Amy & Matthew

Amy & Matthew Cammie McGovern

Resenhas - Amy & Matthew

Ju Oliveira 06/02/2015

O casal mais fofo da literatura.
Amy é uma jovem extremamente inteligente, sempre demonstrando sua alegria de viver, e um excelente humor apesar de ter nascido com uma grave deficiência que limita seus movimentos e sua fala. Ela se movimenta apenas com um andador adaptado também com um sintetizador que transforma em voz tudo o que Amy digita. Matthew é um menino metódico que sofre de TOC. Ele tem compulsão por limpeza e por números. Ele cultivou um fascínio durante toda vida por Amy e pelas peculiaridades de seu corpo.

Apesar de hoje em dia praticamente não ter amigos e nem uma vida social normal a qualquer menino de sua idade, Matthew costuma ser sincero, sempre diz a verdade, mesmo que isso possa magoar alguém.
E é justamente por esse motivo que Amy e Matthew acabam se aproximando. Nicole, a mãe dela, sempre quis que a filha se destacasse por sua inteligência, superior a da maioria dos jovens de sua idade. Quando Nicole, resolve trocar seus cuidadores adultos por jovens, estudantes como ela (depois de muita insistência da filha) Amy descobre finalmente como é ter amigos. Mesmo imaginando que nem todos seus “novos amigos” são sinceros, já que estão ali pelo dinheiro. Matthew logo ataca Amy com sua sinceridade, lhe dizendo para parar de fingir que é feliz o tempo todo, e enxergar sua dolorosa situação.

O que poderia ter deixado Amy arrasada, teve o efeito contrário. Era de alguém exatamente como Matthew que Amy precisava. Alguém que não ficasse ao seu lado por caridade, pela sua condição. A ligação entre os dois foi imediata. Matthew rapidamente se tornou o cuidador favorito de Amy, aquele por quem ela ansiava a semana
inteira. Os dois trocavam confidências sobre seus sentimentos, seus medos e desejos. Foi a primeira vez que Matthew teve coragem de assumir para alguém que realmente tinha problemas mesmo Amy já tendo percebido.

“Eu tenho a sensação de que quero estar sempre aqui, com você. Ajudando. Como se este devesse ser meu trabalho ou algo assim. Este é o meu lugar. Ele não pôde evitar. Começou a chorar enquanto falava. Não sei se vou se bom em muitas coisas, mas sou bom nisso. Sou bom quando estou com você…”

Os dois acabaram ficando cada vez mais tempo juntos. Enquanto ele a auxiliava com suas tarefas diárias, como ajudar a comer, carregar os livros no colégio, etc, Amy tentava o ajudar com seu problema de TOC, o incentivando a ir ao médico e ler alguns livros sobre o assunto. Um passou a conhecer o outro como ninguém, Matthew conseguia identificar os sentimentos de Amy com um simples mover de sobrancelhas, já que suas expressões faciais são praticamente zero. E ela percebia imediatamente quando ele não estava em um bom dia.

“Talvez eu quisesse que algumas coisas em você fossem diferentes, do mesmo jeito talvez que você quisesse que algumas coisas em mim também fossem…

Amy & Matthew é um livro muito doce e delicado, que todos deveriam ler. Vemos a amizade e o amor entre duas pessoas tão diferentes, que vai crescendo aos poucos, mesmo sendo claros os defeitos de cada um, uma verdadeira lição de vida. A sutileza da escrita da autora faz toda a diferença. Amy é uma personagem incrível, não é capaz de verbalizar, mas expressa suas opiniões como ninguém. O que mais se admira em Matthew é a vontade de querer ser melhor, de enfrentar seus próprios temores, de ser alguém digno do amor de Amy.

O que chama a atenção no início é a premissa diferente, uma forma de amor não muito convencional na literatura. Os pensamentos, diálogos e emoções expressas pelos personagens são incríveis! Apesar de claramente percebermos suas fraquezas, o que mais admiramos no fim foi a coragem de cada um. A coragem de lutar para ser melhor para si e para o outro. A coragem de Amy ao enfrentar a mãe e toda a sociedade.

Uma história emocionante e delicada. Cheia de lições de vida. Um amor puro e inocente, narrado de forma sutil e delicado. Impossível não se apaixonar por Amy & Matthew. Sem dúvida o casal mais fofo da literatura. Super recomendo. Leiam!

site: http://juoliveira.com/cantinho/

Natalia446 08/04/2020

Lindo e surpreendente
No começo, achei o livro bobinho e até um pouco previsível, mas depois de umas 100 páginas descobri que ele passa longe do clichê. Uma obra incrível que nos faz enxergar o mundo de um outro ângulo pouco tradicional. Para você, que ama romances e gosta de desconstruir ideias, essa leitura é essencial!!

Geane.Gouvea 07/12/2020

No amor, tudo é possível
Ao terminar essa leitura logo penso: preciso superar esse romance, cadê a continuação??? E como resenhar tudo isso, sem dar spoiler??? Então, basta você saber que no amor tudo é possível, e supera TODAS as limitações, e batalhas interiores, para enfrentar os medos, as opiniões alheias, vencer a timidez, o "preconceito" de procurar terapia, e não só provar para os outros, mas para si, que se é capaz, de amar, de estudar, trabalhar, e de buscar ser feliz. Vale muitoooo a pena, embarcar nesse romance, de Amy, que sofre de uma deficiência que restringe seus movimentos; e Matthew, que tem TOC, e entre tantos outros personagens da história, vão descobrindo que sentimento é esse que é além de amizade e é tão difícil dizer: eu te amo!

Mi 02/03/2015

Amy e Matthew vai muito além de um simples sick-lit
Essa não é mais uma típica história de amor. Não. Não é um romance daqueles que estamos acostumados e que vocês estão acostumados a nos ler falar sobre por aqui. Isso não significa que não exista o romance.. preciso deixar isso claro, rs. Essa história é muito mais que um romance, ela consegue deixar o romance em segundo plano e coloca em foco a auto aceitação, o auto reconhecimento de que pode existir algo de errado conosco e que não só devemos, mas temos a obrigação de procurar ajuda.

Esse livro retrata muitas situações nas quais todo mundo já passou um dia e, por isso, é tão fácil se identificar no decorrer da história, já que não necessitamos ser portadores de uma deficiência para isso. Quem nunca se sentiu sozinho mesmo estando ‘rodeado de pessoas‘? Quem nunca viveu nem que por alguns minutos de aparência? Muitas vezes estamos sorrindo por fora, aparentando uma coisa quando na realidade estamos sentindo e sendo alguém completamente diferente do que realmente somos.

Confira a resenha completa em:

site: http://www.garotaagridoce.com/2015/03/01/resenha-amy-e-matthew-cammie-mcgovern/

Prim 16/03/2015

Não tão bom mas nem tão ruim..
Peguei esse livro hoje sem compromisso nenhum, só para dar uma folheada, ler um capítulo ou outro... acabei lendo-o de uma vez.
Amy & Matthew não é um livro ruim, a história é interessante, não tão clichê e mais real que muitos livros com a mesma proposta. Entretanto me pereceu altamente descuidado com as passagens de tempo e muito inconstante com relação ao foco, parece que a autora tentou abarcar muitas vertentes e quando começava a introduzir outro tema esquecia como o resto estava indo e ao perceber isso tentava forçar o tema anterior a encaixar no contexto atual da história.
Posso resumir o livro da seguinte forma: Amy e Matthew possuem certas deficiências, mas isso não significa que eles são diferentes de qualquer outro adolescente. Talvez os desafios que eles enfrentam sejam um pouco mais complicados do que o da maioria, porém eles cometem erros, sentem medo, raiva e amam como qualquer um.
Amy é uma personagem bem interessante, que apesar das suas dificuldades sempre encara os desafios de frente. A achei relativamente egocêntrica, todos giram em torno dela, e suas decisões parecem ser as mais "importantes" embora o Matthew seja sempre quem parece ter que tomar as atitudes - senti que a autora as vezes queria transformá-la em uma espécie de mártir, o que ia de encontro com a sua proposta inicial.
Quanto ao Matthew... bom...ele tinha problemas... bem sérios. Não achei que foi dada a devida importância a ele como personagem, as limitações físicas e opiniões da Amy pareciam sempre encobrir qualquer crise que o Matthew tivesse, e nas partes do livro em que ele era o destaque tudo girava em torno das atitudes que a Amy tinha e que o afetavam. Por fim, os personagens tinham uma relação de amizade, amor e dependência um do outro.
O livro traz muitas mensagens sobre aceitação, inclusão, amizade, amor e companheirismo, para quem tem paciência com essas coisas é um livro muito bonito, agora para pessoas como eu pode ser um tantinho pretensioso e arrogante. Mas sem dúvida alguma é bastante reflexivo.

Vanessa Albino 30/03/2015

Amy & Matthew
Esperava bem mais. A sinopse do livro nos apresenta um casal de protagonistas que enfrentam obstáculos em sua vida. Amy tem paralisia cerebral e Matthew sofre de TOC. Apesar de promissora a história não me encantou. O romance entre os protagonistas não me convenceu durante quase o livro inteiro, sempre me pareceu meio superficial e um bocado forçado. Nenhum dos personagens conseguiu me conquistar de forma definitiva.
Apesar de todas as minhas críticas, o livro teve alguns pontos positivos como a evolução do personagem Matthew que aconteceu de forma concreta e natural, porém, a evolução de Amy se perdeu no meio da história. No começo Amy mostrava-se uma pessoa bastante adulta e responsável e no meio senti que ela se transformou em uma menina bastante inconsequente e desesperada para se tornar independente dos pais super protetores O final me agradou bastante, embora tenha sido meio vago, pois foi coerente com o que ocorreu durante o livro.
Thaísa Campos 09/04/2015minha estante
Nossa, você disse tudo que senti quando terminei de ler o livro, se dei quatro estrelas foi muito, isso foi porque gostei muito do personagem Matthew, a doença dele foi bem descrita e chegava a me dar nervoso hahaha.
Amy deixou muito a desejar durante o livro inteiro, tinha atitudes que eu não gostei e que se eu falar, vou acabar soltando spoiler kk.
E o romance deles, como você disse, também não me convenceu, não senti nada durante o livro inteiro e ainda mais no final.

Carol 06/09/2015

"(...) não acho que você tenha que cortar todos os seus relacionamentos para fugir das expectativas que as pessoas têm de você. Você pode simplesmente não fazer o que elas esperam, certo?
"(...) quando se tem uma deficiência, quase ninguém fala a verdade para você. As pessoas ficam constrangidas porque a verdade parece triste demais, eu acho. Você foi muito corajoso em ir até a aleijada e dizer basicamente: apague esta expressão feliz do rosto e enxergue a realidade. É isso que quero que você faça ano que vem. Que me diga a verdade. Só isso."

Matthew esta no último ano da escola e se preocupando demais. Se preocupando com a sua vida, com o seu futuro, com o passado, com a vida dos outros, com pequenas manias, com a sujeira nas mãos, com o quantidade de pisos pretos no corredor da escola etc. Além de se preocupar com essas coisas, o garoto é um ótimo observador e o maior foco de sua observação é Amy.

Amy por sua vez é uma garota com paralisia cerebral e um gênio, a cada dia que passa e a cada teste escolar que faz ela mostra aos seus professoras e colegas de classe o quando uma pessoa com deficiência pode ter um futuro promissor, ser feliz e se aceitar.

Porém, não é isso que Matthew vê.

Ele vê uma garota cercada por adultos e admirada por muitos. Mas admirar não quer dizer que ela seja amiga de todos os seus admiradores, pelo contrário, é uma garota sozinha, assim como o próprio Matthew e após um começo desastroso, porém sincero, Amy percebe que precisa de uma amizade, que precisa de alguém que seja verdadeiramente amigo dela e que diga a verdade sobre o que pensa. E só Matthew pode fazer isso por ela.

O livro é fofo, uma leitura leve e gostosa, mas ao mesmo tempo linda e o melhor: ele começa fofinho, bonitinho etc. Porém ele vai se tornando cada vez mais profundo, mais sério e nos mostrando coisas muito importantes, um verdadeiro aprendizado.

AMEI Matthew, com toda a sua insegurança, com todo o seu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), com toda a sua ingenuidade e posteriormente com toda a sua maturidade. Já Amy foi o motivo para eu ter demorado tanto para fazer essa resenha. Eu gostei da garota, da sua inteligência, da sua batalha particular na vida, porém em DIVERSOS momentos do livro eu simplesmente me cansava dela e em alguns momentos do final eu realmente fiquei com muita raiva. Não sei se esse sentimento foi oriundo das ações de Amy ou se pelo fato de eu ter me apaixonado por Matthew HAUAHUAH

Eu super indico essa leitura e acho que é aquele tipo de livro que todos devem ler, todos devem conhecer esses personagens e essa história de amor tão marcante e complexa.

Fernanda 03/02/2015

Resenha: Amy & Matthew
CONFIRA A RESENHA NO SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/02/resenha-amy-matthew-cammie-mcgovern.html

Mari 21/02/2015

"Com Matthew tudo parecia fácil e sincero. Ela tentou pensar na palavra certa para descrevê-lo, e finalmente lhe ocorreu: ela o via como um amigo."

A primeira coisa que me chamou atenção em Amy e Matthew foi a capa. Ela é daquele tipo que não te diz muita coisa, mas é linda e garante uma história cheia de surpresas. Depois, o livro chegou de surpresa da Galera Record (muito obrigada, pessoal!) juntamente a uma carta emocionante da Ana, editora da Galera. Na carta ela nos dava uma pequena prévia da história e já nos prepara para a emoção que teríamos ao conhecer a história de Amy e Matthew, porém não foi o suficiente para nos preparar realmente para essa história.

"Eles tinham um ao outro."

Amy é uma adolescente que tem paralisia cerebral. Desde bebê enfrenta os desafios que a lesão a força a lidar e, consequentemente, cresceu sem amigos. Agora que chegou na adolescência, ela quer acabar com a imagem que os colegas do colégio e, principalmente de classe, tem sobre ela, mas é depois de uma pequena troca de palavras com Matthew, um garoto que tem TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que Amy se dá conta do que ela precisa fazer para mudar sua vida social e quem sabe até ir para uma faculdade, se tornar mais independente e ter amigos por lá. Mas fazer planos e traçar metas pode ser fácil, difícil é cumpri-las.

Eu não conhecia Cammie McGovern e achei a uma descoberta maravilhosa. Cammie tem uma narrativa leve, gostosa de acompanhar. Ela sabe a maneira como nos apresentar os personagens, da mesma forma que sabe como apresentar os problemas dos mesmos de uma maneira que nenhum deles se torne vítima de suas diferenças e dificuldades. Gostei bastante do modo que ela dividiu a história e como o final se deu de uma maneira natural e que, em nenhum momento, eu fiquei pensando nele. Essa história é daquelas que você acompanha sem pensar no que vai dar e quando chega no final tem vontade de começar a leitura novamente - já que não existe uma continuação.

"Viver em um corpo que limita minhas escolhas significa não ser uma vítima da moda ou das pressões culturais, porque não existe lugar para mim na cultura que vejo. Ao ter menos opções, sou mais livre do que qualquer outro adolescente que conheço."

Amy é uma personagem tão doce mas tão ácida ao mesmo tempo que não há como são se apegar a ela. Sim, "se apegar", pois ela é do tipo de personagem que não te faz apenas pensar sobre sua própria vida, como te dá conselhos ao longo da leitura mesmo que essa não seja sua intensão. Existem vários ensinamentos nas conversas dela e de Matthew e dela e de sua mãe, tantos que quando você termina a leitura, tem vontade de mandar um e-mail para eles falando sobre vários dos assuntos citados no livro; mas aí se lembra de que não é possível. Matthew, não fica para trás, já que ele tem seus próprios desafios e, graças às suas descobertas sobre eles, vamos acompanhar uma bela história de amor e amizade Amy e Matthew.

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2015/02/resenha-amy-matthew-cammie-mcgovern.html

Não chorei (não me chamem de insensível!), porém desde que terminei a leitura fico com os olhos marejados. Amy & Matthew traz uma história bonita, delicada, reflexiva e emocionante sobre as dificuldades e escolher de nossas vidas, além de nos apresentar personagens marcantes e uma narrativa maravilhosa de se acompanhar. Com certeza Cammie McGovern é uma autora de quem já espero um próximo livro.

Nay Moura 11/04/2015

Resenha - Amy e Matthew
Quando comprei Amy e Matthew pensei: “Ain esse livro deve ser bem fofinho” e logo remeti a Eleanor e Park, A Culpa É Das Estrelas e um pouco As Vantagens de Ser Invisível (acho que todo mundo tem essa mesma sensação). E ele realmente é fofo, mas o que não sabia era que era um livro que abordava tão profundamente o drama dos personagens e fiquei surpresa com o desenrolar da história.

Foi difícil visualizar a Amy em alguns momentos como realmente deveria, visto que a personagem é descrita com paralisia cerebral que a impede de andar e de falar, sendo auxiliada por um computador para reproduzir suas conversas. Acho que a dificuldade é por quê a narrativa em terceira pessoa não valoriza muito o apego com os personagens, nesse caso. Em primeira pessoa funcionaria melhor, principalmente com relação a personagem da Amy, seria mais fácil de visualizá-la.

Já o Matthew foi mais fácil de me apegar. Ao contrário de Amy, seu problema não é físico, ele tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Seus dramas, medos e questionamento eram mais vivos na história. Por isso se fez o meu personagem favorito. Me sensibilizei por seus problemas, como se ele fosse real. A maneira como ele lidou, ou tentou lidar, com os problemas era autentica e verossímil.
Resenha completa no blog:

site: http://blogditandosonhos.blogspot.com.br/2015/04/resenha-amy-e-matthew-cammie-mcgovern.html

Felipe Miranda 20/04/2015

Amy & Matthew - Cammie McGovern por Oh My Dog estol com Bigods
A verdade é que demorei mais do que deveria na leitura desse livro. Apesar da premissa ser instigante, o desenrolar da problemática é um tanto que arrastado. Quem acompanha o Omd deve perceber que me encanto com livros que retratam temas fortes como doenças ou síndromes. A curiosidade de informação impulsiona automaticamente nesses casos, o saber a respeito sempre acelera qualquer leitura desse tipo. Em Amy e Matthew, a narrativa feita em terceira pessoa deixa a história fria. É isso. Não há saída. Um personagem salva tudo.

Amy é a grande protagonista da história. Ela tem paralisia cerebral e utiliza um equipamento eletrônico para se comunicar. Assim como sua voz, a achei meio robótica. A autora não conseguiu me tocar o suficiente. Infelizmente. Sua deficiência a tornou solitária e cercada de auxiliares que dariam tudo para não estar ali. As tentativas de Amy para provar que é tão normal como qualquer outra pessoa a tornam egocêntrica. Em certo ponto da história parece que o mundo gira em torno dela. É, cultivei um certo ranço da garota. Apesar de tudo, a incapacidade que ela tem de controlar suas expressões faciais não será impecilho para demonstrar o que sente quando for a hora certa.

Matthew é o grande trunfo da história e deveria ter um espaço maior em tudo. Ele sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo e não sabe muito bem como lidar com isso. Preciso tirar meu chapéu para MacGovern, ela conseguiu transmitir toda a agonia e desespero das manias, preocupações e compulsões que o garoto sofre. É uma crescente de ansiedade que afeta diretamente o leitor. Eu que já sou ansioso me vi profundamente incomodado com as passagens dedicadas a esses momentos. Os rituais diários são frutos de neuras absurdas.

Como é de se esperar, afinal o título entrega bastante coisa, Amy e Matthew vão se envolver. Matthew passa a ser um dos auxiliares de Amy na escola. Juntos, eles despertam um no outro coisas antes desconhecidas. Parece clichê, mas a condição física, mental e emocional de cada um dá um toque novo e inédito ao que estamos acostumados a ler. Os desafios e obstáculos que enfrentam diariamente, cada um a seu modo, serão moldados e vencidos juntos. É bonito de acompanhar, e seria até mais belo se a narrativa não parecesse tão morna em tantos momentos.

Amy só quer mostrar para a mãe que não é e nem precisa ser incrível o tempo todo. Sua situação é dolorosa e limitante. A vida é assim. Não há nada errado em aceitar-se. Matthew, com sua sinceridade sem limites conquista aos poucos o coração de Amy, que desde o início bateu com mais força pelo garoto. Mat está disposto a melhorar para ser alguém digno desse amor. Os pontos mais positivos são de longe a exibição dos defeitos e falhas que possuem. Eles não são perfeitos, nem querem ser. É possível amar alguém por suas fraquezas também.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2015/04/resenha-amy-matthew-cammie-mcgovern.html