O Tormento dos Céus

O Tormento dos Céus Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin




Resenhas - Do outro lado do sonho


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Lili Machado 24/05/2013

Uma verdadeira visão das conseqüências de se brincar de Deus.
Em 2002, num futuro repleto de violência e catástrofes ambientais, George Orr tem medo de dormir, porque ele acorda, um dia, e descobre que seus sonhos possuem a capacidade de alterar a realidade.
Todos os seus sonhos se tornam realidade.
Se ele sonha que alguém que está atrapalhando sua vida, morre, quando acorda descobre que a tal pessoa morreu realmente.
Ele procura a ajuda do Dr. William Haber, um psiquiatra que vê em George a solução de todos os problemas do mundo e logo começa a manipular esse poder de George, para criar uma realidade que se combine com seus próprios interesses, embora com consequências devastadoras.
Apesar do médico desejar fazer o melhor possível com o tal poder, a despeito das coisas ruins que acontecem, a trama é uma forte lembrança de que aqueles de fazer os grandes males são, freqüentemente, os que que estão tentando fazer os maiores benefícios.
George entende que esse poder é muito perigoso para estar nas mãos de uma única pessoa – seria melhor deixar que o futuro aconteça naturalmente, preservando o livre arbítrio do Homem.
Mas ele é um homem tão passivo que se curva à vontade do médico – até o momento em que quase é tarde demais.
Ainda lhe resta a oportunidade de sonhar que a raça humana pode não se destruir.
The lathe of heaven tem como tema os perigos do poder e a capacidade do ser humano de se autodestruir, questionando a própria natureza da realidade – parece uma estória do renomado Philip Dick.
Uma síntese rara e poderosa de poesia e ciência, razão e emoção.
Uma verdadeira visão das conseqüências de se brincar de Deus.
comentários(0)comente



Marcos Carvalho 19/06/2010

A chave é o amor
É uma história de amor, contém aliens e possui um bom final. George Orr é um homem cujos sonhos, literalmente, transformam-se em realidade. Ao sonhar algo e após acordar, o mundo mudou.
O livro possui um enredo semelhante aos escritos por Philip K Dick, mas com outro foco, pois, Ursula K Le Guin também está interessada na natureza arbitrária da realidade, mas, ela é uma escritora moralista. A narrativa é bem focada e se direciona a um propósito. As características de algumas personagens centrais são tomadas pelas emoções e, quase nunca pelas razões. Neste livro, Le Guin deixou de fora todas as partes chatas, e decidiu, inteligentemente, incidir apenas sobre as coisas que realmente importa as personagens e a narrativa. Curto, conciso, direto ao ponto, bem elaborado e sem exposições exageradas.
Seus principais temas são o equilíbrio e a luta com as forças das trevas dentro de si mesmo, que sempre foram as preocupações da escritora. Assim é George, lento em aceitar seu poder sobrenatural de enorme responsabilidade, e acaba sendo manipulado pelo psiquiatra. E, assim como em outra obras de Le Guin, a escapatória é o amor, a chave do sucesso. Pois, o simples e comovente romance com Heather é o que dá força a George para tomar a decisão certa quando chega o momento crucial.
Sonhos, verdade, responsabilidade, amor. Vale a pena considerar a leitura de "O outro lado do sonho". Como todos os seus livros, é muito bem escrito.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR