Por Amor ao Mundo

Por Amor ao Mundo Elisabeth Young-Bruehl

Resenhas - Por Amor ao Mundo

Davi A. 16/01/2021

Tempos sombrios exigem ler Hannah Arendt
Quinze anos após o contato inicial que tive com as obras de Hannah Arendt, finalmente houve a oportunidade de ler a biografia mais completa da pensadora. Graças também à venda de todo o acervo da Relume-Dumará na Estante Virtual.

Young-Bruehl nos entrega um livro denso, enfadonho em certas passagens, mas sempre esclarecedor sobre a vida e as obras de Arendt. É uma biografia incomum, até pq a vida da biografada foi incomum. Não há reviravoltas amorosas, não há filhos e não há tensão e twists na história. No entanto, para quem já conhece os livros de Arendt vai se deliciar com os bastidores das obras, as influências e as críticas.

De todo modo, como tive oportunidade de estudar bastante Arendt durante a faculdade, não foi difícil compreender a leitura e a tradução por vezes derrapante da biografia. Para quem conhece apenas superficialmente as obras de Hannah Arendt, não recomendo o livro de Young-Bruehl. Talvez ?Nos Passos de Hannah Arendt?, outra biografia e escrita por Laure Adler seja mais palatável.

Ao fim e ao cabo, compreender a vida de Arendt é também compreender diversos acontecimentos no século XX e iluminar os caminhos da humanidade nos ?tempos sombrios? do nosso século XXI, em sua segunda década que já se inicia de forma bem turbulenta.

licaet 20/11/2018

Uma grande biografia
Uma ótima biografia da filósofa Hannah Arendt. Com esse livro é possível conhecer a história de Hannah Arendt desde a infância. A entrada na Universidade, seu caso de amor com Heidegger e sua mudança pros Estados Unidos. Tem várias fotos, é muito bem escrita também.