionada

Rafa Mendes 03/02/2023minha estante
Não sei qual é a treta de vocês, eu amei, apesar de Maly e Alina não terem sido muito shippavel no começo, eu entendo, eles tinham uma história, e ela sempre amou ele e talvez até ele sempre tenha amado ela, era muita coisa envolvida, a gente fica esquisito quando ama, e o livro não foi apenas sobre os dois, um comentário desse invalida todo o universo que ela criou, e foi lindo, como vcs mesmos disseram teve um vilão perfeito e personagens secundários maravilhosos, e a Alina é sim uma personagem principal incrível e real, sempre gostei dela, e nem toda personagem principal é tão boa assim.

Andrômeda 28/07/2023minha estante
Confesso que o final deixou meu coração quentinho. Tipo... O desenvolvimento do casal principal, foi uma porcaria, mas o desfecho da história foi legal.

Talita 10/09/2023minha estante
Depois de Divergent, nada me impressiona mais.

Lais.Massena 07/10/2023minha estante
Eu concordo tando kkkkk

analivramos 27/12/2023minha estante
Algum livro da saga tem hot?

Leticia colleto 25/01/2021

70% do livro é água com açúcar. Mas que final meus amigos. Tô em prantooooos
Nay 26/01/2021minha estante
Eu só sei amar e exaltar a maravilha que é esse livro.

@felnoites 06/04/2021minha estante
EU CONCORDO DEMAIS, eu amei o final e amei os personagens MAS NOSSA, que saco essas tramas românticas bobas.

Aninha 23/02/2021

Ruína e Ascensão?
Desde quanto comecei a ler Sombra e Ossos, eu esperava um romance mega clichê e um final fofo. Mas a gente sempre fica na expectativa, por se tratar de uma fantasia, que tenha um diferencial: uma tragedia, uma guerra, ou algo parecido. Com esse final posso dizer que sim, temos esse diferencial, mas ele não fica tão bem colocado nos outros livros quanto nesse. Mas vamos por partes...

Ruina e Acenssão se trata do ultimo livro da trilogia Grisha e é uma despedida dos personagens - o que é um pouco complicado já que eles começaram a realmente parecerem interessantes.
Assim como os outros a autora foca mais no impacto das ações da guerra que na própria ação (tem poucas lutas se comparado aos que já li), mas temos mais emoção neste. As mortes dos livros anteriores foram fracas e agora, eu realmente senti a morte de alguns personagens.

O primeiro capítulo foi chato, mas o segundo e o terceiro compensaram. Inicialmente o livro é todo assim: tem um capitulo ruim e logo aparece um bom, mas foi difícil e demorou quase meio livro para a Leigh Bardugo conseguir estabilizar a qualidade da narração.

Alina começa o livro praticamente acabada e sem os poderes e tendo que lidar como o Apparat (tem mais cara de vilão que o Darking) e com o nosso vilão já mencionado em todos os livros e que, agora, está governando Ravka.
Para sair dessa situação ela conta com ajuda. Esse é um dos ponto que mais gostei: nesse livro os personagens secundários tiveram mais destaque, é mostrado o companheirismo entre eles e a autora não tenta colocar a Alina como o único expoente na luta e a única pessoa essencial para o processo.

O Maly dá uma boa melhorada. Não o suficiente para ser um dos meus personagens favoritos, mas ajudou muito ele ter reconhecido o erro dele, não tentar passar um pano e - até que enfim - deixar a Alina tomar as decisões sem que tudo seja resumido ao relacionamento deles que, a proposito, deu um up grade.

Nikolai foi a causa de muito derramamento de lagrimas e continua sento o melhor personagem de toda a trilogia (Ele praticamente acabou comigo depois de tudo que ele suportou). Eu daria um final diferente para o nosso corsário, mas gostei de como as coisas ficaram.
A Genya encontrou seu lugar, lutou contra a imagem que os outros davam pra ela e me fez quase ficar sem ar de tanto rir. A força que ela demonstrou nesse livro foi surpreendente!

O Darkling não apareceu muito, mas gostei de conhecer sua historia e isso - para o bem ou para o mal - me fez ficar em uma relação de amor e ódio com ele - eu não o culpo totalmente já que acho que criação e intenção importam, mas sei que ele fez escolhas próprias que contribuíram para esse conflito.

A gente consegue ver a chegada do desfecho aos poucos e eu já não estava aguentando de curiosidade e me perguntando se daria tempo. Quando chegamos naquele momento foi quando toda a historia fez sentido e percebemos a que ponto a historia iria.
Foi incrível e inesperado. Por mais que tenham pessoas que não gostaram do final, não mudaria a forma como as coisas se desenvolveram. Tem tudo a ver com o livro!

Foi ótimo e valeu cada capitulo, mas ainda acho que seria melhor se tivesse sido uma duologia e se o final durasse mais.
Fer 27/02/2021minha estante
Também penso o mesmo, se fosse uma duologia seria incrível!

Aninha 27/02/2021minha estante
?? Acho q ficaria mais animado. A história é boa, mas tem muitos "buracos"...

Fer 27/02/2021minha estante
Era só da uma leve resumida no segundo livro e juntar com o último e seria uma estória completa. Porque o segundo para mim foi bem cansativo e como você falou o último livro é um capítulo intenso e outro e cansativo e segue isso. Mas o universo é muito bom e estou muito ansiosa para ver isso na série, já que vão junta o grichaverso, acho que tem um potencial bem grande. ?

Aninha 28/02/2021minha estante
Tbm estou bem ansiosa. Acho que tem uma grande chance de gostar da série já que, como vc disse, o universo é bom e nas séries as coisas parecem mais animadas...

Queria Estar Lendo 25/04/2015

Resenha: Ruína e Ascensão
Ruína e Ascensão é o volume final da história escrita por Leigh Bardugo. A Trilogia Grisha ganhou o mundo e roubou corações, e esse livro é o impacto necessário para dizer adeus - temporariamente - a esses personagens.

Esta resenha pode conter alguns spoilers dos títulos anteriores.

Este terceiro livro foi o ápice da trilogia, na minha humilde opinião. Sombrae Ossos teve aquele crescimento ótimo, Sol e Tormenta foi um segundo livro maravilhoso (porque segundos livros tendem a ser mais paradões e decepcionantes e graças aos céus esse não foi o caso) e ai veio Ruína (acertaram no nome) e Ascensão pra derrubar todo o meu emocional.

O livro começa um pouco depois do fim chocante do segundo - Alina fraca e debilitada, sem os poderes por causa do confronto contra o Darkling. Os sobreviventes escondidos debaixo da terra sob o comando do esquisito e sinistro Apparat, e Ravka dominada pela figura sombria do Darkling.

Mas tem uma luz no fim desse túnel de escuridão - o terceiro ampliador, o pássaro de fogo, que pode conceder a Alina todo o poder necessário para derrotar o terrível Darkling. Entre algumas traições e acordos, eles deixam o esconderijo e voltam para a superfície com a única e perigosa missão de encontrar o pássaro de fogo antes que seja tarde demais para Ravka.

A Trilogia Grisha é toda sobre os personagens, mas, principalmente, sobre a Alina e o envolvimento dela com aquele mundo. Ela é uma guerreira, sim, mas ela é muito mais uma diplomata do que a pessoa que lidera um exército na batalha. Os três livros nunca foram sobre ação e batalhas épicas, mas sobre as consequências dessas lutas - e é isso que eu adoro na maneira com que a Leigh narra a história.

Por ser em primeira pessoa, ela poderia ficar limitada ao ponto de vista da Alina e isso seria bem ruim pro desenvolvimento, mas em momento algum você sente falta de outro POV. É tudo tão bem detalhado e as cenas são tão emocionantes, ainda que sutilmente descritas, que você só quer rolar no chão e morrer afogada em lágrimas. Meus sentimentos foram esses, pelo menos.

O fato de eu ter favoritado tanto Ruína e Ascensão foi como ela conduziu a história para o seu fim.

"Eu me torno uma espada. Era isso que ele era? Esse garoto que os Grishas haviam seguido sem contestar, cuja voz permaneceu firme quando a terra caiu ao nosso redor, que me disse que eu seria uma rainha?"

Os personagens, ah, esses personagens! Vou começar falando sobre o meu favorito que foi o Nikolai.

AQUELE PRÍNCIPE/REI PIRATA CHEIO DE SARCASMO E COMENTÁRIOS ENGRAÇADINHOS, QUEM ELE PENSA QUE É PRA CHEGAR ASSIM E CONQUISTAR O MEU CORAÇÃO TÃO FORTEMENTE DEPOIS DE EU JÁ TÊ-LO AMADO NO SEGUNDO LIVRO?

Nikolai é honrado, tem um coração de ouro e merece todo o amor do mundo. Eu sofri com ele, passei mal por ele, chorei por ele.

"Eu não sei dizer quem é quem!"
"Nós somos o lado em desvantagem desesperadora."

Os secundários tiveram um ótimo andamento em relação a convivência com a Alina e eu adorei as nuances de cada amizade cultivada entre eles. A Nadia e a Tamar, que formaram um ship amável, o Tolya todo brutamontes cheio de fé e muito querido, a Zoya, toda trabalhada no sarcasmo ácido, o David, aquele nerd que me lembra muito o Henry de TID e por isso eu amo ele apaixonadamente.

A GENYA, AQUELA QUERIDA! Genya que sofreu pacas no primeiro e no segundo livro e agora encontrou sua força e foi responsável por alguns dos melhores diálogos do livro. O David e a Genya, aliás! Eu queria colocar os dois num potinho e proteger para sempre porque eles me deram tantos feels que fica até difícil de respirar.

O Darkling... Que baita vilão. Que baita arco de caos total que a Bardugo deu pra ele, e como combinou! Eu queria uma batalha mais épica ali no desfecho, mas combinou com o tom do livro. Poderia ter sido MAIS, mas valeu a pena como aconteceu.

"Você poderia me tornar um homem melhor."
"E você poderia me tornar um monstro."

A parte fantasiosa foi lindamente explorada nesse volume final também. Tudo que levou o poder da Alina a se expandir e se tornar algo tão complicado e mortífero, as explicações sobre os amplificadores, a sina da Conjuradora do Sol e do Darkling serem únicos naquele mundo, cada mínimo detalhe ganha importância e devido encaixe na trama geral. E um desses detalhes vai quebrar seu queixo no meio quando fizer ele cair no chão, já aviso!

Eu esperava um final mais trágico, mas é um fechamento interessante e condizente com tudo que a Bardugo propôs. É melancólico, mas esperançoso.

No mais, uma leitura prazerosa, causadora de muitos ataques e surtos, que vai me deixar com absurda saudade de Ravka, da Alina e do Maly, do Nikolai e da Genya e do David; de todos.

Agradeço a Santka Alina e a todos os santos de Grisha pela Leigh ter criado esse universo fantástico.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2015/04/resenha-ruina-e-ascensao.html
Carol 05/06/2015minha estante
Terminei o 2 livro hoje, acho impressionante como a Alina trata mal o maly no segundo livro, ela não entende que ele se sente diminuido por não ser grisha nem da realeza, e ela deixa ele lá se acabando que raiva que me deu, menina.

Carol 05/06/2015minha estante
o legal é que ela fez triangulos amorosos sem sem aquelas coisas chatas e batidas

Adriana Rocha 13/09/2015minha estante
EU TE ENTENDO, CARAMBA!!
Eu amei o livro, o desfecho, a revelação final que em uma frase me fez querer reler o livro 1 inteiro porque ohmyGod, não era possível. Era tão inesperado e fazia tanto sentido que é um vergonha que tenhamos desprezado essa verdade por tanto tanto assim como o Darkling e todos os outros fizeram. Me deixa deitar aqui e sofrer fortemente! T.T
Eu não sei quem eu amo mais, o Maly ou o Nikolai.. Quando comecei Sangue e Ossos achei legal, nunca imaginei a paixão que teria por esses dois.
Me deixa sofrer com você. Estou com depressão pós livro.

Victor 17/05/2016minha estante
Amo suas resenhas. Concordo com tudo. Nunca vi uma série que fica ´´melhor´´ a cada continuação. Geralmente o primeiro é bom, e o resto é mediano e serve apenas para concluir o primeiro . Essa série é justamente o contrário, só vai ficando melhor e melhor! Confesso que a melhor parte pra mim foi o final, lá no epílogo. Foi uma coisa tão simples, mas tão profunda, significando tanto pela história deles, que fiquei emocionado. Fechou com chave de ouro a estória!.

Ana 15/03/2017minha estante
Ah amei esse livro, demorei tanto para ler, mas valeu a pena. Amava os três rapazes, mas o Nikolai era demais, haha. Ótima resenha..

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Ruína e Ascensão
GENTE. QUE. FINAL. Conforme eu ia lendo, eu ia vendo quantas páginas faltavam e ia pensando se dava tempo de tudo que eu achava que precisava acontecer, acontecer. Deu, e foi demais.

Eu jamais vi esse desfecho chegando, em nenhum momento eu pensei que o que acontece, poderia acontecer e, no momento em que a história foi contada e fomos introduzidos a linhagem verdadeira de alguns personagens, bem como o local onde o terceiro amplificador está, tudo fez sentido.
E quando fez sentido, fez com que eu sentisse um aperto no coração, porque era triste a parecia completamente inevitável.

Aconteceu. Destruiu meu coração. E depois… depois tudo ficou bem, milagrosamente.

E isso é o mais fantástico sobre o livro, o quanto Leigh Bardugo foi mágica e competente em finalizar uma trilogia que começou com um nível ok, um segundo livro super legal e muito acelerado e que termina com 5 estrelas na minha humilde opinião.
Foi difícil dar tchau para Alina e Mali e simplesmente aceitar que não vou mais ler sobre esses personagens, pelos quais eu torci tanto e quis muuuito que tudo desse certo.

Mas foi ótimo e valeu cada página.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-ruina-e-ascensao-leigh-bardugo-veda-14/

euindy 04/01/2022

EU SOU A RUÍNA
o MELHOR livro da triologia sim, me julguem

esse livro conseguiu ser melhor que os outros em questões de desenvolvimento, apesar do final ser totalmente previsível

adorei os plots, fiquei sem reação, jamais iria adivinhar

a triologia foi boa mas eu esperava mais...
Antoni 04/01/2022minha estante
o moça, o titulo nn é spoiler nn né?? plmds eu ainda nn li

euindy 04/01/2022minha estante
n amggg, o título da minha resenha é quse a do livro KKKKKKKKK

Antoni 04/01/2022minha estante
ataKJKKKK

lis 04/01/2022minha estante
acho que o pessoal só lê esses três livros pra ler six of crows

euindy 04/01/2022minha estante
@lis lis lis eu KKKKKKKKKKKKK

Nicolle 26/10/2022minha estante
Qual plot? Eu não me supreendi com nada, mas concordo que é o melhor da trilogia

bibis 25/08/2021

hum... como falar sobre esse livro?
Eu acho que gostei, no geral. O desenvolvimento da história ficou mais interessante, não esperava nem um pouco o que acabou acontecendo (talvez eu que seja meio lerda mesmo :D ), mas me surpreendi bastante SKSKKD

A narrativa pareceu mais enrolada do que o segundo, mas menos que o primeiro, isso me incomoda bastante, muita coisa desnecessária de ser narrada no começo e em algumas partes aleatórias do livro. Em algumas partes chega a ser até repetitivo e isso cansa.

As 4 estrelas foram pq eu gosto do universo e do desenvolvimento da história. E, se alguém quiser saber se vale a pena, eu achei interessante ler a trilogia, não me arrependo de ter gastado meu tempo com eles, só aviso de novo que a narrativa é enrolada e desnecessária em algumas partes, mas de resto não tenho muito o que reclamar.
camii 26/08/2021minha estante
AMEI A RESENHA

bibis 26/08/2021minha estante
OOOWWW OBRIGADA

Jess 28/12/2020

Eu deixei de ter qualquer expectativa para essa trilogia lá no primeiro livro e por isso não me decepcionei com o final, pois esperava por ele.

Achei o livro todo uma enrolação só para dar uma reviravolta que, pelo menos, é realmente surpreendente. Porém, depois que ela é revelada, tudo acontece muito rápido e a batalha final não dura nem cinco páginas! Parecia que a autora só queria terminar o mais rápido possível e escreveu em menos de trinta minutos os últimos capítulos. Sem contar o final...

As mortes são tão rápidas e sem graça que eu não sabia se ria ou... ria.

Achei que o vilão tinha um potencial incrível, mas não foi bem aproveitado durante todos os três livros. Eu não consegui sentir nem ódio por ele. Na verdade, não consegui sentir nada por nenhum personagem, sendo bom ou ruim, que não fosse o Nikolai. Ele realmente salvou e carregou esses livros nas costas!

Inclusive, os personagens secundários são tão mais interessantes nessa história. As vezes eu lia um capítulo só esperando que falassem mais sobre eles ou suas vidas, mas é difícil quando a leitura é narrada por uma personagem que só pensa nela mesma ou em seu par romântico.

Falando nisso, o casal nem me incomodou tanto assim nesse livro, pois nem passaram tanto tempo como casal, mas ainda conseguem ser totalmente sem graça e sem química.

Em mais uma resenha eu falo: a Alina teria ficado bem melhor sozinha. Até mesmo o Nikolai teria sido uma escolha melhor, mas ao mesmo tempo acho que ele merece coisa melhor.

Foi um livro tão sem graça, com poucas revelações... O que me incomoda também é a autora falar tanto sobre as lembranças que a Alina tem de seu passado antes de ser uma órfã e simplesmente não explorar isso, apenas deixar em aberto. Foi muito frustrante.

Mesmo assim, não estou pronta para desistir da autora ainda ou desse universo que ela criou, pois vou dar uma chance com Six of Crows ainda no início do ano. Parece que é melhor.
Debs 05/01/2022minha estante
realmente, este livro tinha muito potencial. eu não odiei, até gostei, mas com certeza poderia ter sido melhor. eu queria saber mais sobre outros personagens, como a Tamar e o Tolya, que ganharam o meu coração. queria saber mais do romance da Tamar com a Nadia e tals. e queria muito que o Nikolai ficasse com a Alina (até no final, depois de tudo o que aconteceu, ele insistiu em ficar com ela e a tonta foi ficar com o Maly), mas... enfim. a autora não soube aproveitar muito bem os personagens, infelizmente.

Pam 16/05/2021

Diria que essa é uma trilogia mediana
Não tenho muito o que falar sobre esse livro.
O fato é que eu não gostei muito do primeiro, o segundo por outro lado foi muito melhor, o que me fez criar muitas expectativas para o terceiro e último livro, mas no fim das contas acabei me decepcionando MUITO.
De resto, reconheço que o universo Grisha ainda assim é genial!
Kikibel 16/05/2021minha estante
É, entendo a sua dor. O tombo q eu tomei, o tanto q eu ralei minha cara com esse final terrível de péssimo não ta escrito.

Guilherme 17/05/2021minha estante
Gente, eu tava tão ansioso pra ler a trilogia, agora é bom que já não vou esperando muito...

Pam 17/05/2021minha estante
Nossaaa, que bom que não fui a única a me sentir assim. Eu esperava mais sério, muito mais ?

Pam 17/05/2021minha estante
Leia assim mesmo, talvez você acabe gostando da trama, que de fato não é tão ruim

Sara 17/05/2021minha estante
acho q essa autora gosta de criar coisas grandiosas e interessantes mas acaba não sabendo aproveitar isso.. ouço coisas maravilhosas desse universo grisha mas não sobre a trilogia em si, só vou assistir a série msm pq li a nona casa dela esses dias e achei bobo demais, só serviu pra eu implicar os livros dela rsrs

Pam 18/05/2021minha estante
Nossaaa, sim.
Eu comecei recentemente six of crows, dizem que a duologia é bem melhor que todos os outros livros da autora, que apesar de se passarem no mesmo universo acabam sendo totalmente diferentes e que por isso nem parece que foram escritos pela mesma autora. Por isso eu decidi dar mais uma chance pra ela kkkkk

Arya4 17/06/2020

Tinha desistido de fazer resenha deste livro pois o Skoob não salvou a outra resenha quilométrica que eu fiz.

Bem...preciso de dizer que UAU! Que evolução!!!
O livro é perfeito. Se antes eu achava o casal principal chato e sem graça nesse livro você perde o fôlego com eles. Além da autora ter formado um estranho quarteto romântico que foi se desmembrando no final. A evolução da Alina de uma camponesa para uma líder foi incrível de acompanhar.
Os personagens secundárias são sensacionais. Cada um com sua personalidade e seu próprio brilho. Você os conhece com profundidade e é difícil se despedir.

O Darkling merece ser dito com enorme destaque. Melhor antagonista que eu li este ano. Muitíssimo bem construído. Você não sabe se odeia,dá um abraço ou sente compaixão. Cada página é melhor que a outra. Com reviravoltas surpreendentes esse livro vai te deixar com um vazio depois do fim. Se você está lendo o segundo livro e hesitante em continuar. Não desista! De maneira alguma deixe de terminar essa série. Foi uma despedida sofrida e eu achei que seria fácil. Leia com urgência.
Respire fundo...e que Sankta Alina guie seus passos.
ElvisHenri 27/07/2020minha estante
Queria ter gostado tanto assim, mas não foi meu caso.
Já aconteceu de eu escrever uma resenha, no meu caso la na amazon e não salvar. Ódio. Agora eu escrevo e copio antes de salvar. Se der problema não perco todo o trabalho.

maarcia 18/03/2021minha estante
Meeeeeuuuu!!!! Pensei a mesma coisa, não entendo quem exalta esse livro ou até mesmo a trilogia, tinha mto potencial no começo, ai parece que a autora não soube desenvolver, sei la, acho que fui com mta sede ao pote

Bia.Ribeiro 18/03/2021minha estante
O romance podia ter dado um up mas fez justamente o contrário. Também não entendo a graça vêem na trilogia , espero que Six of Crows seja melhor

maarcia 18/03/2021minha estante
Siim, six of crows é mto melhor!!

Madu 23/05/2021minha estante
Eu só tenho vontade de ler a trilogia six of crows

Madu 23/05/2021minha estante
*duologia

Bia.Ribeiro 23/05/2021minha estante
@Madu eu estou na metade de segundo e posso dizer que vale muito a pena ,nem parece a mesma escritora

@vcdisselivros 14/07/2021

"Não há como viver sem dor, não importa quão longa ou curta sua vida for, as pessoas vão te desapontar"
O FIM DE TUDO

Após um novo embate com o Darkling, Alina Starkov esgota suas forças e acaba indo parar no subsolo de Ravka, onde fica sob a constante proteção e vigilância do Apparat.
Ao passo que tenta se recuperar do duelo, a conjuradora do sol sente o fardo de Ravka nos ombros, principalmente agora que firmou ainda mais seu status como Santa. Invocar a luz nunca foi tão difícil e a esperança dos fiéis que rezam por um futuro mais brilhante só aumenta a sensação de que o futuro do país está em suas mãos.

SEDE DE PODER

Com a certeza de que seu poder não é forte o suficiente para enfrentar o de Darkiling, Alina parte em busca do terceiro amplificador de Morozova, acreditando que o pássaro de fogo irá proporcionar força o suficiente para que Ravka seja libertada das sombras de uma vez por todas.

POR FIM

Mesmo que o terceiro livro mantenha a qualidade dos anteriores no quesito de envolver o leitor ao longo das páginas, Ruína e ascensão termina de modo corrido, não fazendo jus ao restante da saga.

Leigh Bardugo apela para o improvável, mas faz uso de um plano que está longe de ser considerado um bom plot-twist. A impressão que fica é de que a autora não soube como concluir o destino de personagens tão marcantes e fortes como Alina e Darkling, junto com o de muitos outros que foram relevantes na construção da trilogia.

De modo sincero, o título não parece ser um encerramento, mas isso talvez seja proposital, especulando que temos contato com parte desse universo na duologia dos corvos (Six of crows e Crooked Kingdom) ou em outras que a autora que queira desenvolver em torno do que foi criado na trilogia dos Grishas, especialmente agora que as obras estão no hype devido a primeira temporada da série no streaming Netflix.

Uma coisa é certa, espero esbarrar com esses personagens no futuro ou então encontrar algo que amenize esse gostinho de quero mais.
já leu six of crows?

@vcdisselivros 14/07/2021minha estante
Oi Andre, ainda não, mas essa duologia está na meta do ano, dizem que é muito boa, você já leu?

Andre 14/07/2021minha estante
Já sim, li primeiro que a trilogia e por enquanto foi a melhor leitura do ano

@vcdisselivros 14/07/2021minha estante
Se foi a melhor do ano eu preciso ler o quanto antes ? Descobri a existência dela após ler Sombra e ossos e como se passava após os eventos dos Grishas fiquei com receio de ler antes de acabar a trilogia e pegar spoiler kkkk

Andre 14/07/2021minha estante
espero que goste então, não se assusta se não entender o começo ou achar maçante porque é normal kkkkkk depois tu engata e não quer parar mais

@vcdisselivros 15/07/2021minha estante
Bom saber, eu tb fiquei meio perdido no início de Sombra e ossos, então irei manter a calma no começo sim kkkkk

annacsfraccaro 02/03/2022

Poderia ter um final melhor
A leitura continua envolvente como nos outros dois livros anteriores.
É uma história fácil de ler, envolvente e interessante.
Gostei que nesse livro foi bem mesclado a fantasia e romance, achei bem equilibrado.
O final é bem previsível pra ser sincera, eu já imaginava que ia acontecer isso pelo que tinha ouvido falar. Poderia ter sido um final bem melhor, parece que a autora chegou no final do livro e ficou com preguiça de pensar em algo melhor.

Dani 05/01/2023

O mais eletrizante da triologia
Esse foi o livro mais emocionante da triologia! Para mim esse foi o melhor dos três! Apesar de algumas coisas, eu não poderia dar menos de 5 estrelas! A escrita da autora prende o leitor e o instiga a não parar a leitura até o fim! Eu quero ler tudo que a Leigh Bardugo escrever! Foi uma experiência ENCANTADORA e uma excelente escolha para iniciar a minha jornada pelas fantasias! Fantasias, aí vou eu!
Bella 05/01/2023minha estante
amooo essa trilogia

Bia 10/12/2021

Colcha de retalhos!
Esse livro consolidou a minha opinião sobre a montagem temporal, geografica e política da trilogia, que ficou marcada como um completo desastre.
Os acontecimentos são súbitos e inexplicáveis, não apresentam complexidade, importancia ou sentimento, entregando uma história rasa.
A descrição das cenas são, simplesmente, inimagináveis, em nenhum momento da narrativa consegui entender como esse universo é e funciona.
Em alguns breves trechos é dito que todos os cidadãos são soldados e que existe um alistamento, mas, por que isso acontece? Com que objetivo? Qual é a história do Reino?? A resposta é: não sei!
Um fator que me impossibilitou, ainda mais, de entender como esse mundo é fisicamente foi o uso de conteúdos contemporâneos, algumas palavras, objetos e expressões.
Alina praticamente não fez nada durante toda a trilogia e, realmente, não apresentou desenvolvimento pessoal.
Eu senti como se esse livro fosse uma coletânea mal organizada de acontecimentos de outros livros do gênero, ou seja, uma verdadeira colcha de retalhos.
Luaa_ 10/12/2021minha estante
Resenha PERFEITA!

Laura 15/12/2021minha estante
Que resenha maravilhosaaaaa, descreveu tudo que eu achei do livro

Amandita28 15/12/2021minha estante
Nossa, obrigada por avisar. Eu já tinha me decepcionado com o primeiro, agora vou ficar só com a série da Netflix mesmo que é bem melhor kkkkk mas só me conta o que acontece com o Darkling, por favor!? ?

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Bia 04/06/2022minha estante
Obrigada, gente!!!! Vocês são incríveis!! ?