The Phantom of the Opera

The Phantom of the Opera Gaston Leroux

Resenhas - The Phantom of the Opera

Nathalie Ayres 28/05/2009

Aparência x Essência
Não tenho vergonha em dizer que o que me atraiu para o livro foi assistir ao musical. E é incrível ver tão detalhamente a loucura e a genialidade de Erik.
A verdade é que ele teria tudo para ir longe na vida, dentre suas hábilidades se enumeram arquitetura, ventriloquismo, ilusionismo, proficiencia musical... Mas o que segurou sua alta capacidade intelectual foi sua aparência: ele nasceu com o rosto deformado, e sempre foi rejeitado por isso. Isso fez crescer nele uma maldade e insanidade absurdas. Eu não tenho dúvidas: Erik é fruto da reação dos outros.
Em contra-partida, temos a figura bela e tola de Raoul, um rapaz bem-apessoado, rico e de família influente, mas de uma infantilidade absurda e personalidade fraca. Se não fosse pelo Persa, a história não teria o desfecho que teve.
Entre ambos, paira Christine, que não escolhe apenas entre o Fantasma e Raoul, mas talvez entre a carreira e o casamento, na teoria de alguns. Está certo, ela ama o Raoul, mas se fosse eu não ficaria com nenhum dos dois!
Resumo da Opéra: o livro é fascinante e bem construído, o que dá um pouco de raiva é ter a perspectiva de Raoul como quase predominante. Mas o autor tem por trás da obra uma crítica às aparências da sociedade, e como essa cultura pode nos envenenar, e nos cegar para as coisas que realmente importam...
BeaC 17/05/2016minha estante
Vlw pelo spoiler !
Tenta não ferrar a leitura dos outros quando for resenhar da próxima vez