Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars: Kenobi

Victor Hugo 16/07/2022

Um bom livro
Este é um bom livro do antigo Universo Expandido de Star Wars (atual Legends) e infinitamente melhor do que a série de TV Obi-Wan Kenobi. E já explico a razão.

Kenobi é despretensioso. Se quase sempre a maioria dos livros e HQs de Star Wars são épicas (o que fica monótono depois de um tempo), esse livro tem um ritmo bem diferente. Não envolve longas viagens espaciais e locações espetaculares a cada 20 páginas.

Justamente por ser despretensioso que é possível observar a rotina do Obj-Wan em profundidade. É muito bom ?ver? ele pensando e aguardando até o último minuto para brandir seu sabre de luz e partir para a ação.

Esse estilo de escrita mostra um Obi-Wan mais introspectivo e atormentado pelo passado. O que ele precisou fazer com seu melhor amigo ainda o faz perder a paz de espírito, e o livro demonstra isso muito bem. O que o prende em Tatooine não é necessariamente o Luke em si, mas a camisa de força que o próprio Obi-Wan vestiu e carrega em cada página.

O livro lembra muito um filme western, no meio do deserto e a vida dos fazendeiros de umidade da região. A vida é tão low profile que não aparece nenhum personagem legado ou figural, com exceção do próprio Obi-Wan. Isso com certeza aliviou o autor de ficar preso em 1673873 ganchos e retcons e criar algo realmente único e original. Com exceção de poucos títulos, falta essa originalidade no Universo Expandido de Star Wars.

hibernarrd 02/05/2023

Você não pode escapar do seu destino...
Esse livro nasceu de uma aposta, quando desafiaram o autor a escrever um western (história de velho-oeste) de Star Wars. Quando você já conhece a saga e lê isso, chega a estranhar, pois Star Wars sempre teve influências de western, não é como se fosse uma novidade. Porém, o filme original tinha isso como um de seus aspectos, enquanto esse livro tem como sua essência.

A história inteira se passa em Tatooine, e conhecemos alguns de seus moradores: Anileen, dona de um bar/armazém e mãe solteira de dois filhos, cujo marido foi morto pelo Povo da Areia; Orrin, basicamente um cherife, melhor amigo do ex-marido de Anileen e cheio de marra no maior estilo Clint Eastwood; A'Yark, líder de uma tribo do Povo da Areia, lutando pela sobrevivência de seu povo. Por último, o forasteiro, que chega e gera curiosidade em todos: Ben Kenobi.

A história é instigante, cheia de ação e mistérios, onde nosso Jedi se encontra preso no meio de uma teia e descobre uma enorme conspiração envolvendo do massacre que Anakin cometeu em Ataque dos Clones a Jabba o Hutt. Isso tudo enquanto entramos na mente de Kenobi.

O emocional do protagonista é totalmente aprofundado aqui, tanto com o modo em que ele reage aos acontecimentos da trama quanto com as meditações que faz para Qui-Gon, sem receber resposta aparente. Aqui ele reflete sobre Anakin, Padmé, Satine, a Ordem Jedi e tudo que ele perdeu. Temos um personagem em busca de propósito e pertencimento.

Sei que são obras diferentes, mas é impossível não comparar com a série do Disney+, Obi-Wan Kenobi. Mesmo sem Vader ou Leia, o livro consegue entregar uma trama muito mais madura e profunda do que a série, entregando um verdadeiro desenvolvimento de personagem.

Provavelmente meu novo livro de Star Wars favorito, uma história que todo fã da saga e principalmente do Obi-Wan devia conhecer!