A Águia e o Dragão

A Águia e o Dragão Serge Gruzinski

Resenhas - A Águia e o Dragão

Tori 23/06/2022

É um bom livro pra quem gosta de história e principalmente história da América e Ásia, por meio de comparações, reflexões e fatos sobre os dois opostos, Gruzinski nos faz pensar na conquista. A escrita do Gruzinski é ótima e não é cansativa, mas uns capítulos depois da metade do livro fica bemm chato, ele começa e descrever DEMAIS e pra mim, ficou insuportável, tanto que larguei por meses e só terminei agora. Nos últimos 2/3 capítulos, o livro volta a ter uma escrita mais fluída.
No geral, é um bom livro, recomendo bastante e quero ler outros do Gruzinski.
Mas não se engane, é uma pesquisa histórica e não um livro de fantasia, você não vai achar nele coisas fabulosas, mas sim a REALIDADE HISTÓRICA, pra quem gostar da verdade e não dá fantasia de impérios e Cortés o incrível conquistador, vai adorar saber que na verdade ele era só um cara explorador que sozinho não teria sido nem metade do que foi!
E a China, bom... sempre foi um grande dragão ??

Alessandro @possati.ale 07/10/2022

Boa narrativa
A principal diferença pro texto do Gruzinski em comparação a vários outros historiadores é justamente a qualidade de sua narrativa e fazer eu me perguntar o como ele conseguiu escrever tantas páginas sobre um assunto que parece se esgotar em notas de rodapé.
Em diversos momentos a gente percebe que há um esforço pra unir questões que não são tão próximas, mas é válido como bom exercício no sentido histórico de pensar nas possibilidades de uma história global e conectada bem antes daquilo que dizemos ser a globalização.