Metamorfose da Vida

Metamorfose da Vida Marcia de Assis

Resenhas - Metamorfose da Vida

Nara.Pereira 19/03/2020

Em Metamorfose da Vida você vai encontrar uma história de magia, amor, luta, adversidades.
Vida Sinclair é uma menina muito peculiar. Vinda de uma família com uma bagagem misteriosa. É uma menina forte, decidida, convicta daquilo que quer. Uma menina que busca sem medo, conseguir aquilo que deseja.
Vida passa por uma experiência muito intensa aqui no Brasil e descobre coisas incríveis, em conexão com a natureza.
Se você gosta de personagens fortes e com um espírito puro e cheio de amor, este livro pra você.

Naty__ 16/04/2015

Nada é fácil; as coisas tornam-se difíceis a cada momento. Quando tudo parece andar perfeitamente bem, existe algo que precisa nos desafiar. Esse é o destino de Vida Sinclair, uma jovem escocesa que se vê sozinha no mundo quando seus pais adotivos são assassinados. Ela não vê alternativa a não ser se isolar de tudo e de todos, para lamentar sua perda.

Felicidade? Essa palavra existe, mas requer muita luta para consegui-la. A moça carrega a Vida em seu próprio nome, porém, será que ela sente o prazer nessa palavra? A jovem descobre que foi adotada porque sua mãe biológica morreu em um acidente de carro e seu pai é um antropólogo, mas não sabe o seu paradeiro.

Numa busca desenfreada por encontrá-lo, ela decide estudar para tornar-se antropóloga. Então, a jovem parte para uma jornada em busca de algo que, talvez, nem mesmo ela saiba explicar; a essência está em apenas sentir.

O ano narrado no início da história é 1996. Vida residia num isolado vilarejo de Old Valley. Costumava dizer que era um pedaço do paraíso. A tecnologia não existia; a divergência também não e remédios não existiam. Dinheiro? Para quê? Tudo funcionava com a moeda de troca a habilidade. Se queria uma peça de carne, era necessário capinar, costurar, ou até mesmo, pintar uma casa.

Brianna Sinclair, uma maga muito poderosa e tia de Vida, decide contar à sua sobrinha toda a verdade que ela precisa saber. Porém, a garota recua e diz não acreditar em bruxas e diz pertencer a outra família: Lennox. É aí que Brianna passa a explicar os detalhes de tudo: o que é uma televisão, rádio e até que passa a dizer sobre a origem do seu pai...

A narrativa é bem veloz e me surpreendi com a forma que a autora criou a obra. Outro ponto que gostei bastante foi por abordar o meio ambiente. Sou estudante de Direito e uma das matérias que mais senti afinidade foi Direito Ambiental. As formas ilegais como os seres humanos agem que agridem o meio ambiente é de causar comoção. No livro, ainda, é possível notar isso. Uma tribo está ameaçada pela ação predatória de uma madeireira ilegal.

A obra de Assis é um conjunto de histórias e que prende o leitor por sua qualidade. Aos apaixonados por histórias com bruxas, certamente irão se surpreender. Brianna é uma bruxa cheia de magia, mas que não perde o encanto.

Uma coisa que me chamou a atenção, desde o início, quando recebi o convite foi a capa. A combinação de cores e imagens deixou a obra bem chamativa. As páginas são amareladas, mas a diagramação proporciona uma leitura confortável e não a torna cansativa.
Marta 04/02/2017minha estante
Adorei a resenha!! Gosto muito de livros de fantasia!! A capa é linda!!
Bjoss

Clayton De La Vie 05/04/2015

Quero a Rainha de Gelo
Se algum dia já lhe disseram que a vida é uma tarefa fácil, que não haveria preocupações na sua jornada até a linha final, a morte, o iludiu completamente. A vida é um desafio contínuo, uma luta árdua por um espaço ao Sol, mas o que esperar de uma garota que traz essa simples palavra em seu nome? Que desde seu nascimento carrega dois tipos de vida: a sua própria essência vital e seu nome de batismo? Com certeza, nada de bom.

"Vai se chamar Vida, que para nós, escoceses, significa amada, e no português, significa o espaço de tempo entre o nascimento e a morte."

Vida Sinclair se vê, de uma hora para outra, sozinha no mundo. Quando seus pais adotivos são brutalmente assassinados, a única coisa que a garota poderia fazer era se isolar de todos de sua "aldeia" a fim de se definhar por completo, se perder entre os pensamentos de lamento, dor e revolta. Poderia. Decerto, o destino prega peças naqueles que julga desfavorecidos. O que parecia o fim, se torna o início, quando uma suposta tia, Brianna, resolve levá-la embora.

O que a motivou a seguir uma mulher desconhecida numa jornada que parecia não ter fim, nunca saberemos dizer. Talvez a ausência de entes queridos, talvez a simples vontade de sumir, de esquecer aquele lugar onde teve seu único ponto de esperança roubado.

Por viver em uma comunidade isolada, Vida precisa se readaptar ao mundo, às tecnologias que, embora sejam simples ao nosso olhar, são tão complexas como a existência do tempo para ela, e se maravilha como uma criança que ainda está dando seus primeiros passos.

Como se isso tudo não fosse o suficiente, Brianna resolve lhe contar seu passado, desde que nascera numa família de camponeses até quando a sobrinha fora abandonada. Descobrimos, por fim, que Vida descende de bruxas. Errou, se pensou em magias voando de um lado para o outro e ondas de energia cruzando os céus. Brianna carrega a magia em sua mais pura simplicidade; colhe ervas, faz unguentos de cura, poções de amor e diversas outras feitiçarias. Uma jogada de mestre, devo admitir, pois retratou o que as bruxas eram em suas origens - ao menos o que deveria ser.

Com uma forma indescritível de escrita, Marcia de Assis nos mostra como a jornada de uma típica garota escocesa, afastada de tudo, se torna uma incansável busca por respostas. Inicialmente, Vida descobre que, segundo os relatos de sua tia, sua mãe biológica teve a infelicidade de ser perseguida por fantasmas vingativos, o que culminou na sua morte precoce - resultado da queda de um penhasco. É compreensível que a garota, ainda aos seus quinze anos, fosse tomada por diversos sentimentos, da tristeza à dúvida. O que parecia um choque, tornou-se algo mais complicado (...)

O ponto chave do enredo começa a partir do momento em que Vida adquire uma ideia resoluta em busca pelo pai desaparecido. Nessa caminhada, ela cruza com diversas pessoas. Dentre elas, podemos citar Blake, um afro-irlândes, colega de classe e que, no início, parece ser um encrenqueiro de primeira. Tudo começa com uma disputa pela nota mais alta da turma – ambos desejavam destaque, cada um por um motivo específico. Mas o que devemos, sempre, levar em conta é que nem tudo se resume a aparências e que as pessoas nos surpreendem, e, sendo dessa forma, Vida também se admirou ao notar que Blake era um galanteador de alto escalão (...)

Com o desejo insaciável de querer conhecer o pai que nunca vira, Vida se torna uma antropóloga – profissão que fez a figura paterna vir ao Brasil, e desaparecer na Amazônia. – e elabora uma expedição.

Em território brasileiro, a jovem conhece Amana, sua meia-irmã índia, jovem de personalidade e ideais tão fortes como aço: As pessoas morrem. Todos nós vamos morrer um dia. Na natureza, convivemos com o nascimento, o crescimento e a morte. Algumas plantas duram mais que outras, e assim acontece com os animais e com os homens.

O que de imediato parece mais um dentre tantos outros romances, Metamorfose da Vida se mostra uma obra de conscientização - o brasileiro, talvez por ter sido explorado por séculos, e por séculos ter sido concebido pelos estrangeiros como um povo pobre, infelizmente tende a desvalorizar o que o país nos oferece - e prioriza a preservação ambiental.

Em parágrafos curtos, a leitura é rápida e aprazível, e foi uma ideia genial unir contos indígenas com a cultura escocesa.

site: http://desenhandoemletras.weebly.com/blog/resenha-metamorfose-da-vida

"Ana Paula" 28/07/2015

"Os índios sempre souberam viver com aquilo que a natureza lhes fornecia sem destruir nada. Das árvores, aproveitavam os frutos, suas folhas, o palmito, e não entendiam por que os homens brancos a alguns caboclos as derrubavam com suas motosserras ruidosas que se calavam apenas alguns poucos minutos à espera da queda"

A sinopse do livro é bem explicada. Por isso, não vou falar muito sobre a história para não correr o risco de dar um spoiler!
Começarei dizendo que Metamorfose da Vida foi uma enorme surpresa para mim, apesar dos pontos negativos que comentarei mais para frente, creio que a autora tenha conseguido atingir seu intento: escrever um livro rico em conteúdo que descreve o que a floresta Amazônica sobre todos os dias.

A história não é ambientada totalmente no Brasil. Toda a história da protagonista é contada na Escócia. Depois que a mesma se forma na faculdade é que ela vêm para o Brasil atrás de seu pai. Vida é uma protagonista comum, não me fez odiá-la nem ficar completamente apaixonada por seu gênero. Algumas partes me deixaram com pena dela, em outras, senti que ela não sabia o que realmente queria.

"Na verdade, as pessoas têm medo de admitir que precisam da magia para viver. A magia está em tudo, não podemos negar isso."

Um dos ponto negativos é exatamente este: durante minha leitura, Vida não passou de somente mais uma personagem. Ela não teve aquele foco total em sua história. Depois que Brianna a leva para sua casa, todos os dias passados resumem-se em conhecer a história de sua mãe e de sua tia, Brianna. Vida não encontra vontade própria. Sua única decisão é encontrar seu pai e como a história passa rapidamente, não consegui encontrar o amadurecimento necessário para a personagem embarcar na aventura que viria.
Dos demais personagens, destaco sua irmã Amana. Mesmo conhecendo pouco sobre ela, o leitor perceberá que ela tem uma evolução mais ampla e determinada.

O livro é escrito em terceira pessoa, com passagens em primeira pessoa quando um dos personagens conta as histórias de suas vidas. Não é focado somente em Vida, o que deixou o enredo mais completo. Conhecemos todos os personagens e o que os levaram a se encontrarem.
Creio que este seja o primeiro livro, pois me surpreendi com algumas revelações, e o final foi muito bem escrito, deixou aquele gostinho de quero mais, sabe?

"Coincidências não existem, minha querida. Você aprenderá que as coisas acontecem ou por acado ou por providência."

Toda a pesquisa que a autora deve ter feito para este enredo, valeu cada minuto gasto. Encontramos uma qualidade maravilhosa de descrições da nossa floresta e dos índios. A história contada pela tribo Inamawá me deixou absorta durante a leitura. A autora também passa a mensagem da sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente, o que gostei muito; tudo isso com um toque sobrenatural que deixará o leitor ávido por mais.

A capa é linda e condiz perfeitamente com o enredo apresentado. Possui boa diagramação, com folhas brancas e letras em tamanho confortável para a leitura. Encontrei poucos erros de revisão, o que não prejudicou minha leitura.
A escrita da autora é gostosa, mas a narrativa deixou a desejar. Não consegui encontrar familiaridade com os personagens, senti todos muito distantes. Outra coisa que me agradou, foi o romance que tarda a acontecer. Prezo muito quando o autor consegue passar tudo o que quer e só depois pensa em um par romântico, e foi justamente isso que aconteceu em Metamorfose da Vida.

Sem mais, indico sim a leitura deste livro. Venha adentrar nossa floresta amazônica e descobrir o que podemos fazer quando acreditamos no inimaginável!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/07/resenha-metamorfose-da-vida-marcia-de.html#.Vbd5E_lViko

@biaentreleituras 13/03/2016

Old Valley é um vilarejo isolado do mundo, sem eletricidade, encanamento de água ou internet. Os costumes eram dos mais primitivos e seus habitantes haviam preferido viver assim, quiseram se afastar de tudo e viviam em paz e harmonia, não havia dinheiro e a moeda de troca eram favores prestados entre eles.

Vida morava com seus pais, certa noite ela teve um sonho premonitório onde seus pais morriam e lhes contou, eles não acreditaram e minutos depois, dois forasteiros os assassinaram. Vida ficou sozinha e desolada. De repente, surgiu uma mulher pedindo que a acompanhasse pois era sua tia e tinha coisas para lhe contar. Essa mulher se chama Brianna e levou Vida para sua casa, onde a jovem teve contato pela primeira vez com o mundo moderno.

Desconfiada, Vida estranhou tudo, admirou-se com a televisão, com fogão elétrico, geladeira, descarga, chuveiro e ainda mais com água quente, tudo era novidade para ela. A casa de Brianna tem um aspecto sinistro e o que mais chamou atenção de Vida foi um tipo de altar com uma caveira cheia de inscrições, velas e incensos. Brianna, então, dia que Vida é adotada e lhe conta sua verdadeira história. Sua verdadeira mãe chamava-se Bonnibelle e morreu em um acidente de carro após tentar fugir de quatro entidades que a atormentavam. Brianna revela que eram bruxas muito poderosas mas que a mãe descumpriu um pacto com as entidades e por isso era perseguida.

O pai de Vida mudou-se para o Brasil para estudar uma aldeia de índios, ele tinha planos de levar Vida e a mãe para morarem no Rio de Janeiro com ele, mas a morte de Bonnibelle acabou com seus planos e ele nem mesmo soube do ocorrido. Quando a irmã morreu, Brianna entregou Vida para um casal e não entrou em contato com o pai da menina. Anos se passaram, agora Vida estava desamparada e a tia foi buscá-la para lhe ajudar.

Vida decidiu que encontraria seu pais, resolveu estudar antropologia e na faculdade conhece pessoas que lhe ajudarão em sua jornada. Seu vizinho chamado José Augusto (um português que a ensina a falar o idioma), um colega de classe chamado Blake e o professor chamado Lazarus. No decorrer da história Vida descobre que Lazarus é amigo de seu pai e viajou para o Brasil com ele. Lazarus lhe conta o que aconteceu com seu pai para que ele ficasse na aldeia. Eles encontraram os índios Inamawás e decidiram estudá-los pois eles tinham o poder de ficar invisíveis. Após alguns acontecimentos, Lazarus retorna para a Escócia e Gordon (pai de Vida) fica na aldeia.

Decididos, eles embarcam em uma viagem perigosa para o Brasil. Ao chegarem na aldeia o que eles encontram é uma situação nada boa. O pai de vida está cego e muito debilitado, a região corre um grande perigo devido a ação ilegal de madeireiros e todos estão assustados. O grupo decide ajudar e vão ter a ajuda de Amana (meia irmã índia de Vida). O que eles enfrentaram é algo maior do que poderiam imaginar e a missão de cada um está apensas começando.

Resenha completa no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/03/resenha-metamorfose-da-vida.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br