1453

1453 Roger Crowley

Resenhas - 1453

Daniel432 28/10/2009

Muita história, riqueza, poder e ... destruição
Para aqueles leitores que gostam de livros que tratam de temas históricos, 1453 é uma festa, é o paraíso!! Muito bom!!

Há riqueza de detalhes, inclusive das cenas mais bárbaras tais como a empalação. É a primeira vez que vejo um livro que descreve como a técnica da empalação era efetivamente empregada.

Outro ponto a ressaltar é que a visão que temos (nós, os ocidentais de hoje) do Islamismo é de intolerância religiosa e o livro mostra-nos que naquela época a intolerância estava era do lado dos cristãos, inclusive na aceitação da convivência com o povo judeu, tremendamente perseguidos pelos católicos reis da Espanha e de Portugal.
Desativado por enquanto 13/02/2015minha estante
Mas o livro eh em formato de romance? Ficção histórica? Ou eh didático?

Aa 23/07/2016

Livro e Ferramenta
Recebi a recomendação desse livro; me falaram que, dos vários livros que tratam do assunto, ele tem a melhor relação entre completude e acessibilidade. Não li outros da área para poder concordar ou refutar com a afirmação, mas posso garantir que a qualidade do livro justifica os elogios tantas vezes a ele atribuídos.
Apresenta bem não apenas o conflito em si, mas o contexto (social, político, histórico, e principalmente religioso) que rendeu a um acontecimento já tão distante no tempo todos os seus significados, até proféticos, que ainda marcam as relações entre países e culturas, orientes e ocidente.
Para muçulmanos é um grande orgulho. Para cristãos, ainda hoje, é uma tristeza profunda. E no cenário mundial, com o terrorismo e o choque de civilizações que vemos todos os dias nos jornais, na TV, e principalmente em tempo real na internet, esse livro fornece ferramentas essenciais para entender o mundo.
Não obstante sua importância, o livro é ainda uma leitura agradável, clara e concisa, sem deixar de lado detalhes importantes. O autor tentou, ao máximo possível, manter imparcialidade (embora, na minha opinião, tenha pendido demais para a apologia das ações do império otomano), apresentando as fontes originais e vários outros materiais de pesquisa para os interessados.