Sombras do Medo

Resenhas - Sombras do Medo

1 | 2 | 3 | 4

tomperadinha 08/04/2021

??
o livro possui aquilo que oferece: distopia e romance. blá blá blá, o romance é clichê e previsível (como se fosse um jogos vorazes mas um pouquinho mais chato). talvez eu fosse gostar mais se tivesse lido quando tinha meus 14, 15 anos... a proposta é bem legal e a forma como mostra um governo totalitário também, mas eu não indicaria...

Luciano Otaciano 28/01/2021

Livro muito bom!
Após a devastação do nosso planeta o mundo foi reorganizado e dividido em cinco regiões. Nestas regiões vivem ordinários e singulares, os primeiros dão duro no sol escaldante para sobreviver com o mínimo enviado pela capital e sustentar os singulares, que são a parcela privilegiado da população e que vivem na capital protegidos por uma imensa muralha e desperdiçam desfrutam do que ainda sobrou de bom do nosso planeta. Apesar de cruel, é desta forma que a sociedade sobrevive. Entretanto as coisas começam a mudar, o medo passa a se instalar quando pessoas desaparecem deixando apenas um rastro de gelo – e isso em um mundo onde não se vê chuva e o sol é mais que escaldante – o que cria uma sensação de medo e perigo que ninguém consegue explicar, muito menos distinguir quem é o responsável por estes atos.
Partindo dessa premissa Camila cria uma obra envolvente, dinâmica e muito bem construida.
Sombras do Medo, como o título mesmo diz, é repleto de medo e sombras. Ele é conduzido em uma aura de mistério que nos faz querer saber o que acontecerá em seguida e torna a leitura super rápida. Este é o primeiro livro da autora e, apesar de ter sido uma agradável surpresa, gostaria que alguns aspectos tivessem sido mais explorados, como o mundo antes de chegar a divisão atual de cinco regiões; senti falta de mais explicações de o que e como o mundo chegou naquela situação.
O romance foi na medida certa, apesar de ao mesmo tempo parecer precoce demais, o que ele não é; a questão é que o livro tem menos 300 páginas e causa essa impressão, mas o fato é que os protagonistas já se conhecem há um bom tempo quando começamos a leitura. O que gostei também foi que a autora não introduziu um triângulo amoroso diretamente. Temos sim uma terceira pessoa, entretanto não rolou todo aquele mimimi da protagonista que não sabe o que quer da vida entendem?! Ela tem firmeza naquilo que sente, outro ponto forte da história: a protagonista, que é boa, ingênua, de coração puro, batalhadora, forte e guerreira.
Ane não mede esforços para ajudar o próximo ou aqueles que ama e, apesar de viver em um mundo onde tudo foi devastado e já não é possível ter esperança ela tem, ela não deixa de ser sonhadora, ter fé, esperança e de acreditar no verdadeiro amor.
Henry conquistou aos poucos, chegou como forasteiro e ao mesmo tempo que roubou o coração de Ane ele consegue roubar o coração do leitor. Vincent, não sei, não engoli muito a REVOLTA dele (quando vocês lerem vão entender) e senti falta de saber mais sobre ele justamente para entender de onde veio este seu lado, sinto que não o conheci profundamente. E ainda temos Amanda, mãe de Ane, que é uma mãe e tanto, sempre com os melhores conselhos e com o coração cheio de amor que as mães tem e que nos conquistam.
O livro é curto e a leitura bem fluida, pois Camila consegue dar dinamismo durante toda a narrativa. A obra não é perfeita, mas é muito boa. Como eu disse senti falta de mais, e isso é um ponto muito positivo. Queria mais romance, mais guerra, saber mais do passado e mais páginas. Em resumo, Sombras do Medo é uma boa distopia, apesar de algumas pequenas falhas existentes no enredo. Recomendo!
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

tainan.barbozageneroso 09/05/2015

Uma distopia incrível
O livro "Sombras do medo" é uma distopia da autora Camila Pelegrini, publicado pela editora Garcia Edizioni no ano de 2014 e contém 194 páginas.
O enredo se inicia com a raça humana em crise e se dividida em ordinários, os quais são pobres e visam apenas a sobrevivência e os singulares, detentores da água e privilegiados, eles vivem na capital que é protegida por uma muralha, os ordinários costumam ir lá apenas para trabalhar.
Ordinários queriam sobrevivência. Singulares queriam o mundo para si. Tinham propósitos muito diferentes.
Como protagonista temos Anabele, uma ordinária, que se mostra madura em frente às situações vividas. Isso é muito positivo, pois prefiro personagens que encaram de frente os problemas e não ficam apenas se lamentando.
Na obra ainda temos um triângulo amoroso envolvendo Anabele, seu melhor amigo Vincent, o qual sempre foi apaixonado por ela e nunca teve coragem para se declarar, e Henry, um garoto misterioso novo no lugar. Porém, não é aquele triângulo amoroso típico que vimos a mocinha indecisa, Anabele sempre soube o que queria. O foco da obra não é o romance e sim o mundo devastado e a guerra que está por vir.
Recusava-se a aceitar que os singulares não abrissem os portões. Não era ingenua ao ponto de pensar que eram bondosos o suficiente para para deixá-los entrar, mas se tinha certeza de algo, era na maldade dos singulares e no prazer que sentiam matando-os pouco a pouco.
A leitura começa lenta, mas em um determinado ponto do livro, você se prende de uma maneira que não quer largar, pois precisa saber o rumo da história.
Outro ponto positivo na trama é que os personagens são realistas, ou seja, não existem personagens perfeitos.
É uma linguagem simples, que flui bem, descritiva na medida certa: ao ponto de imaginar a cena e não interferir no andamento. A letra é de tamanho normal, dá para ler tranquilamente e o espaçamento entre linhas é simples.
Além disso, a obra também mistura fantasia, mas isso foi feito com naturalidade pela autora, os elementos foram se misturando aos pouquinhos com o enredo.
Com respeito à comparação com Jogos Vorazes, ambos são distopias, com protagonistas fortes, mas com enredos diferentes. Mas Sombras do Medo não fica devendo em nada para as distopias estrangeiras, é de qualidade.

site: http://www.eucurtoliteratura.com/
camila.pelegrin 23/05/2015minha estante
liiinda, mil vezes obrigada pela resenha incrível!

Paulinha 30/06/2015

Sombras do medo.
O livro Sombras do Medo, da autora Camila Pellegrini, nos faz pensar em como estamos vivendo, se é ou não a maneira certa. O livro traz o contraste entre o rico e o pobre, onde os ricos vivem em abundancia, e em quanto os pobres necessitam trabalhar para ter o minimo de diginidade. O livro é uma distopia que trata da maneira de vida das pessoas e dos seus valores, Espero anciosa pela sua continuação.
camila.pelegrin 02/07/2015minha estante
Vc é uma linda! Obrigada pelo carinho comigo e com o Sombras

Philippe Alencar 05/02/2016

Distopia fantástica at its best!
Não sou a melhor pessoa do mundo para escrever resenhas, mas acho que Sombras do Medo, da Camila Pelegrini, merece algumas palavras :)

A autora utiliza diálogos e concisos trechos narrativos para apresentar cenários e personagens sem ser maçante, algo que já chama a atenção positivamente logo no começo do livro. A trama se desenvolve num ritmo naturalmente bom de se ler, sem ser lento e arrastado, mas também sem acelerar demais, o que proporciona uma experiência agradável de leitura. Eu normalmente sou um leitor lento, mesmo quando se trata de livros pequenos, mas li Sombras do Medo em um breve espaço de tempo, porque a leitura realmente é leve e a trama instiga naturalmente.

No fim, uma surpresa muito bem pensada e estruturada dá um "special touch" à história de um importante personagem e coloca mais drama no enredo, tornando os capítulos finais ainda mais interessantes.

As criaturas desenvolvidas para antagonizar a história são bem originais e possuem um significado muito mais profundo do que aparentam no começo, e também merecem destaque.

Bom, a edição é excelente e a capa é muito bonita, capaz de se comunicar com o leitor visualmente sem revelar demais.

O que mais dizer? Um excelente trabalho da Camila e da Editora Arwen, assim como uma ótima pedida para fãs de fantasia e distopia. Cada vez mais fica evidente que o Brasil conta com ótimos novos autores, capazes de escrever histórias originais com um excelente nível de escrita. Então, nada mais justo que apoiar a literatura nacional. Leiam Sombras do Medo! :D
camila.pelegrin 05/05/2016minha estante
amo amo sua escrita

Maddox 21/09/2015

Resenha * Sombras do Medo
Sobre esse livro eu só tenho que dizer que eu gostei muito.

O livro é narrado na terceira pessoa e conta a história de Anabele. Uma menina que vive em uma sociedade que foi dividida por uma muralha em dois territórios. Sendo esses povoados por Ordinários, que são as pessoas mais pobres e que trabalham como loucos embaixo do Sol por água e alimentação, e Singulares, os ricos que vivem dentro da muralha e que são providos do bom e do melhor.
Anabele vive próximo à terceira Capital, onde vivem os singulares próximos a ela. Ela é muito altruísta, vive com sua mãe Amanda e tem um melhor amigo chamado Vincent.
São personagens maravilhosos, que acabam agradando você.
Temos os personagens que te irritam, como Arthur, um presidente que no começo do livro te faz querer matá-lo.
Temos Henry que é um forasteiro que rouba a atenção e o coração de Anabele.
Durante o livro conhecemos Jhou e tenho certeza que você também vai se apaixonar por ele.
Esse livro tem seus altos e baixos, tem momentos que você gosta muito, outros que você não se prende.
Quando alguns ordinários começam a desaparecer, você fica louco querendo saber qual o motivo e quando você descobre fica pasmo. Eles são pegos pelas criaturas que começam a aterrorizar a província.
Depois dessa descoberta acontece uma guerra e tudo acaba se encaixando.
Camila tem uma escrita muito boa, leve e faz até você rir no meio dessa aventura cheia de mistérios.
O único pecado foi que os detalhes sobre a descrição das criaturas foi um pouco embolado, ou é porque eu não consegui materializar essas criaturas na minha mente, mas é um ótimo livro.
"Em um mundo em que a única coisa que importa é a sobrevivência e ela a todo custo, sem maiores considerações a respeito de amor, amizade, companheirismo, você conseguiu tudo isso de um modo tão improvável."
Eu me apaixonei pela distopia! E pela fantasia! E pelo romance!
Estou convencida de que todos precisam ler este livro.
Conta pra gente o que achou caso tenha lido, se ainda não leu eu sugiro correr e encontrar a maravilhosa história de Anabele.
Beijinhos *--*

site: http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/2015/09/resenha-sombras-do-medo.html

daniel 19/04/2015

Uma mistura que não deu muito certo
Esta foi a primeira distopia nacional que eu li, e como fissurado por distopias, iniciei a leitura com expectativas altas. Desde o início estava receoso com a mistura de distopia e fantasia proposta pela sinopse do livro, uma vez que nunca li um livro que fizesse esta mistura. Apesar da distopia em si ser muito boa, a parte fantástica não me convenceu, o que foi uma pena, levando em conta o potencial do livro.

É às margens da terceira capital que vive nossa protagonista, Anabele, uma jovem ordinária que assim como os outros trabalha arduamente para conseguir o seu sustento. Ela se mostra uma garota generosa e que não entende o que os tais Singulares tem de especial para merecerem monopolizar os recursos restantes e obrigar os ordinários a levar uma vida indigna. Ela mantém uma relação muito próxima com a mãe e seu amigo Vincent, que demonstra grande apreço pela garota.
Coisas estranhas começam a acontecer na terceira província, lugar onde Anabele reside. Uma intensa onda de frio chega à região, sombras negras transitam pelo lugar acompanhadas de chamas que irradiam frio ao invés de calor. Junto à esses fenômenos, ordinários começam a desaparecer misteriosamente, e muito afirmam que é o início do fim dos tempos.

A história é narrada em terceira pessoa, alternando o foco entre nossa protagonista e o rei das 5 capitais, o que nos permite saber como funciona a vida em ambas os lados da muralha. Há um teor de romance na história, o qual é caracterizado por um “quase triângulo amoroso” feito por Anabele, Vincent e Henry, um forasteiro que chegou à região.
A construção do mundo futurista pós-destruição em si foi muito boa, mas senti falta de um maior aprofundamento nas situações que levaram o planeta ao estado em que se encontra. A divisão do mundo lembra muito Jogos Vorazes no que diz respeito à submissão de uma grande parcela da população em relação às capitais, que ditam as ordens e os obrigam à sustenta-las. Porém a diferença fundamental está no atual estado e na disponibilidade de recursos no planeta. Certamente alguns ignorantes podem dizer que é apenas outra cópia de Jogos Vorazes, uma vez que toda distopia atualmente é comparada à obra de Collins, mas entre inspiração é cópia há uma distância muito grande. As semelhanças acabam a partir do momento em que a história toma rumo na fantasia, o que infelizmente não deu certo pra mim.

Como eu temia, a mistura de distopia e fantasia não me agradou. Por mais que tenha sido criativa a justificativa da autora para os elementos fantásticos atribuídos à obra, achei-os muito forçados e superficiais. A parte distópica em si foi muito boa, apesar de faltar aprofundamento em alguns aspectos. As críticas sociais feitas pela autora neste modelo de sociedade são muito bacanas, levando o leitor à reflexão sobre as atitudes tomados pela humanidade hoje e a consequência que elas podem vim a ter no futuro.

Quanto à diagramação, o livro está ótimo. Contando com uma capa belíssima, uma das mais bonitas da minha estante diga-se de passagem, e uma fonte muito tranquila de ler. A escrita da autora é bastante fluída e o livro é de uma facilidade de leitura muito grande. Apesar de alguns aspectos não terem me agradado, foi um livro que eu gostei, principalmente por ser de autoria nacional, então por isso eu recomendo. É muito bom ver que os autores nacionais estão entrando neste gênero que tanto aprecio. Então, se você gosta de distopias, fica a dica.
Nesta obra é retratado um futuro no qual o planeta terra está totalmente destruído, exceto por 5 regiões onde ainda restam parte dos recursos. Esta destruição havia sido causada principalmente pelas atitudes humanas, como as guerras e a má utilização dos recursos naturais. Com a pouca disponibilidade dos recursos não seria possível suprir as necessidades de todas as pessoas, devido à isso a sociedade foi dividida em Ordinários e Singulares, sendo os ordinários os que trabalhavam para suprir as 5 capitais em troca de água e comida; e os Singulares os que mandavam e aproveitavam dos recursos restantes. Todas as capitais eram isoladas por muralhas, deste modo sendo impossível a entrada das “pessoas comuns”.

site: http://oficinaleitor.blogspot.com.br/
camila.pelegrin 23/04/2015minha estante
Já agradeci e agradeço de novo pela disponibilidade de ler o SdoM e ter resenhado tão bem! Pena que a fantasia não transmitiu para você tudo o que era p ter transmitido haha mas obrigada mesmo

Renny 08/07/2015

RESENHA: SOMBRAS DO MEDO (Mais um Livro na Estante)
Sinopse

Resenha

Que des de sempre o ser humano vem devastando a terra e negligenciando as consequências disso, todos nós sabemos. Mas por algum momento, você já parou para pensar oque isso vai custar a nós e a todo o planeta Terra futuramente? Bom, essa distopia nos faz pensar em tudo isso e mais um pouco.

Devo confessar que comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, por dois motivos. Primeiro, distopia nunca foi meu gênero favorito. Segundo, ultimamente a literatura brasileira atual não vinha me agradando muito, então ler uma distopia nacional me deixou sem vontade ler o livro a primeira vista.

A história se passa em futuro pós destruição em massa. Tal fato ocorreu devido as inúmeras guerras humanas, a mau utilização dos recursos naturais do planeta e outras atitudes da parte dos seres humanos. Com poucos recursos, não seria possível atender as necessidades de todas as pessoas, oque resultou em uma divisão

A sociedade restante no planeta foi dividida em dois grupos, ordinários (pobres) e singulares (ricos). Essa pessoas foram divididas em cinco regiões, das quais cada uma possuía uma capital, onde só viviam os singulares. Enquanto os ordinários viviam nas províncias próximas a capital.
Para haver uma melhor separação desses dois grupos, foram erguidas muralhas em torno das cinco capitais. Tais muralhas foram construídas pelos ordinários. Os mesmos também trabalham para abastecer as capitais, enquanto eles enviam semanalmente uma cota de água, comida e roupa aos ordinários; enquanto usufruem do restante dos recursos naturais do planeta.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas tem como nossa personagem principal Anabele vive na terceira província, junto com sua mãe Amanda e seu amigo Vincente, que demonstra um grande afeto pela garota. Anabele é uma garota muito generosa, é contra a forma de governo do mundo atual, e não consegue entender porque os singulares devem exercer o papel de monopolizar todos o recursos, enquanto eles vivem na miséria.

Então um fenômeno estranho começam a acontecer em todas as cinco regiões, uma sombra cobre todo o céu, em seguida um terrível frio e logo depois pessoas desaparecem. Muitos ordinários acusam os singulares como responsáveis por tais desaparecimentos, e outros afirmam que é o inicio do fim dos tempos!

Bom, agora eu vou parar de falar sobre a história e falar sobre a escrita da autora. Devo dizer que esse livro superou todas as minhas expectativas, apesar de ter caído em alguns clichês clássicos de distopias. Mas nada que afete a qualidade, tornando esses erros aceitáveis e até bem vindos em dados momentos. Uma das coisas que mais me surpreendeu nesse livro, foi a ousadia da autora em mesclar distopia e fantasia.

E é realmente impressionante como a autora consegue fundir esses dois elementos, em uma fenomenal visão do ser humano. A forma como os desaparecimentos são abordados, dando um ar de sobre natural no livro, é simplesmente genial! Nunca esperaria isso em qualquer distopia. É realmente surpreendente como a autora se utiliza dos elementos fantásticos, para fazer uma crítica a sociedade atual. Essa parte eu prefiro não explicar aqui, porque seria spoiler.

Para finalizar gostaria de dizer que gostei muito da escrita da autora, é bem leve e fluída. Além disso os personagens são muito bem desenvolvidos, gostei da maioria deles, e por outro lado odiei alguns. Falando um pouco sobre a edição, eu me surpreendi com a arte da capa, com certeza foi uma das mais bonitas que já vi. O papel é amarelado, e a diagramação é boa, apesar de não ter gostado muito do material que foi usado para fazer a capa.

Bom, então é isso, espero que tenho gostado e se interessado a ler o livro. Recomendo a qualquer pessoa que goste de uma distopia ou fantasia. Deixarei o link para a compra do livro no fim desse post. Até mais.

site: http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/
camila.pelegrin 10/07/2015minha estante
obrigada novamente por sua resenha incrível!

Willian 01/06/2015

Livre, leve e solta a escrita de Camila
Não falarei a sinopse aqui, pois a mesma pode ser lida em qualquer uma das outras resenhas ou clicando ali do lado na sinopse. A escrita da autora é muito boa, é um livro extremamente gostoso e fácil de se ler. Mesmo que você acabe não gostando, por não ser muito chegado à distopias, certamente não terá problema com iniciar a leitura e terminá-la, deixando realmente o lado negativo do livro para algo mais pessoal, porque a escrita é realmente bem fluída.

A quantidade de personagens é relativamente grande, para uma autora estreante e ela soube lidar bem com o espaço de cada um deles. A narrativa dela permite uma visão mais abrangente da situação como um todo, não adentrando especificamente na mente de apenas um personagem, como acontece em livros em primeira pessoa. Talvez realmente, para a proposta desse livro, esse tipo de narrativa tenha sido perfeito, não haveria outro jeito melhor.

Por fim, há toda uma base crítica que a autora aproveitou com a estória e explorou de forma bem interessante durante todo o livro. O mais legal é que a mensagem fica muito clara no final do livro, vale citar que não encontrei pontas soltas, não vai ser aquele livro que vai terminar de ler e se perguntar "Qual é a moral da estória? Qual a mensagem que o ele/ela quis passar?"

Reconheço que gostaria de saber mais sobre o passado, mas entendo também que essa nossa ânsia de querer entender mais sobre um determinado ponto no livro demonstra justamente o quanto nos apegamos a ele, de alguma forma. E com um pouco de bom senso entendemos que é complicado lançar um livro exageradamente grande, sendo um autor estreante, no Brasil ainda por cima.

Tenho uma resenha mais completa e detalhada no meu blogue, só seguir o link destacado abaixo, quem estiver interessado em debater, sintam-se em minha casa rs

site: http://arte-comvida.blogspot.com.br/2015/01/resenha-de-sombras-do-medo-camila.html
obrigada sempre

Ítalo Oliveira 06/06/2015

Resenha do livro "Sombras do Medo"
Sinopse:
Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver. E ao viverem dessa forma, a bondade beira a extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas. A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem. E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

Olá meus queridos, hoje vim falar de um livro maravilhoso e super fofo da minha querida amiga Camila Pelgrini. Como vocês já devem ter percebido, vim fazer a resenha do livro Sombras Do Medo!

O livro me chamou atenção de cara por ser uma distopia fantástica, ou seja, se passa em um mundo pós destruição em massa, mas o diferencial dessa distopia foi ter fantasia.
O mundo não é mais o mesmo, não existem mais países, mas sim regiões, 5 para ser mais exato. Elas são chamadas de Capitais. As capitais são grandes cidades que estão dentro de grandes muralhas que as distanciam das províncias. As pessoas que vivem nas capitais são diferentes das que vivem nas províncias. As que vivem nas capitais são chamadas de Singulares e as que vivem nas províncias são chamadas de Ordinários.
Esse foi um dos pontos que me chamou atenção, mas até aí tudo bem, é uma coisa comum nas distopias, sempre existem as pessoas mais ricas e as mais pobres, mas o melhor veio a seguir.
Os ordinários trabalham duro para receber apenas comida, poucas roupas - quando recebem - e outras coisas essenciais para sobreviver, só que tudo é muito reduzido. - isso já foi o bastante para partir meu coração. -
A nossa protagonista se chama Anabele, ela é uma ordinária, mas não é conformada com sua vida como a maioria das outras pessoas. Ela é uma pessoa boa, meiga e que adora ajudar os outros, é uma jovem muito bonita, tem 21 anos mas aparenta ter muito menos. Anabele mora com Amanda, sua mãe, ambas tem Vicent - melhor amigo de Anabele. - como protetor e amigo. Eles vivem com precariedade, mas são felizes. Enquanto os singulares vivem bem e esbanjam dinheiro.
Anabele, Vicent e Amanda vivem na província da maior capital, mas isso não muda as suas condições. E existe um forasteiro chamado Henry, que chegou a pouco tempo, as pessoas gostam dele, mas Anabele o acha muito metido, NÃO É SPOILER: Mas , tá na cara que Henry e Anabele se gostam.
Uma das coisas que gostei mais no livro foi a química entre a Anabele e o Hnery, são duas pessoas totalmente diferentes, mas que deram certo. Sabe aquele ditado que diz que os opostos se atraem? Então, é bem por aí...

Embora Henry sendo um cara legal, mesmo sendo metido, ninguém sabe nada dele, mas mesmo assim ele conquistou o coração da nossa querida Ane, mesmo ela dizendo que não quer nada com ele.
Mas, o que acontece? Então... Coisas estranhas começaram a acontecer com os ordinários, pessoas começam a morrer, você escuta um grito e quando vai olhar as pessoas estão mortas, todas as pessoas tem o mesmo pesadelo e, parece que o pesadelo ultrapassa os seus sonhos e se torna real a cada dia, outra coisa estranha é o fogo, ele se transforma em gelo e, isso começa a preocupar Anabele.
Conforme você vai lendo o livro você vai se apaixonando pela história, você descobre quem é o vilão, qual o motivo de sua existência e como se pode derrota-lo . Esse livro mexeu muito comigo, por que ele é um livro muito sentimental, a mensagem que ele passa é muito linda. Eu nunca vi um mundo distópico tão terrível.
Não existe mais bondade, os singulares estão sendo corroídos pelo egoísmo e os ordinários estão sendo mortos pelo medo. É como se não existisse mais bondade no mundo, como se a humanidade tivesse morrido junto com todo o resto.
A forma que a autora usou o vilão para passar a MORAL da história foi incrível. É um livro cheio de segredos e paixão. Te envolve do começo ao fim!
Assim que comecei a ler eu senti que estava assistindo um filme, sabe quando você tá lendo algo e você consegue imagina-lo de uma forma clara? Foi mais ou menos isso com Sombras do Medo. Quando cai sua ficha do que o livro tá falando você começa a dar mais valor as pequenas coias que você tem, pelo menos isso aconteceu comigo.
Sombras do Medo arrancou de mim risos e lágrimas, e isso é o essencial para um livro ser bom. Eu não tenho um ponto negativo do livro, só imaginava o fim de outra forma para alguns personagens, mas foi tudo lindo.
Se eu continuar a falar eu só vou repetir minhas palavras e elogiar mais ainda e ainda por cima dar spoilers. Só digo uma coisa: Leiam esse livro, por tudo o que é mais sagrado
camila.pelegrin 13/06/2015minha estante
meu querido da resenha linda!

camila.pelegrin 29/06/2015minha estante
toda vez que leio o que vc escreveu fico emocionada.
Amei! Muito obrigada!

Paraíso das Ideias 11/03/2015

Sombras do Medo
Em Sombras do Medo o leitor será levado a conhecer um mundo caótico e destruído pela ignorância do ser humano, onde a esperança esta tão escarça quanto a água, e sobreviver é uma batalha diária.
O mundo que conhecemos já não existe mais, o meio ambiente foi destruído, os animais pereceram e poucos seres humanos restaram, e essa pequena quantidade foi dividade entre Singulares e Ordinários. Duas raças da mesma espécie, sendo os Singulares aqueles beneficiados que comandam o mundo, e os singulares os trabalhadores escravos.
O mundo foi dividido em cinco grandes regiões, cada uma protegida por uma enorme muralha que separa os singulares dos ordinários, cada região possui seu governante, e uma delas é chamada capital onde mora Arthur, o suposto presidente, sem escrúpulos, que age como se os ordinários fossem apenas animais, uma raça excluída
Todo o pouco que sobrou do nosso planeta, como animais, lagos e plantas, esta guardado dentro das regiões que foram planejadas e construídas em volta dessas raras relíquias do ambiente, onde apenas os singulares possuem acesso.
Os ordinários trabalham para as capitais em troca de um pouco de água e condimentos, e é o no meio deles que nossa aventura acontecerá.

Acompanharemos a trajetória de Anabele, mais conhecida como Ane, ela tem apenas 20 anos e vive escrava de um futuro aparentemente próximo, levando-se em consideração as atitudes humanas. Orfã de pai, ela e sua mãe trabalham na colheita para a Capital.
Ela perdeu seu pai, assim como muitos perderam os homens e as pessoas mais fortes de suas famílias para A Muralha, aquela que foi construída com a função de separar as raças mais e menos privilegiadas.

"Os instrumentos usados para subjugar alguém são encarados de forma distinta por aqueles que dominam e por quem é dominado. As muralhas são só a confirmação, a concretude de algo muito maior: o desprezo que o homem sente por sua própria espécie, por outras e pelo planeta em si."

Apesar de suas condições de vida e da dificuldade com que sobrevive nossa protagonista é uma jovem doce e cheia de esperanças, sempre disposta a ajudar o próximo, mesmo que isso lhe custe um pouco do suprimentos e alimentos, e pra que isso ela tenha que reduzir sua alimentação.

Anna vive com sua mãe Amanda, em uma casa simples, mas acolhedora, sua mãe teve o prazer de conhecer o mundo enquanto ainda havia chuva e árvores para se admirar, uma mulher simples e bela, que com suas atitudes, deixa bem claro de quem Ane puxou sua bondade. Sempre compreensiva Amanda é o tipo de mãe que todos querem, sempre com doces palavras e sábios conselhos, ela nos cativa logo de inicio.

Rodeada de pessoas, mas ao mesmo tempo sozinha, no mundo só existem duas pessoas de suma importância para Anne, sua mãe e Vicent, seu melhor amigo desde de sua infância, um moreno simpático, forte e superprotetor, que perdeu toda a sua família na construção e que ainda por cima é completamente apaixonado por Ane, mas ela não percebe, pois seu carinho por Vi é tão grande que ela o vê como um irmão.

"Sei que não tenho o direito de me intrometer na sua vida dessa forma, mas você é o que há de mais precioso nesse mundo. Não quero que você se machuque, e não digo só fisicamente."

Em meio a tantos singulares, apenas um se destaca, Henry, ele chegou a pouco tanto no território de Anne, mas já conseguiu arrancar vários suspiros, inclusive da nossa mocinha, que se vê encabulada toda vez que ele se aproxima, coisa que faz com que Henry gaste uma atenção maior com ela.
Ele é simpático e super convencido, um personagem que aos poucos vai te cativando e te conquistando.

Mas coisas estranhas começam a acontecer, tanto dentro das muralhas quanto fora delas, todos começaram a ter pesadelos horríveis, e o medo e o mistério rondam na calada da noite. Assustados, os moradores começam a dividir seus pesadelos uns com outros, e é nesse momento que Ane percebe que a coisa é mais do que ela imaginava.

"Sim, relutamos tanto em acreditarem certas coisas que não nos agradam, que quando nos damos conta, a realidade cai sobre nós como um peso maior do que parecemos ser capazes de suportar."

Sem saber como agir, todos dão continuidade nas suas vidas, até que ordinários começam a desaparecer seguidos de gritos horrendos e assustadores que levam todos ao desmaio. Desconfiados de que isso seja alguma ameaça vinda da capital, todos ficam em alerta, até que em uma bela noite Ane e Henry descobrem de onde realmente vem o perigo.

As regiões estão sendo perseguidas por sombras malignas, e para vencerem esse mau que os persegue, eles terão que se unir, e essa, será a parte mais difícil, provar que todos são iguais. Pois a batalha só será vencida se Singulares e Ordinários se ajudarem.

A estória me lembrou muito Jogos Vorazes e sinceramente? Isso acrescenta Sombras do Medo na minha lista de favoritos com certeza!!! Claro que Ane não é uma perita no arco e flecha, não confunda viu! As estórias são apenas parecidas no quesito ambiente.

Gostei da forma como a autora elaborou o ambiente,já que junto com a aventura, o leitor pode também colocar um pouco a mão na consciência, pois na minha opinião, esse mundo distópico não esta longe de se tornar nossa realidade.

Ane é doce e meiga, Vicent é um amor, mas é só um amigo, e Henry... Bom, Henry é o galã que nos conquista aos poucos, já que no inicio você acredita que ele é apenas mais um esnobe, convencido e arrogante. Mas no final ele vai se mostrar um príncipe do mundo das sombras, o que literalmente ele é kkkkk.

"O meu mundo é ela, pai, ainda que exista um outro mundo entre nós."

Apesar de Vicente ser apaixonado por Ane, não temos nessa obra um triângulo amoroso, já que Ane é decidida, e seu coração pertence a Henry doa a quem doer, e o Vi sentirá a dor.Todos os momentos encenados pelos dois são extremamente engraçados, já que Henry não dá uma folga a Vi, a quem ele chama de "O Guarda Costas."

"Olha, não é o melhor momento ou lugar para termos essa conversa, mas por algum motivo que foge a minha capacidade de compreensão ela o ama - o olhar de Vicent endureceu. - Não, Não se empolgue. Ela ama a nós dois de maneiras diferentes e acho que você sabe."

Coisas estranhas vão começar a acontecer e a estória ficará cheia de mistério com uma pitada de terror, mas tudo na medida certa pra te cativar, os personagens foram muito bem elaborados e o texto é cativante, a escritora escreve muito bem e consegue te prender na primeira página.

O livro é todo contado em primeira pessoa, fazendo com que você se sinta a própria Ane, cheia de momentos tocantes com frases belíssimas e um contexto mais do que educativo, esse livro é uma ótima pedida pra quem gosta de distopias.
Se não fosse uma parceria que eu mesma fechei, não saberia dizer se é nacional, pois o tabalho da autora é muito bom, minha única queixa é queria que tivesse sido maior.

A estória é tão boa, que quando você terminar de ler, vai sentir como se pudesse ler muito mais, um desejo desesperador de que a estória tenha mais páginas ou até continuação, eu sinceramente queria mais, fiquei com a triste impressão de que acabou muito rápido rs.

Com relação a editora, recebe meus parabéns já que o trabalho esta lindo, a capa é maravilhosa e a diagramação perfeita. Com folhas amarelas e letras grandes, a leitura não se torna cansativa.

Uma estória sensacional que eu super indico a vocês, comprem e se deliciem nesse mundo macabro, mas que pode se tornar nossa realidade se não começarmos a mudar nossas atitudes.

Espero que tenham gostado, super beijokas e até a próxima!

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sombras-do-medo-camila-pelegrini.html
camila.pelegrin 26/03/2015minha estante
Nunca canso de ler essa resenha

Tony 04/04/2015

Resenha: Sombras do Medo - Camila Pelegrini
"Sombras do Medo" foi o meu primeiro contato com uma distopia escrita por um autor brasileiro, até então só havia lido distopias assinadas por autores estrangeiros. Comecei a ler o livro sem saber o que esperar dele, afinal a sinopse nos dá poucas informações a respeito da história. Sabemos que a obra se passará em um futuro pós destruição onde o mundo é dividido em 5 grandes regiões e as pessoas que vivem nele são chamadas de ordinários e singulares. Mas quem são os personagens da obra? E o que eles enfrentarão no decorrer do livro? Essas e outras perguntas serão respondidas já nas primeiras páginas do livro.

No primeiro capítulo de "Sombras do Medo" somos apresentados à Anabele Godhet, uma garota ordinária (como dito anteriormente, as pessoas desse mundo distópico são divididas entre ordinários [pobres] e singulares [ricos]. Anabele infelizmente está no primeiro grupo.) de 20 anos que mora na terceira província. Somos apresentados também a mãe de Anabele, a Amanda e ficamos a par da situação em que as personagens vivem, que é bem miserável. Os ordinários - que são separados dos singulares por uma enorme muralha - vivem precariamente, com poucos alimentos e pouca água, recebem raramente alguma roupa dos singulares e trabalham na maioria do tempo para... acertou quem disse Singulares!

Os Singulares dominam o mundo e são também meio que os vilões do livro. Dividiram o mundo com uma muralha para terem paz, mas acabaram se tornando pessoas egoístas e arrogantes que só se importam consigo mesmos. Paralelo a essa situação há um novo acontecimento que está apavorando os personagens: ordinários começaram a desaparecer! É, isso mesmo: DE-SA-PA-RE-CER! É partindo desse acontecimento que a história irá se desenvolver.

Devo dizer que fiquei surpreso com a abordagem que a Camila utilizou ao tratar esses desaparecimentos. A autora faz uso de elementos de fantasia, dando um toque meio sobrenatural ao livro. Foi arriscado? Foi. Mas inovador! Até então não me lembro de ter lido uma distopia que mesclasse fantasia. Além de ter sido bem bacana o uso de fantasia na história, a autora ainda consegue se superar ao aproveitar de elementos fantásticos para fazer uma crítica a nossa sociedade atual. Não vou explicar muito bem como é feita essa crítica, porque acabaria soltando spoilers para vocês, mas vos digo: É tudo muito sensacional! Vocês vão ver...

A narração de "Sombras do Medo" é em terceira pessoa e segue sendo intercalada por personagens a cada capítulo. Apesar disso ser ótimo para o leitor ter uma noção de tudo o que está acontecendo no livro, devo dizer que fiquei um pouco incomodado com essa narração nos primeiros capítulos. Me entendam: Eu estava curioso para saber os desdobramentos de determinado capítulo, então passava a página com a maior empolgação, só que o eu encontrava no capítulo seguinte era a apresentação de outro personagem, em outro cenário e etc. Mas passado alguns capítulos acabei me acostumando com essa narração.

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste.
No medo encontra-se a esperança e também a morte dela." - página 136

Os personagens do livro são bem construídos e conseguem cativar o leitor. Adorei a Anabele, O Henry (personagem bem importante na história) e a Amanda. Mas nem tudo são flores: Acabei odiando o Vincent (melhor amigo da protagonista). Ok, ódio é um pouco exagerado, mas que eu achei o personagem insuportável e uma mala... Ah, isso é a mais pura verdade!

Em suma, "Sombras do Medo" é uma ótima distopia que não perde em nada para as distopias estrangeiras já consagradas. Com muitos mistérios e acontecimentos frenéticos (além de possuir uma ótima crítica para a nossa sociedade atual), a estreia de Camila Pelegrini tem tudo para conquistar e prender o leitor do início ao fim.
camila.pelegrin 23/04/2015minha estante
já falei o quanto eu gostei da sua resenha né?
Que honra saber que vc gostou do SdoM!
Obrigadaaa

Ani 13/04/2015

Depois de nosso planeta ser destruído por guerras humanas e desastres naturais, ele foi reorganizado e dividido em cinco grandes regiões. Em cada parte há uma divisão da população, os singulares que vivem na parte privilegiada – Capital – tem tudo do bom e do melhor e exploram os ordinários, que trabalham dia e noite para poder viver com o mínimo possível.
Quando eu digo mínimo, é mínimo mesmo gente, uma coisa absurda. O que separa os dois povos é uma grande muralha construída pelos lideres de cada região.
É assim que Sombras do Medo se inicia. Narrado em terceira pessoa conhecemos mais profundamente Anabele, uma jovem que sempre foi contra essa forma de governo, ela perdeu seu pai muito jovem trabalhando para construir a muralha e não achava justo ter que trabalhar duramente para conseguir beber água. Para vocês terem uma noção de quão surreal é essa divisão, se você não trabalha independentemente do motivo, você não come. Por isso Ane sempre ajuda todos os que estão doentes e não podem trabalhar. Ela vive com sua mãe Amanda e seu melhor amigo Vicent, que está sempre disposto a ajudar e – claro – tem uma quedinha pela nossa protagonista. Conhecemos também Henri, um “forasteiro” que aparece na cidade depois de perder seus pais e consegue conquistar todos os ordinários, inclusive Ane, o que deixa Vi louco de ciúmes.

"Prefiro morrer segurando a mão fria de minha mãe do que viver com uma pedra de gelo no lugar do coração."

Morar com essas divisões nunca foi algo fácil, porém, com o aparecimento de estranhas criaturas que “sugam a vida” dos ordinários tudo piora. Denominados como Venons, esses monstros usam seu poder de deixar as pessoas com medo para conseguir matar o maior numero de pessoa.

" - Você está cego - Arthur balançava a cabeça energicamente.- Eu era. Deixei de ser quando quis começar a enxergar."

Não imaginava que “Sombras do Medo” englobava todos esses temas. Confesso que comecei a leitura bem animada, pois tinha me apaixonado por essa capa, com o decorrer da leitura acabei me confundindo um pouco.
No inicio todas as informações foram mostradas para nós leitores e isso acabou me confundindo com algumas coisas, daí eu voltava e lia novamente, o que atrasou a leitura. O enredo é muito rico e todos os temas abordados pela autora foram feitos de maneira delicada e objetiva. A escrita da Camila é extremamente gostosa, conseguimos ler rapidamente.

"Querida, faça o que tiver que fazer. E lembre-se... ainda que amem, todos erram. Você tem dois exemplos claros disso. Só tente reconhecer aqueles que erram tentando acertar e ressentem-se por têl-lo feito. Esse é o tipo de erro com que você pode conviver."

Sobre a diagramação, a capa é linda e as folhas são amareladas. Vi alguns erros gramaticais, frases soltas que não chegaram a atrapalhar, mas me incomodaram um pouco. No inicio de cada capitulo a letra inicial é diferenciada, é bonita, mas acaba atrapalhando em algumas (o T parecia um D).
Em suma, Sombras do Medo é uma distopia nacional muito interessante que nos faz refletir sobre nossos egoísmos diários e até onde nosso amor pode nos levar. Aconselho a leitura.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/04/sombras-do-medo-camila-pelegrini.html
camila.pelegrin 23/04/2015minha estante
Fiquei muitoo feliz por ter gostado e sinto mt se te deixei confusa em algumas partes ahahah prometo tentar melhorar

Calma Sem Pressa 01/06/2015

Sombras do Medo é uma distopia, e como uma boa distopia, a sociedade está um caos.

Todos os pontos negativos da nossa sociedade atual encontram-se ampliado na trama. Por exemplo, a diferença de classes que existe entre as pessoas, aqui nós temos os singulares, que são pessoas que vivem dentro de uma muralha. Essas pessoas monopolizam as últimas reservas de água, tem acesso as últimas espécies de fauna e flora, em contra partida, do lado de fora da muralha os ordinários trabalham incessantemente para que o bem estar das pessoas de dentro da muralha continue, os ordinários recebem provisões minimas para sobreviverem e continuarem trabalhando até a morte.

O plot da história é basicamente esse. Arthur é o presidente da província em que Anabele vive, tirano não poupa esforços para que os singulares continuem tendo conforto. Anabele a protagonista é um ordinária, bondosa, ajuda seus vizinhos mais necessitados. Ela tem uma quedinha por Henry um forasteiro recém chegado na província.

A lógica desse mundo começa a ruir quando, após um som aterrorizante as pessoas desmaiam e ao acordarem algum conhecido sumiu. Um grande mistério se inicia e o cotidiano de singulares e ordinários se vê abalado.

Gostei muito da escrita da autora, Camila consegue terminar vários capítulos com um super cliffhanger, de te deixar morrendo de curiosidade. O enredo é bem construído e desenvolvido e ao longo da páginas viradas eu ficava ainda mais curiosa para desvendar os mistérios da trama.

Anabele é um menina doce e corajosa, que deseja acima de tudo justiça, igualdade entre as pessoas. Me identifiquei muito com a personagem pois diariamente me sinto indignada com várias características da nossa sociedade, principalmente a desigualdade entre as pessoas, se você tem poder, dinheiro, fama, você tem acesso a benefícios, e as pessoas que não tem nada disso se sujeitam a condições muitas vezes inumanas. Em Sombras do Medo a vida dos ordinários é exatamente assim, só que com as coisas ruins mais ampliadas.

''Anabele havia crescido nesse mundo em que os recursos naturais eram controlados e distribuídos pelas cinco capitais, onde viviam os singulares. Mas ela, Amanda, havia vivido ainda na época em que o planeta era divido em países e embora já houvesse injustiças, costumavam conhecer algo chamado liberdade.''

Um dos motivos para a distopia ser meu gênero literário preferido é isso, um vislumbre do futuro que essas obras proporcionam, mensagem que elas passam, de que é necessário mudar, se não realmente caminharemos para esse caos.

Camila foi inovadora ao criar a ameaça da trama, os vilões são as próprias pessoas e somente uma cura "universal" é capaz de salvá-los, adorei! Sensacionalmente conduzido e finalizado!

Se você gosta do gênero esse livro é super recomendado. Com um toque de romance, uma protagonista forte e gentil, ação e uma mensagem muito bacana, Sombras do Medo vai te conquistar logo na primeira linha. É impossível parar de ler antes do fim!

A capa é lindíssima, ainda mais pessoalmente, a diagramação da Editora está ótima, deixa a leitura ainda mais cativante.

XoXo!

site: http://www.deixaela.com/2015/06/resenha-sombras-do-medo.html