Neil Patrick Harris

Neil Patrick Harris Neil Patrick Harris

Resenhas - Neil Patrick Harris

Sarah 01/05/2015

Neil Patrick Harris - A Autobiografia Interativa
Neil Patrick Harris é um ator que ganhou destaque mundial pelo papel em How I Met Your Mother, seriado da rede americana CBS que foi ao ar de 2005 a 2014. Ele interpretou Barney, o “pegador” da série, o machão que já dormiu com centenas de mulheres.
Sua autobiografia é totalmente diferente de tudo que já li. Pra começar, é narrada em segunda pessoa. Todo o propósito do livro é fazer você ser o personagem principal e decidir como quer que a sua história continue. A princípio pode parecer confuso, mas ele começa falando sobre seu nascimento e no final do capítulo há uma nota de rodapé: “Se você quer viver uma infância feliz, vá para a página 8. Caso prefira uma infância miserável para depois se gabar de ter superado a pobreza contra todas as circunstâncias, vá para a página 5”. O livro continua assim, alternando entre fatos reais, situações fictícias totalmente improváveis, cartas de amigos, truques de mágica - que são uma de suas paixões - e até receitas de macarrão e de seus drinks preferidos. É totalmente despojado e descontraído.
Apesar de tratar de humor e assuntos leves, também aborda aspectos mais sérios de sua vida, como a descoberta de sua homossexualidade (o que é uma ironia, considerando o seu papel em HIMYM), o processo de barriga de aluguel de seus filhos gêmeos, sua trajetória pelo teatro, cinema e televisão...
É um livro super interessante e fácil de se ler, a narrativa flui muito rápido e arranca várias risadas – ou, quem sabe, até lágrimas. Indico para todos os tipos de público (menos para os homofóbicos), e principalmente para os fãs da série, que com certeza se apaixonarão ainda mais por essa personalidade tão excêntrica.

Antonio Maluco 02/08/2021

Biografia
O livro conta histórias do ator que você pode ler de uma vez ou escolher seu modo de leitura e pra mim só vale pros fãs do ator em especial

vick 16/06/2020

Uma das únicas autobiografias onde eu acabei gostando menos do biografado depois de ler. Na tentativa de ser engraçado, ele acaba se revelando um ser raso e autocentrado.

Luciana 05/09/2022

Diferentão
A temática do livro é excelente, achei a proposta de autobiografia totalmente diferenciada, e provavelmente teria sido mais divertido se eu tivesse respeitado as regras do livro, mass como sou metida, li página por página, talvez também tenha sido isso que me deixou confusa com alguns fatos da história do Neil. Num todo, achei o livro muito bem feito, com uma proposta bem diferente e interessante, quanto ao Neil Patrick, confesso que fiquei um pouco triste com algumas falas machistas, e também confusa quanto a algumas de suas opiniões, porque nossa senhora que cara debochado (não julgo, também sou).
César 11/03/2023minha estante
Estou na dúvida se leio este livro na sequência normal de páginas ou na proposta interativa dele. Lendo na proposta interativa lê-se todas as páginas ou corre o risco de não ler tudo?

Luccas.Soares 01/01/2023

Uma biografia super interessante, segue o estilo " escolha sua própria aventura" e permite ao leitor escolher os momentos da vida do autor que preferir.
César 11/03/2023minha estante

Brendo 08/07/2016

Isso é tão Neil!
Não sou de ler biografias, mas o jeito que o Neil escreveu a dele quebra todo o meu preconceito. O jeito espontâneo de jazer piadas, os rodapés de cada página, o jeito que o livro conversa com você.... Pra quem é fã do ator, comediante, cantor, ou conhece seu trabalho, logo de cara irá perceber o quanto o livro é cara dele! Além de escrever com (óbvio) muito bom humor sobre o marido e os filhos ele ainda mostra como são os bastidores do mundo da TV em Hollywood! Eu recomendo muito, uma leitura leve e descontraída! Uma livro legen... Wait for it... dary!

Rodrigo1185 11/03/2024

Resenha
Eu até gostei da leitura e achei bem interessante a história dele, porém esse estilo de biografia interativa não é meu forte

Patty 12/08/2022

Neil Patrick Harris: A Autobiografia Interativa apresenta a trajetória de vida de Neil Patrick Harris, que ficou famoso por interpretar Barney Stinson em How I Met Your Mother, porém, de uma maneira diferente, onde a cada final de capítulo o leitor decide o que quer ver a seguir.
Com capítulos curtos e mesclando ficção com realidade sem perder o bom humor, o livro nos leva a escolher histórias que por vezes levam a um final fictício, onde temos que recomeçar a leitura, ou nos leva ao final feliz e real.
Confesso que meu TOC por ordem relutou a princípio a seguir a interatividade, mas como o livro não segue uma ordem cronológica, acabei cedendo a ideia de ir e voltar pelas páginas, o que acabou se tornando uma ótima experiência.
O livro é totalmente a cara de NPH, equilibrando bem momentos sensíveis como quando assumiu ser gay ou quando seus filhos nasceram, com momentos de pura piada, que me levou a dar boas risadas.
É um ótimo livro para quem é fã ou pelo menos conhece os trabalhos de NPH, que começou sua carreira no teatro quando ainda era criança, além de ver um pouco dos bastidores de Hollywood.

César 10/03/2023

Como fazer a leitura?

Mcavoy 19/08/2023

Como eu adoro esse livro
é tão divertido, emocionante, comovente, terminei rapidinho e sempre me conforta quando estou triste, merecia muito mais reconhecimento, apesar de não dar genial é incrível.

Fernanda 20/04/2015

Resenha: Neil Patrick Harris
CONFIRA A RESENHA NO SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/04/resenha-neil-patrick-harris.html

Carol 07/05/2015

A Autobiografia mais Interativa que você ja leu!
Esse livro despertou minha curiosidade pelo simples fato de ser enunciado como um Biografia Interativa. Até então eu nunca havia tido contato com nada parecido.
Conheço o Neil Patrick Harris, do seriado de TV, e por me lembrar dele ainda criança na clássica série Tal Pai, Tal Filho.
A narração de Neil te coloca como participante ativo da história, permeando entre capítulos com histórias reais e outras nem tão reais assim, mas todas muito divertidas.
Além de aprender um pouco mais sobre esse ator Legen... (espera, espera!) Dário, ainda vai aprender a fazer truques de mágica e alguns drinks para animar sua noite.
E se você for assim como eu, será inevitável que durante sua leitura, você acabe relembrando algumas passagens da vida de Neil, pelo Youtube. Não adianta, se você fizer isso, vai se emocionar! Boa leitura!

ClovisHenrique 21/05/2015

Uma nova forma de ler uma autobiografia!
O livro tem uma proposta muito legal que faz você escolher o que quer ler. Me causou estranheza no começo, pois imagina você começar a ler um livro e depois ter que escolher se quer pular para a página 18, 73 ou 160... Eu pensei: "E as páginas que estou pulando? Será que vou em algum momento lê-las?". Até que eu entendi que o livro tem diversos finais.

Percebi que tem algumas coisas o livro não retomou. Acho que a proposta é te fazer ler novamente e você seguir outro caminho, ou pode ler como um livro normal (página por página). Até o final do ano vou lê-lo novamente para ver o que perdi.

Eu adorei conhecer mais sobre a história de um grande ídolo como o Neil Patrick Harris​. Saber como foi assumir sua homossexualidade, seus primeiros passos na mágica, o processo de barriga de aluguel que resultou em seus filhos gêmeos, como foi o convite para participar de HIMYM...

O livro é muito leve, divertido e quando você vê, já leu 30 páginas...

Meu maior problema com a edição brasileira, foi a tradução da Editora Paralela​. Alguns erros de digitação, algumas frases me pareceram ter sido traduzidas muito literalmente e me deixaram realmente desconfortável.

Muito recomendado para quem é fã de How I Met Your Mother​, para quem gosta de um livro divertido e interessante.

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Muito interessante!
Se você procura um livro inteligente e engraçado, este é o livro. Neste aspecto, é sagaz, hilário, desestressante, indispensável. Leitura que deve ser incluída na sua lista de “coisas para fazer antes de morrer”.

O público: pais e vizinhos. A entrada é gratuita e vale cada centavo.

Nunca tinha lido algo do tipo (embora o estilo me faça lembrar de brincadeiras do tempo do colégio que consistia em uma lista de frases numeradas que deveriam ser lidas na sequência indicada no final de cada uma destas frases. Eu adorava!). Portanto me senti um tanto quanto tensa ao ter de escolher para onde ir ao final de cada capítulo (que são, na maioria, bem pequenos). Sempre me perguntava: Mas e o outro lado da história? Complicado decidir, ainda mais uma pessoa com TOC como eu, que quer ler até a ficha catalográfica do livro. Porém o livro é extremamente bem montado. Logo se percebe que não dá para deixar de ler algumas coisas. Ou até dá… Tem páginas que… bom. Você vai ter de ler.

O livro é escrito em segunda pessoa e isso é incrível. Acho que há anos não lia nada em segunda pessoa e isso faz com que você se sinta mesmo o protagonista da história. Nesta autobiografia Neil não usa EU, mas usa VOCÊ. E isso que dá o tom da interatividade, porque se a história fala de VOCÊ, você pode decidir, correto?

A essa altura, seu irmão, Brian Christopher Harris, é três anos mais velho do que você, um fato que permanecerá inalterado durante toda a sua vida.

Com todo este vai-e-volta que a interatividade sugere, mistura-se realidade com ficção e, claro, muita diversão. Você pode decidir uma vida absurdamente diferente da vida real de Neil, e até mata-lo! É preciso muito cuidado e sabedoria para fazer a escolha de que caminho seguir. Ou não. Além disso você pode “cair” numa página com receitinhas interessantes (mas com ingredientes não muito simples) ou em um joguinho para passar o tempo. Ou ainda, com um PARE, para se restabelecer das emoções lidas até ali.

Uma sugestão é que você não o leia em sequência. Ou o faça somente após seguir diversos caminhos propostos de leitura e quiser, como eu, verificar se não deixou nada para trás. Porque o bacana mesmo é viver várias histórias de um mesmo personagem num mesmo livro. Além, é claro, da coerência/sequência, que fica bem prejudicada se você for página a página.

Agora, falando um pouco do tema proposto do livro, a autobiografia: Neil é um excelente ator, possui fãs por todo lado e, é claro, ele sabe bem disso. Portanto é bem egocêntrico e isso fica bem claro na história contada. Ainda mais por não se poder ter certeza quanto à veracidade de tudo, visto que, como já citado, existe muito de ficção misturada à realidade. Para mim, mesmo quando o capítulo soava sério e sem brincadeiras, poderia ter ali um tanto de devaneios também, ou não?

Apesar de expor muita coisa acerca de suas preferências sexuais e contar sobre sua família, amigos e relacionamentos, Neil não conta nada demais, nem expõe revelações bombásticas ou que poderiam trazer alvoroço aos seus fãs. Ele conta muito bem sobre os bastidores de Hollywood e sua parcela de contribuição nas produções. Quem ama teatro, Broadway e afins tem neste livro um prato cheio. Inclusive, achei interessante a abordagem sobre o processo quando há jovens e crianças nas produções. Os bastidores nem sempre são tão bacanas quanto ao que o telespectador tem acesso.

A edição da Paralela é perfeita, não encontrei erros e a diagramação é extremamente pertinente ao conteúdo. A capa, apesar de não mostrar tanta diversão, apresenta o papel da mágica na vida de Neil, bastante retratada no livro (no lado ficção e no lado real). A textura é aquela deliciosa que passa a sensação de emborrachada.

Um quote sobre a parte séria do livro…

Alguns diriam que você estava no armário, mas a “verdade” a respeito da preferência sexual de uma pessoa por vezes se revela após um longo caminho de pequenos passos, sendo a aceitação um dos últimos.

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/04/resenha-autobiografia-interativa-de.html

Diego 29/12/2015

Biografia inovadora
Ator, cantor, comediante, produtor, diretor, mágico e agora autor. É longo o currículo do brilhante artista Neil Patrick Harris e é um pouco desse brilhantismo que ele tenta trazer na sua inovadora autobiografia interativa. Neil te convida a uma viagem desde os seus primeiros contatos com a arte na sua infância, passando por personagens cruciais de sua carreira como Doogie Hower e o eterno Barney Stinson até o auge de sua carreira na vida adulta.
Recheada de humor e de hilárias situações, Neil não te convida apenas a ler sua vida, mas também a vivênciá-la e a tomar decisões, usando a narrativa em segunda pessoa. Logo, se você não gostar ou achar tedioso um determinado momento da vida do Neil, no final de cada capítulo há indicações que permitem ao leitor pular tal momento, e caso você não concorde com alguma decisão feita pelo autor, sem problemas, pois há uma história fictícia de sua vida paralela à real, possibilitando outras escolhas.
Além dessa singularidade biográfica, encontram-se no livro receitas de bebida e comida, carta de amigos, truques de mágica e algumas surpresas durante a leitura, o que inova ainda mais a escrita. No caso do leitor não simpatizar com gênero biográfico, a autobiografia do Neil mostra-se uma experiência completamente diferente.
Independente das escolhas feitas, o leitor perceberá a veia artística sempre muito evidente na vida deste ator único. Compartilhará os momentos difíceis de reflexão e autoconhecimento, mas também se deliciará nas comédias e momentos de humor. A conjuntura de todas as suas experiências marca uma vida única, uma vida legendary.