Jane Austen Cover to Cover

Jane Austen Cover to Cover Margaret Sullivan

Resenhas - Jane Austen Cover to Cover

Thaís Brito 23/01/2021

Um livro sobre livros
Só agora tendo tempo de escrever sobre minha primeira leitura concluída do ano.

A proposta de Margaret C. Sullivan foi muito interessante para quem acompanha ou admira a obra de Jane Austen. Falando sobre os detalhes de como se publicavam os livros na época em que Austen escrevia, ela nos faz prestar atenção nas capas das primeiras edições dos romances. Também são apresentados detalhes do contexto da escrita de cada romance, coisas que normalmente encontramos nas biografias.

Aos poucos, passeamos pelos diferentes estilos de publicação enquanto vemos a obra de Jane Austen se espalhar entre outros nichos, outros públicos, outros idiomas. Margaret tece comentários espirituosos sobre as escolhas de cada edição, como aquelas que colocam personagens em trajes totalmente diferentes do período regencial inglês, ou aquelas que pouco têm a ver com a história contada no interior das páginas.

Foi muito instigante perceber a influência de cada época no desenho das capas, tendo também dicas valiosas sobre documentos e objetos que podem ser encontrados em museus e coleções pelo mundo. Além de divertido, o livro pode servir de ponto de partida para quem se interessa em colecionar edições da obra de Jane Austen.