O Segundo Armário

O Segundo Armário Gabriel de Souza Abreu

Resenhas - O Segundo Armário

Adriana1090 09/04/2020

Importante conhecer outras realidades!
Esse diário, traz o momento que o autor descobre ser soropositivo e como ele lida com isso.

O autor fala bastante sobre o medo de contar para os amigos e família que é soropositivo, o preconceito que pode sofrer, a lipodistrofia, a solidão, etc.

Elza.Fatima 21/06/2022

Gabriel conta como foi descobrir e lidar com o fato de ser Soropositivo. Acho que esse livro é de grande ajuda pra quem está passando pela mesma situação, Gostei dos trechos de músicas citados ao longo do livro.

Hassan 26/12/2021

A Vida de Um Soropositivo e o Preconceito Cotidiano
O livro é escrito em uma espécie de diário, onde o autor conta do momento onde descobre que é Soropositivo, até os momentos de maior angústia, depressão, alegria, amor, carinho, em que ele viveu durante o período descrito no texto.
Pontos interessantes são abordados no livro, como contar para o parceiro sexual que você é Soropositivo, ou ainda, contar para a família que você possui HIV, entre outros aspectos. Um ponto interessante, é a demonstração de que no SUS existem profissionais maravilhosos para atender essa parcela da população, assim como, no setor privado, existem péssimos profissionais. Acredito que a edição e revisão poderia ser melhor. Algumas palavras com grafia / digitação erradas.
O livro está de graça no Kindle e Google Play.

Marcos 05/04/2015

Inquietante
O estilo de escrita em blog passa a impressão de que o autor está te contando a história pessoalmente, o que tem como efeito uma maior proximidade com os sentimentos de extrema angústia e desespero vivenciados no decorrer do relato.

Allan Walker 23/05/2022

1° Ebook que me instigou a leitura.
A quem se esconde, e há os que com forte coragem, se mostra ao mundo que não estamos imunes a nada. Você já descobriu o seu segundo armário ?

Drih 21/10/2021

Necessário
Esse livro é simplesmente NECESSÁRIO para TODOS.
Mas especialmente para profissionais da saúde, como eu, e pacientes soropositivos.
Comecei a ter maior contato com pacientes soropositivos e me percebi com conceitos pré formados o qual não tinha nenhuma fonte de informação correta/confiável, então, quem mais confiável para quebrar esses preconceitos do que um paciente soropositivo?
Esse livro abriu a minha mente, me envolvi e quis poder fazer algo a mais; antes, com medo de falar alguma merda, eu sentia receio de atender soropositivos, não por medo de "pegar" o vírus, mas sim por medo de simplesmente falar merda msm, magoar alguém, sobrepor algum pensamento irreal?.... Hoje eu consigo fazer o mínimo, atendo os pacientes com o meu melhor humor, procuro manter uma conversa agradável e como já estou "exposta" a saber dessa intimidade de um paciente que passa a cada 3/6 meses por mim, pergunto para os mesmo sobre como estão, como está a imunidade, se tem reações adversas e lembro aos que precisam que vai ficar tudo bem.
Tem sido meus melhores atendimentos, tenho recebido abraços em forma de sorrisos e olhares, nada melhor do que ver alguém que estava nitidamente acanhada e com vergonha, se "soltar" com você em 10 minutos de atendimento.
Esse livro é por meus pacientes atuais, por meus pacientes futuros e por mim, que necessitava desse livro.
Agradeço principalmente ao Gabriel por este diário e por tantos outros "Gabriels".

Tâmara 31/10/2015

Exemplo de superação/engraçado e extremamente humano!
Gabriel, o autor do livro dá um show de força e superação em seus relatos leves, e em muitos momentos, engraçados, sobre seus sentimentos e medos diante da noticia e convivência com a soropositividade no seu dia a dia.
Ri, sorri e chorei. Impossível não se apaixonar pelo autor!
É com certeza um material precioso para todos os que convivem com o hiv e para todos que desejam entender e acolher, da melhor maneira possível os que vivem sob esse julgo tão pesado.
Vale cada letrinha, super indico!

lipelimma 06/02/2023

3.5*
Muito doloroso ter que enfrentar o "segundo" armário na mesma vida. Contém bastante informação e é pertinente principalmente sobre empatia.

Leandro. 09/02/2020

Acredito que poderia ter sido escrito melhor.
Quando comecei fazer a leitura, acreditava que iria focar na vida do autor que é portador dessa doença HIV aconselhando as pessoas a terem cuidado. Mas o autor deu foco a sua vida promíscua e um fogo no rabo sem limites vivendo em uma sodomia sem limites. As consequências acaba vindo.
Lucas1429 16/12/2020minha estante
Péssimo comentário, transbordando de preconceito

@pedro.h1709 09/01/2024

O Segundo Armário
Este livro funciona tal qual um diário ou blogue contando os momentos enfrentados por alguém soropositivo a partir do momento da descoberta. Os medos, os questionamentos, a construção de novas relações, o contar aos amigos e familiares (sair deste segundo armário). É muito bom para tentar entender pelo menos um pouco da experiência de vida de alguém que convive com o HIV; principalmente se você atua na área da saúde. Ajuda a quebrar estigmas e preconceitos e ver como uma pessoa soropositivo é antes uma pessoa cheia de desejos, aspirações e direitos, um ser humano como qualquer outro do que alguém com uma doença.

Suzy 24/08/2020

Emocionante
A força dele me impressionou, despertou empatia, me fez ver que existem humanos que lutam todos os dias, me inspirou a ser mais forte também, me fez chorar e muito. Só queria pegar ele e colocar num potinho e proteger do mundo todo!

eagorarenato 14/05/2020

Relatos sobre como conviver com um vírus. E sobre como não resumir sua existência a ele. Esse diário mostra os enfrentamentos de um homem gay que é diagnosticado como positivo para HIV-1. Conta suas preocupações e o processo de tratamento, também como a dificuldade de compartilhar esse diagnóstico transformado em estigma. A decisão de contar ou não para família e amigos, da autopunição pelo contágio, enfrentamento do preconceito. A verdade é que mesmo na sociedade patologizante em que vivemos as informações de saúde, prevenção e tratamentos oferecidos não são debatidas de forma ampla e esclarecida. Carregam sempre o estigma da culpa de quem contrai uma doença. Estamos todos expostos aos vírus do mundo. Ignorar suas existências não os apaga, esquecer nossa história não nos torna menos responsáveis pelos erros.

Vanessa Lima 29/07/2020

O segundo armário
No Brasil o primeiro caso de HIV/AIDS foi de 1982, e em 2011 o Gabriel relata o dia em que seu exame deu positivo para o HIV-1. E através da experiência narrada por ele, é foda imaginar que os avanços sobre o assunto são apenas (ou na maioria) em tratamentos e soluções medicamentosas - pois, ainda é um tema velado, preconceituoso e excludente. Fico ainda mais sentida ao ler que profissionais da saúde, que estavam na linha de frente nesses atendimentos ainda replicam e estigmatizam ideias absurdas sobre o tema. Ler na perspectiva do auto? foi massa, e reforça a necessidade da conversa sobre sexo e sexualidade.

João Vitor 09/01/2021

Um livro muito importante
Nesse livro a gente acompanha toda a vivência do Gabriel desde o dia em que ele descobre que está com HIV. É uma história extremamente importante para conhecer e desestigmatizar todos os pré-conceitos que muitos ainda têm sobre a doença.

São capítulos curtos em que ele expõe todos seus conflitos internos, suas preocupações, medos, etc. Vemos de perto como é o tratamento de uma pessoa soropositiva, e como esse está em constante evolução, e também como é difícil contar esse diagnóstico para aqueles ao seu redor, muito por conta do preconceito e do tabu no que tange essa doença.

É uma grande lição de empatia que nos faz refletir e querer quebrar com esses atos de ignorância do dia a dia, tão enraizados em nossa sociedade.

Rachel Lucena 18/01/2021

Achei muito interessante poder ter acesso à visão de quem se descobre soropositivo. A leitura é fluída e super tranquila.