Encontros e Desencontros

Encontros e Desencontros Sheila Mendonça...

Resenhas - Encontros e Desencontros

Fer - Mato Por Livros 06/04/2015

Que felicidade encontrar um livro que conta histórias sobre um dos sentimentos mais lindos que existem. O amor amigo.
Achei incrível a ideia dessas super talentos escreverem sobre a amizade. Um sentimento tão puro que com certeza merecia um livro só dele.

Ao ler sentimentos maravilhosos iam tomando conta de mim, e com cada história fui pensando em cada amigo que já passou na minha vida e naqueles que ainda permanecem nela. E em como todos eles tiveram ou tem sua importância no que sou hoje.

Cada história mexeu comigo de uma forma diferente.
Algumas me fizeram refletir, outras me fizeram chorar, outras sorrir. Algumas outras me levaram a um momento de nostalgia. Um livro que a cada página temos novas sensações, novos sentimentos, novas recordações. Um verdadeiro álbum com gostosas lembranças.

A única parte complicada de se ler contos, é a saudade que fica quando terminamos a historia e o gostinho de quero mais. Quando lemos uma historia que gostamos muito, ao seu fim, tudo o que queremos é um pouquinho mais e com contos esse sentimento é muito forte, afinal eles são tão curtos que nos deixam com um gosto enorme de quero mais. Eu adoraria que cada conto virasse uma história maior, com certeza.

Bem vamos á resenha. Resolvi fazer mais uma resenha “diferente”, afinal o livro foi bem especial e pede algo assim.
Então na resenha em vídeo vocês irão encontrar um breve resumo sobre a história e os Quotes ou trechos* que mais me marcaram em cada uma.

Espero que gostem.

Quem quiser conferir o vídeo resenha:

site: www.matoporlivros.com.br
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Esse livro tem gosto de saudade! Grata!

She 16/01/2021minha estante
Saudades de você, lindona!
Obrigada por seu carinho com essa nossa antologia, beijinhos!

Raffafust 08/06/2015

1- MOINHO DE VENTO
Autora : Helena Andrade
Amigas de escola que se reencontram anos depois em uma ilha na qual uma delas tinha casa . Gosto de histórias assim, quem nunca se parou pensando aonde foram parar aquelas suas amigas que estudaram com você e que algumas você somente tem contato por Facebook?
Monalisa é nossa protagonista, ela já havia encontrado as outras amigas da escola em diversos locais - incluindo uma viagem à Europa - mas será a primeira vez depois de anos que elas se verão todas juntas em um mesmo local. A pedido de uma delas que tem uma revelação nada feliz a fazer e explicar o motivo de ter pedido a tal reunião.
Me coloquei no lugar de Monalisa, já fui traída pela melhor amiga - apesar de nesse caso ser ainda mais " ´serio" já que a traíra se casa com o tal cara - e até hoje não esqueci, deixou aquele certo trauma na minha vida de que não posso confiar em ninguém e até admiro o jeito dela de ligar o " deixa para lá" e não sorrir da desgraça alheia, mas no fundo sorri - será que sou má? - ao saber que a moça foi vingada em vida. É , definitivamente não sou como Valesca que " desejo a todas inimigas vida longa..."
Achei a forte e caridosa, e gostei da escrita da autora.

2- A Escolha do Coração
Autora : Sheila Ribeiro Mendonça
Vou puxar a orelha dessa minha amiga. Que história triste.
Thaís tem um melhor amigo , Gabriel, e já sabemos logo nas primeiras linhas que ele morreu, a história que vem a seguir é forte e entendo - talvez porque conheça a autora - que ela quis atentar o leitor para muito mais do que a história mas para o que muitos de nós sofremos.
Thaís é a moça solteira bem sucedida que não se acerta com homem algum porque só aparecem transas fáceis, nada que valha a pena. Vê em Gabriel seu melhor amigo um irmão, nunca teve interesse por ele e descobre através de uma carta linda os reais sentimentos dele por ela.
Não sei se será spoiler, mas me arrisco a dizer que Gabriel sofre de uma doença no coração e precisa de um transplante. Mas não será o coração que lhe deixará na mão, na verdade um acidente de carro o deixa em coma por 6 meses e é aí que descobrimos junto com ela que ele tinha um namorado Maurício. A família dele parece mais preocupada com a opção sexual do rapaz do que com o estado de saúde dele e isso impressiona. A única que se salva ali é Thalita, a irmã fofa de Gabriel.
Um final comovente mas ainda assim muito triste faz com que a gente repense nossos conceitos.
Escala Sparks de Tristeza: 3 Nicholas

3- Clave de Sol
Autora : Maribell Azevedo
Nessa história uma casal de adolescente Leopoldo e Beatriz se conhecem e iniciam uma amizade. Do jeito descrito esperei logo que o menino fosse um vampiro, o que não acontece e a história envolve dois amantes da música e uma amizade que vai fazê-los despertar para as alegrias da vida.
Na verdade Leopoldo é o pobre menino rico que mora em uma imensa casa com um mordomo , ao conhecer a menina que entra em sua casa após ouvi-lo tocando - e ela mesma ama tocar violino - inicia-se uma amizade linda onde os valores são descobertos aos poucos .
Achei bem bacana e mesmo com a história triste do rapaz terminei o capítulo sorrindo

4- Chegadas e Partidas
Autora : Eliane Quintella
Estela não quer ir ao enterro da melhor amiga de sua mãe, quando essa decide lhe explicar o como a tia que morreu tinha importância na vida dela a menina passa a rever seus conceitos de amizade e já não acha Tereza sua melhor amiga tão importante como achava que seria. A autora optou por mostrar na relação entre mãe e filha que é preciso aprender que amizades são como amores que uns vão para outros virem, mas achei desnecessário a mãe querer que ela fosse no enterro da melhor amiga...
Escala Sparks de Tristeza: 2 Nicholas

5- Pedidos
Autora : Fabiana Cardoso
Lana e Bel são melhores amigas, sendo que a segunda está com aquele problema básico de que a namorado parece que está lhe traindo, para tirar a prova nos nove elas vão em um baile de máscaras onde comprovam que o tal Bernardo não valia nada mesmo, mas a amiga vai ver que um Zorro pode aparecer para fazer a noite valer mais a pena.
A história não é triste, pelo contrário, só prova que o que precisamos depois de uma bela decepção é a melhor amiga ao seu lado e fazer a fila andar.
Escala Sparks de Tristeza: 0 Nicholas

6- A Mulher de Chapéu
Autora : Adriana Igrejas
História linda que me emocionou bastante, Otávio sempre avista uma senhora de batom bem vermelho e chapéu amarelo , mas parece que somente ele a vê. Em suas decisões mais importante - como pedir Priscilla em casamento - ela aparece e lhe sorri.
O conto mostra que ouvir amigos nem sempre é melhor do que ouvir o próprio coração e ao se casar com a mulher que ama ele descobre que sua melhor amiga fez parte de sua vida e na verdade era de sua família. Quem ela era? Deixo para vocês descobrirem, linda demais a história.

7- Amigas para Sempre
Autora : Monique Lavra
Histórias que envolvem personagens com câncer geralmente me fazem lembrar do que não gosto. Dessa vez a autora nos apresenta Marcela uma jovem linda de cabelos longos que é a popular da escola, sempre ao lado de sua amiga Thaís ela descobre que nem tudo na sua vida são flores e que está com câncer. Com medo que Gustavo o menino que gosta mas que foge dos padrões populares por ser nerd vá querer ficar com ela quando perder os cabelos ela tenta fugir do amor que sente por ele.
Com um final talvez esperançoso mas com fundo romântico a autora opta por nos fazer entender que o amor de verdade é amigo e não foge nos momentos mais difíceis. Bonito mas triste demais.
Escala Sparks de Tristeza: 3 Nicholas

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/06/resenha-encontros-desencontros.html
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Oi, Raffa. Desculpe levar tanto tempo para comentar. Eu meio que tinha abandonado um pouco o Skoob, por anos... Uso mais o Instagram e o Facebook. Obrigada pela resenha e fico feliz que tenha gostado. Esse livro me dá saudades.

She 16/01/2021minha estante
Mil desculpas, Raffa, só vi agora sua resenha por aqui, preciso criar o hábito de vir mais vezes ao Skoob. Obrigada pelo carinho de sempre.
Beijinhos!