Ross Poldark

Ross Poldark Winston Graham

Resenhas - The Renegade

Peregrina 27/05/2016

Extraordinário
Esta resenha será um pouco diferente das que eu faço normalmente porque este é um livro diferente, extraordinário. Winston Graham foi um escritor inglês que fez muito sucesso com a série Poldark e ela se inicia justamente com este Romance estonteante.

Eu procurei por este livro por muito tempo depois de ter assistido à adaptação para a TV da BBC do ano passado que se inspirou no primeiro e no segundo volume da série de livros de Graham e me tirou o fôlego. Mas, embora já conhecesse a história por conta da série de TV, nada poderia ter me preparado para o que eu encontrei neste livro. Isso porque Winston Graham faz com palavras o que Michelangelo fazia com pincel e tinta: obras de arte de tirar o fôlego. Cada frase é essencial para a construção de um enredo rico e sensacional. Cada paisagem é tão bem descrita que nós quase podemos sentir a brisa em Hendrawna Beach, a grama sob os nossos pés em Nampara e ver o sol mergulhar no mar ao fim do dia. A paisagem de Cornwall, na Inglaterra, nunca foi melhor retratada.

Com relação à trama, Graham nos apresenta o protagonista Ross Poldark em seu retorno à Cornwall após os ingleses perderem a guerra de independência dos Estados Unidos da América. Logo, ele descobre que seu pai faleceu, a propriedade que herdou está em ruínas e sua amada Elizabeth está noiva do seu primo Francis. Não podia haver um cenário mais devastador para o Captain Poldark. Mas Ross não é um personagem simples, que é facilmente abatido. Não. Ele, como inteligente que é, quer empreender um negócio em uma velha mina na propriedade: reabri-la e colocá-la para funcionar. Capitain Poldark faz disso seu objetivo de vida, ele não tinha nada a perder. Mesmo assim, para seu empreendimento ganhar vida, contudo, ele tem que enfrentar as novas forças locais que se ergueram e se consolidaram entre os poderosos enquanto ele estava fora e, entre essas forças, a principal é George Warleggan, inimigo de Ross desde que eram crianças.

Os desafios para Ross não são fáceis, no entanto ele tem pessoas encantadoras para lhe encorajar nessa caminhada, como sua prima Verity (que é irmã de Francis), os seus hilários empregados Jud e Prudie e, é claro, Demelza. Demelza é apenas uma garota quando Ross lhe encontra e lhe oferece um trabalho em sua casa, mas com o passar dos anos (e o livro cobre 4 anos do dia-a-dia de Poldark), ela cresce e se torne uma jovem dama esperta e encantadora, uma personagem doce e generosa por quem nossa estima cresce mais a cada página.

Nesse sentido, o drama principal da história reside na dúvida se Ross vai ou não conseguir se reerguer, superar seu amor frustrado por Elizabeth, fazer a mina prosperar e se livrar das garras de George Warleggan. É fantástico como um enredo aparentemente simples pode ser tão rico quanto este é. Winston Graham não só pinta obras de arte com suas palavras, mas retrata todo um período histórico, grupos sociais e seus conflitos tão habilmente que nos vemos enredados em sua maestria e extasiados ao final do livro. Além disso, o autor está sempre a brincar com a natureza humana e lançar reflexões filosóficas sobre o homem em cada diálogo e ações de seus personagens de modo a provocar em nós reflexões sobre nossos próprios vícios e paixões. É uma pena que essa série seja tão subestimada, mesmo na Inglaterra onde tem provocado um relativo furor devido à adaptação da BBC. Todavia, sempre será um favorito em meu coração.

"Alguém - um poeta clássico talvez - definiu eternidade como nada mais do que isso: agarrar e tomar posse de toda a completude da vida em um só momento, aqui e agora, passado, presente e o que havia de vir. Ele pensou: se tão somente pudéssemos parar aqui... não quando chegarmos em casa, não enquanto saíamos de Trenwith, mas aqui, aqui, alcançando o topo da colina que dá para Sawle, com o pôr do sol varrendo as beiradas do horizonte e Demelza caminhando e cantarolando ao meu lado."

Lucas 27/05/2016minha estante
Nobre Enza, sempre precisa em suas resenhas. :)

Rebeca 28/05/2016minha estante
Enza, que resenha maravilhosa! Uma das melhores que você já escreveu.
Eu assisti a 1ª temporada de "Poldark" ano passado e fiquei apaixonada, extasiada - entrou fácil pra minha lista de favoritas. E desde que tenho visto seus comentários sobre os livros, fiquei ansiosa pra que alguma editora os publicasse. Seria possível? É tão difícil mobilizar editoras pra livros "esquecidos"! Pior ainda quando é uma série... Mas se poderia tentar, não?
Beijos!

Peregrina 28/05/2016minha estante
Rebeca, muito obrigada! Eu também fiquei tão apaixonada pela série que não consegui me conter e fucei a Internet até encontrar os livros. Mas antes eu até enviei mensagens para editoras só que não tive respostas concretas. Talvez tivéssemos alguma chance se conseguíssemos mobilizar pelo menos o público que assiste à série série e mesmo assim ele é meio limitado... de qualquer forma, não custa nada tentar!

Peregrina 28/05/2016minha estante
Lucas, sempre lisonjeiro e gentil ?

Rebeca 29/05/2016minha estante
Talvez pudéssemos criar um abaixo-assinado ou algo do tipo. Seria bom tentar!

Peregrina 29/05/2016minha estante
Ótima ideia! Devíamos fazer e colar o link nos grupos do facebook sobre literatura de época, o que acha?

oeudesalves 26/06/2016minha estante
Opa, também quero entrar nessa lista. A série já é minha favorita.

Liza 06/07/2016minha estante
Já foi feito a petição?

Polly 29/09/2016minha estante
Nossa tbm estou nesta lista!!!

Teresinha.Victorino 07/10/2016minha estante
Ótima resenha. Linda a série, apaixonante e por isso me interesso muito pelo livro. Adoraria ler todos eles.

Daniele 05/11/2016minha estante
Linda resenha, estou ansiosa por ler os livros.

Peregrina 28/11/2016minha estante
Obrigada, pessoal! O livro é encantador, as palavras de seu autor são hipnotizantes! Queria eu ser capaz de passar um pouco disso pela resenha, mas receio que apenas a leitura da obra em si possa mostrar a real dimensão do esplendor de sua prosa...

raissa.pinto.9 28/12/2016minha estante
Descobri esta série ontem e já terminei a primeira temporada! Estou encantada. Fazia muito tempo que uma série não prendia a minha atenção.....
Já quero ler os livros. Pelo que li da tua resenha, os livros ainda são melhores!!

oeudesalves 17/01/2018minha estante
undefined

Ket 09/01/2017

His was not an easy face to read...
"That's all that matters.The greatest thing is to have someone who loves you and to love in return. People who haven’t got it, or had it, don’t believe that, but it’s the truth."

Eu adquiri esse livro depois de assistir a adaptação da BBC e não estava muito certa sobre o que esperar dele (eu nunca tinha ouvido falar do Winston Graham antes)...E terminada a leitura posso dizer que passei a amar ainda mais a história! O livro abrange cinco anos da vida do Ross e representa os quatro primeiros episódios da série de TV.

Ross Poldark é um jovem que volta para Cornwall depois de anos lutando na guerra americana e descobre que o pai morreu e ele está falido. Se não bastasse a ruína financeira, ele também descobre que o amor da sua vida, Elizabeth, está noiva e prestes a casar com seu primo Francis. Amargurado e desolado, ele precisa buscar meios de restaurar a propriedade e colocar sua vida de volta nos eixos.

Ross é um personagem cativante. Apesar de fazer parte da aristocracia ele esteve em contatos com os ideais americanos de liberdade e igualdade e ao voltar pra casa e se deparar com a pobreza e as necessidades da população que trabalha nas minas, ele percebe o quanto as distinções sociais são vergonhosas e as leis não alcançam os que realmente precisam. Por isso Ross acaba se afastando da própria classe e passa a trabalhar não só pra se reerguer, mas também para melhorar a vida dos seus inquilinos.

"The book from which you take your teaching, Dr. Halse, says that man shall not live by bread alone. These days you're asking men to live without even bread.”

Esse senso de justiça também vai fazer com que ele coloque sob sua guarda a Demelza, uma menina que ele encontra sendo espancada no mercado e acaba convidando para trabalhar como cozinheira. A Demelza é uma figura! Esperta, rápida e inteligente, ao longo dos anos ela vai se transformar e ganhar espaço na vida e no coração do Ross, apesar de não ser uma "igual" aos olhos da sociedade. Mas desde quando o Ross se importa com isso não é mesmo? Como na série de TV, a Demelza cresce aos nossos olhos e em pouco tempo ansiamos cada vez mais ter um vislumbre dela.

Confesso que ter assistido a série antes, tornou o livro mais ágil e a leitura mais prazerosa. Ainda mais porque a adaptação da BBC foi extremamente fiel (até as falas são iguais), então foi muito mais fácil imaginar as paisagens, a sociedade, as minas de cobre e as transações comerciais que fazem parte da vida do Ross.

Minha única reclamação sobre Poldark é esse livro não ter siso publicado em português ainda! É maravilhoso e com certeza mais pessoas deveriam ter a chance de ler. Amei demais!

Maitê 07/03/2017

Bom livro!
Assisti a série antes de ler o livro e não sei por que não estava esperando que os dois fossem tão parecidos. O autor é muito habilidoso na arte de inserir o leitor na história, e nos fazer gostar até dos personagens "chatos".
raissa.pinto.9 11/03/2017minha estante
Olá, você poderia me dizer onde adquiriu o livro? :)

Maitê 25/03/2017minha estante
Oi Raissa, desculpa a demora, estava viajando. Comprei pela Amazon. =)

raissa.pinto.9 25/03/2017minha estante
Ai certo, sem problema nenhum! Muito obrigada!! Vou dar uma olhada lá :D

Julio.Marcos 25/09/2017minha estante
Gente! Preciso saber se de fato a Demelza trai o Ross até a consumação da relação sexual como é sugerido no capítulo 9 da Série 3?
Alguém pode me dizer se de fato isso ocorre no livro?

Anna de Arendelle 05/05/2019

Raramente me deparo com obras que me deixam tão encantada quanto "Ross Poldark" de Winston Graham. O autor entrega aos leitores uma história que se passa há mais de 200 anos, mas que está tão repleta de personagens e problemáticas atuais que é difícil não acabar sendo cativado por toda a família Poldark e por suas vidas. As descrições dos cenários, das ações e até mesmos os contantes fluxos de pensamentos dos personagens principais são responsáveis por transportar com facilidade quem está lendo direto para a Cornwall dos anos 1780 – deixando quem lê sentindo até mesmo certa nostalgia por algo que nunca realmente viveu. O livro é uma leitura essencial para os fãs da série recentemente lançada pela BBC, já que complementa e aprofunda muito do que foi e vem sendo apresentado na muitíssimo bem feita adaptação.