The Phantom of the Opera

Resenhas - The Phantom of the Opera

gabytes 12/07/2023

Love is letting go ??
Lindo, lindo!
Primeiramente, me surpreendi com a narrativa de teor investigativo, logo de início o autor já define que as revelações que está prestes a fazer não são fictícias. É escrito de maneira tão convincente que por um momento realmente acreditei ter sido baseado em acontecimentos reais, até fui pesquisar hahah

O leitor é apresentado aos mistérios por meio de uma série de relatos, cada um sob uma perspectiva diferente, o que torna um pouco confuso no começo mas aos poucos as peças se encaixam até o desvendar de (quase) todos os acontecimentos. Eu amei os diálogos, são MTO dramáticos de maneira bonita mas não acho que chega a ser teatral ou exagerado.

A minha segunda surpresa foi com a perspectiva do Raoul, que eu achava um chato e intrometido no filme, sob seu ponto de vista podemos entender como os acontecimentos ao redor da Christine eram extremamente (!!!) suspeitos pra quem vê de fora e qualquer um no lugar dele teriam atitudes semelhantes, também podemos entender a profundidade dos seus sentimentos por ela. Sob sua perspectiva, junto de Christine, a presença onipresente do Fantasma é tão ameaçadora que chega a ser quase aterrorizante em algumas partes, em especial os momentos que levam até o terraço da Casa da Ópera! Nessa parte eu me peguei roendo as unhas de suspense: a ingenuidade do casal, a perseguição silenciosa do Fantasma, as revelações proibidas...

Por fim, o último relato é o do Persa, o personagem que tem a melhor visão geral dos acontecimentos e do vilão trágico ?Pobre e infeliz [Fantasma]! Devemos lastimá-lo? Amaldiçoá-lo? Ele só pedia para ser alguém como todo mundo!"

Eu não era particularmente fã do filme/musical, apesar de amar as músicas e estética, a trama em si nunca chamou muito minha atenção. A única coisa é que eu tinha um crush no Fantasma do filme de 2004(fui enganada por Hollywood, o Fantasma não é suposto ser galã) e sempre achei as escolhas da Christine muito burras! Mas lendo o livro descobri que não é um romance. Sim, se trata sobre o amor, mas sobre como ele pode ser tóxico e obssessivo... E principalmente, como precisamos receber amor pra saber como oferecê-lo, não deve ser forçado nem reprimido.

gariglio 01/05/2020

O vilão é realmente o vilão?
Propus para mim mesma o desafio de ler um livro todo em inglês. E realmente acabei gostando.

A narrativa flui num ritmo gostoso, quando você vê, já está terminando.

O Erik é com certeza minha personagem favorita. Ele tem uma loucura tão característica, o fascínio pala arquitetura, pelo ilusionismo, pelo ventriloquismo. O cara é basicamente um gênio.

O problema é que ele não se encaixa na sociedade, por sua deformação facial. Então, acaba tramando para se sentir menos isolado.

Ótimo livro, que demonstra questões bem atuais, sobre julgamentos pela aparência, sobre se a maldade é inata, sobre a sociedade como corpo social.
gariglio 03/05/2020minha estante
te amo

Craotchky 16/09/2020minha estante
: )

Raysza 20/01/2022

Apaixonada pelo amor do fantasma
Chorei muito, ri muito e fiquei revoltada. A história é linda, cheia de mistérios e passa uma das visões mais bonitas sobre o amor que eu já li.

Li o livro sem nenhum conhecimento prévio sobre a história além do fato de que era famosa e não me decepcionei, virou um de meus livros favoritos!

Fefa 04/03/2023

Fantasma da Ópera
Fantasma da Ópera é conhecido mundialmente pelo clássico filme e pelo musical da Broadway (que vai fechar e não consegui ver ?), por isso decidi ler e essa versão da Amazon é de graça e é em inglês.
O inglês é antigo então tinha algumas palavras ou expressões que não estava entendendo e aí a leitura não foi fluída tão bem.
Tirando isso foi legal ler essa história que é considerada um clássico e pesquisar sobre a Casa de Ópera (que é foi a inspiração do autor escrever essa história)

Nathalie Ayres 28/05/2009

Aparência x Essência
Não tenho vergonha em dizer que o que me atraiu para o livro foi assistir ao musical. E é incrível ver tão detalhamente a loucura e a genialidade de Erik.
A verdade é que ele teria tudo para ir longe na vida, dentre suas hábilidades se enumeram arquitetura, ventriloquismo, ilusionismo, proficiencia musical... Mas o que segurou sua alta capacidade intelectual foi sua aparência: ele nasceu com o rosto deformado, e sempre foi rejeitado por isso. Isso fez crescer nele uma maldade e insanidade absurdas. Eu não tenho dúvidas: Erik é fruto da reação dos outros.
Em contra-partida, temos a figura bela e tola de Raoul, um rapaz bem-apessoado, rico e de família influente, mas de uma infantilidade absurda e personalidade fraca. Se não fosse pelo Persa, a história não teria o desfecho que teve.
Entre ambos, paira Christine, que não escolhe apenas entre o Fantasma e Raoul, mas talvez entre a carreira e o casamento, na teoria de alguns. Está certo, ela ama o Raoul, mas se fosse eu não ficaria com nenhum dos dois!
Resumo da Opéra: o livro é fascinante e bem construído, o que dá um pouco de raiva é ter a perspectiva de Raoul como quase predominante. Mas o autor tem por trás da obra uma crítica às aparências da sociedade, e como essa cultura pode nos envenenar, e nos cegar para as coisas que realmente importam...
BeaC 17/05/2016minha estante
Vlw pelo spoiler !
Tenta não ferrar a leitura dos outros quando for resenhar da próxima vez

charlie54 04/05/2023

Meu deus que livro chato, a escrita completamente sem graça e o enredo que não faz sentido nenhum. tava me arrastando lendo esse.
lareS2 04/05/2023minha estante
Nossa amgg, achei até mais ou menos kkkkkkk

Rogerio.Flores 24/05/2023

Fantasma da ópera
Ler um texto tão difundido através de filmes, musicais, desenhos animados e outras midias traz uma carga de expectativa grande para o leitor. Talvez justamente esta expectativa acabe por produzir uma ansiedade que se desfaça rapidamente quando a realidade inicial não alcança o patamar esperado. A primeira vez que perdi a oportunidade de contato com a obra foi quando não fui assistir à peça que estava sendo encenada na Broadway na primeira vez que lá estive. Já fiquei curioso e aumentou muito a minha vontade de conhecer a obra. Muitos anos depois resolvi ler o texto original, esperando uma clássico dramático e de grande suspense. Não chega a tanto. O início é bastante sofrido, de tal forma qie resolvi até dar um tempo e alternar com outras leituras, para então ajustar o meu ritmo e respeitar o trabalho do autor. Sendo austero e direto, trata-se de um bom livro. Um drama que nos remete a uma outra época da França, com grande riqueza de detalhes e referências importantes a obras tradicionais. Uma historia bem contada, não extremamente longa, apesar de um pouco morosa em alguns momentos, com um final justo e relativamente previsível. Vale a leitura, mas sem esperar demais dela.

Patricia 16/04/2020

O Fantasma da Ópera
Mesmo para quem já assistiu a peça e viu o filme, recomendo fortemente a leitura. Cada um é diferente do outro e todos muito muito bons!!

Lisboa Richthofen 03/04/2024

In sleep he sang to me/In dreams he came
A ambientação dos cenários e a caracterização das personagens, juntamente com a influência que o musical da Broadway exerceu na minha interpretação dos fatos, me proporcionaram uma viagem à Opera Garnier e ofereceram um bom aperitivo de como funcionava a elite consumidora dessa arte no início do século XX.

É um livro divertido e de fácil acesso no quesito escrita.

Laura.Julia 13/11/2021

The Phantom of the Opera
Foi o primeiro livro que li em inglês, fiquei muito contente por entender quase tudo. É um ótimo livro para quem está aprendendo inglês e uma ótima forma de aprender novas palavras.
Sobre a história, mesmo estando bem resumida achei ela muito interessante e emocionante. Com certeza futuramente vou ler o livro completo.

Victor 13/11/2021

Também para quem é fã do musical
Meu primeiro contato com o Fantasma da Ópera foi através do musical. Pelo menos uma dezena de vezes devo ter assistido ao filme e escutado a trilha-sonora. Mas, dado esse tempo, nunca tinha parado para pensar em ler o livro que deu origem a todo esse trabalho que sou muito fã.

A experiência de ler o livro após conferir o musical é bastante interessante porque o livro ?responde? muitas das perguntas que o musical deixa no ar ? na hora somos simplesmente levados pela música e não nos perguntamos de onde saiu o cavalo branco que leva Christine ou até porque dizem para ?manter as mãos na altura dos olhos?. O livro aborda tudo isso, e melhor, dando todo um contexto que nos faz entender o real motivo de cada acontecimento.

Larissa3225 28/06/2023

Joker, but make it french
Comecei a leitura de O Fantasma da Ópera sem nenhuma expectativa e, talvez por isso, me surpreendi muito. Estou completamente apaixonada por esse livro!

A primeira surpresa já veio logo de cara com a forma como a estória é contada. O narrador (que é o autor) nos conta a estória como se ela realmente tivesse ocorrido e o caminho que ele percorreu investigando os relatos. Assim, o livro tem um gostinho de não-ficção; um ar de podcast de true crime investigativo. E eu amei isso.

Outra ponto que eu adorei no livro foi a sua atmosfera. Eu já havia lido livros góticos antes, mas isso nunca havia me impactado de forma tão clara. É uma ambientação bastante sombria. Não chega a dar medo, mas é impossível não se ver preso nesse clima de mistério.

E, por fim, é impossível elogiar esse livro e não falar da estória em si. É maravilhosa! Não a vejo como uma estória de amor, como outros leitores. Para mim, o mistério é muito maior e foi o que me deixou presa à narrativa. Apesar de ter gostado da leitura desde o começo, foi a parte final que me fez favoritar o livro. A partir do momento em que acompanhamos os relatos do Persa, o livro ganha um novo ritmo e foi quase impossível para mim parar a leitura. Amei acompanhar os eventos pela perspectiva dele e ver as explicações para os mistérios. E considero essas explicações muito boas.

Outro aspecto da estória que chama atenção são as reflexões que podemos fazer a partir das motivações do vilão. Não tem como falar muito sem dar spoilers, mas são reflexões muito atuais e que mantêm a relevância do livro.

Em relação à linguagem, tive dificuldade em alguns momentos por conta do inglês mais antigo e de alguns termos mais específicos que eu desconhecia.

Não sei como esse livro performa para fãs do musical/filme. Apesar de já ter assistido, não me considero fã dos mesmos. Mas, para quem desconhece a estória ou não tem um apego muito grande a eles, o livro é uma boa opção. Ele é muito diferente do musical/filme e surpreende até quem já conhece a estória.

Enfim... Não esperava nada; recebi tudo.

LC Ler Antes de Morrer

Viviane 23/08/2014

"He was ready to make any display of clemency, forgiveness or cowardice. He was in love."
Mesmo sendo um gênio maquiavélico, a pureza do Opera Ghost em relação ao amor me conquistou. De todos os livros que li até hoje, nenhum demonstra o amor de forma tão singela quanto Erik.

Inês 14/11/2020

A famous story, certainly, but a different one from the musical - in the end, gave me a better understanding of it, so, it was worth reading.

nanda 09/08/2022

the phantom of the opera
muito entediante! demorei 11 meses (sim, ONZE MESES) pra ler um livro q não tem nem 100 págs!!! eh bem chatinho