O Sobrevivente

O Sobrevivente Aleksander Henryk Laks...

Resenhas - O Sobrevivente

1 | 2 | 3 | 4

Amy 24/03/2024

O sobrevivente

Uma triste e dolorosa história real contada por um sobrevivente de Auschwitz
Vale a pena cada linha lida.

Fernanda311 02/03/2024

É um livro que conta a história de um sobrevivente da segunda guerra, onde conta relatos e fatos importantes para compreendermos um ponto revista mais claro e objetivo de quem sofreu na pele todo aquele sofrimento e conseguiu escapar, construir uma família e ser feliz.

Aninha 01/03/2024

Relato
Um relato interessante, mas um pouco contraditório nas questões pessoais do autor. Existem partes bem marcantes e interessantes e outras para refletir.

Ana Eliza 27/02/2024

Todos vão saber!
Impossível não ficar preso nas páginas e memórias do Sr. Aleksander. Sua batalha pela vida, todas às vezes que parecia que o fim havia chegado, e mesmo assim ele continuava, tudo isso tinha um propósito final, viver uma vida de verdade e nunca deixar que ninguém se esqueça da crueldade que aqueles, iguais a nós, viveram.

Maria17132 12/12/2023

O sobrevivente
Esse livro retrata sobre a história de um judeu brasileiro, que sobreviveu ao regime nazista da segunda guerra mundial e ao horror dos campos de concentração.

O livro eu li em pdf em 2019 e lembro que foi uma leitura rápida, onde durou poucos dias para concluir. Estava muito envolvida na história do holocausto e principalmente em ler e entender o ponto de vista dos sobreviventes.

Como qualquer livro sobre esse período frio e nebuloso, é pesado de se ler e retrata sem nenhum pudor sobre a crueldade que os nazista faziam com os judeus ou qualquer um que não se enquadrava na raça ?ariana?.

Livro como esse não só recomendo, como vejo que é uma leitura de extrema importância para todos. Jamais poderemos esquecer o que aconteceu, as perseguições, as propagandas enganosas e principalmente as vítimas que foram silenciadas sobre tortura e nas câmaras de gás.

MyUnger 27/12/2022

Necessário!!!
Conheci o sr Aleksander (in memorian) numa palestra na qual ele contou os horrores que viveu durante o regime nazista. Depois que saiu vivo desse trauma, dedicou o resto da vida a disseminar sua história. Como o slogan dele diz ?que o meu passado nao seja o futuro de ninguém?. História pesada, mas necessária!

akame7 04/11/2022

''Sigo cumprindo a missão que recebi de meu pai: eu conto.''
Um dos relatos mais tristes que já li em minha vida. Um relato que constrói e destrói o humano através da face mais cruel que pode exercer um homem.

Esse livro caiu de paraquedas em minhas mãos, como a maioria dos livros que me ensinam grandes lições e me marcam profundamente kkk. Dado por minha madrasta, pois também havia caído de paraquedas em suas mãos.

É tão doloroso. Não há ninguém nesse mundo que consiga entender o vivido a não ser os que viveram, de fato, o horror, o inferno, como Aleksander se refere várias vezes.

Esse livro me mudou. Mudou meu corpo, pois me imaginei sentindo as dores. Mudou minha mente, pois não consigo nem mensurar o dano que esses anos vivendo em condições desumanas causaram aos que as sofreram. Esse livro, com certeza, mudou minha vida, pois ao olhar tamanha atrocidade, olhamos para a nossa realidade com mais cautela, mais gratidão, mais consciência e paciência.

Todos deveriam ler o horror, todos deveriam ler e sentir. Todos deveriam guardar o nome desse homem que, passando por todas as suas cicatrizes, ainda conta. Ainda conta para que essa parte brutal de sua vida não se repita.

g4br1el 18/10/2022

?Você está em Auschwitz. Daqui só se sai pela chaminé.?
Esse livro é extremamente emocionante, é muito triste ver a crueldade que fizeram com os judeus (e outros).
Nesse livro, é narrado a experiência traumatizante de um jovem judeu que sofreu a opressão do antissemitismo tão cedo, dos 12 aos 17 anos. O que ele viu, sofreu e passou não deveria ter acontecido nem com ele, nem com qualquer outro ser humano. É muito triste que a humanidade tenha chegado a esse ponto vergonhoso da nossa história.

É extremamente importante a gente ler essas histórias e lembrar, e ver com os olhos de quem sofreu, para que não volte a se repetir. Aliás, aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo. O passado da nossa humanidade é sujo e manchado de sangue. Sangue dos milhões de judeus que foram mortos nos campos de concentração. Sangue de pessoas inocentes que foram violentadas por causa de uma ideologia doente. Isso não pode, e não vai, porque nós não vamos deixar, se repetir.
Apesar de ser uma leitura um pouco pesada, e não é para menos, eu recomendo muito, para nunca nos esquecermos do que aconteceu no nosso passado.

Thiago 17/10/2022

Já fiz a leitura desse livro pelo o menos duas vezes no meu ensino médio.
Levei o livro para sala de aula com o acompanhamento da minha professora de história. Que juntos fizemos um grande debate em sala para aprofundarmos nossos estudos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Os debates foram ricos, nos mostrou o quão desprezível o ser humano pode ser quando a busca pelo poder supera a sanidade mental.

Os modos de torturas, os exercícios que levavam a exaustão psíquica, as humilhações, a incerteza se conseguiriam sair vivos daquele inferno.

Vivemos em um cenário político mundial que caminha a passos largos para atrocidades que não temos noção.

Guerra da Ucrânia contra o louco do Putin, a ditadura de Daniel Ortega no Nicarágua, guerras civis na África, a busca do poder no oriente médio onde grupos terroristas em nome da "fé" matam, tiram o direito de liberdade religiosa, o direito da mulher, o direito de ser livre.

O ser humano não é desprezível quando quer.

Recomendo a leitura a todos que tiverem a oportunidade de fazê-la.
Talitha 17/10/2022minha estante
Tive que parar pra respirar várias vezes pra ler esse livro. Muito pesado e chocante

Maria 22/07/2022

Senti seu sofrimento como se fosse meu.
Um livro de leitura obrigatoria da minha escola, então, a princípio, nao pensei que gostaria tanto. Um preconceito que perdi assim que o li.
Muito tocante e avassalador, de longe uma das melhores leituras do ano ate agora.

gui 16/06/2022

Perfeito!
Livro muito muito bom que me tirou muitas lágrimas. A história desse sobrevivente do holocausto é simplesmente inacreditável. A forma que de conta a história, tudo nesse livro é perfeito. Leiam, mesmo!! O melhor livro de suspense, pq a cada página vc acha que ele vai morrer e ele se salva. Recomendo muito!!!!

Iohana.Gama 15/05/2022

História de sofrimento, esperança e renascimento.
Sem dúvidas, o melhor livro que já li sobre o holocausto.
A riqueza em detalhes do que faziam lá e de como tudo aconteceu é surreal, nunca tinha visto tantos detalhes antes.
Incrivelmente doloroso e lindo ao mesmo tempo.

Vale muito a pena ler, e já está na minha listinha de livros essenciais, que todos deveriam ler para aprender a dar mais valor à vida.

Obrigada, Heniek!! Descanse em paz e sua história continuará perpetuando em seu nome, em nome do seu pai que lhe pediu para fazer isso, em nome de todos os judeus que morreram no holocausto, e de toda nação judaica que ainda vive.

Estante da Ka 13/03/2022

Sobrevivente?
Gente, li esse livro em uma tarde, porque não consegui parar a leitura, quantas vezes, chorei?
Muito emocionante o relato desse Senhor. Sua força, garra e coragem, devem nos lembrar do quanto podemos ser desumanos em momentos de crise, e principalmente lembrar que isso já mais deve voltar à acontecer. Realmente impactante, muitas vezes ele se perguntou, como conseguiu sobreviver, e eu só consigo lembrar da graça do nosso bom Deus!
Indico com entusiasmo!

Cris294 09/02/2022

favoritado
é um livro que tem partes bem pesadas, mas outras que faz o coração quentinho. com certeza esse livro mudou a minha vida é a muitos pensamentos que eu tinha antes, sempre gostei desse tipo de livro é muito bom para mudar muitos pensamentos é mudar a forma que eu vejo a minha vida é a vida das pessoas. quando eu leio eu realmente entro na história é me sinto lá dentro e sinto como eles tinham se sentindo naquele momento. leiam esse livro, indiquem as pessoas, isso não pode cair em esquecimento é muito importante nos educarmos as crianças de hoje em dia para que isso não volte a acontecer, temos que respeitar todas as religiões, sexualidades, etnias.

1 | 2 | 3 | 4