O Sobrevivente

O Sobrevivente Aleksander Henryk Laks...

Resenhas - O Sobrevivente

1 | 2 | 3 | 4

Suzane 13/04/2009

Emocionante, triste,forte.
Conheci o próprio Aleksander em uma palestra dada no colegio em que eu estudava, no ano de 2007.Ele é um senhor encantador e muito sofrido.Conta com uma destreza absoluta sua história de vida e o que passou na mão dos nazistas.Chorei assim como todos presentes na palestra com seus relatos sobre tudo que sofreu.É uma história emocionante e que não deve acontecer jamais.E é por esse mnotivo que hoje mesmo com sua idade muito avaçada ele continua dando palestras por todo o brasil, para mostrar que esse horror tem que ser combatido pois resquicios ainda existem vivos em uma parcela da sociedade.Ainda não consgeui ler seu livro, mas será minha proxima aquisição.
mfru 04/03/2010minha estante
Gostaria de ouvir uma palestra do Aleksander. Me emocionei muito ao ler biografia dele.

Juliana 12/12/2012minha estante
Poxa, deve ter sido muito legal poder ver uma palestra de alguem que viveu esses horrores.

Nicole 28/02/2014minha estante
Também o conheci numa palestra dada no colegio que eu estudava em 2010, o mais emocionante para mim, além da historia de vida dele, foi a foto de quando ele era criança em que só ele estava sorrindo.

Kallyne 24/02/2015minha estante
Também assisti uma palestra dele em 2002. Foi simplesmente maravilhosa.

Aninha Anjinho 19/06/2019minha estante
Uma lição de vida, perseverança,conheci o próprio Aleksander em uma palestra dada para o colégio onde eu estudava ja na época com a intenção de me formar em História.Ele era um encanto de pessoas mesmo tendo passado pelas atrocidades que passou narrava a historia da sua vida com sorriso no rosto.Chorei diversas vezes em sua narração alias todos os presentes.Um relato bastante fiel do extermínio judeu pela Alemanha nazista.Relatos de homem que vivenciou tudo ainda na fragilidade de um menino,viu sua mãe fazer de tudo para manter sua vida,viu sua família se acabar viu a dor e o sofrimento vivido no gueto de Lodz, a pressão em ir para o campo de extermínio de Chelmno, da sua tragetoria traumática e escapatoria, do campo de concentração do Dr.Mengele - O anjo da morte - em Auschwitz. O livro também narra sua vinda para o Brasil onde pode recomeçar sua vida, contando a todos a monstruosidade dos campos de Concentração.Ter vivido para conhecer de perto esse HOMEM foi espetacular... Hoje sou um Professora de Historia e com essa Maravilhosa passagem para se contar...

Ro 14/12/2020minha estante
Eu o conheci na Firth,juntamente com vários sobreviventes do holocausto,Sr Alfredo Freidenberger,Sr Milton e outros tbm na rádio Bandeirantes onde respondia perguntas de um livro q falava sobre o campo de concentração de Treblinka.

Ro 14/12/2020minha estante
Fierj . Já morreram todos infelizmente .Um tremendo legado para qualquer país q quer entrar pela ideologia socialista, e quer e deve à qualq

Ro 14/12/2020minha estante
E quer e deve evita -la a qualquer preço,mesmo q esse preço à pagar, seja com a própria vida .

Mila 06/12/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos ?

Kattye 09/05/2022minha estante
Eu também o conheci em uma palestra. Depoimento muito forte.

gui 16/06/2022

Perfeito!
Livro muito muito bom que me tirou muitas lágrimas. A história desse sobrevivente do holocausto é simplesmente inacreditável. A forma que de conta a história, tudo nesse livro é perfeito. Leiam, mesmo!! O melhor livro de suspense, pq a cada página vc acha que ele vai morrer e ele se salva. Recomendo muito!!!!

Alice 20/07/2021

Minha maior referência em relação ao holocausto!
Esse livro vale mais que as cinco estrelas que dei!
São coisas que jamais devem ser repetir, com ninguém.
Ele trata o antissemitismo, o holocausto e os acontecimentos da 2°guerra com o peso que deve ter. É um livro PESADO, não tem eufemismo porque não cabem eufemismos nessa situação. Acredito que usa-los em acontecimentos como esse é diminuir a luta de quem sobreviveu e o sofrimento de quem morreu. Além disso, abre espaço para que ocorra novamente.
O nazismo e o extermínio genocída devem ser tratados e descritos de forma pesada, para que nunca se repitam.

Felipe Mendes 17/02/2012

Magistral História
Esse foi sem dúvida um dos melhores e mais surpreendentes livros que já li. Esta semana ao concluir a leitura deste, não pude deixar de chorar. O drama real me fez derramar emoções de profunda dó, beirando-me a melancolia em certas passagens. Ver o pai e a mãe no caminho para a morte não é fácil.
A qualquer que ler esse livro, não se pode deixar de notar que o que aconteceu a ele poderia ter acontecido com qualquer um de nós, em qualquer tempo.
O passado serve para se recordar. Milhões de pessoas passaram por isso. O que se vê em documentários é uma coisa. Mas o livro, este, excepcionalmente, perfaz a totalidade dos judeus e outras pessoas que sofreram muito nas mãos de tirânicos e suas armas em massa. Uma carnificina arrasadora.

Como brasileiro posso dizer, que ALEKSANDER HENRYK LAKS é uma testemunha viva da mais brutal perseguição engendrada contra seres humanos — na história!
Que Deus conforte o coração de todos ainda vivos.
Felipe Mendes 19/03/2012minha estante
Verdade. :'(

Raffafust 31/03/2014

Quando um amigo do trabalho me emprestou o livro ele disse que o livro era forte. Já havia lido muitos livros sobre o tema do Holocausto com sobreviventes e memórias dos que não resistiram mas confesso que por alguns minutos esse me deu embrulhos no estômago seguido de lágrimas nos olhos que insistiam em cair em alguns relatos nele escritos.
Aleksander Henryk Laks na verdade não é brasileiro como o sub título indica, pode sim ter se naturalizado depois mas nasceu na verdade na Polônia onde ainda criança viu Hitler e seu exército invadirem o país e saírem matando todos os judeus. Alguns como os de dua família ainda tiveram uma sobrevida , foram para os famosos campos de concentração. Ele que já havia perdido sua mãe bem jovem que insistiu em engravidar dele após ter perdido outros bebês, acabou trazendo a vida Aleksander mas muito doente não resistiu muito tempo depois deixando a criança com o pai que mais tarde se casaria com uma mulher que foi muito boa para o menino e que ele tambpem chamava de mãe.
Entre dias de pouca comida , de mortes a todo instante, sobreviver era muita sorte e a todo segundo ele agradecia por estar vivo e por não terem lhe separado de seu pai.
As mulheres da família não tiveram a mesma sorte e ele acredita que todas morreram logo em seguida em Auschwitz. O campo de concentração mais conhecido da Segunda Guerra Mundial por ter sido palco das maiores atrocidades com o povo judeu e com ciganos. Ali, o menino ficava para trás e em 12 anos de guerra ele saiu uma pessoa diferente que viu as piores coisas que uma pessoa poderia vivenciar virem da maldade gratuita do ser humano.
Por amor ao pai ele lutava, não aceitava que seu pai desistisse mesmo quando havia nele mais ossos do que carne. Mesmo quando tudo e todos lhe diziam que o único destino era a morte. Nem ele sabe como sobreviveu, acha que por sorte.
Aleksander viveu um pesadelo, onde sentir fome, não ter higiene, não saber o que era beber água não era mais nenhum absurdo mas uma constante ainda mais repugnante quando ele narra que além dos soldados alemães tinham kapos ( judeus que trabalhavam para os nazistas) que sentiam prazer de maltratar seus iguais.
Impressiona, choca e comove, no relato desse polonês que nem mesmo o leitor entende como pode ter sobrevivido para contar suas histórias e que a vida quis que ele viesse morar no Brasil um lindo livro onde a força de vontade , onde o amor por um pai e principalmente onde tantos erros narrados podem servir de exemplo para nunca mais serem repetidos.
Emocionante do início ao fim!

Duda 08/02/2021

Amei o livro realmente muito bom mais cheio de gatilho (pelo menos pra mim) a forma como ele descreve a violência dentro dos campos é bem pesado e ele n esconde detalhes
Mas não posso negar que eu aprendi bastante com esse livro.
Super recomendo de verdade é pequeno e super rápido de ler
A história é triste mas o final é feliz eu prometo.

@stoppajoao 16/01/2022

Um relato dolorosamente triste!!!
Depois de ver sua mãe caminhar para a câmara incineradora, assistiu a morte de seu pai que não resistiu às semanas de caminhada na chamada "Marcha da Morte", de mais de 500 quilômetros, entre vários campos de concentração.

Aleksander Henryk Laks, 72 anos, relata os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido e conta como conseguiu a eles sobreviver.

?Ninguém pensou em nós, judeus. Todos os países se omitiram, à exceção da Dinamarca. O silêncio do mundo indicava a aprovação ao plano de Hitler.?

MyUnger 27/12/2022

Necessário!!!
Conheci o sr Aleksander (in memorian) numa palestra na qual ele contou os horrores que viveu durante o regime nazista. Depois que saiu vivo desse trauma, dedicou o resto da vida a disseminar sua história. Como o slogan dele diz ?que o meu passado nao seja o futuro de ninguém?. História pesada, mas necessária!

g4br1el 18/10/2022

?Você está em Auschwitz. Daqui só se sai pela chaminé.?
Esse livro é extremamente emocionante, é muito triste ver a crueldade que fizeram com os judeus (e outros).
Nesse livro, é narrado a experiência traumatizante de um jovem judeu que sofreu a opressão do antissemitismo tão cedo, dos 12 aos 17 anos. O que ele viu, sofreu e passou não deveria ter acontecido nem com ele, nem com qualquer outro ser humano. É muito triste que a humanidade tenha chegado a esse ponto vergonhoso da nossa história.

É extremamente importante a gente ler essas histórias e lembrar, e ver com os olhos de quem sofreu, para que não volte a se repetir. Aliás, aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo. O passado da nossa humanidade é sujo e manchado de sangue. Sangue dos milhões de judeus que foram mortos nos campos de concentração. Sangue de pessoas inocentes que foram violentadas por causa de uma ideologia doente. Isso não pode, e não vai, porque nós não vamos deixar, se repetir.
Apesar de ser uma leitura um pouco pesada, e não é para menos, eu recomendo muito, para nunca nos esquecermos do que aconteceu no nosso passado.

Okaywinx 01/04/2021

Biografia
Uma história com certeza muito emocionante. Se você for do tipo que se conecta com o livro com muita facilidade, como eu, se prepare para chorar, passar raiva, se emocionar e apreciar toda a tragetoria de um sobrevivente do holocausto.
Chorei muito com o final, amei a sinceridade dos acontecimentos, mas principalmente ver o ponto de vista de alguém que realmente viveu a época.
Se for sensível a histórias trágicas, apesar de não ser um livro que conte com grandes detalhes todas as coisas ruins, não acho que seja uma boa ideia se jogar de cabeça nele.

MellNavarro 15/11/2020

"Espero que meu passado não seja o futuro das gerações que estão por vir. Procuro mostrar aos jovens como as mentes das pessoas foram esvaziadas e dominadas por um louco, por ideias absurdas, e como se perdem o controle e o discernimento dos próprios atos. Alerto sempre para esse perigo..."

Erica 02/04/2012

Ele que teve força sobrenatural...
É um apelo para as novas gerações, para que não aconteça nunca mais o que houve com os judeus. Uma história muito sofrida e marcante. Mostra o real valor da vida, o amor da família e a capacidade do ser humano na maldade. Aprendi que temos que dar valor ao que temos, o teto sobre nossas cabeças, a comida na mesa, os parentes vivos e amados em segurança. O que foi contato nessas páginas, não era pra ter sido de nosso conhecimento, mas Aleksander teve força sobrenatural para poder nos contar, mesmo sofrendo toda vez que conta, ele faz o que o pai pediu. Sinto muito orgulho de ter conhecido esse homem e ter o abraçado, porque ele foi realmente um héroi em ter vivido tudo isso e ainda assim, amar a todos incodicionalmente. É uma pessoa rara que teve uma vida sempre com a sombra do Holocausto, imposível esquecer as dores e nós chegamos a viver parte do sofrimento dele nessas páginas. O nosso conhecimento sobre o que aconteceu pode nos fazer evitar que isso aconteça novamente. Obrigada, Aleksander, por toda sua força em nos mostrar o que a humanidade é capaz de fazer baseados em preconceitos e ganancia. Tomara que sua missão de mostrar isso para as novas gerações seja ouvido e praticado, eu pretendo passar esse conhecimento para meus filhos e os que virão. Sua história será contada e preservada nesse livro, muito mais que o seu pai pediu, porque eu acredito e sei que muitos também. Mais uma vez, obrigada.

vinicaio8 03/01/2022

Eu o conheci
Denso e tenso. Foi um enorme aprendizado ter visto a palestra e ter podido conversar com ele por pouco mais de cinco minutos. Vê-lo falar sobre alguns acontecimentos do livro só deu mais realidade a tudo que li.

Estante da Ka 13/03/2022

Sobrevivente?
Gente, li esse livro em uma tarde, porque não consegui parar a leitura, quantas vezes, chorei?
Muito emocionante o relato desse Senhor. Sua força, garra e coragem, devem nos lembrar do quanto podemos ser desumanos em momentos de crise, e principalmente lembrar que isso já mais deve voltar à acontecer. Realmente impactante, muitas vezes ele se perguntou, como conseguiu sobreviver, e eu só consigo lembrar da graça do nosso bom Deus!
Indico com entusiasmo!

1 | 2 | 3 | 4