Beethoven

Beethoven Lewis Lockwood

Resenhas - Beethoven

Wes Janson 06/04/2009

Tour de Force
Um verdadeiro "tour de force" para quem não é músico. A obra se atém, como o próprio subtítulo já indica, mais à música do que à vida de Beethoven, mas consegue interligar os dois aspectos.
A dificuldade está na extensa análise musical de cada obra, com um texto bem técnico, que talvez torne a leitura cansativa. Essencial para quem conhece a fundo a bora de Beethoven.
Passa a servir de guia para quando se escutar qualquer obra do músico, pois mesmo sendo técnico, ao lado da música, permite conhecer profundamente cada motivação e trecho.

Daniel432 03/07/2010

Para poucos
Vou começar esta resenha pelo final. Não leiam este livro a não ser que sejam músicos ou tenham um bom conhecimento da linguagem musical.

O autor (certamente um músico e profundo conhecedor de Beethoven), além de ter escrito um livro muito grande, escreveu um livro para ser lido por poucos pois cerca de 95% do livro é dedicado às obras (opus) realizadas por Beethoven (que realmente são lindas), sendo que o autor busca mostrar o pensamento e sentimento de Beethoven quando as compunha e, para isso, ele utiliza todo um jargão musical que imagino não seja de conhecimento do grande público.

Para ver um exemplo, veja o histórico da leitura que fiz.

As informações biográficas de Beethoven não são muitas, talvez pela escassez das mesmas, mas como sempre se aproveita alguma coisa mesmo de um livro difícil de se entender, deste também posso citar algumas curiosidades, tais como o fato de Beethoven ter sido preso por que andava maltrapilho pelas ruas da cidade (Viena) sendo que nem mesmo a polícia acreditou quando ele dizia quem era.

Eu consegui terminar a leitura, mais por insistência do que por interesse, se você quiser tentar... Boa sorte!!
Marct 26/03/2011minha estante
O livro é chatíssimo. Foi uma decepção pra mim.

Apóllimes 21/05/2011minha estante
Acredito que é chato apenas para quem não é músico e possui poucos conhecimentos musicais ou da música erudita.

Daniel432 17/07/2012minha estante
Concordo com a opinião do Apollinis. Para entende de música deve ser um livro muito bom!!

Guy 20/03/2023

Beethoven: SInistro, DOr, REsignação; MIstico; FAscinante; SOLitário; LAmuriante
Uma epopeia de leitura e uma celebração as angústias e alegrias da vida, numa contextualização pessoal, histórica e política entre sua visão humanitária versus sua dependência dos patronos da aristocracia germano-austríaca. O livro tem muito conteúdo, porém ao ser uma biografia e ao mesmo uma análise técnica musical muito específica de cada composição, numa linguagem direcionada a musicistas, torna a leitura nesses trechos técnicos enfadonha. Na parte da vida de Beethoven em SI (bemol ou sustenido) é bastante interessante.