Sombras do Medo

Sombras do Medo Camila Pelegrini

Resenhas - Sombras do Medo

tainan.barbozageneroso 09/05/2015

Uma distopia incrível
O livro "Sombras do medo" é uma distopia da autora Camila Pelegrini, publicado pela editora Garcia Edizioni no ano de 2014 e contém 194 páginas.
O enredo se inicia com a raça humana em crise e se dividida em ordinários, os quais são pobres e visam apenas a sobrevivência e os singulares, detentores da água e privilegiados, eles vivem na capital que é protegida por uma muralha, os ordinários costumam ir lá apenas para trabalhar.
Ordinários queriam sobrevivência. Singulares queriam o mundo para si. Tinham propósitos muito diferentes.
Como protagonista temos Anabele, uma ordinária, que se mostra madura em frente às situações vividas. Isso é muito positivo, pois prefiro personagens que encaram de frente os problemas e não ficam apenas se lamentando.
Na obra ainda temos um triângulo amoroso envolvendo Anabele, seu melhor amigo Vincent, o qual sempre foi apaixonado por ela e nunca teve coragem para se declarar, e Henry, um garoto misterioso novo no lugar. Porém, não é aquele triângulo amoroso típico que vimos a mocinha indecisa, Anabele sempre soube o que queria. O foco da obra não é o romance e sim o mundo devastado e a guerra que está por vir.
Recusava-se a aceitar que os singulares não abrissem os portões. Não era ingenua ao ponto de pensar que eram bondosos o suficiente para para deixá-los entrar, mas se tinha certeza de algo, era na maldade dos singulares e no prazer que sentiam matando-os pouco a pouco.
A leitura começa lenta, mas em um determinado ponto do livro, você se prende de uma maneira que não quer largar, pois precisa saber o rumo da história.
Outro ponto positivo na trama é que os personagens são realistas, ou seja, não existem personagens perfeitos.
É uma linguagem simples, que flui bem, descritiva na medida certa: ao ponto de imaginar a cena e não interferir no andamento. A letra é de tamanho normal, dá para ler tranquilamente e o espaçamento entre linhas é simples.
Além disso, a obra também mistura fantasia, mas isso foi feito com naturalidade pela autora, os elementos foram se misturando aos pouquinhos com o enredo.
Com respeito à comparação com Jogos Vorazes, ambos são distopias, com protagonistas fortes, mas com enredos diferentes. Mas Sombras do Medo não fica devendo em nada para as distopias estrangeiras, é de qualidade.

site: http://www.eucurtoliteratura.com/
camila.pelegrin 23/05/2015minha estante
liiinda, mil vezes obrigada pela resenha incrível!

Maddox 21/09/2015

Resenha * Sombras do Medo
Sobre esse livro eu só tenho que dizer que eu gostei muito.

O livro é narrado na terceira pessoa e conta a história de Anabele. Uma menina que vive em uma sociedade que foi dividida por uma muralha em dois territórios. Sendo esses povoados por Ordinários, que são as pessoas mais pobres e que trabalham como loucos embaixo do Sol por água e alimentação, e Singulares, os ricos que vivem dentro da muralha e que são providos do bom e do melhor.
Anabele vive próximo à terceira Capital, onde vivem os singulares próximos a ela. Ela é muito altruísta, vive com sua mãe Amanda e tem um melhor amigo chamado Vincent.
São personagens maravilhosos, que acabam agradando você.
Temos os personagens que te irritam, como Arthur, um presidente que no começo do livro te faz querer matá-lo.
Temos Henry que é um forasteiro que rouba a atenção e o coração de Anabele.
Durante o livro conhecemos Jhou e tenho certeza que você também vai se apaixonar por ele.
Esse livro tem seus altos e baixos, tem momentos que você gosta muito, outros que você não se prende.
Quando alguns ordinários começam a desaparecer, você fica louco querendo saber qual o motivo e quando você descobre fica pasmo. Eles são pegos pelas criaturas que começam a aterrorizar a província.
Depois dessa descoberta acontece uma guerra e tudo acaba se encaixando.
Camila tem uma escrita muito boa, leve e faz até você rir no meio dessa aventura cheia de mistérios.
O único pecado foi que os detalhes sobre a descrição das criaturas foi um pouco embolado, ou é porque eu não consegui materializar essas criaturas na minha mente, mas é um ótimo livro.
"Em um mundo em que a única coisa que importa é a sobrevivência e ela a todo custo, sem maiores considerações a respeito de amor, amizade, companheirismo, você conseguiu tudo isso de um modo tão improvável."
Eu me apaixonei pela distopia! E pela fantasia! E pelo romance!
Estou convencida de que todos precisam ler este livro.
Conta pra gente o que achou caso tenha lido, se ainda não leu eu sugiro correr e encontrar a maravilhosa história de Anabele.
Beijinhos *--*

site: http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/2015/09/resenha-sombras-do-medo.html

Renny 08/07/2015

RESENHA: SOMBRAS DO MEDO (Mais um Livro na Estante)
Sinopse

Resenha

Que des de sempre o ser humano vem devastando a terra e negligenciando as consequências disso, todos nós sabemos. Mas por algum momento, você já parou para pensar oque isso vai custar a nós e a todo o planeta Terra futuramente? Bom, essa distopia nos faz pensar em tudo isso e mais um pouco.

Devo confessar que comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, por dois motivos. Primeiro, distopia nunca foi meu gênero favorito. Segundo, ultimamente a literatura brasileira atual não vinha me agradando muito, então ler uma distopia nacional me deixou sem vontade ler o livro a primeira vista.

A história se passa em futuro pós destruição em massa. Tal fato ocorreu devido as inúmeras guerras humanas, a mau utilização dos recursos naturais do planeta e outras atitudes da parte dos seres humanos. Com poucos recursos, não seria possível atender as necessidades de todas as pessoas, oque resultou em uma divisão

A sociedade restante no planeta foi dividida em dois grupos, ordinários (pobres) e singulares (ricos). Essa pessoas foram divididas em cinco regiões, das quais cada uma possuía uma capital, onde só viviam os singulares. Enquanto os ordinários viviam nas províncias próximas a capital.
Para haver uma melhor separação desses dois grupos, foram erguidas muralhas em torno das cinco capitais. Tais muralhas foram construídas pelos ordinários. Os mesmos também trabalham para abastecer as capitais, enquanto eles enviam semanalmente uma cota de água, comida e roupa aos ordinários; enquanto usufruem do restante dos recursos naturais do planeta.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas tem como nossa personagem principal Anabele vive na terceira província, junto com sua mãe Amanda e seu amigo Vincente, que demonstra um grande afeto pela garota. Anabele é uma garota muito generosa, é contra a forma de governo do mundo atual, e não consegue entender porque os singulares devem exercer o papel de monopolizar todos o recursos, enquanto eles vivem na miséria.

Então um fenômeno estranho começam a acontecer em todas as cinco regiões, uma sombra cobre todo o céu, em seguida um terrível frio e logo depois pessoas desaparecem. Muitos ordinários acusam os singulares como responsáveis por tais desaparecimentos, e outros afirmam que é o inicio do fim dos tempos!

Bom, agora eu vou parar de falar sobre a história e falar sobre a escrita da autora. Devo dizer que esse livro superou todas as minhas expectativas, apesar de ter caído em alguns clichês clássicos de distopias. Mas nada que afete a qualidade, tornando esses erros aceitáveis e até bem vindos em dados momentos. Uma das coisas que mais me surpreendeu nesse livro, foi a ousadia da autora em mesclar distopia e fantasia.

E é realmente impressionante como a autora consegue fundir esses dois elementos, em uma fenomenal visão do ser humano. A forma como os desaparecimentos são abordados, dando um ar de sobre natural no livro, é simplesmente genial! Nunca esperaria isso em qualquer distopia. É realmente surpreendente como a autora se utiliza dos elementos fantásticos, para fazer uma crítica a sociedade atual. Essa parte eu prefiro não explicar aqui, porque seria spoiler.

Para finalizar gostaria de dizer que gostei muito da escrita da autora, é bem leve e fluída. Além disso os personagens são muito bem desenvolvidos, gostei da maioria deles, e por outro lado odiei alguns. Falando um pouco sobre a edição, eu me surpreendi com a arte da capa, com certeza foi uma das mais bonitas que já vi. O papel é amarelado, e a diagramação é boa, apesar de não ter gostado muito do material que foi usado para fazer a capa.

Bom, então é isso, espero que tenho gostado e se interessado a ler o livro. Recomendo a qualquer pessoa que goste de uma distopia ou fantasia. Deixarei o link para a compra do livro no fim desse post. Até mais.

site: http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/
camila.pelegrin 10/07/2015minha estante
obrigada novamente por sua resenha incrível!

Nuancesliterarias 30/06/2015

Sombras do medo.
O livro Sombras do Medo, da autora Camila Pellegrini, nos faz pensar em como estamos vivendo, se é ou não a maneira certa. O livro traz o contraste entre o rico e o pobre, onde os ricos vivem em abundancia, e em quanto os pobres necessitam trabalhar para ter o minimo de diginidade. O livro é uma distopia que trata da maneira de vida das pessoas e dos seus valores, Espero anciosa pela sua continuação.
camila.pelegrin 02/07/2015minha estante
Vc é uma linda! Obrigada pelo carinho comigo e com o Sombras

daniel 19/04/2015

Uma mistura que não deu muito certo
Esta foi a primeira distopia nacional que eu li, e como fissurado por distopias, iniciei a leitura com expectativas altas. Desde o início estava receoso com a mistura de distopia e fantasia proposta pela sinopse do livro, uma vez que nunca li um livro que fizesse esta mistura. Apesar da distopia em si ser muito boa, a parte fantástica não me convenceu, o que foi uma pena, levando em conta o potencial do livro.

É às margens da terceira capital que vive nossa protagonista, Anabele, uma jovem ordinária que assim como os outros trabalha arduamente para conseguir o seu sustento. Ela se mostra uma garota generosa e que não entende o que os tais Singulares tem de especial para merecerem monopolizar os recursos restantes e obrigar os ordinários a levar uma vida indigna. Ela mantém uma relação muito próxima com a mãe e seu amigo Vincent, que demonstra grande apreço pela garota.
Coisas estranhas começam a acontecer na terceira província, lugar onde Anabele reside. Uma intensa onda de frio chega à região, sombras negras transitam pelo lugar acompanhadas de chamas que irradiam frio ao invés de calor. Junto à esses fenômenos, ordinários começam a desaparecer misteriosamente, e muito afirmam que é o início do fim dos tempos.

A história é narrada em terceira pessoa, alternando o foco entre nossa protagonista e o rei das 5 capitais, o que nos permite saber como funciona a vida em ambas os lados da muralha. Há um teor de romance na história, o qual é caracterizado por um “quase triângulo amoroso” feito por Anabele, Vincent e Henry, um forasteiro que chegou à região.
A construção do mundo futurista pós-destruição em si foi muito boa, mas senti falta de um maior aprofundamento nas situações que levaram o planeta ao estado em que se encontra. A divisão do mundo lembra muito Jogos Vorazes no que diz respeito à submissão de uma grande parcela da população em relação às capitais, que ditam as ordens e os obrigam à sustenta-las. Porém a diferença fundamental está no atual estado e na disponibilidade de recursos no planeta. Certamente alguns ignorantes podem dizer que é apenas outra cópia de Jogos Vorazes, uma vez que toda distopia atualmente é comparada à obra de Collins, mas entre inspiração é cópia há uma distância muito grande. As semelhanças acabam a partir do momento em que a história toma rumo na fantasia, o que infelizmente não deu certo pra mim.

Como eu temia, a mistura de distopia e fantasia não me agradou. Por mais que tenha sido criativa a justificativa da autora para os elementos fantásticos atribuídos à obra, achei-os muito forçados e superficiais. A parte distópica em si foi muito boa, apesar de faltar aprofundamento em alguns aspectos. As críticas sociais feitas pela autora neste modelo de sociedade são muito bacanas, levando o leitor à reflexão sobre as atitudes tomados pela humanidade hoje e a consequência que elas podem vim a ter no futuro.

Quanto à diagramação, o livro está ótimo. Contando com uma capa belíssima, uma das mais bonitas da minha estante diga-se de passagem, e uma fonte muito tranquila de ler. A escrita da autora é bastante fluída e o livro é de uma facilidade de leitura muito grande. Apesar de alguns aspectos não terem me agradado, foi um livro que eu gostei, principalmente por ser de autoria nacional, então por isso eu recomendo. É muito bom ver que os autores nacionais estão entrando neste gênero que tanto aprecio. Então, se você gosta de distopias, fica a dica.
Nesta obra é retratado um futuro no qual o planeta terra está totalmente destruído, exceto por 5 regiões onde ainda restam parte dos recursos. Esta destruição havia sido causada principalmente pelas atitudes humanas, como as guerras e a má utilização dos recursos naturais. Com a pouca disponibilidade dos recursos não seria possível suprir as necessidades de todas as pessoas, devido à isso a sociedade foi dividida em Ordinários e Singulares, sendo os ordinários os que trabalhavam para suprir as 5 capitais em troca de água e comida; e os Singulares os que mandavam e aproveitavam dos recursos restantes. Todas as capitais eram isoladas por muralhas, deste modo sendo impossível a entrada das “pessoas comuns”.

site: http://oficinaleitor.blogspot.com.br/
camila.pelegrin 23/04/2015minha estante
Já agradeci e agradeço de novo pela disponibilidade de ler o SdoM e ter resenhado tão bem! Pena que a fantasia não transmitiu para você tudo o que era p ter transmitido haha mas obrigada mesmo

Willian 01/06/2015

Livre, leve e solta a escrita de Camila
Não falarei a sinopse aqui, pois a mesma pode ser lida em qualquer uma das outras resenhas ou clicando ali do lado na sinopse. A escrita da autora é muito boa, é um livro extremamente gostoso e fácil de se ler. Mesmo que você acabe não gostando, por não ser muito chegado à distopias, certamente não terá problema com iniciar a leitura e terminá-la, deixando realmente o lado negativo do livro para algo mais pessoal, porque a escrita é realmente bem fluída.

A quantidade de personagens é relativamente grande, para uma autora estreante e ela soube lidar bem com o espaço de cada um deles. A narrativa dela permite uma visão mais abrangente da situação como um todo, não adentrando especificamente na mente de apenas um personagem, como acontece em livros em primeira pessoa. Talvez realmente, para a proposta desse livro, esse tipo de narrativa tenha sido perfeito, não haveria outro jeito melhor.

Por fim, há toda uma base crítica que a autora aproveitou com a estória e explorou de forma bem interessante durante todo o livro. O mais legal é que a mensagem fica muito clara no final do livro, vale citar que não encontrei pontas soltas, não vai ser aquele livro que vai terminar de ler e se perguntar "Qual é a moral da estória? Qual a mensagem que o ele/ela quis passar?"

Reconheço que gostaria de saber mais sobre o passado, mas entendo também que essa nossa ânsia de querer entender mais sobre um determinado ponto no livro demonstra justamente o quanto nos apegamos a ele, de alguma forma. E com um pouco de bom senso entendemos que é complicado lançar um livro exageradamente grande, sendo um autor estreante, no Brasil ainda por cima.

Tenho uma resenha mais completa e detalhada no meu blogue, só seguir o link destacado abaixo, quem estiver interessado em debater, sintam-se em minha casa rs

site: http://arte-comvida.blogspot.com.br/2015/01/resenha-de-sombras-do-medo-camila.html
obrigada sempre

Ítalo Oliveira 06/06/2015

Resenha do livro "Sombras do Medo"
Sinopse:
Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver. E ao viverem dessa forma, a bondade beira a extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas. A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem. E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

Olá meus queridos, hoje vim falar de um livro maravilhoso e super fofo da minha querida amiga Camila Pelgrini. Como vocês já devem ter percebido, vim fazer a resenha do livro Sombras Do Medo!

O livro me chamou atenção de cara por ser uma distopia fantástica, ou seja, se passa em um mundo pós destruição em massa, mas o diferencial dessa distopia foi ter fantasia.
O mundo não é mais o mesmo, não existem mais países, mas sim regiões, 5 para ser mais exato. Elas são chamadas de Capitais. As capitais são grandes cidades que estão dentro de grandes muralhas que as distanciam das províncias. As pessoas que vivem nas capitais são diferentes das que vivem nas províncias. As que vivem nas capitais são chamadas de Singulares e as que vivem nas províncias são chamadas de Ordinários.
Esse foi um dos pontos que me chamou atenção, mas até aí tudo bem, é uma coisa comum nas distopias, sempre existem as pessoas mais ricas e as mais pobres, mas o melhor veio a seguir.
Os ordinários trabalham duro para receber apenas comida, poucas roupas - quando recebem - e outras coisas essenciais para sobreviver, só que tudo é muito reduzido. - isso já foi o bastante para partir meu coração. -
A nossa protagonista se chama Anabele, ela é uma ordinária, mas não é conformada com sua vida como a maioria das outras pessoas. Ela é uma pessoa boa, meiga e que adora ajudar os outros, é uma jovem muito bonita, tem 21 anos mas aparenta ter muito menos. Anabele mora com Amanda, sua mãe, ambas tem Vicent - melhor amigo de Anabele. - como protetor e amigo. Eles vivem com precariedade, mas são felizes. Enquanto os singulares vivem bem e esbanjam dinheiro.
Anabele, Vicent e Amanda vivem na província da maior capital, mas isso não muda as suas condições. E existe um forasteiro chamado Henry, que chegou a pouco tempo, as pessoas gostam dele, mas Anabele o acha muito metido, NÃO É SPOILER: Mas , tá na cara que Henry e Anabele se gostam.
Uma das coisas que gostei mais no livro foi a química entre a Anabele e o Hnery, são duas pessoas totalmente diferentes, mas que deram certo. Sabe aquele ditado que diz que os opostos se atraem? Então, é bem por aí...

Embora Henry sendo um cara legal, mesmo sendo metido, ninguém sabe nada dele, mas mesmo assim ele conquistou o coração da nossa querida Ane, mesmo ela dizendo que não quer nada com ele.
Mas, o que acontece? Então... Coisas estranhas começaram a acontecer com os ordinários, pessoas começam a morrer, você escuta um grito e quando vai olhar as pessoas estão mortas, todas as pessoas tem o mesmo pesadelo e, parece que o pesadelo ultrapassa os seus sonhos e se torna real a cada dia, outra coisa estranha é o fogo, ele se transforma em gelo e, isso começa a preocupar Anabele.
Conforme você vai lendo o livro você vai se apaixonando pela história, você descobre quem é o vilão, qual o motivo de sua existência e como se pode derrota-lo . Esse livro mexeu muito comigo, por que ele é um livro muito sentimental, a mensagem que ele passa é muito linda. Eu nunca vi um mundo distópico tão terrível.
Não existe mais bondade, os singulares estão sendo corroídos pelo egoísmo e os ordinários estão sendo mortos pelo medo. É como se não existisse mais bondade no mundo, como se a humanidade tivesse morrido junto com todo o resto.
A forma que a autora usou o vilão para passar a MORAL da história foi incrível. É um livro cheio de segredos e paixão. Te envolve do começo ao fim!
Assim que comecei a ler eu senti que estava assistindo um filme, sabe quando você tá lendo algo e você consegue imagina-lo de uma forma clara? Foi mais ou menos isso com Sombras do Medo. Quando cai sua ficha do que o livro tá falando você começa a dar mais valor as pequenas coias que você tem, pelo menos isso aconteceu comigo.
Sombras do Medo arrancou de mim risos e lágrimas, e isso é o essencial para um livro ser bom. Eu não tenho um ponto negativo do livro, só imaginava o fim de outra forma para alguns personagens, mas foi tudo lindo.
Se eu continuar a falar eu só vou repetir minhas palavras e elogiar mais ainda e ainda por cima dar spoilers. Só digo uma coisa: Leiam esse livro, por tudo o que é mais sagrado
camila.pelegrin 13/06/2015minha estante
meu querido da resenha linda!

camila.pelegrin 29/06/2015minha estante
toda vez que leio o que vc escreveu fico emocionada.
Amei! Muito obrigada!

Ge 26/01/2016

Eu não sei nem por onde começar, mas acho que vou pela capa, minha nossa essa capa. Posso começar dizendo que roxo é minha cor favorita e a combinação dele com o branco pra mim é demais, então já imaginem o quanto essa capa me prendeu, ficou mais do que perfeita na minha estante e eu queria ela pra mim (como eu queria meu Deus), mas tive que passa-lo adiante. Porém, esse livro me deixou uma mensagem, deixou em mim tanta emoção, despertou sentimentos que poucos livros conseguiram.

Um mundo injusto, desigual e totalmente desumano, era o mundo onde vivia Anabele, uma pequena ordinária filha de Amanda e melhor amiga de Vincent, dona de uma bondade encantadora em um lugar onde apenas o medo e o sofrimento reinam.

Henry é um forasteiro novo na cidade dos ordinários, cidade esta que fica ao lado de fora da muralha da terceira região, uma dentre as cinco existentes, um jovem encantador que aos poucos ganhou o coração de Ane.

As muralhas que dividem os ordinários dos singulares foram construídas pelos próprios sofredores do lado de fora, com muita dor, muita luta, acabando na morte de muitos dos moradores, famílias devastadas com suas perdas que deveriam ao menos poder enlutar por seus familiares, mas devem seguir em frente sem parar para nada ou nem comida e nem bebida receberiam, afinal, só recebe quem trabalha.

O lugar que fora destruído pelos próprios humanos egoístas passa a sofrer com sumiços misteriosos e gritos horrendos vindos de lugar nenhum, com apenas rastros de gelos deixados como um sinal passa a receber tais acontecimentos cada vez mais frequentes até que tudo se transforma, criaturas aparecem e a sobrevivência se torna quase que impossível. Será então que mentiras são suficientes para acabar com um sentimento tão forte como o amor? Será que o amor pode salvar quando o único sentimento que reina é o medo? Ou a sombra do medo vencerá?

É um livro curto, com uma história objetiva, uma escrita simples, que sem duvida prende qualquer um.

E eu posso dizer o quanto amei esse livro, posso digitar aqui por horas, mas palavra nenhuma vai conseguir expressar as emoções que senti enquanto lia o Sombras. Eu ri, chorei MUITO e me encantei a cada minuto com os personagens. Levarei sempre a mensagem que recebi desse livro, uma mensagem que todos deveriam ter em suas vidas, a mensagem de que só o amor e a bondade podem nos transformar, só como eles que podemos nos tornar realmente humanos!

Eu to encantada, apaixonada, emocionada, tudo que seja bom, eu estou!
Queria falar mil coisas, mas eu iria só enrolar, só eu sei o que senti com esse livro e só posso dizer: Camila, você realmente conseguiu ganhar o meu coração!

site: montesualivraria.wix.com/blog

Clube do Livro 24/04/2016

Resenha Escrita por Giuliana Sperandio - Blog Clube do Livro e Amigos
Medo...
Olhe para cima veja essa palavra e pense, o que mais te faz ter medo?
Futuro incerto?
Aquecimento global?
Desastres naturais?
Fome, miséria, sede, mortes...
Maldade humana e ganância...????
Agora feche os olhos e imagine todas as opções acima juntas, imaginou? Um caos total, não é mesmo?

Esse é o cenário de sombras do medo. Em um futuro (provavelmente não muito distante) onde os sinais claros de socorro da natureza são ignorados e a ganância toma mais uma vez o lugar da razão, acontece o impensável, a escassez de recursos naturais e com isso os ricos subjugam os mais pobres os escravizando para construção de muros em troca de menos que o mínimo adequado para a sobrevivência, mais uma vez o dinheiro falando a voz mais alta, a voz que oprime.

De um lado os ordinários seres que vivem para sobreviver e do outro singulares que vivem da exploração dos mais pobres se isolando e fechando os olhos para um mundo que sua própria ganância destruiu. Eles dividiram o mundo em 5 áreas e em todas há a parte rica onde não falta nada dos Singulares, e a área onde tudo é escaço, quente e onde vidas valem menos que um copo água, a parte onde ficam os ordinários
Vamos conhecer um mundo devastado, corações divididos , amor, ódio, medo e esperança.

Camila nos transporta para a história, apesar do livro estar em terceira pessoa por me identificar plenamente com a personagem principal comecei a enxergar tudo através do olhos bondosos e justo da personagem Anabele Godhet, ela que viu a transformação drástica acontecer, não entende porque vidas são diferenciadas e separadas como raças superiores e inferiores, quando somos apenas todos feitos da mesma matéria, somos todos apenas humanos. (já vi isso, hein...um tal de Hitler tentou fazer isso...)

Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje.
Provérbio Chinês
Bem, e como humano que somos, mais uma vez cometemos os mesmos erros afinal...
Enfim, então no meio de tanta devastação, nem ao menos sobra espaço para ambição a mais do que a própria sobrevivência entre os ordinários, ela vive com sua mãe desde a morte do seu pai na construção de um dos muros.

Apesar de toda dor que temos na história também temos bálsamos para nos deixar um pouco menos tensos durante a leitura, como a relação linda de amor e amizade entre Anabele e sua mãe Amanda, ou a amizade entre ela e Vicent, seu amigo de infância e eterno apaixonado (sem que ela saiba claro), além disso temos o cachorrinho Jhou que Anabele trata escondido tirando de sua própria subsistência para mantê-lo vivo em uma amizade emocionante e que vai te fazer refletir sobre o futuro dos animais também...

O que seriam as boas histórias caso não houvessem os romances? Então para balançar o coração da nossa heroína eis que aparece o cavalheiro sarcástico e misterioso, o forasteiro Henry, claro que nada será fácil, nada será descomplicado, afinal estamos em uma distopia, então queridos leitores segurem seus forninhos e preparem se para cenas de farpas entre nossos queridos mocinhos e o adorável e ciumento Vicent...

Porém como se tudo isso já não fosse ruim o bastante, algo sombrio e desesperador começa a acontecer, ordinários somem, só se ouve um grito, sombras pairam por onde isso acontece e um som devastador como se de uma risada nefasta...

Haverá lutas, sangue, lágrimas, guerra, mentira, remissão e aprendizado.
Será que o amor vencerá o caos, será que o mundo sucumbirá as trevas, façam suas apostas e segurem seus forninhos, pois o final do livro é de tirar o fôlego...

Leia a resenha completa acessando o blog

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/04/resenha-nacional-sombras-do-medo-camila.html
camila.pelegrin 05/05/2016minha estante
Resenha mais sensacional do mundo!

Quel 20/12/2015

Sombras do Medo

Este é o primeiro livro que leio lançado pela Editora Arwen, e o escolhi por ser uma distopia e como no Brasil existem poucos livros nacionais deste gênero, não pensei duas vezes e iniciei a leitura.

Devo confessar que me surpreendi muito, pois este livro tem muita ação e na minha opinião aborda todos os quesitos de uma excelente distopia. A qualidade do desenvolvimento e os personagens são motivos suficiente para prosseguirmos com a leitura, praticamente tudo desperta uma curiosidade agoniante de tão surpreende que este livro. Fico triste por parecer aparentemente não haver uma continuação, não sei se posso considerar isto um ponto negativo, pois é sempre muito difícil fazer um livro com uma história complexa e incluir começo, meio e fim em um só livro, dando fim a história de uma forma tão "fria".

Sombras do Medo é muitíssimo interessante, e sem dúvida possui um enredo que vale a pena ser conhecido e reconhecido. Merece 5 estrelas pelas ideias e desenvolvimento, mas por ser tão breve com um volume único, me deixando curiosa, dou-lhe 4 estrelas.

site: https://raquel-ebooks.blogspot.com
camila.pelegrin 22/12/2015minha estante
hah que linda!
Obrigadaaa

Calma Sem Pressa 01/06/2015

Sombras do Medo é uma distopia, e como uma boa distopia, a sociedade está um caos.

Todos os pontos negativos da nossa sociedade atual encontram-se ampliado na trama. Por exemplo, a diferença de classes que existe entre as pessoas, aqui nós temos os singulares, que são pessoas que vivem dentro de uma muralha. Essas pessoas monopolizam as últimas reservas de água, tem acesso as últimas espécies de fauna e flora, em contra partida, do lado de fora da muralha os ordinários trabalham incessantemente para que o bem estar das pessoas de dentro da muralha continue, os ordinários recebem provisões minimas para sobreviverem e continuarem trabalhando até a morte.

O plot da história é basicamente esse. Arthur é o presidente da província em que Anabele vive, tirano não poupa esforços para que os singulares continuem tendo conforto. Anabele a protagonista é um ordinária, bondosa, ajuda seus vizinhos mais necessitados. Ela tem uma quedinha por Henry um forasteiro recém chegado na província.

A lógica desse mundo começa a ruir quando, após um som aterrorizante as pessoas desmaiam e ao acordarem algum conhecido sumiu. Um grande mistério se inicia e o cotidiano de singulares e ordinários se vê abalado.

Gostei muito da escrita da autora, Camila consegue terminar vários capítulos com um super cliffhanger, de te deixar morrendo de curiosidade. O enredo é bem construído e desenvolvido e ao longo da páginas viradas eu ficava ainda mais curiosa para desvendar os mistérios da trama.

Anabele é um menina doce e corajosa, que deseja acima de tudo justiça, igualdade entre as pessoas. Me identifiquei muito com a personagem pois diariamente me sinto indignada com várias características da nossa sociedade, principalmente a desigualdade entre as pessoas, se você tem poder, dinheiro, fama, você tem acesso a benefícios, e as pessoas que não tem nada disso se sujeitam a condições muitas vezes inumanas. Em Sombras do Medo a vida dos ordinários é exatamente assim, só que com as coisas ruins mais ampliadas.

''Anabele havia crescido nesse mundo em que os recursos naturais eram controlados e distribuídos pelas cinco capitais, onde viviam os singulares. Mas ela, Amanda, havia vivido ainda na época em que o planeta era divido em países e embora já houvesse injustiças, costumavam conhecer algo chamado liberdade.''

Um dos motivos para a distopia ser meu gênero literário preferido é isso, um vislumbre do futuro que essas obras proporcionam, mensagem que elas passam, de que é necessário mudar, se não realmente caminharemos para esse caos.

Camila foi inovadora ao criar a ameaça da trama, os vilões são as próprias pessoas e somente uma cura "universal" é capaz de salvá-los, adorei! Sensacionalmente conduzido e finalizado!

Se você gosta do gênero esse livro é super recomendado. Com um toque de romance, uma protagonista forte e gentil, ação e uma mensagem muito bacana, Sombras do Medo vai te conquistar logo na primeira linha. É impossível parar de ler antes do fim!

A capa é lindíssima, ainda mais pessoalmente, a diagramação da Editora está ótima, deixa a leitura ainda mais cativante.

XoXo!

site: http://www.deixaela.com/2015/06/resenha-sombras-do-medo.html
resenha muito top!!!!

Jooy 06/06/2015

Confesso que não sei bem por onde começar com essa resenha haha, quando recebi o livro tive a impressão de ser "só mais uma distopia como todas outras", pelo fato de geralmente muitas terem grandes semelhanças. No início da leitura eu me permiti fazer uma pequena comparação com Jogos Vorazes (quem já leu poderá me entender), vou explicar o motivo:

Em Sombras do Medo somos apresentados aos considerados "Ordinários" que são aqueles que vivem de forma inferior aos "Singulares", e a minha comparação foi que os Ordinários nos faz lembrar um pouco dos "Distritos", e os Singulares nos fazem lembrar da Capital, não pela maneira extravagante de se vestir, mas sim por eles serem considerados superiores aos Ordinários, e terem tudo do bom e do melhor. Mas, acabei sendo pega de surpresa, pois, um dos assuntos relatados era a ESCASSEZ de água, ou seja os ordinários trabalhavam para terem em troca água, naquele tempo raramente chovia, e os recursos naturais já eram quase extintos.

"Ordinários queriam a sobrevivência. Singulares queriam o mundo para si. Tinham propósitos muito diferentes."

Como protagonista temos Anabele, uma jovem ordinária cheia de determinação sem contar com o enorme coração, ela sempre estava disposta a ajudar o próximo, mas tinha um grande rancor com os singulares, ela vivia com sua mãe Amanda em uma casa simples, seu melhor amigo era Vicent, ele sempre fora apaixonado pela amiga, mas ela nunca percebeu.

Um jovem e belo forasteiro que era conhecido como Henry, começou a viver entre os ordinários, e em pouco tempo conquistou a confiança de todos, ele era dono de um charme e senso de humor sem igual, isso acabava irritando muito Anabele, mas com o decorrer ela vai sedendo ao charme do rapaz.

"Entorpecida com as palavras, Anabele só percebeu que não estava sonhando quando sentiu os lábios dele tocarem os seus....Sentia o frio percorrer sua espinha, ao mesmo tempo em que sentia seu coração ser aquecido. Não pensava. Apenas sentia."

Mas o que ela nem imagina é que Henry não é quem ela imagina ser, e descobre da maneira mais complicada e dolorosa que alguém poderia descobrir, em meio a guerra e destruição.
"Era a decepção, o engano, o arrependimento, a vergonha de ter acreditado, de ter se deixado levar por palavras que ofereciam o conforto que não conseguia encontrar de outra maneira."

Como o nome do livro é 'Sombras do Medo', já da para ter uma ideia, em um mundo onde pessoas eram divididas, onde haviam uma mistura de sentimentos ruins, onde o medo falava alto, todas as ações uns contra os outros teria um resultado, e jamais poderíamos imaginar que o nosso maior inimigo, somos nós mesmos.

"E naquele exato momento, em que se tratava a maior guerra de todos os tempos, aquela que poderia decidir se a raça humana seria finalmente extinta, eles, humanos, ainda não conseguiam enxergar que dependia deles, e somente deles, como a batalha terminaria. Bastava escolher um lado, alimentar somente uma igreja."

O medo, o ódio, a indiferença só alimentava criaturas, que a muito tempo viveram fracas e escondidas, mas cada vez mais que sentimentos ruins crescessem entre as pessoas, mais fortes elas ficavam. E bastava atitudes simples, que acabaria com todo o mal. A explosão de uma enorme muralha não significaria apenas o fim das tão terríveis criaturas, mas significaria um novo começo.

"Na verdade não sabia como não haviam percebido antes. Se a maldade era o que alimentava os Venoms, o que os deixava mais fortes, somente a bondade poderia destruí-los. E o primeiro sinal significativo dela após tanto tempo de divisão egoísta e autoritária fora com a abertura dos portões reunindo finalmente ordinários e singulares, por um motivo: a sobrevivência mútua."

Para finalizar ao ler Sombras do Medo, podemos ver que muitas coisas retratadas no livro estamos vivendo, como o egoísmo, ódio, indiferença, dentre outros. Também não preservamos o mundo em que vivemos, pois o poluímos, estamos acabando com as árvores, não valorizamos a água que é um dos bens mais valiosos que temos, 'matamos, roubamos uns aos outros'. É realmente uma história surpreendente, que te envolve do início ao fim. Você vai ri, se apaixonar, vai ficar aflito(a), vai sentir um pouco do que os "Ordinários" sentem, vai sentir a emoção crescer a cada página lida, provavelmente prenderá o fôlego em alguns momentos. E no final ficará com a famosa ressaca literária, eu já estou pensando até em reler haha.

Estou fechando o mês de março com chave de ouro, uma das leituras brasileiras que mais me surpreendi, não somente pela qualidade, mas em como a fantasia misturada com uma dose de realidade pode nos fazer repensar em muitas de nossas atitudes. Não vejo a hora de poder me deleitar com mais obras da escritora Camila Pelegrini.

Então esta mais do que recomendado Sombras do Medo, e claro ele já virou um dos meus favoritos.

site: http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-sombras-do-medo.html
camila.pelegrin 06/06/2015minha estante
mas que rápida!!! haha nunca vou me cansar de agradecer por suas palavras mais lindas e doces!!!
Ameiii

Bárbara @versosenotas 02/05/2016

Resenha: Sombras do Medo
Sombras do Medo é uma mistura de distopia e fantasia que traz um mundo futurista onde a Terra é cercada por sombras, medo, crueldade e desigualdades. Já não há mais o verde das plantas, não há mais água e alimentos em abundância e o que resta é contar com a compaixão do próximo. O que você faria nessa situação? Compartilharia os últimos recursos da Terra ou os monopolizaria?

O maior medo do homem se concretizou: a Terra já não resiste mais as incansáveis devastações, poluições e descuido e agora os recursos disponíveis para a vida humana não são suficientes para todos. Por consequência, um homem chamado Arthur divide a área boa em 5 grandes capitais e é nesse momento que dois grupos são formados: os singulares e os ordinários. Os singulares fazem parte de um grupo seleto que vive tranquilamente nas capitais, desfrutando os últimos recursos da Terra. Os ordinários, por outro lado, são os menos favorecidos, os excluídos que se submetem diariamente às condições precárias de vida. Eles trabalham de sol a sol, resistindo à fome e sede constante. Esses fatos demonstram claramente o mundo distópico criado pela autora, mas logo a história ganha um q de fantasia quando, estranhamente, os ordinários começam a desaparecer.

Gritos são ouvidos seguidos de desaparecimentos. Seriam os singulares criando um novo método de castigo? Até poderia ser, não fosse o fato dos ordinários começarem a ter pesadelos assustadores quase todas as noites e é dessa forma que Anabele e a mãe vivem: cercadas por muito trabalho ao longo do dia e por pesadelos terríveis durante a noite.

Nem mesmo nos sonhos parecia encontrar sossego (...). Tinha pesadelos em que a Terra, com tudo o que há nela, era engolida pela escuridão. Nessas ocasiões, acordava desesperada, como se uma sentença de morte houvesse sido decretada sobre todos e agora fosse só questão de tempo até que o carrasco chegasse.

Anabele é uma ordinária que apesar de sua vida triste sempre coloca as necessidades do próximo acima das suas. Prestes a fazer 21 anos, porém, ela começa a lidar com novos sentimentos ao conhecer o forasteiro Henry. Apesar de todos gostarem dele, ela sente que existe algo de estranho nele e, por isso, vive acalmando seu coração que insiste em pular do peito sempre que o vê.

Havia finalmente notado seus sentimentos. Eram intensos e isso a preocupava. Intensidade gerava expectativas, e expectativas geravam decepções. Não sabia se estava prepara para sair de sua zona de conforto.

Henry guarda um grande segredo que pode mudar completamente a vida de todos, mas ao conhecer Anabele ele esquece todas suas obrigações e só pensa em desfrutar a paz que exala dela. E é em meio a esse fim de mundo que um romance se inicia, como se fosse possível uma flor nascer em solo infértil. No entanto, os desaparecimentos continuam e a partir daí surge a possibilidade de uma união entre singulares e ordinários contra o autor dos sumiços. Será que isso seria possível?

Não vou falar mais porque o bacana desse livro são os mistérios presentes e as surpresas que nos pega desprevenidos. A narrativa é fluida, a leitura é rápida e o capricho da editora está visível na diagramação. As folhas são amarelas e o início de cada capítulo tem a imagem da criatura presente na capa cuspindo fogo o que é bem bacana. Porém, senti um pequeno incômodo com esse efeito, pois a fumaça é escura e fica em cima do texto, dificultando um pouco a leitura. Porém, isso só acontece no início de cada capítulo.

Não acho que existam pessoas completamente ruins ou completamente boas, Ane. Nós podemos optar por qualquer um desses lados.

A mistura entre distopia e fantasia que a autora criou foi genial e ela conseguiu fazer uma crítica ao homem e sua ganância desenfreada. Senti uma angústia ao perceber que os fatos narrados poderiam ser muito bem verdade e na mesma hora notei o quanto o ser humano é sortudo por ainda ter uma linda natureza que insiste em permanecer alegrando-o. Qual é o limite da ambição? Qual o limite do interesse próprio? Do egoísmo? Não quero presenciar isso, mas de uma coisa eu sei: sem amor, a única coisa que nos resta são as sombras, o vazio, a escuridão e um medo que pode tanto nos levar a lutar quanto o medo que pode nos consumir completamente.

Deixo aqui meu agradecimento à autora Camila Pelegrini pela parceria e confiança. Foi um prazer conhecer sua escrita e me deixar levar pelas reflexões que Sombras do Medo causou em mim. Indico a leitura aos fãs de distopia, aos fãs de fantasia, mas acima de tudo, a você que como eu concorda que o homem precisa parar antes que seja tarde demais e percamos nossa amada Terra.

O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar, mas em uma diferente intensidade, era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste.

Visite o blog: http://versosenotas.blogspot.com.br/ onde tem essa resenha e muito mais!!

site: http://versosenotas.blogspot.com.br/
camila.pelegrin 05/05/2016minha estante