A Teologia da Substituição

A Teologia da Substituição Norbert Lieth

Resenhas - A Teologia da Substituição

Ellen 25/09/2020

Por não ter uma opinião formada, procurava esclarecimento sobre o tema, porém, encontrei, nesse livro, uma refutação (bem pobre) da teologia da substituição.
Os textos utilizados para contrapor a teologia da substituição são, em sua maioria, interpretados muito forçadamente para se adequarem à visão do autor, e, o mesmo acontece com os textos bíblicos escolhidos para defender a tese de que o Estado Israelense de hoje continua sendo o Israel dos tempos bíblicos.
Berg 02/10/2023minha estante
Talvez não seja o melhor livro pra voce. Tenta ler Quando um Judeu governar o Mundo do Joel Richardson, Chamado irrevogável do Dan Juster.

Ellen 02/10/2023minha estante
Vou procurar por aqui! Obrigada pela indicação! ??

Berg 02/10/2023

Israel e a grande tensão
Livro curto, e talvez pudesse abordar mais profundamente. É um tema complexo e bem delicado.

A abordagem histórica que o autor faz em relação à tensão que existiu entre judeus e cristãos se faz necessária. É preciso reconhecer que a história da Igreja está um tanto manchada por conta de textos que são ofensivos em relação aos judeus. Principalmente de alguem super respeitado como Lutero. Na verdade o tema fura também a bolha histórico-religiosa e entra mais afundo na questão política. Israel sempre foi perseguido e julgado por conta da morte de Jesus.

Subsequentemente, o autor traz diversos argumentos sobre a questão de a Igreja substituir Israel, o que pra mim foi satisfatório pois eram textos que eu ja estudei. A analise veterotestamentária das profecias em paralelo com o novo testamento sao bem executadas, pois condiz com a idéia de que aquilo que foi dito como promessa a Israel nao foi revogado. Talvez, há um deslize que possa comprometer o argumento, que é a questao de o autor nao oferecer uma alternativa razoável para a tensao entre cristãos e judeus. Algo no sentido de cooperação entre os dois povos, ressaltando a ideia de que dos dois ele fez um povo.

Outra escorregada, talvez seja a questao da peregrinação do povo de Israel. Nao sei se ficou claro qual momento haverá esse retorno do povo voltará pra sua terra. O autor parece indicar um duplo êxodo, o que pra mim é confuso.

Mas é um livro muito bom, do comeco para o meio e dá algumas escorregadas do meio pro final.