Guia das Séries

Guia das Séries Priscila Harumi...

Resenhas - Guia das Séries

liaramoss 13/04/2023

Definitivamente um guia
Resumos bem curtinhos das séries mais famosos da televisão americana, separadas em ordem alfabética. gostei.

Bia Caroline 13/11/2016

O Guia de séries, como o próprio nome já sugere, nos trás informações sobre várias séries atuais ou não do mundo da televisão. Além disso, ele também mostra várias informações legais, como por exemplo várias nomenclaturas do universo das séries, explicações sobre os prêmios mais importantes e etc.

Cada série ganha um espaço de duas páginas, sendo a da esquerda uma grande imagem com informações técnicas, como ano de lançamento, número de temporadas e elenco. Já na página da direita, temos um resumo da história a ser apresentada pelo programa e umas seis curiosidades. O mais bacana é que, quando alguma informação ou curiosidade pode expor demais o enredo, a página vem com um símbolo de spoiler. Confesso para vocês que minha lista de séries aumentou consideravelmente depois de folhear as páginas...

Como a louca das capas, preciso dizer que não gostei muito dessa. Ok que só pelo nome, o livro já atrai olhares, mas a montagem com imagens de séries não é muito agradável aos meus olhos. Outra coisa que não gostei muito por parte da Generale foi o formato do livro + cola usada na lombada. Por ser um livro grosso, talvez fosse melhor usar o formato convencional, pois isso, unido a uma cola ruim, fez com que a lombada do meu exemplar começasse a soltar. Cheguei no final da leitura com a parte de cima solta e a parte de baixo ameaçando se desprender também. O Guia de Séries foi impresso em papel Couchê 90g.

Apesar de gostar bastante do fato de terem disposto as séries por ordem alfabética, acredito que uma ordem cronológica tornaria o guia ainda mais interessante, como uma viagem "no túnel do tempo" até os dias de hoje com as séries mais atuais.

É um livro maravilhoso para as pessoas viciadas em séries, como eu, pois temos a oportunidade de conhecer outras mais, só que o lado ruim é que esse universo é muito rápido, todo ano estreiam muitas séries, varias outras são canceladas ou renovadas, então o guia acaba logo ficando defasado. Para se ter uma ideia, o programa sensação, Game of Thrones estava em sua quarta temporada na época do fechamento da edição, e agora estamos acompanhando a sexta temporada. Mas ainda assim, vale para todo sériemaniaco!

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/05/resenha-guia-das-series-de-priscila-harumi-e-vana-medeiros.html

Jack 19/05/2016

Um livro para viciados em seriados que supera as expectativas
Quem me conhece sabe que eu sou bem viciada em séries. Desnecessário dizer que o devorei mais rápido que pipoca.

Como toda boa garota dos anos 90, adentrei o caminho das séries sem ainda entender aonde ele me levaria, através de clássicos do SBT como “Blossom”, “Um maluco no pedaço”, “Eu a patroa e as crianças” e até alguns episódios esparços de “Friends”. Nessa época, não existia “maratonar” e eu jamais imaginava que um dia consideraria que os melhores dezenove reais do meu salário seriam gastos na Netflix (aliás, que bruxo poderia prever esse sonho?). Assim, lá pela minha adolescência eu realmente assumi minha paixão por seriados e hoje em dia preciso de um aplicativo para manter o controle do que estou vendo e onde parei em cada temporada.

Dessa maneira, somente a temática do livro já foi o suficiente para me roubar um enorme sorriso de alegria infantil, que aumentou quando comecei a folhear a linda edição. O livro teve como base pesquisa feita até 2014, resultando na apresentação de 100 séries escolhidas pelas autoras como as de maior impacto na televisão mundial e, em alguns casos, brasileira por se tratarem de séries americanas que curiosamente acabaram fazendo mais sucesso aqui do que por lá mesmo.

Cada série é apresentada com uma ficha técnica resumida contendo o nome original da série e o de exibição no Brasil, quantidade de temporadas e episódios, período de exibição, criadores, elenco, canais de exibição e música tema. Além disso, as autoras fazem uma resenha consisa de cada série, muitas vezes utilizando uma crítica assertiva que surpreende (caso de Breaking Bad, por exemplo) e até mesmo situando a série em seu período e/ou formato de exibição. Mas, para mim, a cereja do bolo é a lista de curiosidades de cada série, que variam de interessantes a extremamente divertidas, algumas beirando o absurdo. Tudo isso com alertas de spoiler ao longo das páginas, para não estragar a surpresa de ninguém.

Outro diferencial são os curtos capítulos que, de maneira bem didática, esclarecem o mundo dos seriados para os viciados de diferentes níveis. Desde de a produção, o episódio piloto, gravações, passando pelo processo de dublagem, legendagem, distribuição, tudo é esclarecido e ainda acompanha um glossário dos termos, muitas vezes em inglês, que costumam ser corriqueiros para veteranos (como hiatus, midseason, shippers, etc.), mas que ainda causam confusão em algumas pessoas.

Eu realmente adorei o livro e não poderia pedir mais. Aliás, poderia sim: Que já encomendem a continuação. Afinal, muitas séries ainda acabaram ficando de fora, especialmente se considerarmos que a pesquisa foi até 2014. Se, por exemplo, considerarmos somente a absurda expansão da Netflix com suas produções próprias no ano passado, só Demolidor, Jessica Jones, Narcos e Sense8 davam um livro. Além disso, temos ainda tantos outros sucessos absolutos de público que já merecem seu lugar ao sol, como How to Get Away With Murder, minha série querida das tretas por exemplo. Mas enquanto meu esperançoso pedido não é atendido, vale ressaltar que esse é um livro para fãs e espero que, como a mim, ele supere suas expectativas. Spoiler alert: Difícil depois de ler é a vontade de começar um monte de séries que você sabe que não tem tempo suficiente para ver - alguém me traga um vira-tempo!.

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2016/05/resenha-guia-das-series-priscila-harumi.html