Amy & Matthew

Amy & Matthew Cammie McGovern

Resenhas - Amy & Matthew

Suzana 29/11/2022

Sensibilidade e empatia
Amy e Matthew é sobre a empatia de, mesmo cada um possuindo suas evidentes limitações, se predisporem a ajudar um ao outro com prazer e carinho. E assim nasce o amor entre eles! Desabrocha-se um sentimento entre dois jovens que enfrentam os desafios da transição da adolescência para a vida adulta, mas o diferencial deste para outros romances do gênero é observar o quanto a condição dos personagens os afeta.

A narrativa é orgânica, sensível e natural, tanto para o contexto quanto em relação à idade dos protagonistas.

?? PERGUNTEI SE EU PODERIA AJUDAR PORQUE NUNCA FUI CAPAZ DE FAZER ISSO POR NINGUÉM. QUERIA VER SE EU CONSEGUIA. É TERRÍVEL SER SEMPRE A PESSOA QUE PRECISA DE AJUDA.?

?(?) você é forte. Você não tem medo das coisas e é sempre coerente; me ensinou muito. Você é a primeira pessoa com quem falei sobre meus problemas, e isso fez uma grande diferença. Falar sobre meus medos com você os tornou mais reais, mas ao mesmo tempo mais controláveis.?

?Se Amy quisesse se manter no mundo real, nunca poderia pegar o caminho mais fácil.
? Sim, vai ser complicado o caminho ? dizia Nicole a Amy enquanto elas treinavam caminhar por quatro ou cinco horas por dia durante os seis primeiros anos da vida de Amy. ? Mas não temos medo do caminho.?

Geane.Gouvea 07/12/2020

No amor, tudo é possível
Ao terminar essa leitura logo penso: preciso superar esse romance, cadê a continuação??? E como resenhar tudo isso, sem dar spoiler??? Então, basta você saber que no amor tudo é possível, e supera TODAS as limitações, e batalhas interiores, para enfrentar os medos, as opiniões alheias, vencer a timidez, o "preconceito" de procurar terapia, e não só provar para os outros, mas para si, que se é capaz, de amar, de estudar, trabalhar, e de buscar ser feliz. Vale muitoooo a pena, embarcar nesse romance, de Amy, que sofre de uma deficiência que restringe seus movimentos; e Matthew, que tem TOC, e entre tantos outros personagens da história, vão descobrindo que sentimento é esse que é além de amizade e é tão difícil dizer: eu te amo!

Natalia446 08/04/2020

Lindo e surpreendente
No começo, achei o livro bobinho e até um pouco previsível, mas depois de umas 100 páginas descobri que ele passa longe do clichê. Uma obra incrível que nos faz enxergar o mundo de um outro ângulo pouco tradicional. Para você, que ama romances e gosta de desconstruir ideias, essa leitura é essencial!!

Paloma Oscar 04/09/2019

Decepcionante
Embora seja uma leitura curta e de fácil entendimento,o final e o desenrolar da história deixam a desejar! É como se Matthew fosse usado durante todo o livro e não se importasse com isso.

Danniki 16/01/2019

Não devemos questionar as deficiências
Eu realmente gostei do “Amy e Matthew”, me encontrei mergulhada desde o primeiro capítulo e finalizei em menos de 24h. É uma leitura rápida e gostosa!
Conforme a narração foi desenrolando, vi que a realidade é muito dura, de fato há pessoas assim no mundo, onde olham tortos para um deficiente e eu me surpreendi com meus pensamentos. Julguei sem querer, tive repugnância ao pensar no contato intimo com uma pessoa que tenha paralisia cerebral, a protagonista (Amy) da história possui a deficiência, desacreditando haver amor real. Mas sinceramente eu nunca parei para pensar na vida sexual dessas pessoas e no final tive vergonha de mim, pois eu sou aquela que não compreende o porquê tanto alarme em que nos encontramos no dia a dia, a sociedade anda tão doente com a perfeição, a superioridade, o preconceito, a mentira através das redes sociais... Por isso a obra me agradou, me fez ter uma outra visão, mesmo que se trata de uma história fictícia, e descobrindo um lado sombrio em mim, me fazendo querer mudar a minha ‘negação’.
Há falha de conhecimento a respeito da paralisia cerebral, eu mesma só fui ter informação profunda do tema ao ter uma aluna no anterior retrasado, eu dava aula de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é psicóloga e tinha paciente com esse síndrome, ela me ensinou muita coisa, que eles são iguais a nós, que não eram problemas mentais, apenas tendo falha de coordenação motora. Então achei legal um livro não-fictício baseado na deficiência mal abordada no mundo da leitura e quem sabe as pessoas enxergam a mensagem que autora quer passar.
Outra coisa bacana no livro é o personagem Mattew que tem o TOC ao qual eu me identifiquei e compartilho simpatia pela estória mostrar que ninguém é perfeito, mas que aceitando ajuda e aprender ouvir tudo há esperança.
Um livro que ensina que somos todos iguais no final das contas, não somos perfeitos e que não existe final feliz, mas que podemos prolongar respeito, sinceridade e valor.
Instagram: @mundodedanniki

ViagensdePapel 29/08/2017

A capa fofíssima de Amy & Matthew foi o suficiente para me deixar louca de vontade de realizar a leitura. Eu nem sabia direito do que se tratava a história, mas me surpreendi bastante ao encontrar protagonistas fortes, diferentes, divertidos, e um final surpreendente. O livro fala sobre esses dois adolescentes, que estudavam na mesma escola, mas nunca tiveram muito contato. Tudo muda quando Amy, a garota com paralisia cerebral, dá um jeito de se aproximar de Matthew. Desde sempre, ela era acompanhada na escola por tutores, até que percebeu que era por esse motivo que não tinha amigos, já que todos ficavam receosos a seu lado. Quem deu a dica para ela foi Matthew, o único que tinha coragem de ser sincero e dizer a verdade para ela. Por esse motivo, ela decide contratar estudantes para guiá-la nos intervalos das aulas, e faz de tudo para que ele seja um dos candidatos.

A princípio sem saber o motivo pelo qual Amy pediu que ele se candidatasse, Matthew não sabe se irá aceitar a oferta ou não. Depois de ser convencido pela própria garota, ele decide dar uma chance ao ‘trabalho’, mas sabe que não será fácil, pois ela possui uma série de limitações e precisa de muitos cuidados. Nos primeiros dias, ele leva um susto e pensa em desistir, mas, com o passar do tempo, percebe que Amy é uma garota comum, com medos, desejos e que também é capaz de se apaixonar. Assim como ele, Amy é capaz de ser sincera e mexer nas feridas mais profundas. É ela que faz com que Matthew enxergue que tem um problema com o qual deve aprender a lidar e superar – transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Ela mostra para ele que, apesar da doença não impedi-lo de se locomover ou se comunicar, ainda é bastante grave e deve ser tratada, para que ele possa aproveitar a vida ao máximo.

Juntos, Amy & Matthew terão que enfrentar suas limitações, encontrar um jeito de passar por cima dos desafios. Antes de tudo, eles viraram grandes amigos. Eram alguém em quem podiam confiar e contar os desejos mais secretos. A aproximação dá lugar ao primeiro amor adolescente, que, em como toda relação da idade, é conturbada, cheia de obstáculos. Entre eles, a ida para a faculdade, mal entendidos, além da teimosia e orgulho por parte de ambos.

O livro é cheio de reviravoltas, o que é bom para dar dinamismo à história e mostrar como as coisas podem mudar em curtos períodos de tempo, ao mesmo tempo em que é um ponto negativo, já que as coisas acontecem muito rápido e certos fatos são pouco desenvolvidos. Achei que a autora, em certo ponto, quis colocar muitos elementos e deixou a história um pouco corrida. Ainda assim, é uma obra muito boa e a reviravolta final surpreende muito, já que foge do clichê e é bem realista.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/08/19/resenha-amy-matthew-de-cammie-mcgovern/

Helo 09/03/2017

Amy e Matthew
Esperava muito mais! O começo é bem interessante, mostra dois adolescentes os quais os dois têm problemas, a menina problemas fisicos e o menino problemas psicológicos, e vai evidenciando o quanto um precisa e pode ajudar o outro, mas simplesmente no meio do livro tudo desanda, a autora não tem uma didática muito boa, sem contar que o que vai acontecendo com os personagens é algo muito "elaborado". Não recomendo

Beta Oliveira 31/12/2015

É uma trama bonita, com muitas surpresas – digo isso, com base em todo o repertório de estereótipos/experiências próprias que usei para entender, compreender e me aproximar dos personagens – que nos oferece a chance de olhar para pessoas que geralmente estão à margem ou são vistos de forma tão “padronizada” que você nunca pensa em algo além.

Confira o texto completo do Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/02/cap-980-amy-matthew-cammie-mcgovern.html

Fabiana 19/10/2015

Entendendo as diferenças...
Amy é uma adolescente de 17 anos prestes a concluir o Ensino Médio, todos na escola a conhecem.
O plano é terminar o Ensino Médio e ir para faculdade, isso tudo parece simples e comum e com certeza seria visto dessa forma se Amy não tivesse Paralisia Cerebral, embora seja uma garota muito inteligente e que destaca-se nas disciplinas escolares, Amy não se vê rodeada de amigos, tão pouco tem uma turma.
Matthew conhece Amy, não são amigos, mas ele a conhece muito bem, aliás todos na escola a conhecem.
Amy jamais...

..leia mais no blog!

site: http://umpoucodeacucarelivros.blogspot.com.br/2015/10/amy-matthew-cammie-mcgovern-sinopse-e.html

Carol 06/09/2015

"(...) não acho que você tenha que cortar todos os seus relacionamentos para fugir das expectativas que as pessoas têm de você. Você pode simplesmente não fazer o que elas esperam, certo?
"(...) quando se tem uma deficiência, quase ninguém fala a verdade para você. As pessoas ficam constrangidas porque a verdade parece triste demais, eu acho. Você foi muito corajoso em ir até a aleijada e dizer basicamente: apague esta expressão feliz do rosto e enxergue a realidade. É isso que quero que você faça ano que vem. Que me diga a verdade. Só isso."

Matthew esta no último ano da escola e se preocupando demais. Se preocupando com a sua vida, com o seu futuro, com o passado, com a vida dos outros, com pequenas manias, com a sujeira nas mãos, com o quantidade de pisos pretos no corredor da escola etc. Além de se preocupar com essas coisas, o garoto é um ótimo observador e o maior foco de sua observação é Amy.

Amy por sua vez é uma garota com paralisia cerebral e um gênio, a cada dia que passa e a cada teste escolar que faz ela mostra aos seus professoras e colegas de classe o quando uma pessoa com deficiência pode ter um futuro promissor, ser feliz e se aceitar.

Porém, não é isso que Matthew vê.

Ele vê uma garota cercada por adultos e admirada por muitos. Mas admirar não quer dizer que ela seja amiga de todos os seus admiradores, pelo contrário, é uma garota sozinha, assim como o próprio Matthew e após um começo desastroso, porém sincero, Amy percebe que precisa de uma amizade, que precisa de alguém que seja verdadeiramente amigo dela e que diga a verdade sobre o que pensa. E só Matthew pode fazer isso por ela.

O livro é fofo, uma leitura leve e gostosa, mas ao mesmo tempo linda e o melhor: ele começa fofinho, bonitinho etc. Porém ele vai se tornando cada vez mais profundo, mais sério e nos mostrando coisas muito importantes, um verdadeiro aprendizado.

AMEI Matthew, com toda a sua insegurança, com todo o seu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), com toda a sua ingenuidade e posteriormente com toda a sua maturidade. Já Amy foi o motivo para eu ter demorado tanto para fazer essa resenha. Eu gostei da garota, da sua inteligência, da sua batalha particular na vida, porém em DIVERSOS momentos do livro eu simplesmente me cansava dela e em alguns momentos do final eu realmente fiquei com muita raiva. Não sei se esse sentimento foi oriundo das ações de Amy ou se pelo fato de eu ter me apaixonado por Matthew HAUAHUAH

Eu super indico essa leitura e acho que é aquele tipo de livro que todos devem ler, todos devem conhecer esses personagens e essa história de amor tão marcante e complexa.

3D 04/09/2015

Amy & Matthew por Cammie McGovern
Amy & Matthew é um romance escrito por Cammie McGovern. O livro é lançado pela Galera Record.

Amy sempre foi uma garota nada normal. Ao nascer, sofreu uma paralisia cerebral e só consegue falar com a ajuda de um aparelho (igual o do Stephen Hawking). Matthew é um garoto comum, só que possui TOC. Certo dia, os dois se conhecem e aí já viu.

Porém, os dois não se conhecem de uma maneira muito convencional... O menino é contratado pela mãe de Amy para poder ajudá-la na escola e assim os dois vão construindo uma amizade que logo passa para um lindo e, diga-se de passagem, emocionante romance.

Quando a Galera Record postou que iria publicar este livro, fiquei bem ansioso e curioso para lê-lo. Enfim, eu li e vamos lá saber o que eu achei!

Para começo de conversa, muitos podem se deparar com a capa e pensar que é um "plágio" de Eleanor & Park. Não gente, não é! As duas histórias são completamente diferentes. Então, não se assustem com a arte de capa, que por sinal é belíssima. Porém, as semelhanças param por aí.

Como todo romance, eu começo sem muitas expectativas e com Amy&Matthew não foi diferente. Logo de início temos uma troca de emails dos dois protagonistas e eu achei isso bem legal. Para mim, tornou a história um pouco mais "real", pois o que seria de nós sem os emails/chats, né? Gostei desta sacada da autora.

O relacionamento de Amy e Matthew não é pretensioso. Particularmente, eu achei bem fofo o modo como McGovern construiu o romance entre os dois personagens. E a maneira como ela tratou o fato de eles possuirem problemas e superarem isso juntos, foi incrível.

Bem, quando se trata de doença em livros sempre é complicado. Mas eu achei que a autora conseguiu desenvolver muito o que ela se propôs a fazer. Não quis ir além de sua capacidade e isso é admirável, pois é muito comum autores quererem fazer algo além e o tiro sair pela culatra.

Enfim, eu simplesmente adorei este livro! E que, apesar de suas fofurices, aborda temas que, para mim, são de suma importância. Gostei bastante do desfecho, porque foi algo bem condizente e me trouxe uma lição muito grande. A edição está maravilhosa: capa, diagramação e revisão. Tudo na medida certa. Recomendado!

site: www.dreamdropdistance.com

Portal JuLund 21/07/2015

Amy &Matthew, resenha, @galerarecord
Começo a minha resenha de hoje com uma confissão, Amy e Matthew simplesmente me surpreendeu! De uma forma maravilhosamente positiva claro! Mas surpreendente! Quando comprei o livro eu não fazia ideia do que se tratava e me deparar com uma história de amor tão profunda me deixou sem palavras!

Primeiro eu não fazia ideia de que o livro retratava a história de dois adolescentes especiais, Matthew com TOC e Amy com PC – paralisia cerebral- a principio os dois apenas estudam na mesma escola mas não se conhecem.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/amy-matthew-resenha-galerarecord