Jeremy Poldark

Jeremy Poldark Winston Graham

Resenhas - Jeremy Poldark

Peregrina 01/07/2016

Melhor do que nunca
Este é o terceiro livro da série e a escrita de Graham está melhor do que nunca.

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito da vida conjugal de Ross e Demelzaz com o aproximamento do julgamento de Ross, sua vida está por um fio. O caso do protagonista de Graham é praticamente um caso perdido, mas não para a sua esposa, que tenta fazer o impossível para ver o marido são e salvo novamente e voltar para a antiga vida que levavam antes dos acontecimentos fatídicos que ocorreram no fim do segundo livro.

No entanto, mesmo com todos os esforços de Demelza, parecia difícil trazer Ross de volta do luto no qual ele havia mergulhado após a morte de uma pessoa querida em sua vida e isso faz com que o casal se distancie cada vez mais. Isso foi algo que me irritou muito no livro no início: o fato de Ross ser tão egoísta a ponto de pensar que ele era o único sofrendo com a perda como se o seu luto fosse maior e esquecer que Demelza também havia sido atingida. Além disso, ele insistia em se recusar a se defender no julgamento, sabendo que Demelza morreria se algo acontecesse com ele e mais: ele também se recusou a dizer à esposa tudo o que ela precisava ouvir naqueles momentos críticos que estavam vivendo: que ele a amava mais do que qualquer coisa neste mundo. Com o passar da história, entretanto, ele começou a recobrar os sentidos e a ser algo do antigo Ross novamente, embora sua relação com Demelza jamais pudesse voltar ao que era depois de tudo que aconteceu naquele ano.

Graças Demelza, a sempre bem escrita descrição da natureza humana e das relações humanas e ao belo final que Graham deu à história (que me fez chorar como um bebê), este terceiro livro da série merece 5 estrelas. Foi bom ver mais de Verity e da sua vida conjugal e como ela se saiu como madrasta de dois jovens. Dwight Enys, o médico galante e gentil que nos foi apresentado no segundo livro da série, também fez excelentes aparições. Gosto bastante deles e fiquei feliz de ver que tudo deu certo para Verity afinal. Quanto ao Dr. Enys, parece que o jovem médico tem um radar para mulheres problemáticas e o desenrolar de seu romance com a rica herdeira Caroline Penvenen ainda vai render ótimas páginas no quarto livro da série.

Além disso, a briga entre os Poldarks e os Warleggans se aprofunda e se torna mais perigosa, o que me preocupa porque, desta vez, não há volta... Graham nos presenteou com um combate físico entre Ross e George de encher os olhos e também proporcionou outros momentos hilários com Jud dignos de nota. Apesar de não ser um favorito na série, seria um pecado dar menos de 5 estrelas para esta obra de arte e, como disse anteriormente, a escrita de Graham está melhor do que jamais esteve, recomendo fortemente.
Liza 06/07/2016minha estante
Ainda não encontrei para ler, o que me deixa triste. Queria saber se o Ross e a Demelza ficam juntos no final dos livros...

Peregrina 10/07/2016minha estante
Eles não foram traduzidos nem publicados no Brasil ainda, mas adianto que Ross e Demelza ficam juntos sim, Liza, porém o relacionamento deles é constantemente abalado ao longo dos anos. Abraços

Denise 17/05/2018

Que angustia.
O livro mais angustiante da série até aqui.O casal se distanciou tanto que acabaram passando por todo sofrimento sozinhos. O Ross foi um babaca nesse livro,me deu vontade de esfregar a cara dele no asfalto em várias situações. A Demelza tadinha cheias das boas intenções,mas tão ingenua...o brinde do Francis foi lindo e mais que merecido "viva Demelza" E olha foi problema pra todo lado,os personagens secundários continuam dando um show quase fiz dancinha da vitória com o Jud no julgamento e depois quando ele aparece pra "festa"...muito bom ter Verity de volta.
Nivea31 19/05/2018minha estante
A cada resenha sua, mas vontade eu tenho de ler essa série!

Maitê 26/10/2019

Quase não lia essa sequência depois da tragédia que foi a última temporada da série. E, também não havia curtido muito os dois primeiros livros. A série era muito fiel aos livros e talvez isso atrapalhou minha leitura tardia.
Esse livro também tem uma temporada fielmente adaptada, mas dessa vez eu não consegui parar de ler, mesmo sabendo de todos os eventos, algo me prendeu.
Talvez, o desencanto com a adaptação finalmente me fez abrir os olhos para o material original, ou talvez o autor está adaptado o suficiente aos personagens que as coisas funcionaram como nunca. Um enigma.