Outsiders

Outsiders Howard S. Becker

Resenhas - Outsiders

laurxleft 26/10/2022

Eu gosto MUITO da escrita do howard becker. Ele consegue fazer uma leitura sociológica fluir tão bem que torna seu estudo acessível a muito mais pessoas do que seria caso ele insistisse em reafirmar seu ego a cada frase usando palavras difíceis. Achei o livro bom, a análise feita por ele é bem perspicaz e legitima o que a gente já percebe ao olhar a sociedade, fazendo com que essas ideias saiam do campo do achismo. O único defeito pra mim foi a grande quantidade de páginas e capítulos destinados a análises de ambientes e pessoas específicas que, óbvio, corroboram a tese levantada por ele, mas deixam o livro bem arrastado e se mostra desnecessário, ate porque não são o foco principal do estudo

Marina 28/05/2021

Necessário
O livro é paradigmático e bastante necessário para diversas áreas do conhecimento, como sociologia, criminologia, políticas públicas, direito. Becker escreve de maneira clara e o raciocínio é brilhante. Como um livro datado, há várias frases problemáticas, o que na verdade acaba confirmando a tese do autor sobre sociedade x desvio.
Enfim, fundamental!

gabriela 16/10/2022

demora, mas fica bom!
acho complicado essa obra pois o autor demora 160 páginas pra entrar realmente na parte argumentativa da sua teoria. é incrível a sua análise da cultura dos grupos "desviantes" tão detalhada e não tiro como isso foi essencial para compreender o livro, mas acho que é na parte dos criadores e impositores de regra que a análise ganha mais força.

o livro é definitivamente uma obra datada. mas mostra como é vdd sua teoria: os desvios são o que são diante da? percepção coletiva sobre eles.

Kerol 26/02/2024

Outsiders
Sétima leitura do ano finalizada

?????
Crimes e outras formas de transgressão eram vistos em geral como produtos de personalidade falhas, ou fatalidades fruto de situações sociais específicas, como tipo de bairro, tipo de vida familiar ou de personalidade. Becker propõe: encarar a transgressão como uma forma de desvio social, resultado de um processo de rotulação que envolve ?desviantes? e seus acusadores, assim como os agentes que formulam as regras sociais e suas sanções e fiscalizam seu cumprimento. Muitos poucos estudos nos dizem em detalhe o que um delinquente juvenil faz em sua rotina diária e o que ele pensa sobre si mesmo, a sociedade e suas atividades.

O livro, em seu décimo capitulo relata e apresenta a ?teoria da rotulação?, onde, após alguém ser rotulado de desviante, começava a fazer e ser, mas não antes. O que, como própria destaca Becker, seria uma tolice. O autor traz que em geral, as pessoas levam em conta o que está acontecendo à sua volta e o que provavelmente irá acontecer, depois que elas decidirem o que fazer.

Duas recomendações trazidas no livro que me fez refletir:
Primeiro, o perigo de se deixar seguir pelo senso comum. Esse senso comum é a sabedoria tradicional, a mistura das ?coisas que todo mundo sabe?, inclui generalizações das ciências sociais, correlações entre categorias sociais e a etiologia de condições sociais problemáticas, como pobreza e guerra. O senso comum, sugere ainda que o homem comum, com a cabeça não estorvada por teorias extravagantes e noções professorais abstratas, pode ao menos ver o que está ali bem debaixo do seu nariz.

O segundo conselho: prestar rigorosa atenção ao que podemos ver e ouvir com nossos próprios olhos. Perdemos o interesse pelas coisas mais comuns que as pessoal realmente fazem. Ignoramos o que vemos porque não é abstrato, e perseguimos as ?forças? e as ?condições? invisíveis que aprendemos a pensar que são de interesse à sociologia.
O livro estuda alguns grupos de desviantes e traz alguns pontos de vistas interessantes e necessários para que possamos refletir e ?quebrar? a moldura posta do senso comum. Recomendo a leitura.

-Becker, S Howard, Outsiders, Zahar, 2008

advochaos 10/02/2021

Todos somos outsiders
Incrível a forma como esse livro tem uma ligação direta com o Labbeling aproach. Graças a Deus existe esse diamante da sociologia.

Marcus303 12/05/2023

Marco na Sociologia do Desvio
Becker consegue trazer para seus trabalhos uma escrita extremamente fluida, podemos problematizar a metodologia de pesquisa que ele emprega, mas de maneira nenhuma podemos desmerecer a riqueza de tipos sociais que ele traz a obra. Becker analisa o "outsider" como humano que é, e não como uma anormalidade social. Descreve detalhadamente o processo do indivíduo do início ao fim de seu processo em se tornar um desviante e seus nichos específicos, além de nos mostra a natureza social da criação das normas de imposição de condutas na sociedade.