Doutor Jivago

Doutor Jivago Boris Pasternak
Boris Pasternak

Resenhas - Dr. Jivago

Alan kleber 25/01/2023

Esse livro mostra o que é a natureza humana.
Um quadro realista da vida durante esses tempos politicamente tulmutuados.

A história se concentra no Dr. Yuri Zhivago, um médico que está preso entre o amor e o luto em meio a Revolução Russa. Ele se vê em desacordo com o novo governo e suas próprias opini?es politicas quando se apaixona por Lara, uma mulher que mal conhece.
O romance começa com a infãncia de Yuri no idílico interior da Rússia, antes de ele se mudar para Moscou para estudar medicina. Ao longo do caminho, ele encontra muitos personagens interessantes - incluindo sua eventual esposa Tonya, que trabalha para um aristocrata - e experimenta em primeira mão a ascenção do comunismo. Nesse novo mundo Yuri vai precisar de força, resiliência e sabedoria, para defender aquilo em que acredita, mesmo que isso signifique ir contra a corrente dessa nova sociedade.

Ciro 30/04/2011

Leitura recomendada para "leitores experientes"
Comecei a leitura deste livro quando tinha 13 anos. Não aguentei e abandonei.
Dei nova chance aos 28 anos, e o livro se mostrou uma obra que merece ser lida. Como todo romance russo, entender a histórica implica em entender a psicologia dos múltiplos personagens, alguns com passagens pontuais pela narrativa, tarefa dificultada pela utilização de diversos apelidos e variações do nome por personagem. Nota-se que o autor contrói personalidades complexas para os personagens, especialmente do protagonista.
A narrativa, redigida uma década após o término da 2ª Guerra Mundial, tem por pano de fundo as drásticas alterações vividas na Rússia durante e após a 1ª Guerra Mundial, e à Revolução Bolchevique.
Estas alterações são contadas por meio da anotação do desenvolvimento intelectual do protagonista (Iuri Andreievitch - Dr. Jivago), e a expressão de suas idéias, assim como pela visão e exposição de idéias pelos demais personagens.
Jivago, que recebera educação clássica, claramente não se adequou à nova ordem trazida pela revolução operária, e manifesta sua indignação com o caminho que seguia a História Russa.
O livro trata também dos relacionamentos de Jivago, no aspecto intelectual, e a decepção por achar que seus pares não compreendem as idéias que regem a mudança dos tempos, e no aspecto emocional, e o tormento que estas relações lhe trazem.
Como em grande parte da literatura russa, fica evidente o patriotismo do autor da obra, evidenciado no patriotismo das condutas de seus personagens, o que motiva o leitor também a conhecer um pouco mais da riquíssima Historia russa.
O leitor pode ser surpreendido com o despreendimento que o autor tem com relação a seus personagens, o que possivelmente ocorre porque a história de Jivago, ou de qualquer outro, poderia ser a história de qualquer pessoa que tivesse vivido àquela época, com o mesmo grau de compreensão dos fatos.
Por fim, pela densidade da obra (nas edições completas (460 a 500 páginas, a depender da edição), e pelo aspecto descritivo da narrativa, indispensável para compreender seu conteúdo (pois a mudança das paisagens e circunstâncias tem sempre reflexo na psique dos personagens), é recomendada para leitura por leitores mais experientes e pacientes.
Pessoalmente, eu teria aproveitado mais da leitura se conhecesse melhor a História russa, embora esse não seja o foco do livro.
Boa leitura.
Ciro.

DeiaMolder 25/07/2020

Leitura concluída.
Tenho até medo de falar sobre esse livro, o vejo como uma obra muito séria, por retratar um período crucial da sociedade russa.
Dr. Iuri Andréievitch Jivago é nosso personagem principal.
Iuri não se identifica com o panorama da revolução russa da época, senão me engano de 1917, não vê sentido e assim ele passa a história toda entre conflitos pessoais e situações de guerra que ele cai de paraquedas.
Assim o autor vai descrevendo situações bizarras de guerras, como uma testemunha ocular de vários conflitos da União Soviética, tem propriedade ao contá-las.
Boris Pasternack ganhou o prêmio Nobel da literatura por essa obra e não pôde ir recebê-la, pode-se imaginar porque.
O livro foi publicado na Itália, pois foi censurado na União Soviética, pelo partido Comunista, sem comentários... A sociedade russa só o conheceu na década de 1980.
Essa obra nos instiga a pesquisa, pra mim é a melhor parte.
Bem, sem me alongar demais, digo que leiam com a mente aberta.
Excelente leitura!

Monica 03/01/2014

ótimo! detalhista, o que é algo que não curto muito, mas a história é maravilhosa, o final, logicamente não agrada, mas qd vc pára pra pensar, devia ser quase impossível haver um final feliz na Rússia comunista..

Marcia 04/12/2011

Grande livro mas de leitura difícil.
Eu lembrava vagamente de algumas imagens do filme (1965), baseado neste livro, que vi muitos anos atrás. Ainda associo a lembrança do filme ao ator Omar Sharif e como muitos, antes e depois da minha geração, ainda me emociono com a canção Tema de Lara (Maurice Jarre).

Ao procurar um livro épico para o mês de março tive a curiosidade de conhecer inteiramente esse romance. O livro conta a vida de Yuri Jivago que se torna médico e vive o antes, durante e depois da Revolução Russa (1917). Acredita a princípio que a Revolução seria necessária à situação caótica que a Rusia enfrentava mas durante sua vida, suas crenças e ideologias vão mudando conforme o desenrolar da História. Os personagens são muito marcantes, principalmente o próprio Jivago, um homem culto e liberal para a sua época. Apesar de sua vida amorosa conturbada, Jivago tem uma visão edificante em relação as mulheres. Jivago diz:

" Sempre achei que toda concepção é imaculada, e que esse dogma a respeito de Nossa Senhora contém o conceito genérico da maternidade.
Em qualquer parturiente encontra-se o mesmo reflexo da solidão, do abandono e da concessão de si mesma. O homem, hoje, está tão afastado desse instante essencial como se ele não existisse, como se tudo tivesse caído do céu."

Outro ponto marcante do livro é mostrar o lado destrutivo de qualquer extremismo na política de um país. Decisões extremas que podem destruir gerações. Enfim, é uma boa leitura. Embora de difícil progresso. São apresentados no início diversos personagem com nome, prenome e sobrenome, e são usados adiante juntos ou separados, o que dificulta a leitura.

Raquel 13/06/2022

Doutor Jivago
Minha mãe assitiu ao filme um zilhão de vezes, assim eu cresci vendo cenas de Doutor Jivago sem nunca assistir o filme inteiro. Pra mim era apenas uma historia de amor......

Doutor Jivago é uma história de formação, começando no enterro de mãe de Iuri Jivago, quando ele tinha cerca de 8 anos, e seguindo ao longo de toda sua vida, acompanhada pelo cenário histórico da época (por volta de 1905 até a Segunda Guerra Mundial).
A maior parte do livro se passa entre a Primeira Guerra Mundial e a guerra civil que se seguiu à Revolução Russa, sendo que Jivago é recrutado para trabalhar como médico nas duas guerras. O livro faz crítica social e política, mostrando os sofrimentos do povo ao longo desse tempo, a dominação pelo discurso, a miséria e a fome, as incertezas e perseguições, a loucura e as mortes sem sentido e a desumanização. Entendi como uma crítica ao modelo socialista que foi implantado com a Revolução.

Não espere uma história cheia de aventura e emoções. Jivago não é um herói, está m
ais para o cidadão comum que se deixa levar pelos acontecimentos: no início, ele é favorável à revolução, mas acaba ficando apático em relação ao seu posicionamento político ao perceber que os rumos da Revolução não vão melhorar o país. Em muitos momentos fiquei com raiva dele, por suas atitudes e sua passividade. A personagem que mais me agradou foi Tonia, esposa de Jivago, que, apesar de ser de família nobre, se mostrou uma pessoa muito prática e soube como agir nos tempos difíceis de forma a proteger a família. Lara é outra personagem central na história, vive atormentada por acontecimentos do passado mas luta para sobreviver em meio aos horrores das guerras.

No começo, o autor introduz muitos núcleos diferentes de personagens, que vão reaparecendo ao longo da trama, então recomendo que você vá anotando os nomes, patronímicos, sobrenomes e apelidos dos personagens para consultar mais para a frente na leitura.

Eu gostei muito e pretendo reler algum dia.

Marcia 25/02/2022

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos!! Finalizei minha viagem pela Rússia com o livro Dr. Jivago do escritor russo Boris Pasternak.
Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1957 na Itália, pois na época foi censurado pelo Partido Comunista ja que Pasternak faz sérias críticas ao governo. Logo após ser publicado na Itália, foi traduzido para o francês e para o inglês.
O escritor foi ganhador do Prêmio Nobel de Literatura mas não pode receber pois p departamento cultural do Comité Central do Partido Comunista o proibiu de receber o premio.
O livro aborda de maneira incrível desde a Revolução de 1905, época do czar Nicalau e segue até 1943 quando começaram a lutar contra os alemães. Acompanhamos a história do Dr Jivago desde seus 10 anos, juntamente com os demais personagens e vamos vendo a evolução deles, seus estudos, as dificuldades, o que passaram a acreditar e defender, suas posições e como lutaram diante de suas convicções. É incrível, principalmente como o escritor narra as paisagens, as viagens de trens, como são os trens, as carroças, as estradas, casas, alimentação e como lutaram pela sobrevivência..
É um livro intenso, onde vivenciamos passo a passo dessa jornada conturbada e triste de um país em guerra, com as revoluções internas e muita fome, frio, escassez de alimentos, moradia..
O filme que muitas pessoas assitiram e adoraram da mais foco ao romance, que é emocionante mas, no livro, o romance não tem tanto foco. É um livro longo, um calhamaço com 616 páginas mas fui tão envolvida na historia que não vi passar. Foram várias noites que passei lendo, começava por volta das 19:00+/- e seguia até as 22:00/23:00 hs.
Gostei muito do livro e recomendo a quem se interessa pela Revolução Russa, por conhecer a Rússia e sua posição diante do ataque da Alemanha naquela época. Conhecer os bastidores, como viveu e sobreviveu o povo russo nesse período tao longo nos emociona. É um livro de ficção, mas o cenário existiu e infelizmente estamos vendo se repetir com a mais tristeza pois a técnologia dos armamentos evoluiu e muitas destruições, mortes e dores se espalhando. Tudo por causa da velha ganancia , o orgulho e insensatez , do desatino do ser humano.
Sinopse da editora: “Doutor Jivago ficará como um dos grandes marcos na história literária e moral da humanidade. Sem a coragem de um gênio, ninguém poderia ter escrito assim em um estado totalitário e lançar isto ao mundo. O livro de Pasternak é um ato de fé na arte e no espírito.” (The New Yorker)
Boris Pasternak reconstitui parte da história moderna da Rússia ao narrar o drama vivido pelo médico e poeta Iúri Jivago, que foi preso pelos bolcheviques e obrigado a colaborar com eles. Criado durante a Primeira Guerra Mundial, incapaz de controlar seu destino diante da revolução e da guerra civil entre o Exército Branco e o Vermelho, Iúri Jivago firmou-se como um dos grandes heróis da literatura russa. Os originais de Doutor Jivago, contrabandeados para a Itália, foram publicados pelo editor Giangiacomo Feltrinelli, integrante do Partido Comunista Italiano, em 1957. Pasternak, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura do ano seguinte, teve que renunciar à premiação por pressão do governo soviético. A editora italiana conquistou direitos autorais para Pasternak em todo o mundo, exceto na antiga União Soviética, onde o romance só foi lançado em 1989, tornando-se um best seller.