Distraídos Venceremos

Distraídos Venceremos Paulo Leminski

Resenhas - Distraídos Venceremos

jukitta 29/03/2024

Meu primeiro livro do Leminski. Confesso que não estou acostumada com o tipo de poesia que ele propõe, mas talvez por não saber compreendê-lo totalmente ainda, ele propõe uma linguagem abstrata e versos totalmente livres, não é tão fácil decifrar os sentimentos/proposta do autor, mas no meu caso gosto de poesias que nos desafiam a pensar mais. Definitivamente um poeta brilhante, ansiosa para ler mais dele.

Ana Nobre 21/03/2024

Quero ler Catatau do Paulo Leminski, como estou num projeto de ler um autor de cada estado brasileiro, optei em ler Distraídos Venceremos, grata surpresa, poesias lindas. Agora além de querer ler Catatau quero ler a biografia do Leminski.

Wacinom 16/01/2024

Vim pelo caminho difícil,
A linha que nunca termina,
A linha bate na pedra,a palavra quebra uma esquina,
minina linha vazia
A linha, uma vida integral,
Palavra palavra minha .

Café com Livros 13/12/2023

Meu poeta preferido
Sou grande fã de Leminski, estou sempre relendo suas poesias, seguem atuais, seguem despertando ideias novas, incomodando e fazendo rir.

Allani Sousa 13/12/2023

Resiliência
"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além."

Leminski traz nestes poemas recortes, retratos, memórias e saudades diante do percurso de sua vida. Em uma espécie de mensagem subliminar, senti que o autor desejou que os poemas fossem digeridos como um bom vinho ao som de um jazz e a uma conversa longa sobre as limitações do sistema, assim demonstrando ao leitor a importância de uma leitura submersa acerca dos seus sentimentos e da sua mente. Ainda, observei que alguns poemas desconexos diziam sobre seus pensamentos e conflitos com si mesmo em relação a sua identidade e escrita, o que fica visível em um dos seus poemas finais que o mesmo lamenta e crítica que as pessoas tornem "ouro" todo o que o mesmo escreve, uma vez que o mesmo julga o contrário. Poetas são complexos, é difícil gostar da sua escrita quando muitas vezes ela o seu ponto de escape, um desabafo, uma expressão... Em geral, é um leitura rápida, algumas vezes reflexiva, mas não uma das melhores do autor.

Quel 22/11/2023

"Até parece mentira,
Tudo parecia alguma coisa,
O tempo parecia pouco,
e a gente se parecia muito."

A primeira vez que li esse poema foi muito impactada e lendo ele neste tudo fez ainda mais sentido.. eu amei essa leitura e a minha primeira experiência com o autor. Durante os poemas eu ri, refleti e achei magnífico o jogo de palavras e o jeito que elas fluem e fazem sentido, cada poema tem um ritmo e isso é fascinante.

Recomendo demais!

ferbrito__ 27/09/2023

Leminski é sensacional. Ele brinca com as palavras de uma forma que faz parecer tão fácil. Bom demais

Giovanna 15/08/2023

Bom mas não me fez sentir
Boa leitura, meu segundo livro dele e me apaixonei pelo primeiro e esse não foi paixão.
Achei alguns bem diferentes e abstratos (não gostei disso). Não me despertou sentimentos, e isso fez falta.
Os poemas de Kawa cauim foram os que eu mais gostei.

mari:) 18/06/2023

Amoo
Segundo livro que leio do autor e achei muito legal! tem coisas que me deixam confusa mas outras coisas que eu entendo demais e me envolvo profundamente

Arthur 23/04/2023

Espetacular
Meu primeiro livro de poesia e que boa ideia começar por Leminski!! O livro é uma coletânea de poemas do autor dividida em três partes e é muito boa do início ao fim.

A facilidade do autor de te prender com os haicais, poemas tão curtos, me deixou chocado.

Nota dez!!

Larissa 20/04/2023

Resenha: Distraídos Venceremos
A história brasileira sempre esteve dividida entre as divisões de classes favorecidas e as menos favorecidas. A literatura produzida por aqueles que tinham privilégio, que pertencia a elite se caracteriza como um movimento onde a literatura era hegemônica, ou seja, se sobressaia. Com o passar dos tempos o quadro foi mudando e apartir do final dos anos oitenta a literatura das classes menos favorecidas, que ficavam a margem da sociedade e que florescia na periferia de São Paulo teve visibilidade. Surgia nesse período a geração do mimiografo. As suas obras eram produzidas por estencil, e tentava fugir da censura da Ditadura militar.
Esse era um movimento caracterizado pela palavra cantada, decorada, minemonica, com ritmo. A poesia passa a ter seu lugar de destaque. Influencia do rap. Dentre os grandes nomes dessa corrente estão Paulo Leminski, Sérgio Sampaio, Torquato Neto, Tom Zé, Waly Salomão e Chacal: representantes da “cultura marginal”.

Distraídos venceremos é um livro de contos de Leminski escrito em 1987. Seus poemas são marcados por uma escrita criativa, popular com uso de gírias e palavrões, muitas vezes inova em ditos populares. São poemas curtos, com varias temáticas como o processo de escrita, obras literárias, algumas produções são homenagens sua a amigos queridos, dentre várias outras temáticas abordadas.

Para quem aprecia a escrita de Leminski é um tipo de poesia diferente, que foge das poesias liricas enfadonhas, Leminski vem para inovar, usando coisas do cotidiano, ditos populares, e vários outros temas de um jeito muito criativo e singular. Na minha opinião um dos grandes escritores brasileiros. Livro maravilhoso!

Taylor 09/03/2023

"Tem que ter por quê?"
Esse é o primeiro livro de Leminski que li. Já tinha visto uns ou outros poemas antes de pegar uma obra dele, mas pouca coisa.

O jeito que Leminski faz poesia me encanta demais. Vezes tão direto, vezes tão abstrato... Tem aquele poema que cutuca exatamente aquele ponto e tem poema que acaba zero a zero e te leva por caminhos entrecruzados.

Leminski faz aquela poesia que é boa de ver, boa de ler, boa de falar. Ele sabe usar as palavras. Mas nem por isso é só estética. Vários temas são abordados em cada leva de versos ? inclusive o "fazer poesia".

Então, pra cada pessoa que se arrisca a fazer poesia, desejo um poema de Leminski.

Lu 08/01/2023

Poesias curtas que fazem refletir, sobre uma diversidade de temas....

Jeito Leminski de fazer poesia

Cleber 02/01/2023

Poesia
Meu primeiro livro de 2023 e meu primeiro livro do Leminski, que ótima escolha!
Peguei o livro pela Biblion pq sempre tive a curiosidade de algo desse autor e nem tinha reparado que esse foi o último livro publico ainda em vida pelo Leminski, já virei fã.
Recomendo para todos os leitores que apreciam musica e poesia.

Lorrany 27/11/2022

Foi meu primeiro contato com Leminski e amei a forma dele versar, com certeza procurarei outros poemas do autor