O Círculo dos Mentirosos

O Círculo dos Mentirosos Jean-Claude Carrière

Resenhas - O Círculo dos Mentirosos

Henrique Fendrich 22/11/2019

Acho que o grande mérito do livro é que, ao juntar pequenas histórias contadas pelos povos do mundo inteiro e das mais variadas épocas, o autor conseguiu demonstrar o quanto nós estamos próximos uns dos outros. Isto é, temos nossas culturas e as nossas tradições, mas as questões que mais nos afetam são as mesmas para todos os povos. A partir dessas histórias eu realmente vislumbrei a humanidade como uma coisa só. Considero isso bem salutar.

São várias historietas, a maioria delas bem curtinhas, muitas realmente “filosóficas”, na medida em que se evidenciam questionamentos interessantes, várias delas bem divertidas, e algumas que chegaram até nós, brasileiros, onde foram também retrabalhadas – pois essas histórias não terminam nunca e não se tem um único autor para elas – o próprio Carrière apenas conta as histórias que não criou, mas que são contadas também por outros, na maioria das vezes, há vários séculos. Aliás, é digno de nota o esforço do autor em reunir tantas histórias de tantas partes do mundo.

Entre os contos que me deixaram com mais inquietações – e isso, afinal, é o que faz a filosofia – estão aqueles relacionados à passagem do tempo, o que inclui aqueles que sugerem realidades paralelas onde o tempo pode se processar de outra maneira. É algo que, quem sabe, um dia possa ser confirmado pela ciência, mas há muitos séculos o povo simples já havia intuído coisas semelhantes. Outro conto, indiano, sobre a justiça de Deus também me marcou.