A sabedoria da transformação

A sabedoria da transformação Monja Coen

Resenhas - A sabedoria da transformação

Patrícia 10/05/2022

Adoro as palestras da monja Coen, trazem bons ensinamentos e levam a reflexão, porém achei o livro confuso e em alguns momentos me trouxe pouco entendimento. Talvez me falte o olhar absoluto sobre as coisas.

Dressa Oficial 15/01/2015

Resenha - A Sabedora da Transformação
Olá, tudo bem com você?

Logo que vi este livro da Monja Coen na lista de lançamentos da editora Planeta fique com muita vontade de ler, eu tive o prazer de conhece-la pessoalmente e ela é aquele tipo de pessoa que só de ver e ouvir falar consegue transmitir coisas boas e energias positivas, então resolvi me aventurar nesta leitura que muito me surpreendeu.

Apesar do livro ser categorizado como auto ajuda, Monja Coen começa relatando histórias para reflexão sabe aquelas histórias que tem explicação no final para aplicar á sua vida? Então no começo do livro são essas histórias que é apresentada e com as opiniões e sugestões da Monja Coen para sua vida.

Alguns textos são bem profundos fazem refletir em algumas coisas da vida e agora no começo do ano acho que venho bem a calhar pois todos estamos cheio de esperança de um ano novo melhor não só para mim mas também para o próximo.

A mensagem que a Monja Coen passa para trabalhar no coletivo sempre é bem importante, em um mundo que se torna cada dia mais individualista essa mensagem se torna bem importante e espero que mais pessoas possam ler e refletir suas mensagens.

Página 32
Este exemplo serve para nos lembrar de que, mesmo quando temos dificuldades em compreender, não quer dizer que jamais iremos entender. O amadurecimento de um ser humano é como o de uma planta, de uma flor. Não podemos forçar para que se abra, pois suas pétalas quebrariam. As vezes, ficamos impacientes com pessoas próximas de nós. Como se tivessem a obrigação de entender, de perceber, de amadurecer o seu olhar maior. E nos esquecemos de que tem seu tempo.

O livro por se tratar de mensagens de reflexão se torna ideal para ser lidos aos poucos, pois a cada dia temos uma visão e um aprendizado diferente, não que ser lido de uma vez só seja ruim mas acho que cada mensagem passa uma mensagem para cada dia especifico de acordo com sua energia e estado de espírito.

Apesar de ser narrado por uma Monja o livro em nenhum momento aborda a religião do budismo, para quem estava em busca de novos ensinamentos dessa religião definitivamente este não é o livro para este tema específico, porém por outro lado o livro pode agradar a todos, pois as mensagens que são passadas são de uso do ser humano, como paciência, amor, amizade, lealdade, passividade e amor ao próximo coisas que independem da religião para termos.

Página 44
Um Samurai (espadachim do Japão Antigo) estava repousando debaixo de uma árvore quando passou um monge budista. Ele não acreditava em nenhuma tradição espiritual. Era um homem duro e seco. Quantas vezes desembainhara sua espada? Quantos corpos havia mutilado? Quantos por sua lâmina haviam morrido? Já perdera a conta. Ao ver o monge, chamou-o e o interpelou: " Essa história de céu e inferno que vocês, budistas, contam é pura mentira. Onde fica esse céu, essa terra pura? E onde está o inferno?".
O monge o escutou atentamente e, em seguida, respondeu:
"Você é um samurai muito burro e lento. Sua espada não serve para coisa alguma". Furioso. o samurai se levantou e começou a desembainhar a espada: "Como ousa falar assim comigo?". O monge disse, sorrindo : "Isso é o inferno." O samurai parou e, em vez de tirar a espada da bainha, colocou-a mais para dentro. "Isso é o céu", disse o monge e continuou sua caminhada.

A Monja Coen também fala da importância de manter o corpo saudável de praticar esportes e conseguir viver de uma maneira mais saudável, ela mesma fala que pratica corrida de 5 Km e também gosta de praticar Yoga.

Página 133
Cada obstáculo é uma oportunidade de crescimento e aprendizado.
Levante-se e corra, caminhe, movimente-se.
Você é movimento, atividade.
Canse o corpo e repouse a mente.

Para quem deseja novas mensagens, novas inspirações principalmente agora que o ano começa este livro é uma ótima pedida e com certeza vai fazer você ver o mundo e sua vida de outra forma e tentar arrumar o que precisa para sua vida caminhar da melhor maneira possível.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/01/resenha-sabedora-da-transformacao.html

Lucas 22/03/2021

A procura é o encontro e o encontro é a procura
"Surgimos do todo, de inúmeras causas, condições, efeitos. Quando terminamos, voltamos ao todo.
Lembre-se, porém de que esse espaço entre o surgir e o desaparecer também é o todo manifesto.
Aprecie sua vida."

No começo achei que não ia gostar por ela falar muito das tradições milenares que ela aprendeu (mas porque não falaria?rsrs). Ao decorrer do livro as experiências por ela vivida nos leva a ensinamentos que talvez nunca cheguemos a experienciar. Me lembrou muito Ser Como O Rio Que Flui do Paulo.

Ótimo para quem quer refletir sobre como está levando a vida e, também, questioná-la.

Gerson 11/09/2020

Gostei muito desse primeiro livro que li da Monja Coen. Muito além de ensinamentos da sabedoria budista, são ensinamentos para a vida... orientam em ter uma vida orientada para o crescimento espiritual e isso independe de religião. Muito bom.

Rayra Mota 16/07/2020

Livro iluminado e fantástico
Não tem outra palavra que descreva o livro. Ele é tão gostoso de ler. A gente sente uma paz nas palavras. Uma sensação de paz. Muito lindas as experiências dela descritas no livro e lindo a maneira que ela olha a vida. Livro fantástico

aninhadelemos 24/01/2024

Li pelo ebook e também ouvi pedaços pela audible. ?Leitura? agradavel de facil entendimento, traz uma sensação de doce leveza.

Tatah 13/04/2021

Reflexão....
Sinceramente não tinha nada a esperar do livro, já que não sabia realmente do que se tratava. Mas devo admitir que gostei bastante, ele mostra vários ensinamentos e acontecimentos relacionados ao budismo na vida da monja.
A leitura é gostosa também, nada complicado de entender. Recomendo!

Capitu 30/09/2021

Para quem deseja paz
Este é um livro para você que está desorientado, o legal que eu acho do Budismo é a liberdade que o Budah prega, de você aprender os ensinamentos e levar adiante somente aquilo que você acha que vai prático pra você. Com a monja aprendi a cultivar a paz interior, a enxergar as coisas além, fazer o bem sem temer um julgamento divino, mas porque esse querer fazer bem vem do melhor que está em você.

Lora Pontes 17/03/2024

Reflexão
Como sempre, monja Coen nos faz refletir muito sobre quem somos e como conduzimos nossas emoções. Com textos curtos, a leitura fluiu tranquilamente.

Lucinha 31/07/2021

O livro A Sabedoria da Transformação é o primeiro que leio de Monja Coen. Não é uma obra de auto ajuda, mas de reflexão sobre quem somos, suas palavras soam como se fossem um espelho em nossa frente.

Autora, que é monja budista, conta histórias e experiências que vivenciou ao longo de sua vida monástica desde os tempos em que morava nos EUA, passando pelos 11 anos que viveu no Japão e seu retorno ao Brasil.

Não é um livro religioso pois suas reflexões são válidas para todos os seres humanos que querem se auto conhecer e aprender a equilibrar suas emoções.

Vanessa 07/12/2020

Maravilhoso
Pra quem gosta de livros que transformam hábitos e já conhecem a Monja ou querem conhecer, esse livro é fantástico. Com histórias que trazem grandes ensinamentos e nos tocam no sentido de mudar é refletir sobre as nossas atitudes.

Gustavo Aranha 01/05/2020

Um livro excelente
Para quem não conhece esta brilhante mulher: Monja Coen é uma monja do Zen Budismo, começou seus estudos em 1983, em Los Angeles, e depois foi para o Japão quando se tornou monja. Neste livro ela traz vários casos super interessantes em que se destacam dois grandes aprendizados:
O primeiro foi algo muito simples, contudo muito transformador. Geralmente quando começamos aprender sobre meditação ou até outras práticas orientais, associamos o estado meditativo ao estado de ausência de pensamentos e completa plenitude. Mas como ela nos ensina - por meio dos hilários casos, em forma de pequenos contos - é que meditar é simplesmente observar os pensamentos. Não é plenitude. É conhecimento. É sair do piloto automático e se observar.
O segundo aprendizado veio com o caso de se entregar ao momento. Ela conta uma situação vivida, em que sentia frio, estavam numa tradicional caminhada, no Japão, numa temperatura menor que zero. Era uma espécie de ritual, e ela não poderia deixar de fazer sua parte ou prejudicaria a todos, e suas mãos estavam congelando, e por uma fração de segundo ela não se achou capaz, mas a energia da caminhada a transbordou, era algo mais forte que ela, não estava sozinha. O que aprendi com o caso? O corpo se adapta, no começo ela sentia muita dor, depois se acostumou.
Nos caminhos tortuosos da vida é assim, o início tem dor e dificuldade até aceitarmos o desafio e podermos começar a viver aquele momento. Assim também foi comigo, numa cirurgia recente, que enquanto eu lutava com o medo de sentir a dor, sentia a mais profunda agonia. Até o momento que entendi, que aquilo era singelo e único, eu deveria aproveitar aquela oportunidade e ser a própria dor. Parece não fazer sentido, mas fez toda a diferença. Transformei algo que era quase uma tortura em prazer. Portanto, apenas leiam e sigam essa mulher.

site: https://www.instagram.com/narrativasdoaranha/

smarcony 14/05/2020

Um banho na alma
Esse é um livro que vale a pena ter em mãos "em carne e osso" para podermos refletir em cada frase ali escrita e que, em alguns momentos na nossa vida, vivemos aquilo que está escrito ou ainda viveremos, se assim o quisermos!