Distraídos Venceremos

Distraídos Venceremos Paulo Leminski

Resenhas - Distraídos Venceremos

Cleber 02/01/2023

Poesia
Meu primeiro livro de 2023 e meu primeiro livro do Leminski, que ótima escolha!
Peguei o livro pela Biblion pq sempre tive a curiosidade de algo desse autor e nem tinha reparado que esse foi o último livro publico ainda em vida pelo Leminski, já virei fã.
Recomendo para todos os leitores que apreciam musica e poesia.

Tiago Ribeiro Santos 15/01/2009

É incrível a capacidade de Leminski em escrever poucas linhas mas, nelas, a fartar de entrelinhas.

Cada poesia do autor, seja curta ou não, merece ser lida além da superficialidade. Assim, encontramos toda a sua leveza e capacidade em tanto dizer, com tão pouco.

Bell_016 23/11/2009

ainda vai
nos levar além

Amanda 24/09/2020

Distraídos venceremos
Foi uma leitura que fluiu muito rápido, gostei bastante. Meus poemas favoritos foram ?plena pausa?, ?razão de ser? e ?m, de memória?. Achei bem interessante ver como a poesia japonesa influenciou o autor em alguns momentos. Recomendo muito!

Allani Sousa 13/12/2023

Resiliência
"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além."

Leminski traz nestes poemas recortes, retratos, memórias e saudades diante do percurso de sua vida. Em uma espécie de mensagem subliminar, senti que o autor desejou que os poemas fossem digeridos como um bom vinho ao som de um jazz e a uma conversa longa sobre as limitações do sistema, assim demonstrando ao leitor a importância de uma leitura submersa acerca dos seus sentimentos e da sua mente. Ainda, observei que alguns poemas desconexos diziam sobre seus pensamentos e conflitos com si mesmo em relação a sua identidade e escrita, o que fica visível em um dos seus poemas finais que o mesmo lamenta e crítica que as pessoas tornem "ouro" todo o que o mesmo escreve, uma vez que o mesmo julga o contrário. Poetas são complexos, é difícil gostar da sua escrita quando muitas vezes ela o seu ponto de escape, um desabafo, uma expressão... Em geral, é um leitura rápida, algumas vezes reflexiva, mas não uma das melhores do autor.

08/02/2021

Leitura rápida e fluída, muito prazeroso consumir um conteúdo como esse. Possui muitos poemas bons reunidos em uma mesma obra, mas fica aqui um dos meus preferidos:

"DIVERSONAGENS SUSPERSAS

Meu verso, temo, vem do berço.
Não versejo porque eu quero,
versejo quando converso
e converso por conversar.
Pra que sirvo senão pra isto,
pra ser vinte e pra ser visto,
pra ser versa e pra ser vice,
pra ser a super-superfície
onde o verbo vem ser mais?

Não sirvo pra observar.
Verso, persevero e conservo
um susto de quem se perde
no exato lugar onde está.

Onde estará meu verso?
Em algum lugar de um lugar,
onde o avesso do inverso
começa a ver e ficar.
Por mais prosas que eu perverta,
não permita Deus que eu perca
meu jeito de versejar." (pg 71)

Giovanna 15/08/2023

Bom mas não me fez sentir
Boa leitura, meu segundo livro dele e me apaixonei pelo primeiro e esse não foi paixão.
Achei alguns bem diferentes e abstratos (não gostei disso). Não me despertou sentimentos, e isso fez falta.
Os poemas de Kawa cauim foram os que eu mais gostei.

ferbrito__ 27/09/2023

Leminski é sensacional. Ele brinca com as palavras de uma forma que faz parecer tão fácil. Bom demais

Lorrany 27/11/2022

Foi meu primeiro contato com Leminski e amei a forma dele versar, com certeza procurarei outros poemas do autor

Lameq 25/08/2022

É simples e direto, mas ainda profundo. Existe uma sacada muito massa na sonoridade dos versos. Preciso ler mais de Leminski.

Evelyn.Rocha 02/01/2022

Distraídos Venceremos (Paulo Leminski)
asas e azares

Voar com a asa ferida?
Abram alas quando eu falo.
Que mais foi que fiz na vida?
Fiz, pequeno, quando o tempo
estava todo ao meu lado
e o que se chama passado,
passatempo, pesadelo,
só me existia nos livros.
Fiz, depois, dono de mim,
quando tive que escolher
entre um abismo, o começo,
e essa história sem fim.
Asa ferida, asa ferida,
meu espaço, meu herói.
A asa arde. Voar, isso não dói.

hazel 19/10/2022

Poemas pequenos e fáceis de leitura porém não me cativaram o sufiente apesar de tudo é um ótimo livro

Vittor 05/04/2020

Leminski é genial em sua poesia, recomendo a todos que desejam ler algo de qualidade que não siga os padrões dos poetas clássicos.

Gabriela.Mascouto 23/04/2020

quotes
sorte no jogo
azar no amor
de que me serve
sorte no amor
se o amor é um jogo
e o jogo não é meu forte,
meu amor?

jukitta 29/03/2024

Meu primeiro livro do Leminski. Confesso que não estou acostumada com o tipo de poesia que ele propõe, mas talvez por não saber compreendê-lo totalmente ainda, ele propõe uma linguagem abstrata e versos totalmente livres, não é tão fácil decifrar os sentimentos/proposta do autor, mas no meu caso gosto de poesias que nos desafiam a pensar mais. Definitivamente um poeta brilhante, ansiosa para ler mais dele.