Amor e Ordem

Resenhas - Amor e Ordem

Taty 03/06/2015

Amor e Ordem - O Despertar | Blog Coleções Literárias
Ele é nazista ... Ela é negra

Abril de 1945 em Munique na Alemanha. Tudo começa quando Margareth lê algo em um papel que a deixa completamente transtornada, mesmo sendo uma senhora ela sai correndo desesperada para impedir o marido de fazer o que está anunciado ali naquele papel misterioso. Hans, marido de Margareth é um nazista, general da SS de Hitler.
Ela entra desesperada no escritório do marido e eles começam discutir, quando a mulher chama Hitler de monstro Hans lhe dá um tapa no rosto, e depois dela dizer que faria de tudo para impedir que ele cometesse tal crueldade, Hans olha para o quadro de Hitler, pega a arma e friamente atira na cabeça da esposa.
Hans sente orgulho de si próprio, mesmo tendo amado a esposa. Ele coloca a arma nas mãos frias dela e diz para todos que a esposa cometeu suicídio por estar deprimida.

Dois dias antes de Hitler perder a guerra, Hans foge para o Brasil com o único filho (Manfred) e mais alguns amigos através de um submarino, para não serem preços e torturados pelo exercito vermelho.

1979, Manfred está com 37 anos, seu pai, Hans liga para um amigo na Alemanha e pede que ele traga sua sobrinha (Inge) para o Brasil para então se casar com Manfred. O filho e a garota ficam relutantes, acham ridículo terem um casamento planejado pelos pais, mas quando eles se encontram pela primeira vez se apaixonam perdidamente e logo depois se casam.

Quando Albert (o primeiro filho de Inge e Manfred) tinha 7 anos, Hans planeja algo e resolve colocar o plano em ação. Coloca algo escondido no copo da nora que a faz desmaiar, ele liga para um médico amigo seu Alemão e lhe paga uma boa quantia para levar a mulher para uma clinica particular... Inge depois disso descobre estar grávida, seu segundo filho se chamaria John Peter. Depois ela tem uma menina (Sussan), mas com o tempo ela repara como os olhos do velho Hans brilha por John Peter, mas antes de descobrir o motivo ela sofre um acidente de carro e morre, e em seguida seu filho mais velho Albert também morre, misteriosamente.

2005, John tem 17 anos e está no 3º ano do ensino médio, Sussan no 2°. A relação entre os dois é de muito amor, eu adorei isso, mas depois só consegui gostar de dois personagens no livro. (Sussan e Artur).
John Peter foi ensinado desde pequeno ser cruel, pisar e humilhar os mais fracos, não demostrar pena, piedade, amor, carinho, preocupação, tristeza... Fraqueza. O quarto dele é repleto de fotos do Hitler, até mesmo no teto. Hans ensinou tudo a John e o tornou um nazista cruel e impiedoso.

[...] em uma casa normal todos diziam bom dia quando se viam, mas na casa deles era primeiro o "Heil Hitler", depois vinha o bom dia.

John Peter é líder de um grupo de skinheads que espalha dor e maldade por onde passam. Nicolas, Paola e Ricardo, estudam em sua sala e fazem parte do grupo de John.
A vida de John muda naquele dia em frente ao portão da escola, onde ele esperava como todos os dias o portão se abrir para o segundo horário, quando uma garota negra chegava atrasada para seu primeiro dia de aula. Seu grupo se preparou para o show, Paola preparou o bastão para bater na garota como era de costume fazer com novatos, negros, gays etc... Mas no momento que o bastão ia acertar o rosto de Celenna, John a salvou. Todos ficam chocados, pois ele é o mais cruel do grupo... Mas no instante que os olhos dele encontrou os olhos negros dela, algo ali dentro dele mudou.

Celenna faz amizade com Sussan e Artur, que é gay, negro e já tinha apanhado de John, mas mesmo sabendo que poderia morrer ele correu para defender a Celenna no momento que ela foi cercada pelo grupo de John, Sussan também foi junto, pois sabia que ela seria a unica que poderia fazer algo, o que eles não esperavam era que John a salvaria.

-Não reparou no dedo de John Peter? Havia um anel nazista de caveira no dedo anelar da mão esquerda [...] eu lembro bem, nunca vou esquecer porque foi com a mão esquerda que ele me bateu na primeira vez que entrei na escola, então a imagem do anel vindo na minha direção é impossível esquecer, mesmo tendo passado dois anos.

O grupo de John é temido por toda escola, até mesmo pelos professores e diretor. E não é só pelo fato deles baterem em pessoas inocentes, queimarem roupas e barracas de moradores de ruas, ou mandarem muitas pessoas para o hospital... Mas sim principalmente por eles matar pessoas.
Celenna fica completamente louca por John, se apaixona loucamente por ele. Gente!!! Sério, não tem nada de lindo nisso. Tem uma cena onde Sussan alerta a garota de que o irmão não é para ela, e vocês não imaginam a reação dela.

-Você viu o noticiário ontem, Celenna? Três jovens que tiveram suas cabeças baleadas, e um com uma bala na boca? [...] foi John Peter, a voz dele parece penetrante agora? - diz Sussan.
- Eu não me importo!- Gritou Celenna.

Fala sério, o que tem na cabeça dessa guria? Eu queria entrar no livro e bater tanto na cara dela para ver se ela acordava para vida. O cara coloca uma arma na boca de uma pessoa e atira e ela diz que não se importa? ESTOU REVOLTADA.

Enfim, eu não gosto da Celenna, John, Nicolas, Paola, Ricardo, Hans... Mas gosto da Sussan e Artur que parece ser os únicos normais do livro (Mesmo Sussan tendo a "mesma" criação que o irma, ela é completamente diferente dele). Então por que dei 4 estrelas se gostei apenas de dois personagens? Porque a história é muito interessante, e os mistérios do livro é algo que quero muito saber. Tipo, será que Hans não morre? O velho já tinha cabelos brancos em 1945, eles estão em 2005 e o homem está inteiro e cheio de saúde, pelos meus cálculos ele deve ter de 100 a 110 anos. Tem muitos mistérios no livro e coisas sobrenaturais que quase passa despercebidas, mas que não foram reveladas nesse livro, então tenho que esperar ansiosa pela continuação.

-Como posso confiar em uma alemã? Depois do que fizeram com os Judeus, não dá. -As pessoas são diferentes, mesmo tendo o mesmo sangue. - Sussan.

O livro despertou em mim uma curiosidade pela história de Hitler, até assisti alguns vídeos sobre o assunto e quero assistir o filme A Queda (Depois conto aqui o que achei). Mas a maioria dos personagens desse livro são doentes, são pessoas cruéis. É claro John foi ensinado a ser cruel, cresceu aprendendo tudo que era ensinado na época de Hitler, até uma oração nazista ele faz antes de dormir, é ridículo, mas é algo histórico, aconteceu na vida real.
Agora a Celenna é uma garota muito burra (desculpe, mas não tem outra palavra) sei que não mandamos no coração, mas gente!!! Podemos evitar certas coisas, mas ela fica atras dele como se fosse um cachorrinho sem dono e faminto. Sei que ela será a única que poderá mudar ele e isso foi algo que me deixou confusa, mas mesmo assim não consigo gostar do John, não desse lado dela nazista.

[...] faça um favor a si mesmo, pare de ficar me agradecendo por tudo que eu fizer por você, é só não se meter em coisas que sabe que vai se dar mal, que não vai precisar ser salva, vire mulher e não uma criança dependente - John falando para Celenna.

Gostei da escrita da autora, (o livro é narrado em terceira pessoa) só me confundi as vezes nos diálogos, tinham alguns misturados e eu não consegui (em algumas partes) identificar quem era quem. Tinha bastantes erros ortográficos e algumas palavras juntas (isso é erro de revisão), mas fora isso a leitura foi bem fluida. Li o livro em duas noites.
A diagramação é muito simples, mas as páginas são amareladas e o tamanho da fonte é muito bom.

Estou muito ansiosa para descobrir esses mistérios e para ter a felicidade de ler a morte de Hans (ou será que esse velho é imortal ¬¬) Sério, esse homem é o capeta, odeio ele.
Enfim... Super recomendo o livro, é bem curtinho então dá para ler em um dia ou em algumas horas. Sei que morri de raiva, mas a história é fascinante e adoro livros que mexe com meus sentimentos.

site: http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-amor-e-ordem-o-despertar.html

Patrick Rosário 24/07/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: AMOR E ORDEM - Daniele Fleur
Amor e Ordem é um romance jovem-adulto que traz uma trama instigante, madura e reflexiva. Daniele Fleur, autora deste livro, lança abordagens polêmicas, como: preconceito e suas ramificações, e a concretização da ideologia nazista; com isso, construindo uma história verossímil e contundente, mesmo obtendo menos de 130 páginas.
O livro nos apresenta a família Schneider, uma tradicional e misteriosa família alemã, que chegou ao Brasil dias antes de Hitler perder a guerra.
Hans Schneider, sendo demasiadamente imponente, disciplinou seu filho e seus netos a seguirem os princípios nazistas de Adolf Hitler, compondo o conhecido grupo neonazismo.

John Peter, seu neto, com toda essa criação familiar, tornou-se um jovem frio, calculista, inteligente e cruel, e como se não bastasse, repudiava, agredia e matava pessoas que não seguiam o "padrão correto" da sociedade.
Até que Celenna inicia os estudos na mesma instituição de John, e como de costume, por ser negra, seria espancada pelo mesmo e seu grupo de skinheads neonazistas. Todavia, aquela garota, inexplicavelmente, balançou seus sentimentos que fez com que seus princípios se desestruturassem.

Embora a autora tenha deixado várias pontas soltas, nos deixando sem compreender alguns assuntos misteriosos, o livro tem uma proposta incrível. O livro me surpreendeu bastante, pois eu não gostei da capa, mesmo compreendendo que diz muito sobre a posição de um certo personagem, todavia acredito que poderia ser melhorada. A diagramação é confortável.
Daniele Fleur criou algo que realmente prende o leitor. Criou algo que somará em sua mentalidade, de alguma forma. Super recomendo.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/07/resenha-amor-e-ordem-daniele-fleur.html

Roberta Costa 28/03/2018

O livro nos traz um enredo bastante interessante, mostrando o ser humano como um todo, com suas fraquezas e suas virtudes... a influência exercida por familiares e amigos, a busca por ideais. Os personagens são marcantes e muito bem apresentados, tanto os principais quanto os secundários, dando mais vida ainda a narrativa. Ao ler pude sentir cada emoção descrita nas diversas situações vividas por esses personagens... ansiedade, alegria, medo, compaixão... A autora conseguiu me envolver de forma quase que instantânea durante a leitura... a cada página lida, mais queria ler. Algo que me chamou muito a atenção foram as referências históricas e curiosidades sobre alguns símbolos.

site: http://livrosdabeta.blogspot.com.br/2016/01/resenha-amor-e-ordem-o-despertar.html