Coração em Chamas

Coração em Chamas Leila Krüger

Resenhas - Coração em Chamas

Sergio 29/03/2015

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
Coração em Chamas, o mais novo livro da autora Leila Krüger, é uma antologia de crônicas, com dez textos bem diferentes entre si (falo no âmbito da personalidade e história de vida de cada personagem). No entanto, a autora consegue ligar todos os personagens ao sentimento mais forte que conhecemos: o amor. Ah, o amor! Aquele sentimento que nos deixa com borboletas na barriga, a mente nos céus... ou não.

Antes de começar a leitura, achei que o livro seria bem mais romântico, algo meloso. Entretanto, logo de cara, percebi que não. Leila Krüger começa nos inserindo na vida de um padre que possui os pensamentos mais eróticos possíveis com uma das fiéis que frequenta sua igreja, quebrando assim um grande paradigma da sociedade: a religião. Mesmo essa não tendo sido a crônica que mais me chamou atenção, achei interessante a coragem da autora para adentrar em um tema tão polêmico. Nos prendemos ao texto e, antes mesmo de nos darmos conta, já estamos no início do próximo.

O livro como um todo é bastante realista, sem aquela idealização proposta no romantismo atual. As pessoas são mostradas como elas realmente são: humanas. O tema principal, o amor, é abordado na maioria das vezes através da vida de pessoas que são consideradas, nos dias de hoje, minorias da sociedade. Podemos elencar aqui: bígamos, prostitutas, homossexuais. Entretanto, como já dito, há também contos ligados à religião (A confissão inconfessável), violência doméstica e machismo (A prisão) e até mesmo sobre a incredulidade no amor (O Pranto das Rosas).

Com passagens marcantes e altamente reflexivas, Coração em Chamas possui uma escrita fluente e até mesmo filosófica. O livro, embora pequeno, está repleto de pensamentos e críticas, sejam elas subliminares ou explícitas, à sociedade moderna. Fiquei feliz ao perceber o quão bem a autora consegue descrever e aprofundar sua narração e já estou animado para realizar a leitura de "Reencontro". Resenha dele em breve! sz

site: www.decaranasletras.blogspot.com

De Cara Nas Letras 29/03/2015

Coração em Chamas - Leila Krüger

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Rafa 02/01/2015

Coração em Chamas
Em seu mais novo trabalho, Leila Krüger mostra que é uma grandiosa escritora até mesmo em crônicas muito bem escritas.

São crônicas sobre o amor e tudo o que ele pode nos fazer, até mesmo grandes loucuras. Na capa do livro notamos um coração em chamas fazendo uma referencia para as grandes paixões dos diversos personagens que aparecerão nas crônicas, autora nos aproxima dos personagens, cada um muito bem construído com personalidades e pontos altos e baixos.

É a mesma coisa com o seu livro de poesias “A Queda da Bastilha”, difícil escolher uma crônica em particular de tão elaboradas e bem intensas narrando de como o amor é capaz de fazer com as pessoas.

Indico a leitura do livro para um final de semana tranquilo, para que o leitor aproveite cada crônica que a autora nos presenteou com um maravilhoso livro e posso estar em boa companhia com os personagens do livro.

site: http://www.livreando.com.br/2015/01/resenha-coracao-em-chamas.html